SERMÃO: FELICIDADE É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 89 views
Notes
Transcript
Handout

SERMÃO: FELICIDADE É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

DEUTERONÔMIO 30:19,20
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 30)
19Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas c contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
20amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó. d
AS EVIDÊNCIAS DO AMOR DE DEUS NÃO PODEM SER NEGADAS AO LONGO DE NOSSA VIDA
NO MENU DO PECADO O CARDÁPIO É A MORTE
NO MENU DE DEUS O CARDÁPIO É A VIDA
Tudo depende de uma pequena mas importante questão: a escolha
c 30.19 No Antigo Oriente, ao se celebrar uma aliança entre um soberano e os seus vassalos ou entre pessoas de uma mesma categoria, se costumava pôr como testemunhas os deuses das partes contratantes. Na aliança do SENHOR com o seu povo, as testemunhas são os céus e a terra, isto é, o universo inteiro criado por Deus (ver Gn 1:1, nota b). Também os profetas, às vezes, invocam os céus e a terra como testemunhas (cf. Is 1:2; Os 2:21–22; Mq 6:2).
Pense em 3 grandes verdades extraídas desse texto sagrado:

VOCÊ PODE ESCOLHER

26Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: s

27a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno;

28a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. t

Aqui está o texto de forma mais clara definindo porque se deve escolher bem.
A felicidade é fruto de escolhas certas, lógicas, racionais.
A condição essencial para ser feliz é o cumprimento dos mandamentos do Senhor.
Quando a vida passa a ser marcada por uma colheita sucessiva de coisas ruins, pode indicar um grande afastamento do Senhor Deus e de seus ensinos.

QUANDO FIZER UMA ESCOLHA A RESPONSABILIDADE É SUA

Temos que aprender a admitir nossas limitações espirituais.
Não somos melhores do que ninguém.
Não existe crente super man, super herói. Quando achamos que estamos bem, na realidade, estamos longe.
Dentro de cada um de nós diariamente existe uma guerra cerrada entre o bem e o mal.
Cabe a cada crente se conhecer melhor, se autoanalisar para ser cada dia mais semelhante a Jesus.
Veja como a dinâmica acontece:
O Efeito do Pecado sobre a Vontade humana e suas Escolhas
Romanos 7:14,15
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 7)
14Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, j vendido à escravidão do pecado.15Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. l16Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.17Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.18Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim;
Romans 6:16 (BEARA)
Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?
Romans 6:22 (BEARA)
Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;
Romans 7:25 (BEARA)
Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.

SÓ EXISTE UMA MANEIRA DE SER FELIZ, ESCOLHENDO CERTO

1. AME A DEUS

'âhab 'âhêb
aw-hab', aw-habe'
Uma raiz primitiva; ter afeição por (sexualmente ou não): - (ser-) amar (-d, -ly, -r), gostar, amigo.
Total KJV occurrences: 212
UTE 1:15-17
15Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.16Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.17Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

2. OUÇA A VOZ DE DEUS

shâma‛
shaw-mah'
Uma raiz primitiva; ouvir de forma inteligente (muitas vezes com implicação de atenção, obediência, etc.; causalmente para contar, etc.): -
atentamente, convocar (reunir), cuidadosamente, certamente, consentir, considerar, contentar-se, declarar, diligentemente , discernir, dar ouvidos, (fazer, deixar, fazer) ouvir (-conhecer, contar), de fato,
ouvir, fazer (a) barulho, (ser) obediente, obedecer, perceber, (fazer a) proclamar (- ação), publicar, considerar, relatar, mostrar (adiante), (fazer um) som, certamente, contar, entender, todo aquele que [ouvir], testemunhe.
Total KJV occurrences: 1158
1 REIS 12:8-11
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 12)
8Porém ele desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado e tomou conselho com os jovens f que haviam crescido com ele e o serviam.9E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?10E os jovens que haviam crescido com ele lhe disseram: Assim falarás a este povo que disse: Teu pai fez pesado o nosso jugo, mas tu alivia-o de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. g11Assim que, se meu pai vos impôs jugo pesado, eu ainda vo-lo aumentarei; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.

3. SEJA ÍNTIMO DE DEUS

דָּבַק
dâbaq
daw-bak'
Uma raiz primitiva; para impactar adequadamente, isto é, agarrar-se ou aderir; figurativamente, pegar por perseguição: - permanecer, jejuar, unir (jejuar junto), seguir próximo (duro, depois), unir-se (junto), manter (rápido), ultrapassar, perseguir com força, grudar, pegar.
Total KJV occurrences: 54
LU 10:38-42
38Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.39Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. i40Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.41Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.42Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Conclusão

Salmos 16:11
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 16)
11Tu me farás ver os caminhos da vida;na tua presença há plenitude de alegria,na tua destra, j delícias perpetuamente. l
Related Media
See more
Related Sermons
See more