O AMOR EVIDENCIA A NOSSA CONDIÇÃO ESPIRITUAL:

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

VOLTANDO AOS PRINCIPIOS BÍBLICOS:

Objetivo: Voltar a praticar o amor que praticavam no início da vida cristã.
Introdução:
SIGNIFICADO DE “APOCALIPSE” REVELAÇÃO
Alguém já disse que começar bem é fácil, terminar é que é difícil.
Lendo este texto percebo que isto também se aplica à vida Cristã.
Vejo nele pessoas que começaram bem, mas que, agora, estavam mal.
A PRIMEIRA CARTA PAULO FAZ ALTOS ELOGIOS À FÉ, SANTIDADE E CONHECIMENTO QUE OS EFÉSISOS POSSUÍAM DO SENHOR JESUS.
Vejo também em nossos dias, muitas pessoas que iniciam a vida cristã, como se diz, “a todo vapor”, mas que com o passar do tempo vão ficando lentas, en- durecidas, problemáticas... indispostas a praticar o amor.
Muitos, com o passar do tempo, têm regredido na vida cristã, deixando de lado o primeiro amor, O CUIDADO para com os irmãos.
PRECISAMOS TAMBÉM ENTENDER QUE A OBRA NÃO É MAIOR QUE O DONO DA OBRA.
Isto não é bom! O abandono do primeiro amor é realidade na vida de muitos. Vejamos algumas de suas características!
1. Pode ser resultado das dificuldades da vida cristã:
1.1. O primeiro ponto que desejo destacar em relação ao abandono do pri- meiro amor é que isto pode acontecer como resultado das dificuldades da própria vida cristã.
1.2. Esta primeira carta do Apocalipse é endereçada à igreja de Éfeso, uma igreja que enfrentou muitos problemas para permanecer fiel à Palavra de Deus.
Vejamos algumas das dificuldades enfrentadas:
a) Tiveram que trabalhar de forma dura e perseverante (A palavra grega que em várias versões está traduzida como labor, kópos, significa trabalhar até a exaustão – v. 2);
b) Tiveram que enfrentar homens maus na igreja (v. 2);
c) Tiveram de colocar à prova falsos apóstolos e os acharam mentirosos, MUITAS VEZES DECEPICIONA E NOS DEIXA TRISTE(v. 2);
d) Tiveram de suportar provas por serem testemunhas de Jesus, MUITAS VEZES NOS ABATE. ELIAS MATOU 450 PROFETAS DE BAAL (v. 3);
1Reis 19.1-4 “Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles”. Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo de UMA ARVORE e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; EU SOU UM FRACASSO, não sou melhor do que os meus antepassados”.”
e) Tiveram que enfrentar heresias dentro da igreja (Não sabemos exatamente que heresias eram estas, mas sabemos que eram rejeitadas por Deus – v. 6 – Em Ap 2:15 “De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas.”
1.3. Continuar amando como antigamente, depois de passar por tantas dificul- dades não era fácil.
1.4. Também em nossos dias o abandono do primeiro amor pode ser resul- tado das dificuldades da vida cristã. As desilusões, os muitos trabalhos, o ser vítima de engano... tudo pode contribuir para isto!
2. Desagrada a Jesus:
1.1. Diante do que vimos até aqui poderia ser dito:
Bem, existem bons motivos para abandonar o primeiro amor. Mas não é o que o texto mostra.
O abandono do primeiro amor desagrada a CRISTO JESUS.
1.2. Não importa o quanto soframos pela obra de Deus, não importa o quanto sejamos desprezados, o quanto sejamos enganados e explorados, o amor deve continuar sendo nossa marca principal.
1Co 13.1-3 “Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa (SÓ FAZ BARULHO) ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.”
1.3. A igreja de Éfeso recebeu elogios e os merecia, era uma igreja, doutrina- riamente falando, vencedora (vs. 2,3 e 6). Mas Jesus repreendeu-a dizendo: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste...” (v. 4).
1.4. O abandono do primeiro amor, do trabalho incansável pela obra, da tole- rância para com os mais fracos, do negar-se a si mesmo em favor dos outros e do Reino de Deus, que caracteriza o Novo nascido em Cristo, não se justifica por nada e desagrada a Jesus. (Tenho contra ti, diz ele).
1.5. Talvez você tenha uma boa desculpa para ter abandonado o primeiro amor. Quem sabe ela esteja te convencendo de seu direito disso. Mas, seja ela qual for fique sabendo: isto desagrada a Jesus!
3. Não ficará sem castigo:
3.1. Percebe-se também, neste texto, que o abandono do primeiro amor TEM CONSEQUÊCIAS…
3.2. No texto Jesus ameaça a igreja de Éfeso com a remoção do “Candeeiro” dela de seu lugar (v. 5).
Explicar v. 5: Não é simples de descobrir o que significa remover o candeeiro. Em Ap 1:20 percebe-se que o candeeiro representa a própria igreja que está na presença de Jesus.
Alguns têm visto aqui uma referência ao julgamento final, na segunda vinda de Cristo, mas outros, creio que com mais chances de estarem corretos, interpretam estas palavras como algum tipo de julgamento para a igreja no aqui e agora.
Provavelmente o fim da igreja está em vista, pois se ela não vive o amor não pode continuar a ser tratada como uma igreja de Deus.
1Jo 4.8 “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”
3.3. O que fica claro é que há UMA PENALIDADE para a igreja que abandona ( NEGLIGENCIAR, DEIXAR MORRER, DEIXOU DE LADO) o primeiro amor.
ACREDITO QUE O GRANDE PROBLEMA É QUANDO COMEÇAMOS A FAZER A OBRA DE DEUS NO AUTOMATICO, DE FORMA RELAXADA.
Mt 24.12 “Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,”
1Pe 4.8 “Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.”
4. Termina quando voltamos às boas práticas:
4.1. Graças a Deus este pecado também tem solução.
O abandono do primeiro amor termina quando voltamos às boas obras que antes praticávamos.
4.2. Jesus diz no v. 5 que o abandono do primeiro amor é uma queda na vida cristã.
Ele convoca os que estão neste estado de queda a lembrarem da posição anterior onde estavam e a retornarem a ela.
4.3. Eles podiam voltar atrás e os que abandonaram o primeiro amor, na atua- lidade, também podem.
4.4. O abandono do primeiro amor termina quando voltamos às boas obras praticadas no ardor dos primeiros passos da vida cristã, ou quando voltamos ao melhor estágio anterior que já tivemos.
Conclusão:
Começar bem é fácil, terminar é difícil.
Alguns em nosso meio estão iniciando a caminhada cristã.
Minha palavra a eles é: fiquem atentos, existe a possibilidade do amor esfriar e isto não é bom.
Aos que já estão na batalha a mais tempo eu digo, baseado neste texto, continuem amando e, se por ventura, vocês têm abandonado o primeiro amor, seja pelo motivo que for, voltem atrás urgente.
Amem cada vez mais a Deus, à obra de Deus, aos irmãos, ao próximo, aos amigos e aos inimigos, fazendo o melhor de vocês para os outros, como nos velhos tempos. Se for preciso, voltem ao primeiro amor! COMO O SENHOR JESUS SE APRESENTA?
Ap 2.1 ““Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: “Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro.”
Ap 1.20 “Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.”
Rm 8.28 “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more