LIBERDADE

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Igreja Batista Logos 25/09/2022

Texto Base: João 8:36 “Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.”
A) INTRODUÇÃO
O assunto diante de nossos olhos merece mil pensamentos. A questão exige atenção especial no atual estado em que vivemos. Nessa noite quero falar sobre uma liberdade que está ao alcance de todos e está acima de mudanças e cenários.
Ao abrir esse assunto, há três pontos que desejo apresentar essa noite:
A excelência geral da liberdade.
O melhor e mais verdadeiro tipo de liberdade.
A maneira pela qual o melhor tipo de liberdade pode se tornar seu
Que nessa noite possamos ter nossos corações iluminados pelo Espírito Santo e conhecermos a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. E que possamos dar valor a essa verdadeira liberdade.
B) DESENVOLVIMENTO
A primeira coisa que tenho que mostrar è a excelência geral da liberdade - É verdade que agradecemos a Deus por inúmeras coisas, nessa noite já demonstramos um pouco da nossa gratidão ao Senhor, temos consciência que tudo vem Dele e nada é de outra fonte, mais será que somos assim mesmo? Será que temos essa gratidão somente como um jargão e nada mais? Será que essa gratidão provém realmente de um coração agradecido e contrito?
E sobre liberdade? Acredito que muitos de nós nada sabemos das bençãos que desfrutamos no que diz respeito a liberdade. Vivemos em uma nação com infinitos problemas, mais muito distante da realidade de outros lugares. Em resumos muitos de nós nada sabemos sobre o valor da liberdade, apenas porque nascemos no meio dela e nunca ficamos sem ela.
A liberdade é uma das maiores bençãos que um homem pode ter deste lado túmulo. Quão vasta é essa lista de privilégios, o valor total talvez nunca possa ser conhecido.
A falta de liberdade tem sido a causa mais fértil de miséria para as nações em todas as épocas do mundo. Podemos lembrar as tristezas do povo de Israel, escravidão, guerras.
Quais são os países hoje em dia em que há maior quantidade de miséria interna, precisamente aqueles onde a liberdade não existe.
2. A segunda coisa que tenho que mostrar é o melhor e mais verdadeiro tipo de liberdade - A liberdade de que falo é uma liberdade de que está ao alcance de todo filho de Adão que está disposto a tê-la. Essa liberdade está acima de tudo que possa nos sobrevir, os tiranos podem nos ameaçar, lançar em prisões, torturar, banir, queimar. Essa liberdade uma vez nossa nada pode nos tirar, uma vez nossa é uma possessão eterna.
Agora, o que essa liberdade gloriosa? Onde ela pode ser encontrada? Como é? Quem a obteve para o homem?
A verdadeira liberdade é a liberdade que Cristo concede, sem dinheiro e sem preço, a todos verdadeiros cristãos. Nunca conheceremos o estilo mais alto de liberdade até que sejamos cidadãos do reino de Deus.
Os homens livres em cristo estão livres da culpa do pecado. Rm 6:22 “Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.” Pelo poder do Espírito Santo, mortificam as obras de seus corpos e crucificam sua carne. A carne pode lutar, mas não a conquista, o diabo pode tentar e incomodar, mas não o vence. Sobre todas essas coisas somos mais que vencedore. Rm 8:37 “Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”
Os homens livres em Cristo estão livres do temor de Deus. Já não olham com pavor e alarme o Criador, não se afastam dele como Adão. Pelo Espírito de adoção que Cristo lhes deu, eles olham para Deus como um Pai reconciliado e se alegram com pensamento de Seu amor.
Os homens livres em Cristo estão livres do temor do homem. Não temos mais medo das opiniões dos homens, nem importamos com seus pensamentos, o temor do homem já foi uma armadilha, hoje não mais. O laço agora está quebrado. Sl 124:6 -7 “Bendito seja o Senhor, que não nos entregou para sermos dilacerados pelos dentes deles. Como um pássaro escapamos da armadilha do caçador; a armadilha foi quebrada, e nós escapamos.”
Os homens livres em Cristo estão livres do temor da morte. Já não olhamos esse inimigo com temor e desespero, mas através de Cristo, podemos olhar esse último inimigo com calma e dizer: Você não pode me prejudicar. 1Cor 15:55-57“Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
O melhor de tudo é que os homens livres em Cristo são livres para sempre. Uma vez escritos na lista de cidadãos celestes, seus nomes nunca serão eliminados. Ap 3:5 “O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos.”
Alguém pode perguntar como e de que maneira Cristo obteve esses poderosos privilégios para o seu povo? A liberdade do povo de Cristofoi adquirida, a um custo imenso e por um poderoso sacríficio. Grande era o cativeiro em que estávamos e grande era o preço necessário para ser pago. Poderoso era o inimigo que revindicava os cativos e necessário era uma força poderosa para libertá-los de suas mãos. Mais bendito seja Deus, havia graça suficiente e poder suficiente em Jesus Cristo nosso Senhor. O preço que Cristo pagou por seu povo era nada menos que seu próprio sangue.
3) Por último mostrarei a maneira pela qual o melhor tipo de liberdade é nosso. Esse é um ponto de grande importância compreensão.
Quem são aqueles a quem Cristo efetivamente liberta? Nós não nascemos homens livres em Cristo. Nascemos escravos e servos do pecado, somos por natureza filhos da ira. Ef 2:3 “Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.”
Não há outra maneira de se tornar o homem livre em Cristo senão o de simplesmente crer. É pela fé, Nele como nosso Salvador e Redentor que as almas dos homens são libertadas. É recebendo a Cristo e confiando em Cristo, repousando Nele.
É acreditando e, simplesmente acreditando, que as almas se tornam livres. Rm 10:9 “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.”
C) CONCLUSÃO
Para concluir uma pergunta para você essa noite. Você é Livre?
Muitos são aqueles que não pensam nesse assunto. São escravos dos vícios, ambição, ideologias, jogos, moda, temperamento. Nesses casos não conseguimos enxergar as correntes a olho nu, e eles mesmo podem se orgulhar de sua liberdade. Jo 8:34 “Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.”
O versículo lido no início dessa exposição diz: Jo 8:36 “Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.”
Clame a Jesus nessa noite junto comigo e busque a verdadeira liberdade, e pela fé acheguemos ao trono da graça.
Related Media
See more
Related Sermons
See more