O chamado - Mc 1.16-20

Ser e fazer discípulos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Handout
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Introdução

Essa ideia do chamado é muito comum em nossa cultura.
Jogadores aguardaram serem chamados (convocados) para a seleção a fim de disputarem a copa do mundo, vestibulandos, serem chamados para a faculdade, solteiros serem chamados para sair, candidatos a vagas de emprego, serem chamados pelos empregadores...
Porém, todos estes exemplos que dei acima, o chamado está baseado nas qualidades da pessoa que espera ser chamado.
O chamado de Jesus não se baseia em nossas capacidades, habilidades e desempenho.
No Evangelho de Marcos, Jesus é apresentado como Rei, e chama pessoas a seguí-lo.
Dietrich Bonhoeffer diz:
Jesus é o Cristo, e isso implica dizer que ele tem autoridade para chamar e exigir obediência à sua palavra.
Ou seja, Jesus faz um único chamado, para ser salvo do pecado e da morte, que está intimamente ligado a seguí-lo como seus discípulos.
Muitos vezes somos tentados a achar que ser discípulo de Jesus passa por uma escolha nossa onde eu posso decidir entre ser cristão e não ser discípulo.
Jesus faz um chamado a ser discípulo dele, e isso implica seguí-lo, estar com ele, aprender dele, e compartilhar do Evangelho.
Eu sei, soa estranho para nós tanto como soou estranho para eles.
Um homem passar e chamar para seguí-lo sem explicar o que ganhariam com isso, quais seriam os benefícios, e se seria seguro seguí-lo, quanto tempo duraria a caminhada e por fim, qual o resultado de tudo isso.
Mas o que Marcos nos diz é que Jesus chama homens de forma eficaz, de modo que eles deixam de priorizar seu trabalho, sua família, seus projetos e se voltam à Jesus para uma vida que ficou gravada nos anais da história.
Spurgeon disse:

Como Rei dos reis, Jesus tinha não apenas a autoridade, mas também o direito de exigir que as pessoas deixassem o que estavam fazendo, seguissem-no e entregassem-lhe a vida

A chegada do reino de Deus vem para marcar uma radicalidade como nunca antes se viu.
Podemos ver neste texto 3 aspectos dessa radicalidade no chamado de Jesus:

1- Jesus tem autoridade para chamar discípulos para seguí-lo.

O verso 16 e 19 indicam o chamado de dois pares de irmãos, mas o foco deste texto não está nos discípulos, assim como o Evangelho não está focado em nossa resposta a ele, mas sim em Jesus e no que ele faz por nós.
O verso 17 diz, "venham comigo" , em outras versões, "sigam-me".
Na cultura dá época, os alunos procuravam os mestres. Neste caso, Jesus é quem sai em busca de discípulos (alunos).
Ele poderia ter ido para outra região buscar alunos mais qualificados, mais letrados. Mas não o fez, neste caso, o chamado de Jesus não está relacionado a algo que se encontra no homem.
Veja, ele não chamou os irmãos porque Pedro e André eram tarrafeadores de mão cheia, nem os irmãos Tiago e João, por serem pescadores exímios.
O foco aqui está na autoridade daquele que chama.
Jesus é Deus, ele pode ordenar as suas criaturas que o sigam, afinal ele ordena que os homens se arrependam e creiam no evangelho. (Mc 1.14-15).
O que nós vemos aqui é Jesus que é Deus, chamando pessoas a seguí-lo, no A.T essa ideia não existia.
O que podemos ver era Deus chamando pessoas a seguir seus ensinos, por meio de sua palavra.
Porém, aqui vemos Jesus chamando estes homens para si.
Mark 3:13 NAA
Depois, Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis, e vieram para junto dele.
Eles não iriam aprender sobre um currículo teológico, mas sobre o próprio Deus, por meio de Jesus o Deus encarnado, andar com Jesus é aprender sobre Jesus.
Os alunos dos rabinos judeus, tinham de exibir conhecimento da torá, passavam por exames de qualificação e poderiam ou não ser aceitos.
Os discípulos de Jesus são chamados com base em seu chamado eficaz, eles obedecem e seguem a Jesus porque são eleitos de Deus.
Ephesians 1:3–6 NAA
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.
Ninguém pode ir a Jesus sem que o Pai os atraia.
John 6:37–39 NAA
Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que eu não perca nenhum de todos os que ele me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.
Para Marcos o chamado para seguir a Jesus, está baseado na obra de Jesus e não em nossa decisão e desejo de seguí-lo.
Ninguém pode desejar isso por escolha própria. Ninguém pode chamar a si mesmo.
O Poder de Jesus através do seu Espírito prepara nosso coração de forma eficiente e convincente para seguirmos a Jesus.
Ezekiel 36:26–27 NAA
Eu lhes darei um coração novo e porei dentro de vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei dentro de vocês o meu Espírito e farei com que andem nos meus estatutos, guardem e observem os meus juízos.
Com a autoridade que Jesus tem, seu propósito não é parado por corações que não sejam convencidos, por resistência que não seja interrompida, ele traz para si aqueles a quem deseja chamar.
Mesmo que (João 1.35-42) narre que estes homens a praticamente um ano atrás tiveram contato com Jesus, o chamado de Jesus se baseia em sua autoridade e não no conhecimento prévio que os discípulos tiveram dele.
Há apenas uma coisa que pecadores como eu e você podemos fazer, e isto é, responder à palavra de ordem de Jesus, que está fundamenta de sua autoridade como Deus.
O segundo aspecto que determina o chamado de Jesus é:

2- O chamado de Jesus é um chamado à missão;

Mark 1:17 NAA
Jesus lhes disse: — Venham comigo, e eu farei com que sejam pescadores de gente.
O processo para estes primeiros discípulos foi lento, doloroso, não foi fácil de entender (Mc 8.14-21), observar/vigiar (Mc 14.37), seguir (Mc 14.50), sofrer perseguição por causa de Jesus e seu reino (Mc 13.13),
A vida para qual Jesus chama os discípulos e nos chama hoje, exige uma mudança de perspectiva a respeito de tudo, devemos agora ter em mente as coisas de Deus, e não a nós mesmos (Mc 8.33).
Estes pescadores tiveram de deixar suas redes, e suas famílias para traz, não que houvesse algo de errado com as redes e tão pouco com suas famílias, as redes são essenciais para a pesca, como a família para a vida.
O que vemos no chamado à missão é que Jesus e seu reino tem de ter primazia, na verdade nossas vidas devem orbitar agora em torno de Cristo e sua missão.
Quero afirmar por missão, a obra de fazer discípulos de Jesus, afinal, estes irmãos são chamados de pescadores de peixes a pescadores de homens.
O discipulado é o compromisso com Jesus; porque Cristo existe, existe discipulado, e os discípulos andam na direção de Jesus e das pessoas sem Jesus.
Bill Hull diz que:
Alguns acreditam que você pode ter conversão a Jesus sem conversão ao discipulado. Eu acredito, diz Bill, que a prova da conversão é o discipulado.
É importante fazermos aqui um parêntese sobre nossa identidade cristã. Normalmente somos conhecidos por adjetivos diversos.
Cristãos, crentes, batistas, presbiterianos, calvinistas, mas aqui em Marcos aprendemos que: Em Jesus nossa identidade é definida como discípulos de Jesus, e as pessoas devem nos conhecer como gente que faz discípulos.
Porque é importante nos definirmos como discípulos, porque o termo traz à tona o que Jesus o chamado de Jesus.
A quem pertencemos, para que causa vivemos, quais são nossas prioridades, pelo que estamos dispostos a morrer, para quem aponta nosso testemunho e qual é nossa mensagem.
Não somos como a multidão que seguia a Jesus, que era uma massa cinzenta sem compromisso, que queria as benesses da graça, mas não queriam abandonar suas vidas em amor a Jesus.
As perguntas que fica neste ponto é:
Você tem vivido para pescar homens, para anunciar o evangelho?
Quem são as pessoas que você está discipulando?
De que forma prática você está servindo ao reino de Deus?
Discípulos fazem discípulos.
John 15:5 NAA
— Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada.
Se você não reproduz dessa forma, talvez você seja um seguidor nominal de Jesus, pode ser cristão, batista, crente, simpatizante.
Mas é o máximo que você é, Jesus chamou os discípulos para impactarem o mundo e lançar as redes do evangelho e trazer muitos homens a Cristo, essa mensagem continua a nos convocar para a missão.
Ser discípulo de Jesus significa que todo o mais, trabalho, família, sonhos, são realidades que servem à missão, que potencializam a missão de nossas vidas, fazer discípulos de Jesus.
Por fim, o último aspecto que determina o chamado de Jesus é:

3- O chamado à ser discípulo implica em viver em comunidade.

O chamado destes 4 homens, e posteriormente dos demais discípulos e hoje o nosso chamado, consiste na formação de uma comunidade de discípulos que chamamos de Igreja, povo de Deus, família de Deus.
A comunidade que Jesus formou não é um grupo sem nome, sem expressão, um movimento sem propósito, sem representação.
Mas uma comunidade de indivíduos com nome, que foram chamados individualmente por Jesus, cujo seus nomes estão escritos no livro da vida desde a eternidade, André, Pedro, Tiago, João...
Marcos quer deixar claro, que Jesus é o iniciador e o centro de uma nova comunidade que vive não para si mesmos individualmente, mas para os outros prioritariamente.
O que caracteriza essa comunidade é o amor que nutrem uns pelos outros, o nosso testemunho do amor com qual nos relacionamos, e as obras que fazemos uns na vidas dos outros, anunciam ao mundo o Cristo vivo e ressurrecto.
John 13:34–35 NAA
Eu lhes dou um novo mandamento: que vocês amem uns aos outros. Assim como eu os amei, que também vocês amem uns aos outros. Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros.
Por fim, não é exagero dizer e defendo isso onde passo, que:
O chamado ao discipulado é a maneira pela qual Jesus estabeleceu sua igreja, expande sua igreja e a manterá até sua vinda.
Em resumo, nas palavras de C. S. Lewis o chamado de Jesus é:
"Entregue-se a Jesus, pois só assim você encontrará a si mesmo. Perca a sua vida para salvá-la. Submeta-se à morte, à morte cotidiana de suas ambições e dos seus maiores desejos e, no fim, à morte do seu corpo inteiro em serviço abnegado a Jesus e as pessoas..."

Aplicações e implicações

1- Marcos nos mostra que Jesus quer relacionar-se conosco, seu chamado ao discipulado é um chamado a conhecê-lo, seguí-lo e viver em missão lançando as redes por meio da pregação do Evangelho chamando homens ao arrependimento e fé.
Para quem você tem dedicado seus dias, onde estão os frutos do seu trabalho? Sua vida com Jesus precisa gerar vida nos outros.
2- Jesus tem poder e autoridade para nos chamar de forma eficaz, pois ele sabe que não temos nenhuma intenção de amá-lo, seguí-lo e trabalhar em seu reino, do contrário, somos inimigos de Deus, amantes de nós mesmos, egoístas e gananciosos.
Por isso, se hoje ouvires seu chamado, renda-se, render-se é o mais sensato a fazer, não há como resistir àquele que tem poder para chamá-lo, servi-lo é o maior previlégio, falar em seu nome é chamar homens da morte para a vida.
3- Ser chamado por Jesus é andar cercado de pessoas a quem cuidamos e por quem somos cuidados, andar sozinho não é característica de discípulos de Jesus.
De um passo para viver em aliança com a igreja, a viver em comunidade.
Somos a igreja de Jesus a comunidade dos discípulos, aqueles que andam como Jesus, vivem como Jesus, amam como Jesus, acolhem como Jesus, obedecem a Deus como Jesus, sofrem os sofrimentos de Cristo Jesus, e amam viver como família de Jesus.
4- Ser discípulo é viver na certeza de que nada no separará do amor de Cristo, e em breve viveremos com ele para sempre pois ele virá nos buscar, enquanto isso, trabalhamos sem cessar para que Jesus seja conhecido e a sua fama alcance os 4 cantos do mundo, por meio do discipulado.
SDG
Related Media
See more
Related Sermons
See more