Estudo sobre Tiago

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript

Introdução a epístola de Tiago

Autoria

O Autor se identifica como Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo TG 1.1
Alem do seu nome, Tiago, essa é a unica referencia pessoal fornecida, que pouco ajuda na identificação do autor.
Os estudiosos possuem quatro opções para identificação do autor. O autor de Tiago poderia ter sido: ( 1 ) Tiago, o pai de Judas, um dos apóstolos, o que traiu Jesus - Lucas 6.16 “Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.”
( 2 ) Tiago, o irmão de João e filho de Zebedeu Mateus 4.21 “Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou,”
( 3 ) Tiago, o filho de Alfeu - Mateus 10.3 “Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;”
( 4 ) Tiago, o meio-irmão de Jesus - Mateus 13.55 “Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?” e também GL 1.19 “Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor.”
A Opção ( 1 ) sobre ser o pai de Judas Iscariotes ela é descartada pois dificilmente um dos pais dos apóstolos teria sobrevivido até a quarta década do seculo 1º.
A Opção (2 ) Tiago, o irmão de João, foi martirizado por ordem de Herodes Agripa 1 no ano 44 D.C, e alguns estudiosos descartam essa ideia por ela ter sido escrito cedo demais aos judeus cristãos que estavam exilados. E outra, sendo esse Tiago, irmão de João, também um dos 12 apóstolos, espera-se que ele se identificasse como tal, e o autor não o faz, o que torna suspeita as opções ( 2 ) e ( 3 )
A opção ( 4 ) Tiago, o meio-irmão de Jesus é a posição mais aceita dentre a comunidade cristã. Tiago aparece em Jo 7.5 como um dos que não criam Em jesus. Mais tarde em Atos, aparece ele aguardando a vinda do Espirito Santo em AT 1.14 “Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele.” . Logo ele foi reconhecido como um dos lideres da igreja de Jerusalém GL 2.9 “Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.”
Tiago, era um judeu cristão que continuou a observar a Lei, como testemunho aos outros judeus, sua preocupação era proclamar o evangelho entre os judeus. Tiago foi louvado como homem justo, tanto entre os judeus como entre os cristãos gentios, Recebendo o titulo de “ o Justo “. De incrédulo a crente, de crente a líder, de líder a servo de Cristo.

Origem e Data e Destinatário

Tiago, viveu a maior da parte da sua vida adulta em jerusalém, então é muito provável que sua epístola tenha sido escrita lá.
Sobre a data é muito debatida, mas a mais aceita fica entre 45 e 49 D.C fazendo dela a primeira epístola do Novo Testamento.
E ela foi escrita muito provavelmente aos cristãos judeus que viviam fora da Palestina, TG 1.1 “ às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.”
Por que Tiago escreveu esta carta? para resolver alguns problemas:
Tiago: Transformando Provas em Triunfo Capítulo 1: Como Transformar Provações em Triunfo (Tiago 1.1–4)

1) Eles estavam passando por duras provações;

2) Eles estavam sendo tentados a pecar;

3) Alguns crentes estavam sendo humilhados pelos ricos, enquanto outros estavam sendo roubados pelos ricos;

4) Alguns membros da igreja estavam buscando posições de liderança;

5) Alguns crentes estavam falhando em viver o que pregavam;

6) Outros crentes estavam vivendo de forma mundana;

7) Outros não conseguiam dominar a língua;

8) Outros estavam se afastando do Senhor;

9) Havia crentes que estavam vivendo em guerra uns contra os outros.

Esses são os mesmos problemas que enfrentamos hoje. Para Tiago, a raiz de todos esses problema era a imaturidade cristã. Por isso tão importante de se estudar, meditar nessa carta.

PERSEVERANDO EM MEIO A PROVAÇÃO

Tiago 1.2-8; Tiago 1.12.
Quem nunca passou por uma tribulação, um momento difícil durante a caminhada com Deus? Jesus disse que no mundo teríamos aflições, Apostolo Paulo diz em AT 14.22 “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”. Paulo diz tbm em 2TM 3.12 “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” A bíblia esta repleta de passagens que falam que os cristãos irão passar por provações, Jó diz que “O Homem nasce para a tribulação, assim como as faíscas voam” ou seja, é algo natural, que irá acontecer com todos. A Diferença é quem esta com a gente nesses momentos.
Tiago, começando dizendo: “Considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações” O Interessante que a essa palavra “diversas” no grego Poikilos, significa diversas cores ou multicolorido; Que da a entender que as provações tem varias “cores”, provações azul, rosa, verde, vermelha; provações leves, pesadas, momentâneas, duradouras. Mas para cada cor de provação, cada estagio, existe a graça suficiente de Deus para nos sustentar.
E Tiago, fala para os crente considerarem motivo de grande alegria quando passar por provações, mas isso as vezes é algo fora da realidade, quando a gente esta passando por um momento difícil nossa tendencia vezes é reclamar, chorar e não se alegrar, por que muita das vezes a gente não entende o motivo e nem o por que disso esta acontecendo com a gente. Mas Tiago, esta querendo dizer que existe um proposito nisso tudo, nas provações da vida, nossa fé é testada para mostrar se nossa fé é uma fé genuína ou não, Deus sempre nos prova para produzir o melhor em nós.
Tiago, está querendo mostrar que a provação ela vem pelos seguintes motivos na vida do crente:
( 1 ) Provar a nossa fé.
Uma das evidencias que nossa fé, é uma fé verdadeira, é o fato da gente passar pela provação, “Aquele que começou a boa obra é fiel para completar” Quando a nossa fé esta no autor e consumador da nossa fé, Jesus, ela nos sustenta e nos capacita a passar por toda e qualquer dificuldade, isso é chamada de Graça capacitadora, que é uma graça que vem de Deus que nos capacita a passar pelas provações.
( 2 ) Produz perseverança.
Deus é tão maravilhoso, gracioso e misericordioso que até o fato da gente perseverar é uma ação Dele, é a graça Dele agindo em nós, em Atos mostra Estevão um homem cheio de fé, cheio do Espirito Santo e cheio da graça de Deus, quando ele é apedrejado ele se ajoelha e ora ao Senhor: Senhor Jesus, recebe o meu espirito, Senhor, não os consideres culpados deste pecado. “ O Ato de ser martirizado pelo nome de Cristo, ser perseguido, ser caluniado, de sofrer todas as coisas pelo nome de Jesus só conseguimos sofrer e perseverar nessas situações por que Deus nos sustenta e nos fortalece pela sua GRAÇA.
( 3 ) Nos torna maduros e íntegros.
Tava conversando com um irmão da igreja um tempo atrás, que a gente quando passar por uma prova, a gente tem autonomia pra aconselhar uma pessoa que esta passando por algo que a gente já passou. Se a gente desistisse no meio do caminho não teríamos como ajudar essa pessoa, não teria o que passar pra pessoa que nos procurou pedindo ajuda. Ou seja, um dos motivos pela qual o Senhor nos prova é para sermos maduros e íntegros, Em romanos, Paulo diz que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, que são chamados segundo o seu proposito, e esse proposito que Paulo diz é para sermos semelhantes a Jesus Cristo, ou seja, o Senhor nos prova para extrair o melhor de nós, para nos tornarmos mais parecido com seu Filho.
Verso 4; E a perseverança deve ter ação completa.
O que significa ação completa?
Tiago, está querendo dizer que a provação ela deve ter um inicio, meio e fim. E como seria isso na pratica? A provação ela vem pra todo crente, todo homem, vem pra todo mundo; esse é o inicio. O Meio, é quando a gente esta vivendo a provação, a gente está no momento difícil, isso também é pra todos, a tribulação sempre ira ter um inicio na nossa vida, e um meio, só que o que muda é o fim, a forma como iremos terminar a provação, Tiago nos disse que se a nossa fé é uma fé verdadeira ira produzir em nós perseverança para chegarmos ate o fim, mas de uma forma que glorifique a Deus. Se no meio do caminho, no meio da provação, nossos olhos estiverem no homem, se nossa fé estiver no homem e não em Jesus, iremos perecer no meio do caminho, iremos nos desviar. O quero dizer, o inicio e o meio pode ser igual para todos para o que determina como será o fim é onde nossa fé esta depositada.

A Chave para caminhar na provação

Tiago 1.5-8;
O que é a sabedoria? sabedoria é mais que conhecimento. Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Conhecimento nesse contextos pode ser como conhecer bem a bíblia. Ou seja, sabedoria é usar bem a bíblia. Em qual sentido? Sabedoria é olhar a vida com os olhos de Deus, pelas lentes da Palavra, a sabermos aplicar o que Deus nos fala na sua palavra na nossa vida. Um breve testemunho pessoal, final do ano passado eu estava passando por uma apatia espiritual e emocional muito grande, estava passando por uns momentos difíceis no meu antigo relacionamento e isso tava me consumindo por dentro, pensei que estava com depressão de tão anestesiado que eu estava com as coisas ao meu redor. Durante esse momento eu me apeguei a uma Palavra, que está em Salmos 42 “ Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus” esse recitava essa passagem todos os dias, e o Senhor cumpriu essa palavra na minha vida, eu depositei a minha esperança no Senhor e hoje eu o louvo. Gloria a Deus.
Mas por que Tiago, fala pra nos pedirmos sabedoria quando estivermos na provação? Ao invés de pedir para que Deus nos livre dela, não é mais fácil? Por que como já foi dito, a provação ela vem por que existe um proposito. Quando estamos sendo provados, precisamos de sabedoria para não desperdiçar as oportunidades que Deus está nos dando para chegarmos á maturidade. A sabedoria nos ajuda a entender como usar as provas para nosso bem e para a gloria de Deus.
Essa é a chave para triunfarmos, primeiro passo é pedir a Deus, Palavra diz que o Senhor não rejeita aqueles que o buscam, devemos então buscar e pedir a Deus sabedoria. Mas existe condições para isso: Pedir com fé, sem duvidar. Tiago, compara o homem que ora a Deus, mas duvida, a uma onda do mar, uma pessoa que fica oscilando entre fé e incredulidade. E no verso 7, ele fala de dois resultados negativos ao crente que ora duvidando: primeiro, fracasso na oração. Segundo, inconstância espiritual, ele não vai chegar á maturidade.
Harold. D Foos, um teologo, ele ilustra bem a pessoa que ora, mas duvidando, que fica oscilando entre fé e incredulidade.
Tiago: Transformando Provas em Triunfo Como Lidar de Forma Sábia com as Provações (Tg 1.5–12)

O que duvida é como uma onda agitada pelo vento, para lá e para cá, para cima e para baixo, para frente e para trás, ao sabor do vento. Como um navio desorientado, como um homem sem direção e sem controle. Você conhece alguém assim? De um jeito hoje, de outro jeito amanhã, ontem por cima, hoje por baixo, à mercê das mais variadas circunstâncias, porque esse alguém não tem sua vida ancorada na Palavra de Deus e não busca a direção do Espírito de Deus. Deus não responde a alguém assim. E isso não ocorre por causa de uma falha no caráter de Deus ou uma falta de desejo da parte dEle… mas é a conseqüência de uma falha daquele que pede.

Deus nos tenta?

Tiago 1.13-18;
A Resposta a esse tópico, é não !
Quando passamos por dificuldades somos tentados a questionar o amor e o poder de Deus. Então, Satanás oferece um caminho para escaparmos das provas. Essa oportunidade é uma tentação. Quando Jesus estava jejuando e orando no deserto, Satanás o tentou, sugerindo a ele que transformasse pedras em pães. As tentações são armadilhas enviadas por Satanás. Tiago está querendo dizer que quando estamos passando por provações, o diabo coloca portas de tentações para fazer com que a gente falhe na prova com Deus, ele nos oferece um caminho mais fácil, caminho esse que nos leva a morte.
A Gente, pode escolher essas portas de tentações quando damos ouvido a Satanás, Palavra diz que somos tentados pelo mau desejo do nosso coração. Quando estamos passando por uma prova, e Satanás nos oferece um escape, nosso coração se volta a isso Palavra diz que somos então arrastados e seduzido, não por algo que Satanás coloca em nosso coração, por que a tentação é externa, caímos na tentação por algo interno, nosso coração desejando o pecado. Vemos que Tiago, usa a figura de um pescador, que joga a isca e então somo seduzidos por essa isca, quando mordemos a isca somos arrastado. E a figura de um nascimento de um bebê, chamado PECADO. Então esse desejo, tendo concebido, ou seja, colocado em pratica, dá a luz o pecado e o pecado após ser consumado, gera a morte. Paulo em romanos, diz que o salario do pecado é a morte.
Mas devemos enxergar a boa dádiva de Deus em meio a toda essa situação, enquanto Satanás tenta nos arrasta para o pecado através das tentações, o Senhor no concede as portas certas para entrarmos. A Bondade de Deus é o grande escudo contra a tentação do diabo. Quando sabemos que Deus é bom, não precisamos cair nas armadilhas do diabo para suprir nossas necessidades. Quando Satanás ofereceu um escape para Jesus no deserto falando pra transforma pedras em pães, Jesus responde dizendo que Nem só de pão vivera o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Uma coisa é ser tentado, outra coisa é ceder a tentação. Tiago nos diz que tudo o que Deus dá é bom, ate as provações. O espinho na carne de Paulo, foi algo que ele não entendeu no começo, mas que ele reconheceu depois que foi algo bom, que o poder de Deus iria aperfeiçoar na fraqueza dele. Toda boa dádiva procede de Suas mãos. Ele muita das vezes, não nos dá o que pedimos. mas o que precisamos.
Elizabeth George, um escritora norte americana, ela escreve alguns paradoxos da oração:
Tiago: Transformando Provas em Triunfo Como Lidar de Forma Sábia com as Tentações (Tg 1.13–18)

Pedi a Deus força, para que eu pudesse alcançar êxito. Fui enfraquecido, para que pudesse aprender a humildade para obedecer…

Tiago: Transformando Provas em Triunfo Como Lidar de Forma Sábia com as Tentações (Tg 1.13–18)

Pedi poder, para que eu pudesse ter o louvor dos homens. Recebi fraqueza, para que eu sentisse a necessidade de Deus…

Tiago: Transformando Provas em Triunfo Como Lidar de Forma Sábia com as Tentações (Tg 1.13–18)

Pedi riquezas, para que eu pudesse ser feliz. Foi me dada a pobreza, para que eu pudesse ser sábio…

Tiago: Transformando Provas em Triunfo Como Lidar de Forma Sábia com as Tentações (Tg 1.13–18)

Pedi saúde, para que eu pudesse fazer grandes coisas. Fiquei enfermo, para que pudesse fazer coisas melhores…

As vezes não endentemos o que Deus está fazendo, mas devemos ter em mente, de que tudo o que ele faz é bom. Deus é bom e o seu amor e a sua misericórdia dura para sempre. O choro ele dura uma noite, mas a alegria ela vem pela manhã. Aprendemos que as provações são passageiras. Que devemos pedir o Senhor todos os dias sabedoria para que venhamos compreender a vontade Dele. Pela Palavra da verdade ele nos gerou, Pela Palavra da verdade ele nos sustenta, Pela Palavra da verdade ele nos dá vida. Pela Palavra da verdade a gente recebe essa promessa gloriosa Tiago 1.12
James 1:12 NVI
Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.
Related Media
See more
Related Sermons
See more