ÂNIMO RENOVADO POR DEUS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
O desânimo da alma Salmos 42, 43
Objetivo: Recobrar o ânimo confiando no livramento que vem de Deus.
Introdução:
Iniciar lendo os seguintes textos: 42:5, 42:11 e 43:5.
Explicar que os Salmos 42 e 43, na realidade, formam uma composição única e que os textos que foram lidos mostram o refrão de uma canção.
É uma canção triste que mostra o lamento de alguém que está lutando contra seus sentimentos. É uma canção importante!
Trata de algo sempre atual: o problema do desânimo da alma (tristeza). Vamos ser sinceros. Quem é que nunca se sentiu sem forças, triste, desa- nimado, com a alma abatida?
O desânimo é normalmente causado por uma profunda tristeza da alma afligida, a cura do desânimo é promessa do Senhor. Porque só o Senhor pode curar a alma ferida, somente Deus pode levantar o caído e dar força ao que está fatigado. Is 40.29 “Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.”
1. Pode acontecer com qualquer pessoa:
1.1. O desânimo da alma pode acontecer com qualquer pessoa, por mais fiel que ela seja a Deus.
1.2. Mesmo que não sejamos mais deste mundo ainda estamos nele, e sentimos dores, temos necessidades, temos sentimentos, somos gente, e como tais estamos sujeitos a nos abatermos.
1.3. Creio que mais terrível do que estar com a alma abatida (desanimada) é o sentimento que resulta de pensar:
Isto só acontece comigo; Que crente sou eu; Eu não passo de um fracasso!
1.4. Não, necessariamente você não é um fracasso. Está sim passando por um período de dificuldades como o autor destes salmos passou. Ele tinha bons motivos para ficar triste:
a) Ele estava longe de sua terra (Provavelmente exilado em um país estran- geiro).
b) Ele que era um cantor e compositor estava afastado do templo de Jeru- salém.
c) Ele tinha saudades das festas e cultos realizados no templo de Jerusalém (42:4).
d) Ele sofria com os inimigos que zombavam de sua fé (42:3, 42:10).
e) Ele se sentia injustiçado e oprimido pelos inimigos (43:1-2).
f) E o pior! Ele se sentia como alguém que foi esquecido e rejeitado por Deus (42:9 e 43:2).
1.5. Assim como o salmista tinha bons motivos para ficar triste, estar com a alma abatida, talvez você também tenha. (Citar alguns possíveis problemas moder- nos – Quem sabe você esteja desempregado, ou enfermo, ou sendo injustiçado, vitima de zombaria...).
1.6. Você é um ser humano e estes são bons motivos (ou seja, motivos váli- dos) para causarem o desânimo de sua alma. Contudo, ainda que isto possa ocor- rer com qualquer um, não é preciso continuar abatido. Assim como o salmista encontrou a solução você também pode encontrar!
2. Encontra a solução em Deus:
2.1. A solução para o desânimo da alma está em Deus.
2.2. O salmista está abatido mas não se entrega. Ele como que discute com ele mesmo. Ele se pergunta em um diálogo solitário: Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? (42:5a, 42:11a, 43:5a, (Ele sabia que no fundo não havia motivo suficiente para abatê-lo!).
2.3. Não era esta a primeira vez que ele enfrentava dificuldades, e nas outras vezes Deus o havia amparado.
2.4. Ele tinha bons motivos para brigar com ele mesmo e dizer: Deus tem sido sempre fiel, espere nele!
2.5. Ele relembra a si mesmo, que Deus é seu auxílio e seu Deus, não há mo- tivo real para continuar desanimado (42:5b, 42:11b, 43:5b).
2.6. Mesmo que você esteja enfrentando as mais terríveis dificuldades, lem- bre-se também: Deus está ao seu lado e não há nenhum problema que ele não possa resolver. Fique firme e você ainda o louvará!
Ilustração:
Talvez seja bom lembrar da conhecida ilustração das pegadas na areia que diz: Uma noite eu tive um sonho... Sonhei que estava andando na praia com o Senhor, e através do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era o meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras e perguntei então ao Senhor:
– Senhor, tu me disseste que uma vez que resolvi te seguir, tu andarias sempre comigo, em todo o caminho.
Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo por que nas horas em que eu mais necessitava de ti, tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu: Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas MAIS DIFICEIS DE VIDA, NA HORA da prova e do sofrimento.
Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.
14 (Citar o refrão do Salmo: Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus...)
2.7. Ele já livrou você de muitas dificuldades e não é agora que vai lhe aban- donar (Ele é fiel!).
Hb 10.23 “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.”
2Tm 2.13 “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.”
A fidelidade de Deus é incomparável, porque mesmo que Lhe viremos as costas, Ele permanece fiel.
A Sua fidelidade não pode ser medida, por isto ela é infindável, não tem fim! No Salmos 33.4 a Bíblia diz que “DEUS é fiel em tudo que faz”.
O salmista Davi, no Salmos 36.5 vai dizer que “a fidelidade de DEUS chega até nas mais excelsas nuvens. Ou seja,a fidelidade de DEUS chega até nas mais altas nuvens”.
2.8. Ainda que seja difícil, é uma questão de fé, espere em Deus, pois nele está a solução!
Conclusão:
Como vimos o abatimento da alma, o desânimo, a tristeza, pode vir a qual- quer pessoa, mesmo sendo ela muito espiritual, como o próprio salmista.
Ele é fruto de pressões externas e de um momentâneo esmorecimento da fé. Mas aqueles que conhecem o Senhor, e sabem do poder de Jesus e do amor que ele tem por seus filhos, estão muito perto da solução do problema (Basta esperar nele – dele virá o livramento).
O que não se pode fazer é esmorecer diante da dificuldade. Se preciso for, crendo nas promessas de Jesus, que vão para além desta vida, diga não à tristeza.
Faça como o salmista, dê uma bronca em você mesmo. Diga à sua alma:
Que negócio é este?
Está triste por quê?
Por que se agita como um incrédulo?
Levante esta cabeça e espere em Deus!
DITO ISTO: A PERGUNTA É:
Você é fiel a Deus?
Desde a aliança feita por DEUS com Abraão e a promessa de DEUS de que esta aliança se estenderia pela sua descendência e também pelas gerações depois de Abrão, descrita em Gênesis 17.7 até hoje, DEUS tem cumprido a sua PALAVRA e sempre a de cumpri-la, mantendo a sua fidelidade por amor aos seus.
Ele tem sido fiel no passado, no presente, e a Bíblia ainda garante que assim sempre será!
Related Media
See more
Related Sermons
See more