A RAINHA DO LAR

Mulher de Valor  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
DEUS E A MINHA FAMÍLIA

A RAINHA DO LAR

DÉCIMO PRIMEIRO DIA – NOVEMBRO
Provérbios 31:10,25 – ACF
Provérbios 31.10 NAA10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias.
Provérbios 31.25 NAA25 A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.

INTRODUÇÃO

Chegamos ao penúltimo dia da nossa campanha de Primícias – o décimo primeiro dia que representa o mês de novembro.
Jamais poderíamos falar de família sem mencionar o importante papel da mulher – esposa, mãe, filha, amiga, cooperadora.
Você já pensou na benção que a mulher é na família, na igreja e na sociedade? Glória a Deus porque Ele criou a mulher lhe deu funções tão importantes e insubstituíveis. Quem pode substituir o papel de uma mãe? Quem pode substituir uma esposa?
Estamos felizes que a Bíblia ensine e nós reconhecemos o valor da mulher de Deus.
Desfrute!

UMA BOA ESPOSA

Veja o porquê chamarmos a mulher, mãe e esposa, de Rainha do Lar:
Provérbios 12:4
Provérbios 12.4 NAA4 A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que envergonha o marido é como podridão nos seus ossos.
Ela é a coroa do marido, se ele tem coroa é porque é rei e ela a rainha!
A coroa é também símbolo de poder e autoridade.
A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, ou seja, aquela mulher que tem um comportamento digno, segundo a orientação e a vontade do SENHOR, essa mulher fortalece o seu esposo, ela é sua glória, é seu orgulho, sua segurança. Essa mulher é a vitória do marido. Mas, aquela mulher que vive de forma indigna, contrária as orientações do SENHOR, lamentavelmente, como o texto diz, é vergonha, enfraquece o seu marido, o leva à ruína e derrota.
Provérbios 18:22 diz que feliz o homem que encontra uma esposa virtuosa; ele acha um bem valioso. É algo que deve ser valorizado, pois alcançou a bênção, o favor do SENHOR.
Provérbios 18.22 NAA22 Quem acha uma esposa acha o bem; recebeu uma bênção do Senhor.

A Lua de Mel Acabou

Está feliz com sua? Que Deus lhe abençoe e que você seja muito feliz com ela!
Agora, é possível que você não esteja feliz – a vida a dois não é fácil para ninguém, não importa quem você é, não importa se você está casado há trinta, vinte, a dez ou um ano; o fato é que de vez em quando saímos do “love” (amor) para o Mel “fight” (luta). É claro que não “às vias de fato”, mas com palavras. Acredite: você não é único.
Não sejamos hipócritas. Não se iluda. Todos enfrentamos lutas e crises familiares, especialmente na vida conjugal. Mas, mesmo que não sejamos o marido ou a esposa ideal, devemos nos esforçar para sermos. Por isso, você mulher, apesar das suas fraquezas, tristezas e até mesmo desilusões na sua vida conjugal e familiar, não desista de seu casamento. Não desista de ser o melhor que você puder ser. E você homem, faça a mesma coisa.

ESPOSA VIRTUOSA

O fato é que o texto bíblico diz que aquele que acha uma esposa, não diz que seja perfeita (até porque, pessoas perfeitas não existem), mas aquele que acha uma esposa que se esforça em fazer o melhor na vida, o melhor pelo marido, o melhor pelos filhos, o melhor pela família, achou um bem precioso, e alcançou o favor, alcançou a bênção do SENHOR.
Salomão está falando de uma mulher prudente, de uma mulher virtuosa, porque Salomão em Provérbios também fala sobre outras mulheres, mulheres fofoqueiras, “iracundas” (furiosas), rixosas (briguentas):
Provérbios 21:19
Provérbios 21.19 NAA19 Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher briguenta e geniosa.
Não seja esse tipo de mulher que vive só reclamando da vida, parecendo um muro de lamentações. Mude de atitude, pela graça do SENHOR, tenha uma nova visão da vida para que você seja uma mulher virtuosa e possa abençoar a sua família.
A verdade é que nem todas as mulheres são santas e todas têm as suas fraquezas, e o mesmo acontece com os homens.

Prudente, Sensata e Formosa

Provérbios 19:14
Provérbios 19.14 NAA14 A casa e os bens vêm como herança dos pais, mas a esposa sensata vem do Senhor.
Melhor do que qualquer herança é recebermos do SENHOR uma esposa prudente e sensata. Os bens passam, mas a esposa prudente nos acompanha por toda a vida.
E é claro, não poderia faltar Provérbios 31, que faz com que esse tema da “mulher virtuosa” se encerre com chave de ouro, porque a maior parte desse capítulo é um tributo de louvor à mulher.
Provérbios 31 NAA1 Palavras do rei Lemuel, de Massá, que a mãe dele lhe ensinou. 2 O que lhe direi, meu filho, filho do meu ventre? Que lhe direi, ó filho dos meus votos? 3 Não dê às mulheres a sua força, nem os seus caminhos às que destroem os reis. 4 Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. 5 Quando eles bebem, se esquecem da lei e pervertem o direito de todos os aflitos. 6 Deem bebida forte aos que estão morrendo e vinho, aos amargurados de espírito; 7 para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e não se lembrem mais da sua miséria. 8 Abra a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os desamparados. 9 Abra a boca, julgue retamente e faça justiça aos pobres e aos necessitados. 10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. 11 O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. 12 Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. 13 Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. 14 É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. 15 É ainda noite, e ela já se levanta, e dá mantimento à sua casa e tarefa às suas servas. 16 Ela examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com a renda do seu trabalho. 17 Cinge os lombos com força e fortalece os seus braços. 18 Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. 19 Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. 20 Abre a mão aos aflitos; e ainda a estende aos necessitados. 21 Quanto à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. 22 Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura. 23 Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra. 24 Ela faz roupas de linho fino e as vende; ela fornece cintas aos comerciantes. 25 A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. 26 Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. 27 Cuida do bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. 28 Seus filhos se levantam e a chamam de bem-aventurada; seu marido a louva, dizendo: 29 “Muitas mulheres são virtuosas no que fazem, mas você supera todas elas.” 30 Enganosa é a graça, e vã é a formosura, mas a mulher que teme o Senhor, essa será louvada. 31 Deem a ela o fruto das suas mãos, e que de público as suas obras a louvem.
Provérbios 31:10-12
Provérbios 31.10–12 NAA10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. 11 O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. 12 Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.
Quem será o felizardo, ou bem-aventurado que encontrou uma mulher assim? Uma mulher virtuosa? O texto deixa bem claro que o seu valor vai além, transcende o valor de finas joias; uma mulher assim não tem preço. Ela tem a confiança do seu marido, e lhe faz bem todos os dias da sua vida.
Na verdade, como no estudo de Um Pedacinho do Céu, encontrar uma mulher assim não é para apenas um felizardo, mas é para o casal que quer ser felizardo e trabalha intencionalmente para que ambos, marido e mulher, sejam felizes no matrimônio.
Essas palavras de Salomão lembram a história bíblica de uma mulher que está em
1Samuel 25:3
1Samuel 25.3 NAA3 O nome desse homem era Nabal, e a mulher dele se chamava Abigail. Ela era inteligente e bonita, porém Nabal era grosseiro e mau em tudo o que fazia. Era descendente de Calebe.
Vemos aqui a história de Abigail.
O texto diz que ela era sensata, ou seja, uma mulher inteligente e equilibrada. O texto deixa claro que ela era formosa, e era casada com um homem chamado Nabal. O significado do nome do marido de Abigail: Nabal quer dizer “tolo”. Nabal era cheio de defeitos de caráter. O texto diz que Nabal era um homem duro (grosso, estúpido) e maligno. Que contraste entre marido e mulher.
Certa vez o rei Davi estava fugindo do rei Saul, com seiscentos homens, um pequeno exército. Davi com seus homens, protegeu gratuitamente o rebanho de Nabal quando estava no campo com os pastores.
Quando Nabal celebrou a festa da tosquia das ovelhas, Davi, por meio de mensageiros, solicitou a Nabal que desse algum alimento para também alegrar-se com os seus homens, mas quando os mensageiros chegaram a Nabal e fizeram o pedido, Nabal os humilhou e zombou do nome de Davi.
1Sm 25:10-11
1Samuel 25.10–11 NAA10 E Nabal deu a seguinte resposta aos servos de Davi: — Quem é Davi? E quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem do seu senhor. 11 Vocês acham que eu vou pegar o meu pão, a minha água e a carne dos animais que abati para os meus tosquiadores e dar a homens que eu não sei de onde vêm?
Ao ouvir o que havia acontecido, Davi ficou furioso e convocou então quatrocentos de seus homens, e disse: “Peguem suas espadas e me acompanhem, que vou mostrar àquele Nabal quem eu sou; agora ele vai saber quem é Davi!”
É claro que Nabal sabia quem Davi era, mas ele era esse sujeito sem noção, egoísta e mau. O fato é que quando Abigail ficou sabendo da maneira como seu esposo havia tratado os homens de Davi, a Bíblia diz que ela imediatamente, preparou alimentos, em grande quantidade, e a Bíblia a descreve colocando tudo sobre vários animais, e indo pessoalmente na direção de Davi para corrigir o irreparável erro de seu marido.
E quando Abigail viu Davi ela se prostrou diante dele colocando o seu rosto até o chão e disse:
1Sm 25:24
1Samuel 25.24 NAA24 Lançou-se aos pés de Davi e disse: — Meu senhor, que a culpa recaia sobre mim. Permita que esta sua serva fale e escute as palavras da sua serva.
A partir daí ela teve a atenção de Davi e, em nossas palavras disse a Davi: “Meu senhor, por favor, eu vim aqui em paz, lhe pedir perdão pela grosseria do meu marido. Nossos servos nos disseram que vocês tem sido como um muro de proteção para nós e nossos rebanhos, eu peço perdão pela atitude infeliz do meu marido, como diz o próprio nome dele, ele é um tolo, te peço que o perdoe e aceite os presentes que agora lhe trago”.
E assim, com essa atitude humilde e sábia, Abigail tocou profundamente o coração de Davi, que lhe disse:
1Sm 25:32-33
1Samuel 25.32–33 NAA32 Então Davi disse a Abigail: — Bendito o Senhor, Deus de Israel, que hoje mandou você ao meu encontro. 33 Bendita seja a sua prudência, e bendita seja você mesma, que hoje me impediu de derramar sangue e de me vingar com as minhas próprias mãos.
Davi reconheceu a atitude, a postura de Abigail e aceitou o pedido de perdão. A Bíblia diz que dez dias depois Nabal veio a morrer, e Davi se lembrou da postura daquela mulher. Isso o atraiu e ele a pediu em casamento e ela aceitou.
O fato é que a atitude de Abigail, tão sábia, tão sensata, foi crucial para mudar completamente o fim dessa história. Quantas mulheres existem hoje cujos maridos são um Nabal...
Quem sabe o seu marido tem procedido assim de maneira tola, insensata, imprudente, mas Deus quer e pode usar você para salvar a sua casa, o seu marido. Não foi por acaso que ele entrou em seu caminho. Deus tem um plano para salvar seu marido e você faz parte desse plano. Por isso, peça sabedoria para tratá-lo não como ele merece, mas como ele deve ser tratado, por uma mulher de Deus como você.
1Pedro 3:1-2:
1Pedro 3.1–2 NAA1 Igualmente vocês, esposas, estejam sujeitas, cada uma a seu próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho sem palavra alguma, por meio da conduta de sua esposa, 2 ao observar o comportamento honesto e cheio de temor que vocês têm.

CONCLUSÃO

Virtude Intencional

Deus quer te usar. O seu testemunho é muito importante. Ao ter uma conduta exemplar, viver de modo sensato, com mansidão, Pedro está dizendo que isso será mais eficaz para a salvação do seu marido, para que ele seja conquistado para Cristo, do que uma argumentação constante. Quando seu marido observa seu comportamento cheio de temor a Deus, ele será tocado, abençoado por sua vida.
Provérbios 31:25-31:
Provérbios 31.25–31 NAA25 A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. 26 Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. 27 Cuida do bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. 28 Seus filhos se levantam e a chamam de bem-aventurada; seu marido a louva, dizendo: 29 “Muitas mulheres são virtuosas no que fazem, mas você supera todas elas.” 30 Enganosa é a graça, e vã é a formosura, mas a mulher que teme o Senhor, essa será louvada. 31 Deem a ela o fruto das suas mãos, e que de público as suas obras a louvem.
Creia nisso minha querida irmã, seu maior valor não e não está na beleza do seu corpo, mas na nobreza do seu caráter, na excelência do seu espírito.

Me comprometo

A ser uma boa esposa sendo a coroa do meu marido; a ser uma esposa virtuosa, prudente, sensata, formosa, nobre de caráter e excelente de espírito
Related Media
See more
Related Sermons
See more