O Pecado da Dúvida Parte 1 (Números 13:1-14:9)

Os pecados do deserto e o triunfo da graça  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Introdução

Mais uma vez, este pecado pode parecer inofensivo, assim como o pecado da crítica e o pecado da reclamação. Porém como vamos ver hoje, ele tem o mesmo poder de nos deixar no ”deserto”, ou seja, distante de Deus e do seu povo.
A dúvida - quando se manifesta de maneira pecaminosa em nossos corações - demonstra uma falta de confiança em Deus, um medo irracional.
Para refletirmos acerca desse pecado, vamos meditar na narrativa de Números 13:1-14:9 onde Deus pede para Moisés enviar homens para espiar a terra de Canaã.
Esse missão foi dada diretamente pelo Senhor à Moisés.
Numbers 13:1–3 BEARA
1Disse o Senhor a Moisés: 2Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles. 3Enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo o mandado do Senhor; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel.

A missão de reconhecimento (13:17-25)

Moisés fez segundo ouviu do Senhor, reuniu os cabeças do povo e antes de enviá-los lhe deus as seguintes instruções.
Numbers 13:17–20 BEARA
17Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi ao Neguebe e penetrai nas montanhas. c 18Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se poucos ou muitos. 19E qual é a terra em que habita, se boa ou má; e que tais são as cidades em que habita, se em arraiais, se em fortalezas. 20Também qual é a terra, se fértil ou estéril, se nela há matas ou não. Tende ânimo e trazei do fruto da terra. Eram aqueles dias os dias das primícias das uvas. d
As instruções eram bem específicas! Parece que Moisés recebeu do Senhor informações bem retalhadas acerca do que deveria ser inspecionado na Terra.
Deus não precisava dos espias para saber o que havia na terra e como era a terra! Ele é o Deus soberano! Certamente este Deus soberano tinha propósito para o seu povo!
O líderes do povo atenderam a ordem como podemos ler em Números 13:21-25.
Numbers 13:25 BEARA
25Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra,
Infelizmente os líderes de Israel não voltaram animados! Eles deram ouvidos ao medo, a incredulidade e acabaram duvidando de Deus!

O pecado do Povo (13:26-14.9)

Qual foi o relatório prestado pelos líderes a toda a congreção de Israel (v26)?
Numbers 13:27 BEARA
27Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; h este é o fruto dela.
A terra é exatamente como Deus havia instruído a Moisés! A terra era boa! Dela “mana leite e mel”, essa expressão é frequente no Pentateuco e se refere a uma terra frutífera!
Porém há um problema! A terra é muito boa “mas”.
Numbers 13:28–29 BEARA
28O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. i 29Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. j
O primeiro problema visto pelos líderes era que a terra já era habitada, e pior, pelos filhos de Anaque… “gigantes” que segundo alguns comentaristas tinham entre 2,10m e 2,70m.
Mesmo sem terem explicitado suas dúvidas, aqui ela já começa a aparecer de maneira implícita em seu relatório. Tanto é que Calebe os interrompe e fala
Numbers 13:30 BEARA
30Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.
Os líderes então continuam!
Numbers 13:31–33 BEARA
31Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. 32E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; l e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque m são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.
De repente, a terra que manava leite e mel, virou uma terra que devora os seus moradores! Não faz nenhum sentindo! Quanta incredulidade!
E o pior foi que não parou por ai!
Numbers 14:1–4 BEARA
1Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. 2Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! 3E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? 4E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito.
Assim como os pecados da crítica e da reclamação o pecado da dúvida também é contagioso! Toda a comunidade agora estava incrédula!
Novamente eles voltaram a desejar estar no Egito! No lugar de louvar e temer ao Deus que os tirou da escravidão Egito!
Felizmente, Josué, assim como Calebe, tentou animar o povo.
Numbers 14:7–9 BEARA
7e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. 8Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. 9Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor b e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais.
Para Josué e Calebe, a terra é excelente, o povo é poderoso, mas Israel não está sozinha.
Para a maioria, a terra era boa, mas seu povo invencível, tornando a terra inviável.

Aplicação: Duas Maneiras de Viver

Esta narrativa no livro de números demonstra duas maneiras pela qual podemos viver: pela fé, ou na dúvida.

Vivendo na dúvida

Se você tem escolhido viver na dúvida, você tem escolhido viver de uma maneira irracional!
Como pode uma terra que mana leite e mel devorar seus habitantes?
A dúvida leva ao desespero e medo. Os israelitas duvidaram do Senhor e se entregaram ao desespero. Queriam agora voltar ao Egito!
Por certo, achavam que seriam recebidos como heróis depois de matar o Faraó e seus soldados no mar vermelho….
É isso que o pecado da dúvida faz conosco: confunde, contagia, desespera e amedontra.
Essa porém não é a única forma pela qual podemos viver.

Vivendo pela fé

A diferença entre os israelitas e Josué e Calebe é que Josué e Calebe eram homens de Fé. Não fé por fé, mas fé em Deus. Fé no Deus que salva.
Os israelitas eram “crentes teóricos” e “ateus práticos.”
É com fé em Deus que devemos enfrentas as situações complicadas que surgem. A fé vence a irracionalidade!
A fé vence a irracionalidade da dúvida e nos liberta do medo e desespero.
Os israelitas não deveriam temer os gigantes e sim ao grandioso Deus que os libertou do Egito.

Conclusão

Romans 8:31 BEARA
Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?