Identidade em Cristo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Identidade em Cristo
Oração por iluminação
Texto base: Efésios 1:1-2
Ephesians 1:1–2 RA
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Introdução:
Identidade Às vezes nem eu mesmo sei quem sou. às vezes sou. "o meu queridinho", às vezes sou "moleque malcriado". Para mim tem vezes que eu sou rei, herói voador, caubói lutador, jogador campeão. às vezes sou pulga, sou mosca também, que voa e se esconde de medo e vergonha. Às vezes eu sou Hércules, Sansão vencedor, peito de aço goleador! Mas o que importa o que pensam de mim? Eu sou quem sou, eu sou eu, sou assim, sou menino.
Explicação:
O apóstolo dos gentios escreveu essa carta de sua primeira prisão em Roma.
Paulo aborda nessa carta alguns temas que não trata com tanta profundidade nas demais, como a questão da reconciliação dos judeus com os gentios, o mistério do evangelho, a plenitude do Espírito, a família e a batalha espiritual. Essa é uma carta não apenas teológica, mas, sobretudo, prática. Ela tange de forma profunda e clara os princípios que devem nortear a família e a igreja neste mundo inundado de escuridão.
Paulo une de forma equilibrada doutrina e vida, teologia e ética. Nos três primeiros capítulos, Paulo lança as bases da doutrina e, nos três últimos, aplica a doutrina
A largueza do interesse de Paulo e a extensão da sua visão na Carta para os Efésios são igualmente supreeendentes. Seu interesse abarca tudo quanto Deus tem feito a favor do homem, o que ele tem feito ao homem e o que ele faz e pode fazer por intermédio do homem.
Essa carta trata da igreja e do glorioso propósito de Deus para ela, nela e por intermédio dela. Paulo abre essa carta falando sobre três coisas: Quem ele é, sobre quem ele é e para quem ele escreve.
Em primeiro lugar, Paulo apresenta-se como o remetente da carta (1.1)
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus Ef 1.1.
Paulo é apóstolo de Cristo não por inspiração própria, ou por usurpação, nem mesmo por qualquer indicação do homem, mas por vontade de Deus. A igreja não nomeia apóstolos; eles são chamados por Jesus. Nenhum homem pode constituir a si mesmo apóstolo; esse papel é da economia exclusiva de Cristo. Não temos mais apóstolos na igreja contemporânea, uma vez que a revelação de Deus está completa nas sagradas Escrituras. Hoje, seguimos o ensinamento dos apóstolos, conforme revelação registrada nas Escrituras. (E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão At 2.42.)
“O apostolado de Paulo era algo para o louvor de Deus, porquanto ele foi transformado de inimigo em servo.” A sua mensagem não era uma nova filosofia resultante de suas reflexões autônomas, de experiência mística ou mesmo de vida; antes, ele falava em nome de Deus e da parte deste: era, de fato, um enviado de Deus. Aplicando o que o apóstolo nos ensina, devemos frisar que, da mesma forma, o pregador proclama a Palavra de Deus
Related Media
See more
Related Sermons
See more