Vivendo uma vida de consistência

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views

Paulo mostra que há uma estreita conexão entre aquilo em que nós cremos e aquilo que nós praticamos. Não pode existir um abismo entre a fé e a prática, entre o discurso e a vida.

Notes
Transcript
A consistência requer que os crentes vivam em conformidade com o fato de que foram ressuscitados com Cristo, que não é apenas o Objeto da sua fé (capítulos 1 e 2), mas também a Fonte de sua vida (capítulo 3 e 4).
Paulo mostra que há uma estreita conexão entre aquilo em que nós cremos e aquilo que nós praticamos. Não pode existir um abismo entre a fé e a prática, entre o discurso e a vida.
Nos capítulos 1 e 2 de Colossenses. Paulo deixou claro que não existe cura material para um mal espiritual. Deixou claro que maltratar o corpo jamais trará cura para a alma enferma. Cristo, e só Ele, é a resposta. Cristo, em toda a plenitude de Seu amor e poder.

Evidenciamos a verdadeira conversão quando desejamos as coisas do céu mais do que as da terra (3.1–4)

- Aspectos da nossa identidade em Cristo
A - Nós Morremos com Cristo (nós estávamos com Cristo na Cruz no momento da sua morte) estavamos mais próximo de Cristo da cruz do que o ladrão ao seu lado.
Na cruz Cristo não apenas pagou a nossa dívida com Sua morte, mas também quebrou o poder do pecado em nossa vida.
B - Nós vivemos em Cristo
Em vários texto bíblicos encontramos a nossa identidade em Cristo, que é a nossa vida. Paulo disse aos filipenses: “Para mim o viver é Cristo (Fp 1.21). Aos gálatas, Paulo afirmou: “Não sou eu mais quem vive, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2.20). A vida eterna é Cristo. “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1Jo 5.12). A essência da vida eterna é conhecer a Cristo (Jo 17.3). Muitas vezes falamos que determinada coisa é a nossa vida, dependemos de alguma coisa Ex: eu não vivo sem trabalha, sem fazer esporte, sem determinada pessoa na nossa vida.
Estar em Cristo é a fonte da vida do cristão; ser como Cristo é a soma de sua excelência; estar com Cristo é a plenitude de sua alegria.
Charles Hodge
Para o cristão, porém, Cristo é a vida. Jesus Cristo domina seu pensamento e preenche Cresto vida.
C - Nós Ressuscitamos com Cristo
Existe uma expressão no grego que diz assim ei oun synegerthete fala de uma ação completada. Ela pode ser traduzida como segue: “Tendo em vista que vocês ressuscitaram”
Quando Paulo diz
“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (3.1).
A condicional “se” deste primeiro versículo não é uma expressão de dúvida.
Concordo com Warren Wiersbe quando ele diz que
O sentido mais exato desse termo seria “uma vez que”. Nossa posição exaltada em Cristo não é algo hipotético, tampouco um alvo que devemos esforçar-nos para alcançar. É um fato consumado.
É possível estar vivo e ainda viver na sepultura (Famílias que moram dentro de cemitérios) zumbi
Um crente pode passar por muitas aflições e, ainda assim, obter poucas bênçãos de tudo isso. Permanecer em Cristo é o segredo de assegurar tudo o que o Pai quis que o castigo nos trouxesse.
Andrew Murray
Mas quando estamos em Cristo, Ele nos tira da sepultura e nos transporta para os lugares celestiais, onde está assentado à destra de Deus.
D - Estamos Escondidos com Cristo.
Nós percebemos a outra pátria.
precisamos viver como cidadãos do novo reino, não existe razão alguma para procurar outras fontes nem meios para o suprimento da vida cristã, como encorajavam os hereges gnósticos. Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento
Barclay dizia que o Falsos mestre daquela época diziam que os livros guardavam e escondiam a sabedoria. Mas para paulo em
Colossenses 2:3 “Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.”
É como se Paulo dissesse: “Para vós outros os tesouros da sabedoria estão escondidos em vossos livros secretos; para nós outros, porém, Cristo é o tesouro da sabedoria e nós estamos escondidos Nele”. Estar escondido com Cristo significa que Nele nós temos segurança e satisfação.
A nossa esfera de vida não é mais terrena. Nascemos do alto. Buscamos as coisas do alto. Estamos assentados com Cristo nas regiões celestes.
Nossa Pátria está no céu. Aspiramos às coisas do céu. Isso não significa irresponsabilidade com as coisas da terra, mas significa que os nossos motivos e a nossa força vêm do céu, e não da terra.
Iremos prestar conta de todo tempo investido aqui na terra.
E - Nós estamos glorificados com Cristo (3.4b).
Isso Acontecerá na glorificação, hoje é através da Santificação.
Geoffrey Wilson, citando F. F. Bruce, diz que “a santificação é a conformidade progressiva à imagem de Cristo aqui e agora; a glória é a conformidade perfeita à imagem de Cristo lá e então. Santificação é glória começada; glória é santificação completada”

2 - Os convertidos têm aspiração por Cristo (3.1,2)

A. Os convertidos buscam mais as glórias de Cristo do que as glórias deste mundo (3.1). O verbo grego zeteite, que Paulo usa para “buscar”, está no presente e isso demanda uma atividade contínua e habitual.
Essa palavra tem também o sentido de “investigar”. Na mesma linha de pensamento, William Hendriksen diz que o verbo “buscar” implica uma busca perseverante. Este buscar é mais do que um buscar para encontrar; é um buscar para possuir.
Uma pessoa convertida busca em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça. Busca prioritariamente as coisas do céu. Aspira mais pelo Reino dos céus do que por riquezas na terra.
Um indivíduo convertido tem saudade do céu. Seus olhos estão postos naquela cidade cujo arquiteto e fundador é Deus. O céu é o seu lar, sua recompensa, seu prazer, sua origem e seu destino.
B. Os convertidos pensam mais nas coisas do céu do que nas coisas da terra (3.2). Ralph Martin diz que o verbo phronein, “pensar” significa muito mais do que um exercício mental, e tem pouco a ver com o estado emocional da pessoa. Sua esfera é mais aquela da motivação na medida em que o motivo determina uma linha de ação e a conduta do indivíduo. As coisas do alto deviam inspirar e controlar a vida dos cristãos. Os nossos pés devem estar sobre a terra, mas a nossa mente deve estar no céu. Hoje vivemos a inversão desses valores. Os cristãos querem um paraíso neste mundo e ajuntar tesouros na terra. Estão agarrados às coisas da terra, por isso não aspiram às coisas do céu.
Precisamos nos revestir diariamente de Cristo se não seremos as piores pessoas aqui na terra.
O nosso caminho não é o sepulcro coberto de lágrimas, mas o hino triunfal da gloriosa ressurreição. A nossa jornada não terminará com o corpo surrado pela doença, enrugado pelo peso dos anos, coberto de pó na sepultura, mas receberemos um corpo de glória, semelhante ao de Cristo (Fp 3.21). Nosso choro cessará, nossas lágrimas serão estancadas. Não haverá mais luto, nem pranto, nem dor (Ap 21.4).
Meu apelo essa noite é..
convidar você a pensar nas coisas celestiais, e abandonar os pensamentos nas coisas terrenas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more