SERMÃO: POR QUE O IMPÉRIO ROMANO CAIU?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

SERMÃO: POR QUE O IMPÉRIO ROMANO CAIU?

QUANDO LI SOBRE AS CAUSAS que levaram à queda do Império Romano.

Eu realmente pensei que estava lendo o jornal de hoje. Como escreveu Edward Gibbon, em sua monumental História do Declínio e Queda do Império Romano.
OS FATORES mais importantes foram:
1-O COLAPSO DA INSTITUIÇÃO FAMILIAR
2-A PERDA DO SENSO DE RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL
3- O AUMENTO EXCESSIVO DE IMPOSTOS 4-CONTROLE GOVERNAMENTAL
5-A BUSCA EXCESSIVA DE PRAZERES HEDONISTAS, VIOLENTOS e IMORAIS
6- DECLÍNIO DA RELIGIÃO *
Que interessante! O império mais poderoso do mundo antigo caiu, não pelo poder dos exércitos invasores, mas pela perda de seus valores morais e religiosos. Que desafio para nós hoje! Como vamos criar nossos filhos em uma cultura como a nossa, que chama o mal de bem e o bem chama de mal?
Deus está procurando por homens e mulheres hoje que "entram no reino em uma hora como esta". Homens e mulheres que ousam enfrentar a onda de ataques que ameaça destruir nossas famílias. A questão é como vamos fazer isso.
Faremos isso correndo não com a corrente, mas contra ela. Este fato é bem ilustrado pelo Dr. William J. Doherty através da analogia do Rio Mississippi. O Dr. Doherty diz que se você se sentar em uma canoa em algum ponto no alto do Mississippi - por exemplo, em Saint Paul, Minnesota - e não fizer nada para ficar lá, você viajará gradualmente para o sul até finalmente chegar a Nova Orleans. . "Se você quer se mudar para o norte, ou mesmo ficar em Saint Paul", escreve Doherty, você deve remar muito e ter um plano. **
Que maneira gráfica de ilustrar uma grande verdade! Construir algo hoje sem "remar duro" e sem um plano é simplesmente equivalente a "viajar para o sul"; ou seja, em direção à perda de valores e significados
E o que significa "remar com força"?
Significa que lutaremos para que nada nos impeça de dar a Deus o lugar central em nossas vidas. Significa também que vamos construir um muro que mantenha fora os valores de uma sociedade laica que quer nos vender a ideia de que a felicidade é possível sem Deus. Significa, como diz o nosso texto de hoje, que ousaremos brilhar “como estrelas no céu” no meio de uma geração corrupta .
Hoje quero ser, Senhor, uma dessas estrelas que brilham para ti, começando em minha própria vida, minha casa, meu trabalho, meu lugar de convivência.
*Citado por Stephen Covey, The 7 Habits of Highly Effective Families, Golden Books, 1997, p. 133. **William J. Doherty, A Família Intencional, Quill, 2002.
Related Media
See more
Related Sermons
See more