Um proposta bíblica para as esposas

Viver Família  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Conexão

Domingo passado vimos algumas orientações práticas que a Bíblia oferece aos maridos que buscam viver família segundo o projeto de Deus.
Os textos em que refletimos foram Ef 5.25-33 e 1Coríntios 7.3-8 e três orientações básicas ficaram muito claras sobre as responsabilidades do marido em relação à sua esposa, vejamos quais foram:

Amar... como Cristo amou a Igreja

No projeto de Deus para a família, o amor que o marido deve ter por sua esposa tem uma qualidade específica: é do mesmo tipo daquele que Jesus teve pela igreja.
Vimos que Jesus deu a vida pela igreja, por isso o marido também deve viver para sua esposa. Ele não deve viver para si mesmo, mas deve pensar nas necessidades dela e se dedicar para supri-la em tudo. Para fazer isso, cada marido precisa confiar que Deus vai cuidar dele enquanto ele cuida de sua esposa.
Depois vimos que Jesus viveu para aproximar a igreja de Deus; ele queria prepará-la para uma vida de adoração. Da mesma forma, o marido deve fazer de tudo para que sua esposa se aproxime de Deus. Ele não deve criar dificuldades no caminho dela para Deus; ao contrário disso, como um sacerdote, ele deve criar todas as condições para que sua esposa adore ao Senhor.
Em seguida vimos que Jesus viveu para purificar a igreja, ajudando-a a superar suas falhas e imperfeições; da mesma forma o marido não deve andar de dedo em riste, apontando o que está errado, mas ajudar sua esposa, naquilo que estiver ao seu alcance, purificando-a de suas mazelas.
Por fim, concluímos notando que Jesus viveu para que a igreja se tornasse impecável, sem manchas nem rugas. Da mesma forma, o marido deve viver de maneira a não encher sua esposa de angústias e preocupações evitáveis. A paz delas, em certa medida, depende dele. Participar da educação dos filhos, dar satisfação sobre si mesmo, tratar com respeito (ela e a família dela), fazer o que estiver ao seu alcance para prover a família… são algumas das coisa que evitam rugas precoces nas esposas.

Ame... como você ama a si mesmo

Na segunda orientação aos maridos, vimos que eles devem se lembrar de que ele e sua esposa são uma só carne. Eles estão juntos para o que der e vier!
Isso significa que tratar bem sua esposa faz bem pra você também; quando sua esposa cresce e se torna uma pessoa melhor, você está crescendo junto com ela.
Assim, todo investimento que você faz na sua esposa, seja financeiro, de tempo, de carinho, de confiança… vai voltar para você mesmo, e de forma amplificada, porque as mulheres têm esse dom de Deus, de amplificar tudo que lhe chega às mãos.

Satisfaça sua esposa

Na terceira orientação aos maridos, vimos que a Bíblia não se furta em falar da vida sexual do casal. Ela afirma um princípio revolucionário, esclarecendo que ao nos unirmos em casamento, perdemos a exclusividade sobre nossos corpos, que agora pertencem àquela com quem assumimos compromissos para uma vida toda.
Assim, o Marido cristão é ensinado a suprir as necessidades sexuais de sua esposa. Ele deve deixar de lado o sexo egoísta e conversar com sua esposa sobre o que de fato a agrada, porque a satisfação dela é sua responsabilidade.
Esse modo de pensar, que dá importância à necessidade dos outros (no caso da esposa), é profundamente cristão; além disso, é um antídoto contra o machismo, a arrogância, a estupidez, a violência, o desprezo e qualquer modo de agir que cancela a dignidade da esposa.

Orientações às esposas

Deus não deixou as esposas sem orientação. No contexto das duas passagem que vimos em relação aos homens o Senhor também deixou registradas algumas palavras para as mulheres. Vejamos os textos, um de cada vez:
Ephesians 5:22–24 NVI
22 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. 24 Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.

Deixe-se liderar

A primeira orientação que temos é sujeite-se ou submeta-se ao seu marido como ao Senhor.
Ephesians 5:22 NVI
22 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor,
Tudo que já foi dito aqui, durante essa série de mensagens, deve ser suficiente para concluírmos que o projeto de Deus para família não se trata de colocar a mulher numa condição subalterna, inferior ou de humilhação.
Ainda assim é importante esclarecer que a sujeição de que falam as Escrituras no verso 22 é sobretudo funcional, e não ontológica.
Com isso quero dizer que não se trata de quem é mais importante, de quem é superior ou de quem tem mais capacidade. Homens e mulheres foram criados iguais em dignidade e isso não muda em decorrência dos papeis que eles exercem na família.
Para que o projeto de Deus chamado família cumpra seu propósito, o Senhor decidiu chamar os homens a liderarem cada um sua esposa; a contrapartida dessa liderança dos maridos é a disposição das esposas em serem lideradas.
Portanto, deixar-se liderar é uma decisão de cada esposa diante de sua compreensão sobre o projeto de Deus chamado família. Essa disposição em ser liderada é algo importante, mas não é algo que possa ser exigido delas por seus maridos, porque ser liderado não é algo que se exige de alguém, mas que vem em decorrência do amor e do serviço.
Ephesians 5:23 NVI
23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.
O verso 23 explica que esse modelo, em que o marido lidera, serve como demonstração do tipo de relacionamento que Cristo tem com a igreja. É um anúncio do evangelho.
Veja que a submissão da igreja a Cristo não acontece por imposição de Cristo. Não é pela força. Não há ameaça. Não há violência. A igreja não está amedrontada diante de Cristo.
A igreja se submete a Cristo por causa do amor dele, porque ele entregou sua própria vida por ela. A submissão da igreja é uma resposta irresistível do amor de Jesus demonstrado por ela, de forma prática e real, através de sua vida de serviço e de sua entrega. A igreja se submete àquele que morreu para salvá-la.
Essa é a natureza da submissão a que as esposas são chamadas pelo texto bíblico.

Considere seu esposo o líder

A pressão exercida contra esse modelo é gigante, mas acredito que as esposas cristãs talvez ficassem animadas a se submeterem à liderança de maridos que tivessem as atitudes que acabamos de ver: Homens de caráter, íntegros, amoroso, cuidadosos e sensíveis às suas necessidades e capazes de dar suas vidas por elas.
O problema é que nem sempre os maridos são assim. Então, ao mesmo tempo que orienta os maridos a entregarem suas vidas por suas esposas, a Palavra de Deus desafia para cada esposa a tratar seu marido como um líder digno de liderá-la, mesmo quando ele ainda não age como tal.
Quero propor duas atitudes práticas que as esposas podem tomar até que tudo isso, aos poucos, se torne uma realidade na sua casa.
Considere seu esposo o líder. Decida considerá-lo como o líder do seu lar, mesmo sabendo as limitações dele (e as esposas mais que ninguém conhecem nossas limitações). Afirme isso com sua atitude diante de seus filhos, diante da igreja ou em qualquer outra situação.
Ore ao Senhor pelo seu marido, para que ele seja capacitado por Deus para liderar e entregue a ele a liderança da família. Deus deu a ele essa responsabilidade, não a você.

Confie na liderança e no amor dele

Confie na liderança e no amor dele. Quando leio as palavras do apóstolo Paulo comparando a liderança do esposo na família com a liderança de Cristo na Igreja, percebo o quanto é desafiador para as esposas confiarem em nossa liderança.
Digo isso porque a própria igreja tem dificuldade de confiar na liderança de Cristo. Quantas vezes assumimos o controle da situação fazendo o que achamos melhor e desconfiamos da bondade e do amor de Cristo por sua Igreja. Por isso não desprezo o desafio que a Palavra apresenta a cada esposa, de confiar em seu marido.
Acontece que essa é uma questão de vida ou morte para sua família, minha irmã. Você precisa confiar que o Senhor irá desenvolver em seu esposo o mesmo tipo de liderança amorosa que Ele mesmo tem para com a igreja, ainda que isso não esteja acontecendo no momento.
Não é confiança na competência ou no esforço do seu marido, mas no poder do Deus que pode transformá-lo.

Faça a sua parte

A segunda orientação à esposas que quero comentar hoje foi escrita pelo apóstolo Pedro. As considerações que ele fez também podem ser úteis para colocarmos em prática o projeto de Deus chamado família. Vejamos o que ele escreveu em sua primeira carta.
1 Peter 3:1–4 NVI
1 Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, 2 observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. 3 A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. 4 Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.
Essa orientação de Pedro faz parte de uma série de orientações. Ela também aponta para natureza funcional da submissão de uma esposa a seu marido.
No final do capítulo 2 ele fala que os cristãos devem se submeter às autoridades civis constituídas, porque elas têm a função de ordenar a sociedade. Ao cumprirem sua parte nesse relacionamento, os cristão estariam dando testemunho sobre sua confiança em Deus, de que ele está cuidando deste mundo.
Ele também fala aos cristãos que estavam escravizados e os orienta a se submeterem aos seus senhores e cumprirem com confiança sua parte naquela relação, ainda que ela não fosse justa. A atitude deles, sofrendo a injustiça, era comparável à atitude de Cristo, que muito sofreu, sem que nada merecesse. Fazendo assim eles se identificariam com Cristo.
No capítulo 3 ele começa dizendo… Do mesmo modo, as mulheres devem sujeitar-se cada uma a seu marido.
De que modo ele estaria falando? Estaria Pedro dizendo que as mulheres devem tratar seus esposos como se fossem chefes de polícia ou outra autoridade qualquer? Será que ele estava orientando as mulheres cristãs a agirem como escravas de seus maridos? Com certeza não. Nos três exemplos que utiliza Pedro fala de uma submissão funcional, assim como Paulo.
As autoridades não são melhores nem mais importantes diante de Deus que as pessoas comuns, mas elas têm um papel a cumprir e vocês devem ajustar-se à parte que lhes cabe nessa relação; os Senhores também não são pessoas superiores que os seus servos, mas cumprem um papel, ainda que injusto, e vocês devem confiar em Deus fazendo sua parte nessa relação.
Da mesma forma, há um projeto de Deus para a relação entre marido e esposa e vocês fazer a parte que cabe a vocês nessa relação. Nesse ponto, uma das preocupações de Pedro é com as esposas cristãs cujos maridos ainda não haviam rendido suas vidas a Jesus.
Ante a falta de confiança de seus maridos no Senhor, elas deveriam confiar ainda mais. Elas deveriam considerar seus maridos descrentes como seus líderes e se submeterem a eles, mesmo que eles não entendessem nada a respeito do amor que Cristo teve pela igreja, tudo na esperança de que eles serão alcançados pelo esse amor.
Quero ressaltar duas atitudes práticas proposta por Pedro que podem ajudar as esposas cristãs que lidam com seus maridos que ainda não se renderam a Jesus.
1 Peter 3:1–2 NVI
1 Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, 2 observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.

Testemunhe com a vida

Testemunhe com a vida. Essa é uma orientação segura para nossas irmãs cujos maridos ainda não obedecem à Palavra. Não é o seu muito falar que vai convencê-lo, mas o seu procedimento honesto e respeitoso.
Há mulheres que se pudessem converteriam o marido elas mesmas. Mas isso não funciona assim. É a sua maneira de proceder que fará a diferença. Não adianta despejar Bíblia sobre o sujeito se o seu testemunho em casa, como esposa, só atrapalha.
O chamado é para confiar no mover do Espírito Santo na vida de seu esposo e abrir mão das estratégias humanas. Apenas viva de forma honesta e respeitosa com seu esposo, interceda por ele, considere-o o líder da sua família e espere o agir de Deus.
1 Peter 3:3–4 NVI
3 A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. 4 Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.

Enfeite-se com mansidão

Enfeite-se com mansidão. Veja só o que este texto está dizendo. Espírito manso e tranqüilo têm grande valor diante de Deus. Você sabe por quê? Porque mansidão e tranqüilidade são frutos colhidos de um coração que confia no Senhor.
Portanto, não se inquiete porque seu marido descrente não entende e não valoriza sua fé, aja de forma a promover a paz. O Senhor está vendo a beleza de suas atitudes e Ele valoriza muito isso.

Satisfaça seu marido

A terceira orientação às esposas está em um texto que já vimos quando falamos sobre as orientações aos maridos. O assunto é a sexualidade do casal, um tema que a Bíblia teima em tratar, às vezes com mais transparência do que alguns casais cristãos tratam o assunto entre si. Vejamos o texto:
1 Corinthians 7:3–5 NVI
3 O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. 4 A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. 5 Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.
Nenhuma esposa é obrigada a se submeter a caprichos malucos ou fantasias pecaminosas de seus maridos. É preciso que isso fique bem claro, porque há mulheres que são violentadas dentro de casa, por seus próprios maridos.
Nenhuma mulher cristã deve aceitar qualquer intimidação nessa área sob o falso pretexto de submissão bíblica ou de qualquer outro argumento.
Observando o texto podemos constatar que o apóstolo Paulo fala com simplicidade sobre o assunto. Assim como as esposas, os maridos têm direito a desfrutar da vida sexual dento do casamento.
Portanto, cada esposas deve conversar com seu marido sobre o assunto. Entenda as tensões e pressões às quais ele está submetido nessa sociedade que transpira sexo. Ajude-o a direcionar seu desejo para você e conceda-o que lhe é devido.
Também aqui quero ressaltar duas atitudes práticas que podem ajudar as esposas cristãs a permitirem que o casamento seja tudo aquilo que Deus planejou para nós.

Não puna nem barganhe

Nem o marido nem a esposa têm o direito de punir ou de barganhar interesses utilizando o sexo. As características da libido feminina permitem que as mulheres façam isso com mais facilidade.
Agiu como eu queria, tem sexo; Não agiu como eu queria, não tem sexo. As explicações são variadas: dor de cabeça, dor no pé, dor de estômago, mal estar. Não é uma boa maneira de lidar com o sexo. Além de frustrar as expectativas de seu esposo, a mulher que age assim não está sendo leal, além de estar escondendo seus sentimentos.

Não prive seu marido

Assim com o marido, a esposa não deve privar seu cônjuge de sexo. Há muitas razões para não interromper a vida sexual do casal e uma delas é que essa interrupção abre brechas através das quais marido e mulher ficam expostos à infidelidade.
Não há incompatibilidade entre uma vida sexual ativa e uma vida cristã ativa, pelo contrário. Por outro lado Paulo admite a interrupção temporária da vida conjugal apenas por consentimento mútuo, para ambos se dedicarem a oração, por um período curto.
Não se recusem um ao outro afirma, Paulo. Confirmando a ideia de que nossos corpos não são mais exclusivamente nossos. Essa é uma questão que precisa ser tratada com diálogo franco e disposição para compreender as necessidades um do outro e implicações espirituais das decisões que tomamos.

Conclusão

Como falei no começo, essas são algumas orientações bíblicas práticas sobre como Viver Família e experimentar plenamente o que Deus preparou para nós nesse maravilhoso projeto de vida.
O Senhor não nos deixou sem orientação quanto ao projeto família e há vários outros textos bíblicos sobre o assunto que são igualmente importantes para quem deseja Viver o melhor de Deus.
Não tenha medo se algumas dessas orientações parecerem difíceis para você colocar em prática, ou se o seu casamento parecer ainda longe do que deveria ser. Apenas esteja disposto a obedecer à Palavra de Deus e a permitir que o Espírito dele faça isso na sua família.
Você não está aqui e nem ouviu essas coisas por acaso. Foi o Senhor que lhe trouxe, porque ele já começou a fazer uma mudança em você e ele vai concluir. Vamos terminar lendo juntos o texto que está em Fp 1.6 e orando ao Senhor
Philippians 1:6 NVI
6 Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more