Ageu 1:12-15

Exposição de Ageu  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

A Fidelidade de Deus para com obra que Ele está realizando, deve nos dar ânimo e esperança, pois ele há de completá-la.

1. A Fidelidade de Deus deve nos dar esperança em saber que Ele irá completar a sua obra;

2. A fidelidade de Deus deve nos dar ânimo para trabalhar em sua obra;

3. A Fidelidade de Deus nos transformará.

Introdução

Introdução temática: Logo ao chegar em São Léo, ao visitar os irmãos Anderson e Eliane, avistei um prédio inacabado, perguntei a eles sobre o prédio e eles me disseram que estava assim desde que eles chegaram. Quantas obras inacabadas existem? Parece que esse tema é recorrente debaixo do céu, se digitarmos no google imagens “obras inacabadas”, vamos ficar chocados, algumas montagens, mas claramente, muitas fotos reais de projetos que falharam. No uge da União Soviética de Stalin, um concurso de arquitetura foi lançado para o projeto de construção do novo edifício do governo em Moscou. A proposta vencedora apresentava uma ambiciosa estrutura piramidal neoclássica com 415 metros de altura e uma base de 140 metros de diâmetro. A construção foi iniciada em 1938, mas pouco tempo depois foi interrompida pela eclosão da Segunda Guerra Mundial. O aço da estrutura foi imediatamente utilizado para projetos de infraestrutura de guerra, e o projeto acabou sendo oficialmente abandonado pelo governo soviético em 1957. Projetado por Enrique Gómez & Associates para ser a sede do Grupo Confinanzas na capital da Venezuela, a construção começou em 1990, mas estagnou em 1994 após uma crise financeira no país e a morte do principal investidor do projeto, David Brillembourg. Popularmente conhecida como a Torre de Davi em sua homenagem, o arranha-céu de 45 pavimentos continua incompleto, sem janelas, elevadores, guarda-corpo nas sacadas e instalações básicas. Descendente do ambicioso projeto para a cidade de Brasília, o complexo do Centro Internacional de Exposições de Oscar Niemeyer na cidade de Trípoli, no norte do Líbano, foi projetado em 1962, mas devido à guerra civil no país nunca foi concluído.
LER TEXTO E ORAR
Introdução textual: pecado e destruição são duas palavras que resumem muito bem a história do povo Judeu. Vimos em nossa última exposição que aquela grande nação que Deus havia prometido a Abraão, acabou dividindo-se em Reino do Norte, Israel e Reino do Sul, Judá. O Reino do Sul, Judá, por conta da sua desobediência foi levado cativo pelos Babilônios a partir de 605 a. C quando em uma pequena proporção foi tomado pelos Babilônios e teve alguns habitantes levados para a Babilônia. Mas a grande invasão, destruição e deportação aconteceu em 586 a.C., quando a grande Jerusalém, uma das principais cidades do Reino do Sul, Judá, é invadida, destruída, saqueada e grande parte da população é levada. Só ficaram os mais pobres e menos capacitados. Os Babilônios levaram os melhores do povo para lá, e eles viviam suas vidas “normalmente” com uma certa liberdade, não era uma escravidão, por isso, de certa maneira, eles estavam bem. O grande problema, o sofrimento do povo, era porque o templo tinha sido destruído e eles estavam em uma terra estrangeira. A habitação de Deus se dava no templo. Por isso o povo lamenta no Salmo 137.
O povo ficou cativo, nessa situação, longe da sua terra, entre 50 e 70 anos, especificamente, se tratando do templo, ele ficou destruído por 50 anos. Quando os persas tomam a babilônia, eles liberam os Judeus, que voltam para a sua terra, e finalmente têm a oportunidade de reconstruir o templo e voltarem a cultuar a Deus. O povo está animado, mas nas primeiras dificuldades eles desistem, e param, de tal forma que a obra ficou parada por 16 anos, e enquanto isso o povo prosperava e dedicava-se a satisfazer os seus prazeres, e o templo permanecia em ruína. Até que finalmente (depois de 16 anos da obra parada) Deus manda as maldições do pacto para o povo e levanta o seu profeta para ajudá-los a discernir as maldições e confrontá-los. A mensagem tem um tom muito forte pois o povo deixou Deus de lado, eles estavam dedicando-se apenas a satisfazerem os seus próprios desejos.

1. A Fidelidade de Deus deve nos dar esperança em saber que Ele irá completar a sua obra. (V.12)

No início do livro fomos apresentados a três pessoas: Ageu, o profeta, aquele o qual Deus usa para entregar a sua mensagem. Os outros dois são os que recebem essa mensagem de Deus, Zorobabel, governador de Judá, instituído pelos persas e Josué, o sumo sacerdote, ou seja, Deus está falando com o líder político e religioso do povo. A condição do povo neste primeiro momento não era nada boa, lembrem que o povo estava sofrendo as maldições do pacto, mas há uma mudança abrupta deste primeiro momento para o texto o qual estamos agora. Você perceberá que o povo está diferente em relação a Deus, e Deus está também diferente em relação ao povo
Volte os seus olhos para o texto, e veja que nesta seção, mais um elemento é adicionado: “todo o povo” ou “todo o remanescente do povo”. Agora a profecia é para todos, diferentemente daquele primeiro momento, e nos é dito que Zorobabel, Josué e todo o povo obedecem a voz do SENHOR. Você percebe a grandiosidade deste momento, o povo obedece a voz do SENHOR, isso não é sempre que acontece. Não é sempre que nas escrituras o povo obedece, quantos profetas falaram nas escrituras e não foram ouvidos, mas aqui não, o profeta Ageu tem sua voz atendida, e todos obedecem.
Perceba mais algumas coisas interessantes no texto:
1 - Deus é chamado pelo profeta como o Deus do povo. Lembrem que no primeiro trecho, Deus refere-se ao povo como “este povo”, mas aqui há uma mudança, Deus é o Deus do povo. Como eu disse, a condição do povo já é outra, as coisas mudaram;
Este primeiro versículo termina nos dizendo que o povo temeu, temor caminha junto com obediência, quando há obediência, uma obediência profunda e verdadeira (nem toda obediência é profunda e verdadeira), sempre está enraizada no temor a Deus.
A inacabada casa do estudante.
Aplicação: O texto fala que o povo obedeceu e temeu ao SENHOR, e talvez por isso, muitos creiam que a ênfase deveria ser colocada sobre o povo, afinal o povo está sendo fiel. Mas não, eu creio que não é por aí que devemos caminhar. Lembrem que essa fidelidade foi após anos de infidelidade, de desobediência, por isso ela é resultado da insistência de Deus, da perseverança de Deus em querer habitar no meio do seu povo, no desejo de Deus de que o povo o cultue. Lembrem que Deus é auto-suficiente, ele não precisa da nossa adoração, ele não precisa habitar em nosso meio, ele não precisa de nós, é nós que precisamos d’Ele, então, quando Deus é tão insistente em querer a nossa adoração, Ele está mostrando o quanto ama o seu povo, porque nós é que precisamos d’Ele, e Ele sabe disso, e mesmo sendo tão insistentes em desprezá-lo, ao invés de Deus dizer vão, se frustrem, que se danem vocês, ele insiste. Porque Ele está comprometido com a sua obra, e Ele vai seguir trabalhando nessa obra e completando ela. Deus é comprometido com a sua obra e com o seu trabalho, e lembrem a obra de Deus envolve questões físicas, prédios, construções, mas é principalmente orgânica, em nós, nas pessoas, essa é a obra principal que Deus está fazendo e Aquele que começou a boa obra há de terminá-la até o dia de Cristo Jesus.
Qual a sua esperança para o futuro da congregação de São Leopoldo? Devemos ser esperançosos com a obra de Deus aqui em São Leopoldo, Deus está a frente, mesmo que muitos de vocês estejam deixando Deus de lado, Deus vai cumprir. Isso não deve fazê-lo seguir no pecado, mas contemplar e louvar a Deus por sua obra, Deus é fiel a sua obra, e essa obra consiste em edificar a sua igreja, e ele fará, mesmo que isso demore. Já pensou daqui a alguns anos? Um templo quatro vezes maior que esse aqui, divisões de classes na EBD, um pastor, um pastor auxiliar, presbíteros e diáconos, sociedades internas fortes. Essa passagem é um momento de muita esperança para o povo, e eu quero que você também saia esperançoso. E eu quero que essa esperança te dê ânimo.

2. A fidelidade de Deus deve nos dar ânimo para trabalhar em sua obra. (v.13)

E como se não bastasse todo esse amor de Deus, toda essa graça de Deus, Deus diz a eles que está com eles. Deus faz questão de enfatizar que está com o povo. Mesmo depois de tanta infidelidade, Deus ainda enfatiza essa questão. Perceba o que um teólogo diz: “Esse é um retrato do que a fidelidade, mesmo depois de um longo período de iniquidade, pode fazer em nossa vida. Deus não muda.
Deus deseja habitar no meio do seu povo. Deus quer estar em nosso meio.
Eu não sei se você lembra da sua época na escola, mas infelizmente, a escola não é o lugar que nos desejamos ardentemente em estar, o lugar onde nós fazemos todo esforço para estar, pelo contrário, alguns de nós faziam esforço para não estar lá. Existe algumas reuniões familiares que não são prazerosas, nós não gostamos muito de estar presente. Agora, existem locais em que desejamos estar presentes, nos esforçamos para estar lá. Eu não sei quais são esses locais na sua vida, mas são lugares e pessoas que você quer, você deseja estar ali, talvez seja com a sua esposa, com seu filho, espero que aqui na congregação, com o seus amigos. É aquela coisa de querer estar ali, é assim com Deus para com seu povo, só que com Deus isso é muito mais forte e diferente. Por que você deseja estar presente nestes locais e com essas pessoas, muito provavelmente porque é bem vindo, é bem tratado, porém, se alguém começar a maltratá-lo, ofendê-lo, dizer que não quer você ali, então você muda, não quer mais estar mais lá, mas Deus não, Ele quer habitar no meio do seu povo, mesmo quando este não quer a sua presença, porque Deus não muda.
Deus imutavelmente quer estar no meio do seu povo aqui. É por isso que depois de 16 anos Deus envia as maldições do pacto e restaura o povo.
Mas não só isso, é o fato de Ele estar conosco que nos dá animo, alegria e certeza do trabalho. Deus está dizendo para o povo que está com eles, porque Ele quer animá-los para o trabalho.
ilustração -> quando Heidren diz para o Rock, vença! Aquele vença foi: “eu estou contigo”, você tem meu apoio, e isso se tornou em ânimo para Rock. Após a luta com Apollo Creed, os fãs de boxe pedem uma revanche. Porém, Rocky sofreu graves ferimentos no último combate, e anuncia o seu afastamento dos ringues. Concentra-se no seu relacionamento com Adrian, acabando por se casar e manter uma rotina familiar estável. Porém, o chamamento do ringue assombra-o de tal modo que ele não se consegue manter afastado por muito tempo. Adrian fica grávida, e os dias de gravidez assim como os empregos fracassados de Rocky vão se passando. Rocky então é novamente desafiado por Apollo Creed quando finalmente consegue um emprego mais estável como auxiliar técnico de Mickey, e ambos se sentem obrigados a aceitar, mas Adrian não permite e acaba passando mal, tendo o filho e entrando em coma.
Após alguns dias e orações de Rocky e também de Mickey ela acorda, e diz para Rocky: "Quero que faça algo por mim!". Rocky se aproxima e ela diz: "Vença, vença!". Assim, Rocky tem que se preparar para o combate do século contra Apollo Creed. Mais uma vez a luta é tensa, mas desta vez ambos estão melhores, incluindo nas cores de suas vestes.
Aplicação: O fato de Deus estar conosco deveria ser fonte de ânimo para o trabalho presbiteriano na cidade. Deveria ser a principal fonte de ânimo. Eu sei que por exemplo: a igreja está agora prosperando, um pastor vai vir ano que vem, pessoas estão chegando, um novo local está sendo pensado, e tudo isso é maravilhoso, é animador, nos dá ânimo ver essas coisas, porque também são sinais visíveis de que Deus está conosco, que Ele está abençoando, está a frente. Mas e quando as coisas não estão tão boas de onde vem o nosso ânimo para trabalhar? Dias difíceis virão, dias em que não haverão notícias boas para nos animar, de onde virá ânimo nesses dias? Virá da certeza que Deus está conosco, está a frente do trabalho.

3. A Fidelidade de Deus nos transformará. (v.14-15)

A tradução NVI traz que o Senhor - “encorajou”.
NTLH - “deu coragem e ânimo”
Viva - “E o Senhor deu ao povo o desejo de reconstruir o templo.”
NVT - “ Deu Ânimo”
As escrituras são claras, é Deus quem efetua tanto o querer quanto o realizar, por isso, é Deus que faz com o que o seu povo se envolva e sirva em sua casa.
Talvez seja essa a parte mais forte no texto, a promessa de transformação. Não há nenhuma promessa no texto, mas observem o que está acontecendo: o texto está querendo nos dizer é que Deus envolveu o povo na obra, Deus deu a eles o desejo e a motivação de reconstruir o templo, de trabalhar em sua obra. Deus transforma, no Novo Testamento as escrituras vão nos dizer que é Deus quem efetua tanto o querer quanto o realizar. Lembrem a obra de Deus aqui no texto é sim física, Deus está reconstruindo um templo, mas a obra principal é no coração dessas pessoas, a medida que elas se envolvem, trabalham, Deus está a frente transformando.
Deus transformará o nosso coração nos dando o desejo e nos fazendo trabalhar em sua obra. Deus fará isso em nossas vidas. Não somos nós que buscamos e fazemos as coisas para Deus porque somos bonzinhos, mas Deus que transforma as nossas vidas e nos faz servi-lo.
Nós não seremos o edifício da dona Eliane, nós não seremos a casa do estudante, nós não seremos uma obra inacabada. Deus é fiel a sua obra e ele há de completá-la.
Related Media
See more
Related Sermons
See more