Ageu 2:1-9

Exposição de Ageu  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Em meio aos desânimos do serviço a Deus devemos nos fortalecer no SENHOR e esperar o novos céus e nova terra.

1. Em meio aos desânimos do serviço a Deus devemos nos fortalecer no SENHOR.

2. Em meio aos desânimos do serviço a Deus devemos olhar e esperar os novos céus e nova terra.

Introdução

Introdução temática: Você já se frustrou com o trabalho? Logo que eu cheguei, os irmãos estavam empolgados, mas as lutas vieram e os irmãos começaram a não vir com tanta frequência.
LER TEXTO E ORAR
Introdução textual: Relembrar o contexto e os dois últimos sermões.

Em meio aos desânimos do serviço a Deus devemos nos fortalecer no SENHOR e esperar o novos céus e nova terra.

1. Em meio aos desânimos do serviço a Deus devemos nos fortalecer no SENHOR. (v.1-5)

2. Em meio aos desânimos do serviço a Deus devemos olhar e esperar os novos céus e nova terra. (v.6-9)

1. Em meio aos desânimos do serviço a Deus, devemos nos fortalecer no SENHOR. (v.1-5)

Deus vem sustentando o povo, pois Ele os liberta, mas o povo rapidamente para a sua obra diante das dificuldades. Deus exorta e chama o povo ao arrependimento, o povo se volta para Deus e Ele coloca no povo o desejo de trabalhar em sua obra. Novamente o povo se desanima, o povo parece um carro velho com dificuldades de andar, inconstante, exatamente como o meu carro a alguns meses atrás. Somos assim por vezes, inconstantes na obra do SENHOR.
Em 29 de Agosto Ageu entrega a primeira profecia, no dia 21 de Setembro o povo responde a essa profecia e começa a trabalhar porque Deus deu ao povo o desejo e o ânimo de trabalhar, e o povo se põe a trabalhar no templo. Em 17 de Outubro (cerca de 1 mês depois de trabalho) o Senhor fala com os três elementos novamente. Diante destas perguntas nós podemos saber o que está acontecendo na mente daqueles que viram o primeiro templo. O povo está desanimado porque eles olham aquele templo e não veem a glória de templo de Salomão, aqueles que viram o templo de salomão. O ouro, o acabamento magnífico, eles olham e parece nada, insignificante.
Imagine você sair de uma igreja presbiteriana de São Paulo, Minas Gerais e entrar aqui? Não que eu queira desvalorizar o que já temos, mas não é tão glorioso. É mais ou menos isso. Não havia o acabamento magnífico e principalmente a glória do SENHOR.
Em um primeiro momento eles se desanimam e param por as oposições e dificuldades que surgem. Mas o desanimo agora é com a obra em si. A coisa não está saindo como eles gostariam, como eles esperam. Nós estamos em um mundo caído e isso acontece, as vezes parece que estamos retrocedendo.
Quantas vezes nós nos frustramos e comparamos as coisas e isso nos desanima?
Exemplo: quando cheguei.
Lembrem que no último sermão eu falei “irmãos: dias difíceis vão vir, de onde virá nosso ânimo nesses dias?”. Aqui nos chegamos em um exemplo prático.
O que Deus nos orienta? Ele orienta o mesmo que orientou Josué, Sê Forte e Corajoso. Ele orienta o que Davi disse orientou a Salomão “Sê forte e corajoso e faze a obra” Deus é contigo não vai te deixar até que termines.
Se fortalecer. Sê forte! Outras traduções trazem “coragem”, “não desanimem”. Paulo em Efésios 6:10 diz: “...sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” e trabalhem. Nós também não devemos desanimar, mas sermos fortes e colocarmos a mão no arado e trabalhar. Mas por que? Porque o Deus pactual está conosco. O Deus que firmou um pacto com o povo, lembrem que Ele disse “habitareis no meio dos filhos de Israel e serei o seu Deus”.
O trabalho na obra do SENHOR vai nos frustrar, nós certamente vamos nos desanimar porque esse é um mundo caído e as vezes as coisas parecem andar mais para trás do que para frente, mas precisamos ser fortes no SENHOR e seguir trabalhando. Nos fortalecer em Deus, e isso nós fazemos orando, lendo a bíblia, lendo bons livros, tendo momentos de comunhão. SE VOLTEM PARA DEUS, SE FORTALEÇAM EM DEUS. E lembre que isso aqui não é o fim.
Antes de irmos para o segundo ponto eu quero responder uma pergunta que pode surgir em sua cabeça, ela está relacionada a habitação do Espírito Santo. Afinal, como era a habitação do Espírito Santo no AT?
“Um ponto de vista comum é que não havia a habitação do Espírito nos crentes do AT. O Espírito somente vinha ‘sobre’ os crentes para tarefas especiais, mas não habitava nos crentes. Esse ponto de vista normalmente afirma também que o AT era o tempo da Lei e o NT o tempo da graça. A teologia reformada afirma que há somente uma forma de salvação, uma operação da Graça, uma só fé, um só Evangelho, a atuação básica do Espírito é a mesma nos dois Testamentos”. Devemos lembrar que o Espírito é a terceira pessoa da Trindade e é onipresente, então o que significa afirmar que ele está ausente? Significa que ele não age? Mas o Espírito age tanto em crentes como incrédulos, mesmo que de forma diferente, afinal é a ação dele sobre incrédulos que traz a conversão. Então, por dedução, da clara doutrina no NT, podemos dizer que sim o Espírito habitava nos crentes do AT. “

2. Em meio aos desânimos do serviço a Deus devemos olhar e esperar os novos céus e nova terra. (v.6-9).

Ao entrarmos nestes próximos versículos nós precisamos entender que não estamos em um texto fácil, porque é um trecho profundamente escatológico. Mas não apenas isso, temos aqui temas que percorrem toda a Bíblia. Templo é um assunto extremamente complexo, a Glória do SENHOR, outro assunto extenso e complexo. Neste pequeno trecho a escatologia, o templo e glória de Deus se fundem.
Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca;
Destrinchemos o texto.
1º - O texto está falando da segunda vinda de Cristo;
2º - A segunda vinda de Cristo costuma ser tratada como uma coisa que irá acontecer em breve. “Dentro de pouco tempo”, Hb 10.37; ou “sem demora”, Ap 22.7; nas exortações para que vigiemos e esperemos por sua vinda. Além disso a Escritura condena a pessoa que diz, “Meu Senhor demora-se” (ou, “retarda a sua vinda”), Mt 24.48. Jesus ensinava que a sua vinda estava próxima. Por isso não nos surpreende que o profeta diga “dentro em pouco”. NVT: “em pouco tempo”. Mas por que a Bíblia trata a vinda de Crista como próxima e condena quem diz que Ele demora, se faz mais de dois mil anos que ele foi e ainda não voltou? Isso é assunto para outro momento.
3º - Em terceiro lugar, não deve nos surpreender que Deus fale da segunda vinda de Cristo dizendo que “farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca”. Jesus e os apóstolos nos ensinam que terão que ocorrer vários eventos importantes antes do retorno físico de Jesus no último dia. A Bíblia fala de vários sinais que precederão o fim do mundo e a vinda de Cristo. Ela menciona (a) guerras e rumores de guerras, fomes e terremotos em diversos lugares, coisas descritas como o princípio das dores de parto.
Mas percebam o que o Profeta ira dizer a seguir:
“farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa (casa aqui é o templo, ele está falando do templo o qual eles estavam chorando), diz o Senhor dos Exércitos. Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos. A glória desta última casa (templo) será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar (templo), darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.
Percebam que o texto diz “farei abalar todas as nações”, ou seja, novamente o texto fala destes eventos grandiosos que precederão a vinda de Cristo, e então ele fala “e as coisas preciosas de todas as nações virão”. Essa frase divide teólogos, porque ela pode também ser traduzida como “o desejado de todas as nações virá”, tanto é que alguns tradutores traduziram assim, o próprio Lutero traduziu assim. Calvino já entendia diferente, ele afirma que o texto está falando das conversões que haverão, da intenção de Deus em incluir todas as nações no seu plano redentivo, Contudo Calvino afirma que há a possibilidade de interpretarmos como Cristo. Outros ainda entendem que as coisas finas, explendorosas das nações, farão parte do templo. De fato, sabemos que Cristo era a expectativa de todo o AT, que AT fala de Cristo. E que quando Cristo for manifestado, a glória dos novos céus e nova terra será ilustre; mas como segue imediatamente, o problema é o versículo nove, minha é a prata, e a minha é o ouro , Por isso Calvino entende que o versículo está falando das nações. - que as nações viriam, trazendo com eles todas as suas riquezas, para que possam oferecer a si mesmos e todos os seus bens como sacrifício a Deus.
Independentemente de qual posição você assuma, o texto nos fala como será glorioso os novos céus e nova terra, uma vez que não haverá templo, uma vez que não haverá templo nos novos e nova terra.
Calvino - “Mas por que o profeta menciona ouro e prata? Ele fez isso em conformidade com o que era comum; pois sempre que os profetas falam do reino de Cristo, delineiam ou descrevem seu esplendor em termos figurativos. Quando Isaías prediz a restauração da Igreja, ele declara que a Igreja seria toda em ouro e prata, e tudo o que brilhava com pedras preciosas.”
O texto ainda nos fala da paz que desfrutaremos lá.
Mas a grande pergunta que você deve fazer é: “Porque Deus,passa da maneira de lidar com a frustração da obra, para a vinda de Cristo e os novos céus e nova terra.?”
O objetivo do Profeta, ou melhor, de Deus, era fortalecer as mentes daqueles crentes, para que eles não pensassem que o poder de Deus era ineficiente, diante do que eles estavam vendo. O reino ainda não era nada, Calvino diz que esse templo era mais como um galpão do que o que poderia ter sido comparado em glória ao antigo templo. Calvino diz: “Não há motivo para você se desesperar, embora a grandeza do Templo ainda não pareça ser tão grande quanto você imaginou; mas, pelo contrário, deixem suas mentes passar para aquela restauração que ainda está por vir”.
“Permita”, ele diz, “e dê lugar à esperança, porque seu estado atual não permanecerá por muito tempo; porque o Senhor abalará o céu e a terra; pense então no poder de Deus, quão grande é; por sua providência, ele não governa tanto a terra como o céu? E ele abalará todas as coisas acima e abaixo, em vez de não restaurar sua Igreja; ele prefere mudar a aparência do mundo inteiro, do que essa redenção não deve ser totalmente realizada. Não fique então disposto a ficar satisfeito com esses prelúdios, mas saiba o que o poder de Deus pode fazer: pois, embora seja necessário lançar o céu e a terra em confusões, isso deve ser feito, e não seus inimigos devem evitar que restauração, da qual os profetas falaram com tanta frequência. ”
Nós somos tentados a nos destrair e trabalhar como se o nosso fim fosse isso.
Aplicação: Nós não podemos trabalhar como se o fim fosse apenas isso. Uma igreja formada é uma parte da caminhada, mas não é o fim. Deus queria que estes irmãos olhassem para a eternidade, Deus quer que olhemos para a eternidade. Deus quer que os novos céus e nova terra ocupe mais os nossos pensamentos que o possível novo templo que vamos comprar. Do que o possível pastor que virá.
Related Media
See more
Related Sermons
See more