Divisões e Carnalidades na Igreja

Crentes carnais  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view

Na igreja há crentes carnais e crentes espirituais. Cada um constrói com material diferente. Como Deus os vê?

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

1Co.3.1-23

Introdução
Paulo se preocupou com a carnalidade na Igreja, fruto de imaturidade espiritual. Este é o conteúdo de 1Co.3 que passamos a ver:
Desenvolvimento
a. Do mesmo jeito que somente o homem “espiritual” compreende as coisas do Espírito (2.14), àquele que não é espiritual Paulo o compara a um Mundano (do mundo, NTLH), ou Carnais. Se não for “espiritual” é como criança, e como tal deve ser tratado quando se fala em coisas do Espírito.
b. Crianças é que brigam por qualquer coisa e causam até divisões (v.4)
c. A Casa Cristã tem um alicerce – este alicerce é CRISTO (v.11). Qualquer que construir sobre ele terá sua construção provada com fogo (v.15). Mesmo que sua obra queime, será salvo, porque a salvação não tem nada a ver com obras ou esforços pessoais.
d. A Casa Cristã (Igreja) é um santuário ao qual aquele que tentar destruí-lo será destruído (v.16,17)
---------------------------------------------------------------------
3:1-7 – Por não serem “espirituais” os coríntios foram chamados de “carnais” pelo apóstolo, e que por causa disto, estavam sendo tratados como “meninos”. O que sabe um menino? A BLH diz: “...tive de tratar vocês como se fossem pessoas do mundo”- verso 1.
a) Inveja ou contendas são coisas de carnais. Veja o texto na BLH: “Quando há ciúmes e brigas entre vocês, será que isso não prova que são pessoas deste mundo e fazem o que toda gente faz? (verso 3)
b) Assim, outra vez, a tônica é: Divisões é coisa de carnais, de pessoas do mundo (ou de criança!).
3:10,11 – Divisões ou discórdias também são frutos de construção diferente sobre o alicerce. A construção deve continuar com os mesmos princípios e verdades da base.
a) Cada um que “continua a construção” é responsável diante de Deus pelo que faz (veja Ef. 2:20,21)
b) Paulo se preocupou com o fundamento (verso 10) e chama à atenção de quem constrói sobre este fundamento por ele lançado – Cristo.
3:11,12 – Edifícios possíveis de serem construídos:
a) de Ouro, Prata, Pedras Preciosas – numa primeira ordem ou classificação – materiais valiosíssimos
b) de Madeira, Feno, Palha – numa segunda ordem, sem ou de muito pouco valor.
O que significa isto?
Schrader disse: “Alguns homens edificam com o ouro da fé, com a prata da santidade e com as imperecíveis pedras preciosas do amor” (são elementos indestrutíveis); “...mas outros edificam com a madeira morta da esterilidade nas boas obras, com a palha vazia da espiritualidade, com a ostentação do conhecimento, e com a cana quebradiça do espírito continuamente em dúvida”.
3:13-15 – Os construtores que usam materiais inconsistentes, ainda assim no fim são salvos, por terem como fundamento ou alicerce a Jesus Cristo. Pro isso serão provados “no fogo” (versos 13-15). Será galardoado o que construir com material da primeira ordem; o que construir com material da segunda ordem – perecível – perderá a bênção do “galardão”, embora seja salvo, escapando do fogo (porque seu fundamento era Cristo).
3:16,17 – Por sermos “Santuário de Deus” em que habita o Espírito (aqui o santuário não é individual, mas grupal), precisamos:
a) Não ser “divisionistas”;
b) Procurar construir com material da primeira ordem – que permanece e não se queima. Tanto dá galardão a quem constrói, como atrai outros adoradores.
c) Grande é nossa responsabilidade em nos comportarmos e construirmos de tal forma que nunca venhamos contribuir para a destruição desse santuário – a Igreja. A esses destruidores Deus destruirá.
3:18-23 – Paulo fecha o assunto Sabedoria humana x Sabedoria de Deus. A Sabedoria humana é vã (verso 20). Por que divisões ou dissensões? Somos todos de Cristo e Cristo de Deus!
Conclusão
Um jeito especial de evitarmos esta carnalidade que gera divisões é nos tornarmos maduros espiritualmente. Busquemos a MATURIDADE ESPIRITUAL!
Related Media
See more
Related Sermons
See more