AS BÊNÇÃOS DERIVADAS DO FILHO

Efésios  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Texto: Efésios 1: 3 - 14.
Na mensagem passada nós vimos as bênção derivadas do Pai. Vimos que Deus, o Pai, nos escolheu antes da fundação do mundo; Ele nos predestinou e nos adotou em sua família. Tudo isso foi ensinado por Paulo nos versículos 3 - 6, da carta aos Efésios. Hoje, pela graça de Deus, eu quero fazer a exposição dos versículos 7 - 12 e ver quais são as bênçãos espirituais derivadas do Filho.
Uma coisa que eu quero lembrar a todos aqueles que me ouvem nesta noite, é que essas bênçãos apresentadas nos versículos 3-14, já nos foram dadas em Cristo Jesus. Todo crente, que realmente teve um encontro genuíno com Cristo, já recebeu essas bênçãos. Elas são nossas, independente se as "sentimos" ou não. Outra coisa importante de termos em mente é o fato delas serem alcançadas "em Cristo". Elas não são resultado de nossos esforços e méritos. Nós não as compramos, ou adquirimos pelo bem que fizemos aqui nesta vida. Elas foram derramadas em nós através de Cristo, daquilo que Cristo fez.
Vejamos, então, quatro bênçãos espirituais (já vimos três bênçãos Sábado passado), procedentes de Jesus Cristo.
I. JESUS NOS REDIMIU - V.7
Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,”
Redenção é a primeira bênção proveniente de Deus Filho que Paulo destaca no versículo sete. Há três palavras para "redenção" no Novo Testamento, duas intimamente relacionadas uma com a outra e a terceira bem diferente.
A primeira palavra é agorazo, que significa "comprar em um mercado". Esta palavra enfatiza o preço que Jesus pagou por nossa salvação. O cristão é alguém que foi "comprado por um preço". A idéia aqui é de alguém que vai a um mercado e paga um valor para obter uma determinada mercadoria (ou um escravo - prática muito comum naquela época).
A segunda palavra usada para falar de redenção no Novo Testamento é exagorazo. Esta é a mesma palavra de antes, mas com a adição do prefixo ex, e ela significa "comprar para fora do mercado, com a idéia de que aquilo que foi comprado nunca volte ao mercado de onde foi tirado". Na época de Paulo, alguém poderia ir a um mercado grego e ali comprar um escravo para trabalhar em sua casa, porém, depois de algum tempo, aquela pessoa poderia "se cansar" do serviço daquele escravo e retorná-lo para ser vendido novamente como escravo a uma outra pessoa. Em termos espirituais, o cristão é alguém que foi redimido, comprado para fora do mercado, para nunca mais voltar. É como se Jesus tivesse nos comprado e jogado a nota fiscal fora! Ás vezes nós compramos algo e guardamos a nota porque pode ser que precisemos trocar, ou devolver, aquele objeto que compramos. Às vezes compramos algo e quando chegamos em casa percebemos que aquilo que compramos está quebrado, ou veio com defeito e com a nota, voltamos ao mercado e devolvemos o objeto defeituoso. Cristo nos comprou e mesmo sabendo que tinhamos defeitos, ele não tem a intenção de nos devolver!
A palavra grega usada para "redenção" aqui em Efésios 1:7, é apolytrosis. Ela traz a idéia de "libertar mediante o pagamento de um preço". Jesus não apenas nos comprou, mas ele nos libertou. Há uma grande diferença entre ser comprado e ser liberto. Um escravo, por exemplo, poderia ser comprado e permanecer como escravo o resto de sua vida. Jesus nos comprou e nos libertou da escravidão:
- Do pecado: "Assim também vocês considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12Portanto, não permitam que o pecado reine em seu corpo mortal, fazendo com que vocês obedeçam às suas paixões. 13Também não ofereçam os membros do corpo ao pecado, como instrumentos de injustiça, mas, como pessoas que passaram da morte para a vida, ofereçam a si mesmos a Deus e ofereçam os seus membros a Deus, como instrumentos de justiça. 14Porque o pecado não terá domínio sobre vocês, pois vocês não estão debaixo da lei, e sim da graça." - Rm 6: 11 - 14
- Do Diabo: "Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14em quem temos a redenção, a remissão dos pecados" - Cl 1: 13 - 14
Related Media
See more
Related Sermons
See more