Barnabé e Paulo os primeiros missionário da igreja - Atos 13.1-12

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

INTRODUÇÃO

Nesse ponto do livro de Atos entra em cena a dupla de missionarios mais conhecida da historia da Igreja: Paulo e Barnabé.
Depois da expansão do evangelho pra os gentios no capitulo 10 com Pedro pregando na casa de cornélio, as atençoes vão se voltando para o ministerio aos gentios em Atioquia ediminuindo o foco da igreja de Jerusalém.
A partir do capitulo 13 a narrativa se volta totalmente ao ministerio do apóstolo Paulo aos gentios, enfatizando também a forte oposiçao do judeus pelas cidades onde passava.
A palavra "ïgreja" é citada pela primeira aqui em relaçao com outra igreja que não fosse a de Jerusalém.

I - O CHAMADO DE BARNABÉ E PAULO (V.1-3).

1. O chamado para obra é para aqules que estão preparados (V.1)

O versiculo 1 designa alguns homens preparados, homens reconhidos com pregadores e estudiosos das Escrituras.
Eram eles: Barnabé, Simeão o negro, Lucio, Manaém e Saulo.
É importante essa prearaçao. Paulo ao incentivar seu discipulo Timoteo diz em 2Tm 2.15:
2 Timothy 2:15 RA
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

2. O chamado para obra é para aqueles que estão servindo ao Senhor (v.2).

A caracteristica marcante na vida daqueles homens era o serviço ao Senhor naquela igreja. Eles eram lideres e mestres, mas antes de qualquer coisa eram servos do Senhor. Não devemos esquece que a obra de Deus antes de qualquer coisa envolve serviço na igreja.
Jesus disse que aquele que quiser ser grnade no Reino de Deus deve ser o servo de todos.
Uma grande incoerencia que eu vejo hoje são pessoas querendo sr missionarios em outras paises, mas nunca participaram do grupo de evangelismo da igreja, nem evangelizam seus parentes ou vizinhos.
A passagem aqui mostra justamento contrário: Deus chama pessoas que estão servindo na igreja!

3. A chamado para a obra é para aqueles que se dispõe (v.3)

O texto mostra que Barnabé e Paulo logo partiram para a missão, não houve objeções, houve apenas um breve momento de preparaçao espiritual e o culto de envio.
Mas essa disposiçao para a obra não era algo daquele momento, les já vinham desmostrando isso desde o inicio de sua caminhada cristã. Vamos ver isso na vida deles:

Barnabé:

Logo cedo na sua conversão servia aos irmãos com seus bens. At 4.35-37
Atos dos Apóstolos 4.35–37 (RA)
e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade. José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.
Foi enviado oelos apostolos para liderar a igreja que estava surgindo em Antioquia. At 11.20-23
Acts 11:20–23 RA
Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor. A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor.

Paulo:

Logo após a sua conversão ja estava pregando o evangelho. At 9.20-22
Acts 9:20–22 RA
E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus. Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes? Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.
Mesmo tendo sido esquecido pela liderança em Jerusalem, ele continuou seu ministerio em Tarso, e se dispos a ajudar em Antioquia quando convidado por Barnabé. At 11.23-26
Acts 11:23–26 RA
Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

II - O INICIO DA VIAGEM: A PRIMEIRA OPOSIÇÃO (V.4-12)

1. A oposição de um judeu falso mestre (v.4-8)

A oposição de homens de falsos mestres é algo comum a pregação do verdadeiro evangelho. a qui mesmo no bairro nós enfrentamos esse tipo de problemas com relação a lideres de certas igrejas que se dizem evangelicas.
Jesus alertou seus discipulos sobre a presença do joio no meio do trigo em Mt 13.24-30. Qual era função do joio naquele contexto? Atrapalhar e confundir.

2. A firmeza de Paulo na defesa do evangelho (v.9-12)

Diante daqulea situação Paulo repreendeu aquele falso profeta, invocando ali um castigo sobre ele.
Diante da oposição de falsos mestres precisamos ser firmes e não nos acovardar, temos orar e pedir sabedoria a Deus para repreender tais pessoas a luz das Escrituras.
O resultado da firmeza de paulo foi a conversão do proconsul que ouvia a Palavra de Deus pregada por eles.
Related Media
See more
Related Sermons
See more