Deus vem nos resgatar

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Texto

4 Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: 5 Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. 6 Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. 7 Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz. 8 Porque assim diz o Senhordos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; 9 porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o Senhor. 10 Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. 11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12 Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. 14 Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.

Introdução

Em 1961, durante uma noite, máquinas não pararam de trabalhar no centro da cidade de Berlim.
Uma cidade que foi dividida ideologicamente após a guerra. Em um acordo entre os países aliados que venceram a 2a Guerra Mundial, ficou decidido que a Alemanha continuaria existindo, mas a parte ocidental seria administrada pela Inglaterra, França e EUA. A parte oriental, pela URSS, que foi o exército que entrou em Berlim e que, efetivamente derrotou os nazistas.
Berlim, a capital, apesar de estar no território oriental, ficaria também dividida, como o país.
Até aquela noite de 1961, a divisão era apenas ideológica. Virtual, como se diz hoje.
Pessoas cruzavam as barreiras sem grandes problemas. Moradores da parte oriental tinham seus negócios na parte ocidental. Famílias se distribuíam pelas duas partes.
Um muro passou a dividir a cidade em duas e passou a ser difícil ir de um lugar para o outro, famílias nunca mais se encontraram.
O muro demorou 38 anos pra ser derrubado.
Em abril de 1964, o presidente deposto do Brasil, João Goulart, foi para o exílio no Uruguai, quase com a roupa do corpo.
Deixou tudo pra trás, pensando que ia durar um ano, no máximo 2 ou 3. Só retornou no caixão, 12 anos depois.
Deixar tudo pra trás, e viver uma situação de desconforto pode nos parecer estranho.
Mas não é.
É isso que aconteceu com o povo de Deus no exílio

O povo vive no exílio

O texto que acabamos de ler fala da carta que Jeremias escreve aos anciãos e aos sacerdotes do povo de Deus já exilado na Babilônia.
Este exílio ocorre por causa da desobediência do povo, que preferiu outros deuses, ao invés do único Deus, apesar das advertências dos profetas.
A elite do povo é levada cativa ao exílio, na Babilônia, deixando na terra conquistada a plebe: os bandidos, pobres, escravos, enfim, o povão.
Jeremias, um profeta levantado por Deus antes do exílio, começa a usar, pendurado no pescoço um jugo, simbolizando o domínio que o povo está submetido à Babilônia.
Alguns profetas surgem, tentando confundir os exilados.
Dizem que no máximo em 2 anos todos estarão de volta.
O povo que fica na Palestina, está com medo. Não há governo. Não há exército, não há lei. Estão jogados à própria sorte.
E o povo que vai para o exílio, experimenta uma série de emoções:
medo, porque não sabem o que vai acontecer. Podem ser mal-tratados.
Desconforto, pois viviam uma vida boa em sua terra, dada a eles por Deus.
Talvez remorso, por terem deixado de obedecer a Deus.
E com certeza uma dúvida que diante da situação faz todo sentido: Como o povo de Deus que agora reconhece que precisa cultuar a Deus vai fazer isso em uma terra eminentemente pagã?
Os conceitos são diferentes. O paganismo da Babilônia é sem limites. Com as prostitutas cultuais, sacrifícios humanos, deuses pagãos, o próprio imperador se acha tão poderoso a ponto de achar que tem que ser cultuado.
As notícias não podem ser piores: o Exílio vai durar mesmo.
Quem não é casado, deverá se casar, ter filhos, filhas e arrumar casamento para estes. Devem contribuir para a riqueza da cidade e buscar sua paz.
Eles querem voltar pra casa, e entre ouvir um profeta que diz que Deus vai leva-los de volta em dois anos é sempre melhor que ouvir um maluco que fica andando com uma canga de boi no pescoço e que diz que o exílio vai durar 70 anos.
O que os falsos profetas dizem, é mentira! Fake News!
O povo vive no exílio, porque Deus mandou o povo para o exílio!

Estamos exilados neste mundo

Para nós, o próprio mundo em que vivemos é como o exílio do povo de Deus na Babilônia.
A partir do momento em que confessamos a Jesus como nosso Senhor, passamos a fazer parte de Seu Reino.
Não somos mais deste mundo, mas do Reino de Deus. Jesus disse que o Seu Reino não é deste mundo!
Em sua última oração na última ceia, Jesus diz que seus discípulos não são do mundo.
John 17:15-16 “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou.”
E é um mundo em que as coisas boas só acontecem pela graça de Deus!
Mas é aqui que temos de viver. Jesus nos deixou aqui.
Como o povo de Israel, que continuava sendo o povo de Deus, no meio de um povo pagão, somos o Reino de Deus, no meio do Reino do mundo.
Vivemos no meio da corrupção humana e a menos que sejamos insensíveis ou masoquistas, não gostamos disso.
Ninguém gosta de andar pelas ruas e ver a miséria saltando os olhos.
Ninguém gosta de ter que se preocupar quando o celular toca na rua porque pode ficar sem ele.
Ninguém gosta de ser governado por corruptos quando se trabalha tanto por um salário que às vezes nem digno chega a ser.
Tudo faz parte do mundo em que vivemos e somos obrigados a adaptar nossas vidas a isso, em um mundo marcado pelo pecado.
Gostaríamos de ter uma vida em que essas coisas não acontecessem, mas acontecem.
Da mesma forma, gostaríamos de evitar ter de passar por situações desconfortáveis e angustiantes, mas às vezes, temos de passar.
Gostaríamos de viver uma vida sem pecado, mas nós mesmos somos pecadores.
Talvez você esteja vivendo uma situação em que se sinta absolutamente desconfortável.
E talvez tenha a ver com o resultado da eleição de domingo passado.
E assim como o povo de Israel, gostaria que isso passasse rápido.
Que os bons tempos voltassem.
Mas não depende de você, somente.

Deus resgatará Israel

Deus mandou o povo para o exílio, mas Ele diz, no versículo 10, que, cumpridos os 70 anos, trará o povo de volta à sua terra.
E diz que o povo vai poder ter paz.
Reconstruirá o Templo, as cidades destruídas e poderá, enfim, voltar a buscar ao Senhor na terra que Ele lhes deu.
Vão viver 70 anos no meio de uma nação pagã, poderosa, mas Deus os fará retornar, em paz, para sua terra.
E promete que ao buscá-lo, O encontrarão se O buscarem de coração.
O rumo estará corrigido, o relacionamento com Deus, reconciliado, e a vida, retomada.
Imaginem viver forçadamente em outro país, outra língua, outra cultura, outros costumes.
Sendo visto como estrangeiro.
Um exilado é sempre visto com preconceito pelos locais, é sempre um cidadão de segunda classe.
Se tem direitos, é invejado pelo povo local, quando não tem os mesmos direitos, é menosprezado.
Deus diz que isso vai acabar. Finalmente, voltarão a ter sua pátria.
E o melhor, não precisarão levantar um dedo, uma espada contra o povo pagão que os mantém no exílio. O retorno será pacífico.
Quem quiser, vai poder voltar, depois de 70 anos.
Voltarão com família e poderão mostrar aos filhos, filhas e netos nascidos no exílio, como é a terra que Deus lhes deu, que eles só conhecem de ouvir falar.
A saudade acaba, o sofrimento, também.
E o melhor, Deus estará no meio deles.

Deus vem nos resgatar

Este mundo passará. Assim como Israel pode retornar à sua terra, nós viveremos com o Senhor.
Este exílio em que vivemos é transitório.
A corrupção dos homens, vai passar, falta de emprego, também. A fome será saciada, a miséria será resolvida, porque o Senhor voltará para reinar.
Com Jesus, não há mal que dure para sempre.
Tudo o que vivemos de ruim e achamos que é muito difícil, em um momento, termina.
E termina, muitas vezes sem que percebamos que terminou.
Porque o Senhor cuida de nós. Ele está cuidando de nós agora.
Você está passando por sofrimento? Deus está cuidando de você, com Sua misericórdia.
Você está sem emprego? Deus está cuidando de você, com Sua providência.
Você está com medo? Deus está cuidando de você com Sua proteção.
Ele nunca deixou de olhar pra nós, nesta terra estrangeira em que vivemos.
Nossa pátria é celestial, com Ele.
O nosso olhar tem que ser para o Seu reino, não para o reino de homens aqui na terra. Porque estes passarão.
Nos últimos 100 anos, quantos reinos humanos se levantaram, um pior que o outro, com domínio cruel sobre o povo, matando, torturando, destruindo vidas, promovendo miséria.
Foi o nazismo na Alemanha, o fascismo na Itália, o comunismo da URSS e do Sudeste Asiático todo. Foram as ditaduras nos países da América do Sul, inclusive no nosso.
Quanta gente morreu, quanta gente perdeu tudo.
Quanta gente corrupta enriqueceu às custas do trabalho de tanta gente honesta (isso não mudou muito).
Meus irmãos, tudo isso passou!
Como diz a canção, sumiu “na poeira das ruas”.
Da mesma forma, sua angústa vai passar. O cansaço, vai passar.
Porque Deus vem nos resgatar.

Conclusão

E o que fazemos diante disso?
Em primeiro lugar, tenha a certeza de que nenhum exílio é definitivo, permanente.
Vai terminar.
Tenha fé que o Senhor vem nos resgatar.
Com Deus, a última palavra NUNCA é o sofrimento, a angústia, o desastre, a tragédia!
Ele venceu a morte!
Em segundo lugar, o Senhor disse, por intermédio de Jeremias para eles se estabelecerem na cidade, e buscarem a paz na cidade.
Esta paz na cidade que o povo tinha que buscar significava buscar a paz de Deus na cidade, buscando a paz de Deus na cidade, eles teriam a paz de Deus, e a cidade também.
Como nós buscamos a paz neste mundo para que esta paz do Senhor alcance o mundo?
Conhecemos o que o mundo não conhece: as boas novas da salvação. É esta salvação que garante que o Senhor vem nos resgatar.
Então, meus irmãos, vamos proclamar ao mundo que Deus enviou Seu filho para nos salvar, dando sua própria vida!
E como disse antes: Ele venceu a morte!
Ao invés de ficarmos preocupados com os cuidados deste mundo, como os profetas estavam, vamos pregar este Evangelho.
Só Ele pode nos salvar e nos dar a certeza de que não fazemos parte do reino deste mundo.
Ao invés de ficarmos pedindo golpe militar, intervenção armada, que por si só é crime.
Nosso Rei é Jesus, Nosso reino é o de Deus. Nossa pátria é celestial!
Os outros passam.
Deus vem nos resgatar!
Related Media
See more
Related Sermons
See more