Que faremos? A essência da conversão

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Duas histórias

. Você é convetido?
. Um vizinho que se converteu a partir do momento em que ganhou um paletó novo. Os aspectos externos pareceram mudar, mas o seu coração continuou o mesmo.
. Um amigo que já tinha ido a 4 encontros. Ele até sentia algo diferente, chorava, se emocionava. Porém, depois de um tempo, tudo aquilo passava.
Contexto: recapitulação do capítulo 2 de Atos.

1. Conversão consiste em arrependimento.

Sinais de arrependimento

Coração compungido
A ideia é que o coração deles foi cortado. (partir - NVT)
Joel 2.13 “Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.”
Hebreus 4.12 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
Desejo por fazer algo (Que faremos?)
Essa pergunta relembra Lucas 3.10 “Então, as multidões o interrogavam, dizendo: Que havemos, pois, de fazer?”
Também lemos em Atos 16.30 “Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?”
O Arrependimento para a vida é diferente daquele é para a morte, pois ele nos impulsiona a uma mudança de vida ao invés do remorso.
Arrependei-vos:
Trata-se de uma ordem para que a vida de pecado as quais eles viviam seja encerrada e, assim, surja uma nova vida em conformidade aos ensinamentos de Jesus.

2. Conversão consiste em fé.

Sinais de fé:

Batismo.
Diferente de arrependei-vos que está no plural, a palavra batizado está no singular para demonstrar a natureza individual do sacramento. Conforme Calvino:
O batismo é o sinal de iniciação pelo qual somos recebidos à sociedade da igreja para que, enxertados em Cristo, sejamos contados entre os filhos de Deus. Com efeito, o batismo nos foi dado por Deus, primeiro – como ensinei ser comum a todos os mistérios - , para que servisse a nossa fé perante ele; segundo, para que servisse a nossa confissão perante os homens. (Calvino, 2006, pág. 293)
O batismo, portanto, é uma evidência pública de confissão de fé em Jesus Cristo.
A certeza do perdão
O batistmo é também um sinal de certeza de perdão, o que também é um sinal de fé. Esta certeza de perdão está alicerçada na obra de Cristo. Por isso que o batismo deve ser feito em seu nome. É por meio de sua morte e ressurreição que temos a garantia do perdão dos nossos pecados.
Desse ponto de vista, é perceptível compreender também que o batismo aponta para a obra de Cristo. Portanto, ele não tem uma natureza mística capaz por si só de perdoar pecados, mas aponta para Jesus, que é quem de fato perdoa pecados.
Pedro fala do Batismo em nome de Jesus talvez também para diferenciar do então conhecido batismo de João. Em todo o caso, a palavra nome tem muito mais relação com a glória de Jesus e do ministério a qual Pedro enfatizou em sua pregação, do que uma fórmula batismal.
Dom do Espírito Santo
A palavra dom está no singular, o que parece nos mostrar que Pedro não está se referindo a um dom específico mas a um dom que é geral a todos os crentes: trata-se da habitação do Espírito Santo. A partir do momento em que nos arrependemos e cremos no Senhor Jesus o Espírito Santo que nos regenerou também passa a habitar com poder em nosso coração, capacitando-nos para vivermos em novidade de vida.
A confiança na promessa da salvação
A conclusão de Pedro nesta fala traz para nós uma das belezas da aliança de Deus para com seu povo. A promessa de salvação não é algo restrito a uma geração, mas também abrange a sua descedência.
fundamentação: a extensão territorial de Israel em Josué 1
Longe: este termo evoca o aspecto missional das promessas de Deus. A salvação não estaria restrita apenas ao povo judeu. Também não estaria somente para quem está perto de Jerusalém. A salvação do Senhor está condicionada a sua soberania. Deus chama a quem quer, e é propósito chamar tantos judeus, quanto gentios, tanto homens quanto mulheres, tanto ricos como pobres, tanto aqueles que habitam no oriente quanto no Ocidente, para serem um em Cristo Jesus.
Joel 2.32 “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Senhor prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.”
Efésios 2.13 “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.”
Salvai-vos dessa geração peversa:
Trata-se de uma expressão pesada, que mostra a continuidade da fala de Pedro mesmo após ter tido tudo que nós vimos nos versículos anteriores. A geração peversa aqui no caso são os líderes religiosos, aqueles que tramaram para que Jesus fosse crucificado. Isso mosra o caráter profético da pregação do evangelho.
Conforme Kistemaker, p. 146
Ao serem batizados, os crentes judeus rejeitaram decisivamente a autoridade da hierarquia religiosa, seguiram a Jesus Cristo e estavam preparados para suportar o ódio e o desprezo de seus antigos líderes e mestres.

Conclusão

Conversão consiste em fé e arrependimento.
O arrependimento se evidencia de forma externa e interna (Joel 2.11-12)
A fé se evidencia pelo dom do Espírito Santo sobre o homem e pelo desejo de professar publicamente a sua fé em Cristo Jesus.
Os que aceitaram:
Nem todos creram na palavra pregada naquele dia. Mas os que creram foram batizados e recebidos na família da fé. Assim é a pregação do Evangelho.
Relembre Atos 17.34 “Houve, porém, alguns homens que se agregaram a ele e creram; entre eles estava Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e, com eles, outros mais.” É Deus quem dá a pregação do evangelho. Mas precisamos prega-la com fidelidade para que assim o Espírito Santo possa agir.
Aplicação
Talvez como eu, você conviva com pessoas que se acham convertidas, mas não são. É nosso papel mostrar a elas o que de fato signfica ser convertido.
Talvez você não tenha certeza da sua conversão por achar que é algo surreal que você precisa fazer. Mas veja: não se trata de você encontrar Cristo, mas dele encontrar você e, por meio da Sua palavra pregada, transformar a sua vida! O que você faz em seguida é meramente uma resposta a esta atuação divina!
A igreja de Cristo não precisa de filiados! Ela precisa de discípulos genuinamente convertidos! Que Deus abra teu coração para ser um deles!
Related Media
See more
Related Sermons
See more