ETERNIDADE

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Igreja Batista Logos 16/10/2022

Texto Base: 2Cor4:18 “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”
A) INTORDUÇÃO
Um assunto que se destaca na face deste texto, que é um dos mais solenes, é a ETERNIDADE.
O aasunto é um dos quais o homem mais sábio só pode compreender um pouco. Não temos olhos para vê-lo totalmente, nenhuma mente para compreendê-lo, e ainda sim não devemos nos recusar a considerá-lo. Há alturas e profundezas sobre o assunto eternidade que o homem mortal nunca pode compreender, mas Deus falou sobre isso, e não temos o direito de nos afastarmos completamente dele.
Ao examinarmos pontos como esse não temos nada a ver com noções preconcebidas e o que pensamos que Deus deveria ser, ou deveria fazer com homem após a morte. Precisamos apenas descobrir o que está escrito? O que diz a Escritura? O que diz o Senhor? Os pensamentos mais nobres sobre que temos o direito de ter são os pensamentos que Ele tem o prazer de nos revelar em sua Palavra Escrita.
Minha oração é que Espírito Santo possa nos guiar nessa noite e abençoe esse culto. E as palavras que falo possam ser transformadas pelo nosso Deus, em sementes de vida eterna em muitas mentes.
B) DESENVOLVIMENTO
As considerações que recomendo atenção de todos nossos que aqui estamos são:
VIVEMOS EM UM MUNDO ONDE TODAS AS COISAS SÃO TEMPORAIS E PASSAGEIRAS. Somente se formos muito cegos para não conseguirmos perceber isso. Tudo ao nosso redor está se deteriorando, morrendo e chegando ao fim. Estamos todos indo, indo, indo, seja baixo ou alto, gentil ou simples, rico ou pobre, velho ou jovem. Todos nós vamos e logo iremos embora. A beleza, força, sabedoria são apenas temporal. SARA, já foi a mais bela das mulheres e a admiração da corte do Egito, contudo chegou o dia em que até mesmo Abraão, seu marido disse: Gen23:4“Sou apenas um estrangeiro entre vocês. Cedam-me alguma propriedade para sepultura, para que eu tenha onde enterrar a minha mulher”.” DAVI já foi um homem valente, matador de Leões e Ursos e campeão de Israel contra Golias, ainda sim chegou o dia em que até mesmo Davi teve de ser ministrado em sua velhice como uma criança. SALOMÃO já foi prodígio de conhecimento e sabedoria, e todos os reis da terra vieram para ouvir sua sabedoria, no entando em seus últimos dias bancou o tolo excessivamente, e permitiu que suas esposas, 1Reis11:2 “Elas eram das nações a respeito das quais o Senhor tinha dito aos israelitas: “Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses”. No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas.” Esses exemplos servem para todos nós, as casas em que vivemos, as casas que amamos, as riquezas que acumulamos, as profissões que seguimos, os planos que formamos, as relações em que estabelecemos, SÃO APENAS POR UM TEMPO. 1Cor7:30-31 “aqueles que choram, como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem; os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando.” É necessário que despertemos para ver coisas em sua verdadeira luz, antes que seja tarde demais. As coisas pelas quais vivemos agora são todas temporais e passageiras. Tudo aquilo que absorve nossa mente, logo acabarão, são pobres coisas que não podem durar. Esse mesmo pensamento deve alegrar e confortar todo verdadeiro cristão, suas provações, conflitos, cruzes, SÃO TODOS TEMPORAIS E LOGO TERÃO UM FIM. E mesmo agora estão trabalhando para você. 2Cor4:17 “pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.”
TODOS NÓS VAMOS PARA UM MUNDO ONDE TUDO É ETERNO. Esse grande estado de existência invisível que está atrás da sepultura é PARA SEMPRE. Seja feliz ou infeliz, condição de alegria ou tristeza, será para sempre. O que quer que haja além da sepultura, quando a última trombeta soar e os mortos forem ressucitados, será infinito, permanente e eterno. Não podemos compreender totalmente essa condição, mais sabemos que são consequencias eternas, evitamos olhar para esse tema. Podemos olhar esse tema e dizer que a felicidade futura daqueles que são salvos é ETERNA. Sl 16:11 “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.” 1Pe1:4 “para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês” 1Pe5:4 “Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.” 1Tes4:17-18 “Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com essas palavras.” Podemos também olhar esse tema e dizer, que a miséria futura daqueles que finalmente estão perdidos é ETERNA. Esta é uma verdade terrível. Mc9:43-48 “Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, onde “ ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.” Mt25:46 ““E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.” 2Tes1:9 “Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.” Ap16:7 “E ouvi o altar responder: “Sim, Senhor Deus todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”.”
NOSSO ESTADO NO MUNDO INVISÍVEL DA ETERNIDADE DEPENDE INTEIRAMENTE DO QUE SOMOS NO TEMPO. A vida que vivemos na terra é curta, e logo se vai. Sl90:9 “Todos os nossos dias passam debaixo do teu furor; vão-se como um murmúrio.” Tg 4:14 “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.” No entanto a vida que está adiante de nós quando deixarmos esse mundo é uma eternidade sem fim. 2Pe3:8 “Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.” Nossa sorte após a morte depende, humanamente falando, do que somos enquanto estamos vivos. Rm2:6-7 “Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.” Nunca devemos esquecer que estamos todos, enquanto vivemos, em estado de provação. Estamos constantemente semeando sementes que vão brotar e dar frutos, todos os dias e horas de nossas vidas. Existem consequências eternas para todos os nossos pensamentos, ações e palavras. Mt12:36 “Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.” Gl6:8 “Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.” A VIDA É A HORA DE SERVIR AO SENHOR.
O SENHOR JESUS CRISTO É O GRANDE AMIGO A QUEM DEVEMOS BUSCAR AJUDA, TANTO NESSA VIDA COMO NA ETERNIDADE. Ele veio para nos dar esperança e paz enquanto vivemos entre as coisas visíveis, que são temporais, e glória e bem aventurança quando entrarmos nas coisas invisíveis, que são eternas. 2Tm1:10 “sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.” Hb2:15 “e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.” Ele viu nossa condição de perdidos e falidos e teve compaixão de nós. E agora, Bendito seja Seu Nome, um homem mortal pode passar por coisas temporais com conforto e esperar coisas eternas sem medo. Esses poderosos privilégios nosso Senhor Jesus Cristo adquiriu para nós às custas de Seu próprio sangue precioso. 1Pe2:24 “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.” 1Pe3:18 “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,” 2Co5:21 “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” QUEM TEM CRISTO TEM A VIDA Jo 8:12 “Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.” Mt11:28 ““Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” Jo 7:37 “No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” Jo 6:37 “Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.”
C) CONCLUSÃO
COMO VOCÊ ESTÁ USANDO SEU TEMPO
ONDE VOCÊ ESTARÁ NA ETERNIDADE
VOCÊ ESTARIA SEGURO PARA O TEMPO E A ETERNIDADE
2Co 5:1 “Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, não construída por mãos humanas.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more