A mensagem do discípulo - 2Co 5.18-21

Ser e fazer discípulos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

O mundo vai de mal a pior , e as muitas notícias nos mostram isso.
Primeiro, podemos constatar que os noticiários não são mais tão confiáveis, as fake news estão ai para provar.
Temos notícias constantes mostrando casos de corrupção, abuso do erário público, a classe política não transmite confiança.
Diversos países com conflitos, guerra civil, guerras e disputas por poder.
Em nossa nação uma grande ruptura entre um mesmo povo, diversas classes, diversos grupos, divididos por uma guerra de narrativas.
Fomos divididos por ideologias políticas, ao invés de vivermos em busca da fraternidade, buscamos ter razão em nossos pensamentos, em nossas preferências políticas.
E isso tudo nos dividiu.
Certo dia, ao ouvir um programa de rádio, o âncora do programa disse:
Em quem vamos confiar, onde depositaremos nossa confiança, estamos sem esperança, o mundo está dividido, precisamos nos unir, mas nossas tentativas só nos afastam mais, o que fazer? Alguém precisa nos trazer boas notícias que trazem esperança.
Este é um reflexo de um mundo que que sofre por causa do pecado.
Um mundo onde os poetas e artistas cantam sobre esperança, mas não a veem, cantam sobre paz, mas sem desfrutar dela, escrevem sobre união, mas ela nunca é experimentada.
Imagine que não houvesse nenhum país, não é difícil imaginar, nenhum motivo para matar ou morrer, E nem religião, também,
Imagine todas as pessoas, Vivendo a vida em paz. Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único, espero que um dia você junte-se a nós e o mundo será como um só. Imagine que não ha posses, eu me pergunto se você pode, sem a necessidade de ganância ou fome, uma irmandade dos homens, Imagine todas as pessoas, partilhando todo o mundo.
Essa música embalou gerações na voz de John Lennon.
O que essa canção reflete, o desejo por paz, reconciliação, comunhão.
A grande verdade é que a boa notícia de que o mundo precisa vem do Evangelho de Jesus Cristo.
Na Aviva, nós temos uma definição do Evangelho.
O Evangelho é a mensagem a respeito da obra divina de reconciliação entre Deus e os homens, por meio da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esta mensagem chama o homem ao arrependimento e fé em Jesus Cristo para a salvação.
Está é a boa notícia de que as pessoas esperam.
Mas esta notícia não será dada pelas redes de televisão, por telejornais, em programas de auditório.
Esta boa notícia, tem sido compartilhada por gente comum, que confessa Jesus Cristo como Único Senhor e Salvador de suas vidas.
Eu quero falar a respeita da mensagem que carregam os discípulos de Jesus.
Eu disse que o Evangelho é a mensagem a respeito da obra divina de reconciliação entre Deus e os homens, por meio da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Este texto diante de nós nos levará a refletir sobre nosso chamado em Jesus Cristo a comunicarmos a mensagem do Evangelho, que é a mensagem de reconciliação.
O texto começa nos mostrando que a reconciliação, não está baseada em nossas tentativas e promessas políticas de reconciliar a nação ou o mundo.

1. A obra da reconciliação;

2 Corinthians 5:18–19 NAA
18 Ora, tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos e nos confiando a palavra da reconciliação.
A obra da reconciliação é o que Deus em Cristo fez por nós.

2. O ministério da reconciliação;

2 Corinthians 5:18 NAA
Ora, tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
O ministério da reconciliação é o nosso serviço em prol do avanço do Evangelho a fim de que os homens sejam reconciliados.
Como devemos viver e servir para a promoção do Evangelho que é a mensagem da reconciliação.

3. A mensagem da reconciliação;

2 Corinthians 5:19–20 NAA
a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos e nos confiando a palavra da reconciliação. Portanto, somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus.
É a clara proclamação de que poderemos desfrutar de paz, reconciliação, somente por meio de Cristo, pela fé em Cristo e na maneira de Cristo.
A mensagem do Evangelho é a boa notícia de Deus que em Jesus os homens podem reconciliar-se com Deus, consigo e com os outros, que suas dívidas diante de Deus estão quitadas.

a. Mensagem do Evangelho (a palavra);

Mark 1:14–15 NAA
14 Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus. 15 Ele dizia: — O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho.
Romans 1:16 NAA
16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
Titus 3:3–8 NAA
3 Pois nós também, no passado, éramos insensatos, desobedientes, desgarrados, escravos de todo tipo de paixões e prazeres, vivendo em maldade e inveja, sendo odiados e odiando-nos uns aos outros. 4 Mas quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor por todos, 5 ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia. Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6 que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, 7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. 8 Fiel é esta palavra, e quero que você fale ousadamente a respeito dessas coisas, para que os que creem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas para todas as pessoas.

b. Encargo do evangelho, embaixadores;

O evangelho faz de nós discípulos embaixadores, ou seja, representantes do reino de Deus.
O embaixador representa sua nação fora dela, e anuncia os princípios de seu país, vive de acordo com as leis de seu país e defende sua bandeira.
Como embaixadores os discípulos de Jesus recebem um encargo ativo de viver em meio ao mundo a fim de chamar pessoas da cidade dos homens, para a cidade de Deus.
Para abandonarem suas falsas esperanças neste mundo caído e se voltarem para Deus, ouvindo, crendo e obedecendo o evangelho, a mensagem da reconciliação.
2 Coríntios 3. Embaixadores de Cristo (5.20–21)

Deus está falando a vocês por meio de nós”. O tempo presente do particípio falando afasta a ideia de que a Palavra de Deus está congelada na História. Sua Palavra é viva e ativa, diz o escritor de Hebreus, e mais cortante do que uma espada de dois gumes (4.12)

João Calvino
2 Coríntios Capítulo 5

A obra dos embaixadores do evangelho é perpétua, porque o evangelho tem de ser proclamado incessantemente, na igreja, até aos confins do mundo; e ele não pode ser pregado sem a promessa do perdão dos pecados.

a. a base doutrinária da reconciliação v.21;
Esse versículo fornece a base doutrinária para nossa reconciliação.
O que possibilita a nossa reconciliação com Deus?
De que maneira ele recebe os pecadores culpados que o buscam com arrependimento e fé?
O Senhor Jesus tratou de forma eficaz do problema dos nossos pecados, de modo que podemos, agora, nos reconciliar com Deus.
2 Corinthians 5:21 NAA
Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Esse é um daqueles versículos de destaque na epístola, que resume a boa-nova de Deus aos pecadores
Deus tomou seu Filho que nunca pecou e o fez carregar o pecado em nosso lugar.
Deus fez com que seu Filho pagasse a pena de morte pelos nossos pecados, para que nós pudéssemos ser livrados e declarados justos aos olhos dele.
Cristo remiu-nos levando sobre si a maldição que cabia a nós.
Galatians 3:13 NAA
13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar — porque está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro” —,
Catecismo de Heidelberg
Deus concede e credita para mim a perfeita satisfação, a justiça e santidade de Cristo, como se eu nunca tivesse pecado nem houvera sido pecador, como se eu tivesse sido perfeitamente obediente como Cristo foi obediente por mim.
Diante de um mundo que busca freneticamente, paz, união, esperança e comunhão e passa gerações sem encontrar.
Eu e você nesta manhã somos chamados pelo Evangelho à reconciliação.
Se estamos de fato reconciliados com Cristo, então temos um ministério por meio do evangelho.
Temos uma mensagem ao mundo, seremos os repórteres do reino de Deus, a comunicar o Evangelho.
Somos encarregados pela embaixada de Jesus, a representá-lo em qualquer lugar que estivermos, a fim de rogar ao homens que se voltem para Deus.
Pois em Jesus habita a reconciliação, logo a verdadeira transformação de vida e do mundo.
SDG
Related Media
See more
Related Sermons
See more