ATITUDES DE UM DISCÍPULO DE JESUS

Sermões Em Marcos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 513 views
Notes
Transcript

MARCOS 8.34-38

ELUCIDAÇÃO:
INTRODUÇÃO:
Jesus aqui chama as multidões e os seus discípulos para uma exortação. E ai ele fala aqui sobre uma decisão que precisa ser tomada por todos nós, algo que é uma questão de vida ou morte. É uma decisão seria e difícil, e o centro da exortação é que todos devem se tornar discípulos de Jesus, então, ele vai lhes mostrar o que a pessoa que não é crente, que não é seu discípulo deve fazer para se tornar um discípulo, isto é, um verdadeiro crente.
Ele então chama a atenção deles dizendo: “se alguém quer vir após mim”
Ou seja, se vocês, se alguém aqui quiser ser meu discípulo, quiser ser salvo, quiser ter a vida eterna.
Contexto aqui irmãos, é que os discípulos não tinha entendido as profundezas do que é ser um discípulo de Cristo, do que é servir a Jesus do que é ser parte do povo de Deus, da Igreja de Deus.
E é verdade, que muitos de nós ainda não entendemos o que é ser um discípulo de Jesus, muitas são as igrejas que crescem em número de membros, de dizimistas, mas poucas são as igrejas que crescem em número de discípulos de Jesus.
Jesus vai explicar aqui para os discípulos e para as multidões que ser cristão, ser discípulo de Jesus não é apenas ir a igreja, dar o dízimo, ser batizado e frequentar os cultos, Ele vai nos ensinar que a vida cristã não é fácil, é uma vida difícil e que nós necessitamos de algumas atitudes como crentes. Pois, hoje nós vamos entender que ser discípulos de Jesus custa caro. Por isso eles diz “se alguém quiser vir após mim” porque dependendo da decisão que tomarmos, nós iremos sofrer as consequências dessa decisão.
Billy Graham já disse: “a salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que temos”.
ATITUDES DE UM DISCÍPULO DE JESUS
1° NEGAR A SI MESMO
Essa atitude do discípulo de Jesus, é negar a si mesmo, e o que Jesus quer dizer com isso?
Jesus está dizendo: negar o nosso eu, dizer não ao nosso ego. É deixar de confiar em você mesmo e começar a confiar unicamente em Jesus, o seu mestre.
Jesus está falando para que você entenda uma coisa, que negar a si mesmo é reconhecer que você não pode salvar a sua própria alma, você não é capaz de nem sequer evita sua morte, quanto mais salvar a sua alma do inferno?
E a salvação não é por força humana, mas pelo poder de Jesus, a salvação é pelas suas obras, mas, é por meio da obra sacrificial de Jesus na cruz.
Abnegação é entender que você tem uma divida com Deus por conta dos seus pecados, e a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, mas que o presente de graça de Deus, de forma gratuita é o perdão de pecados, é o pagamento da sua divida por meio de fé em Jesus.
Abnegação é você deixar de confiar em si mesmo para salvar-se, e reconhecer e crer, confiar em Jesus como o seu salvador, como o único caminho para Deus.
C.S. Lewis dizia: “A coisa mais difícil, quase impossível, é entregar o seu ser totalmente – todas as suas vontades e precauções – a Cristo.”
É verdade, eu concordo e você há de concordar, que entregar tudo a alguém para que ele resolva tudo, para que ele tome conta de tudo, é muito difícil, é quase impossível.
Jesus nos chamou para termos essa atitude, ele te chama hoje para que você renuncie a sua vontade, o seu eu, para que você diga não as coisas desse mundo, e diga sim para as coisas de Deus, para a vida abundante com o Senhor. Negar a si mesmo, é deixar que Jesus reine supremo em nossas vidas e que o egoismo, o orgulho, a autoconfiança, não tenha espaço no nosso coração.
Mas, essa é uma atitude que devemos tomar se desejamos ser discípulos de Jesus.
2° TOMAR A SUA CRUZ
Jesus nesse mesmo dialogo, ele falando com os seus discípulos predisse que estava para morrer, e um dos discípulos usado pelo diabo tentou converse-lo de que ele não deveria sofrer a morte na cruz. Contudo, Jesus o repreendeu e continuou o seu ensino, e aqui ele ensina aos seus discípulos que assim como ele sendo o próprio Filho de Deus, o salvador, tinha que morrer, sofrer na cruz para pagar o preço dos nossos pecados, assim também, os seus discípulos deveriam ter a mesma atitude de que se fosse necessário, sofressem ou mesmo morressem por causa de Jesus, o seu salvador.
Discipulado (Capítulo 4: O Discipulado e a Cruz)
“Assim como Cristo só é Cristo sendo aquele que sofre e é rejeitado, também o discípulo só é discípulo no sofrimento e na rejeição, como se com ele fosse crucificado. O discipulado como união com a pessoa de Jesus Cristo submete o discípulo à lei de Cristo, isto é, submete-o à cruz.”
Tomar a cruz é abraçar a morte por causa de Cristo.
Um pastor já disse: que essa cruz não é uma doença, um inimigo, uma fraqueza, uma dor, um filho rebelde, um casamento infeliz. Os monges viram nessa cruz a exigência da flagelação e da renúncia ao casamento. Essa cruz fala da nossa disposição de morrer para nós mesmos, para os prazeres e deleites. É considerar-se morto para o pecado e andar com um atestado de óbito no bolso.
Tomar a cruz é uma marca do verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, é dizer não as vontades do seu eu, do seu coração. É dizer não a você mesmo.
3° SEGUIR JESUS
Ser discípulo de Jesus requer de nós o abraçar Jesus, andar com Jesus o obedecer a Jesus dia a dia, aprender dele todos os dias, é andar com nosso mestre todos os dias, e imitando Ele. é contar com a presença dele todos os dias. O discípulo não anda seguindo a multidão, mas o discípulo segue o seu mestre, e dia a dia aprende aos seus pés.
Ser discípulo é ser um seguidor e não apenas um admirador de Jesus, ser discípulo requer de mim e de você total dedicação na caminhada com Jesus. E seguir Jesus custa caro. É a abnegação, é o deixar de fazer a sua vontade e fazer a vontade do Pai. É deixar de seguir o seu caminho e seguir o caminho que Jesus nos leva, é seguir o caminho que Jesus trilhou, é o caminho da cruz. Você seguidor, discípulo de Jesus Cristo, deve calcular o quanto custa segui-lo, e você irá notar que isso vai custar a sua própria vida.
V.35: Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.
Ser discípulo de Jesus é uma tarefa difícil, árdua e constante. É dizer não, é perder para ganhar.
Você perde sua vida para ganhar a sua vida.
Isso é a vida cristã, é uma vida contrária ao mundo. Se para o mundo ganhar a vida é viver aproveitando os prazeres, as festas, as drogas, os vícios e a prostituição, para o cristão, para os seguidores de Jesus, ganhar a vida é se abster, é dizer não, é perder a vida para ganhar a vida.
Os valores do cristão é totalmente o contrário, nós perdemos para ganhar, nós amamos a quem nos odeia, nós oramos pelos que nos perseguem. Ser grande no reino de Deus é ser servo, ser rico é ter a mão aberta para dar ao próximo, ser feliz é ter prazer em Deus e nas coisas do mundo celestial que está por vir, e não neste mundo terreno e passageiro. O mundo nos oferece hoje glória, riquezas, prazeres mas no final, o premio de satanás para seus seguidores é o sofrimento eterno. Jesus não mente para você, e ele diz que para ser seu seguidor, vai nos custar tudo, e ele nos oferece uma cruz agora, mas no final ele nos oferece uma coroa e nos conduz para uma vida eterna na glória do Pai.
Mas, para os homens desse mundo, não faz nenhum sentido perder as coisas prazerosas desse mundo. Pelo contrário, para os seguidores de satanás o que faz sentido é aproveitar as coisas deste mundo, as coisas que se podem ver, tocar, sentir. O homem sem Jesus vive uma vida sem esperança. sua visão não olha para os horizontes da eternidade, mas, apenas estão centrados no aqui e agora.
Mas, Jesus responde esses questionamentos, e diz:
Mas, qual o proveito poder ganhar tudo, conquistar o mundo inteiro e perder a nossa alma?
A palavra alma aqui é o mesmo que vida. O que nos aproveita ter tudo, casa, carro, dinheiro, ter uma religião, ter uma igreja para ir aos domingos, mas, não ter a salvação, não ter a salvação da nossa vida?
Muitos ainda não pararam para medir o custo que terão lá na frente, pois, vivem uma vida sem Deus, vivem uma vida longe de Cristo, e esquecem totalmente do Senhor.
E Jesus pergunta: Que daria um homem em troca de sua alma?
E essa pergunta deve ser feita ao nosso coração.
Por quanto, qual o valor da sua salvação? qual o valor da sua alma? qual o valor da sua vida?
Jesus como sempre faz uma pergunta obvia que todos sabem a resposta. Ninguém vende a alma, nada nesse mundo pode comprar a nossa alma.
Nossa vida, a sua vida vale mais que tudo nessa vida. Não desperdice sua vida. E só existe duas formas de usar a nossa vida. Ou é perdendo ela para salvá-la. Ou é oferecendo ela para nós mesmos, pensando que vamos ganhá-la, só que no final, nós estamos perdendo tudo.
Use sua vida de forma correta, entregue sua vida aos pés de Cristo, entregue sua vida a Jesus.
Portanto, no final, quando Jesus voltar, só teremos dois tipos de plateia, aqueles que Jesus tem vergonha deles, e aqueles que Cristo tem alegria e prazer, orgulho em receber.
Pois, diz o versículo 38:  Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.
APLICAÇÃO:
Se você hoje que ser salvo, quer se tornar um discípulo de Jesus Cristo, você deve buscar essas marcas.
Negue a si mesmo
Tome sua cruz
Siga Cristo
Hernandes Dias Lopes disse: Jesus falou de quatro tipos de ouvintes: os endurecidos, os superficiais, os ocupados e os receptivos. Muitos querem apenas o glamour do evangelho, mas não a cruz. Querem os milagres, mas não a renúncia. Querem prosperidade e saúde, mas não arrependimento. Querem o paraíso na terra e não a bem-aventurança no céu. Jesus falou que o homem que vai construir uma torre sem calcular o custo ou o general que vai a uma guerra sem avaliar com quantos soldados deve contar é uma pessoa tola. Precisamos calcular o preço do discipulado. Ele não é barato.
CONCLUSÃO:
Related Media
See more
Related Sermons
See more