A GRANDE COMISSÃO

Missões, Uma Tarefa Inacabada  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 41 views
Notes
Transcript

Mateus 28.16-20

Jesus antes de ser morto, Ele mesmo disse aos seus discípulos que iria se encontrar com eles na Galileia após ressuscitar dos mortos. (Mateus 26.32)
Mateus 28.16-17:  Seguiram os onze discípulos para a Galileia, para o monte que Jesus lhes designara. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
Note que Judas já havia morrido, Jesus também, então, aqui só se encontra os onze com Jesus. Algumas referências nos diz que quando as mulheres se encontraram com Jesus, Maria mãe de Tiago e Maria Madalena se encontraram com Jesus e ele disse que elas não deveriam ter medo, e o adoraram e ainda Jesus disse: Não temas, ide e avisar aos meus irmãos que para que eles se dirijam para a Galileia, mas, esses textos não mencionam um monte, mas, neste texto aqui de Mateus ele diz que foi em um monte na região da Galileia.
É incrível o contexto que Jesus aparece aos discípulos e lhes diz que eles devem cumprir com uma grande Missão.
Mateus 28.17: E quando o viram, o adoraram, mas alguns duvidaram.
Quando os discípulos repentinamente viram a Jesus, prostraram-se diante dele em ato de adoração. Alguns, contudo, duvidaram. Desde o princípio os discípulos tiveram dificuldade em crer que Jesus realmente ressuscitaria dos mortos.
Mas, o anjo disse as mulheres:
Mateus 28.7Vão depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão. Notem que eu já os avisei”.
Mas, eles duvidaram das mulheres.
Lucas 24.10-11:  As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas. Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura.
Eles duvidaram da ressurreição de Jesus o tempo todo.
João 20.24-25: Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor!” Mas ele lhes disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”.
Jesus chega dentre esses homens, e provavelmente eles poderiam estar muito desmotivados. Pedro, o líder deles após a morte de Cristo, foi o que negou Jesus três vezes. Judas, tinha sido o traidor dentre eles. O Filho de Deus, o Salvador, Jesus, estava morto, e eles ainda estavam sem compreender tudo aquilo. Veja, o contexto que Cristo vem e chega para eles é esse, talvez um contexto de profundo desanimo, onde eles estavam sem esperança, sem alegria, sem motivos para continuar a jornada cristã.
Contudo, Jesus aparece a eles.
Ele nos envia com uma Grande comissão, e é sobre isso que Ele finaliza aqui no Evangelho de Mateus, dizendo:
1° Toda Autoridade - Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
Jesus tem autoridade sobre a natureza, sobre a Igreja, sobre todas as coisas. Ele é o maior em autoridade, no céu e na terra. Jesus é Deus na terra, mas, do mesmo modo Ele é Deus nos céus. Ele mesmo demostrou toda autoridade sobre tudo e todos.
Hernandes Dias diz: Ele havia autoridade em seus ensinamentos (7.29); ele exerceu autoridade para curar (8.1–13) e até mesmo para perdoar pecados (9.6). Jesus tinha autoridade sobre Satanás e delegou autoridade a seus apóstolos (10.1)
Jesus tem toda autoridade, que a palavra autoridade aqui é no sentido de todo poder, domínio, soberania, controle absoluto e total.
A nossa mensagem tem poder, e esse é o poder de Deus. A Bíblia diz:
Romanos 1.16: Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.
O evangelho é o poder de Deus, e a nossa autoridade está no poder que foi dado a Jesus.
Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. E é fundamentado na autoridade de Jesus que nós fazemos a missão.
Em certo sentido, de fato, ele sempre tinha toda a autoridade. Mas aqui ele estava falando de autoridade como cabeça da nova criação. Desde sua morte e ressurreição, ele tinha autoridade para dar vida eterna a todos os que o Pai lhe deu.
Ele sempre teve poder, sendo o primogênito de toda a criação. Mas, agora que ele tinha completado a obra de salvação, ele tinha autoridade, sendo o primogênito de entre os mortos. O primeiro que ressuscitou e que não voltaria a morrer.
O poder de Jesus dá a Ele autoridade, carta branca para nos enviar para fazer a missão.
Eu e você devemos cumprir a missão fundamentos em toda autoridade de nosso Senhor Jesus.
2° Todas as Nações - Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
O evangelho é para todas as nações.
Jesus disse desde o principio que não veio para os que estão curados, mas para os doentes, que não veio apenas para os judeus, mas para todos os povos, e Ele mesmo disse a mulher Samaritana que os verdadeiros adoradores não são os que adoram em Jerusalém ou mesmo no monte, mas, são todos aqueles que o adoram em Espírito e em verdade.
A ordem de Jesus é clara: Fazei discípulos de todas as nações.
Essa palavra “nações” significa “etnias”. E o que quer dizer: onde tiver um povo, com sua língua, cultura e raça, ali o evangelho deve chegar e ali dever ser pregado o Evangelho, e ali devemos plantar uma igreja.
Pois, Deus comprou com o sangue de Cristo aqueles que procedem de toda tribo, língua, povo e nação (Ap 5.9).
Somos igreja de Deus, logo, devemos concordar com Gisbertus Voetius: Se é Igreja, é missionária.
Não existe igreja sem sua grande comissão.
Somos discípulos de Jesus, convocados, chamados para obedecer a sua ordem de ir a todas as nações.
E Jesus vem e chama, convoca, ordena, manda a sua Igreja, os seus discípulos fazerem o que a missão de ir, e de serem pescadores de homens, e homens de todos os povos, de todas as tribos, línguas e nações.
Jesus aqui deu uma ordem e disse: façam discípulos. Não façam fãs da fé, não façam amigos da fé, mas, façam discípulos.
Discípulos de Jesus. Não podemos fazer discípulos nossos, discípulos do pastor, do missionário, mas, precisamos, e devemos fazer discípulos de Jesus.
Vão, e façam discípulos, essa é a ordem de Jesus não somente do Brasil, mas, de todas as nações, e devemos se envolver com a obra missionária dentre todos os povos.
Os novos convertidos devem aprender tudo, e isso implica no batismo correto.
Jesus então, nos convoca a todas as nações, e devemos fazer discípulos que se batizem com a forma correta. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Pouco importa se é por imersão ou aspersão. Mas, eles devem ser batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito.
Então, todo discípulo deve ser integrado, deve ser membro de uma igreja.
Todo novo convertido que se torna um discípulo de Jesus, deve obrigatoriamente ser batizado e integrado à igreja. A igreja é importante sim. Não existe crente isolado, “desigrejado”, não existe crente sozinho, ninguém é igreja sozinho, mas, somos muitos tijolos que juntos nós compomos um edifício. Não existe membro fora do corpo. Uma ovelha fora do rebanho é presa fácil do devorador. Uma brasa fora do braseiro logo se cobre de cinzas. A igreja foi instituída por Cristo, e os novos crentes devem ser integrados a ela pelo batismo.
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento (C. A Grande Comissão (28:16–20)):
Os mensageiros de Cristo têm a responsabilidade de ensinar acerca do batismo e enfatizá-lo como uma ordem a ser obedecida. No batismo do crente, os cristãos identificam-se publicamente com a Trindade. Eles reconhecem que Deus é o seu Pai, que Jesus Cristo é o seu Senhor e Salvador, e que o Espírito Santo é alguém que o habita, capacita e ensina.
E Jesus continua.
3° Todas as Coisas - Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.
Os novos convertidos também devem ser ensinados.
Mas, nós não precisamos inventar o que devemos ensinar, mas, devemos ensinar todas as coisas que Jesus ordenou.
E isso quer dizer, não somente ensinar coisas agradáveis, mas, devemos ensinar tudo, todo o conselho de Deus, toda a sua Palavra. Sem adicionar, e sem tirar.
Não devemos ensinar apenas o que é leite espiritual, mas, devemos dar comida solida aos novos convertidos.
Ensinar é muito mais do que trazer alguém a Igreja. É muito mais do que chamar alguém para seguir a Jesus.
É caminhar com ele. É seguir com ele na caminhada cristã, ensinado a Palavra de Deus.
Eles devem ser ensinados a obedecer aos mandamentos de Cristo. A essência do discipulado é tornar-se como o Mestre, e isso é conseguido por ensinamento sistemático, e continuo da Palavra e submissão à mesma.
Jesus é prova disso. Ele passou três anos com os seus discípulos, todo dia caminhando com eles e os ensinado a guarda a Palavra de Deus.
4° Todos os Dias - E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Em seguida, o Salvador acrescentou a promessa de sua presença com os discípulos até a consumação do século. Eles não prosseguiriam sozinhos ou sem auxílio. Em todo o seu serviço e viagens, eles conheceriam a presença do Filho de Deus.
O discipulado não constitui uma estrada solitária, porque o Senhor ressurreto promete que estará com os discípulos sempre, todos os dias, até a consumação dos séculos. Champlin esclarece que Jesus está conosco não meramente como um rádio orientador, mas como amigo e salvador. A presença de Jesus é contínua, em todo lugar. Ele nunca nos desampara, nunca nos deixa. Ele é como sombra à nossa direita. Ele é o vigia que não dormita nem dorme. Não há situação em que sua presença não esteja conosco. Ele está conosco na vida e na morte, no tempo e na eternidade
Todos os dias. E como é bom lembrarmos disso. Jesus está presente comigo e contigo a missão. Todos os dias.
E, desse modo o Senhor encerra o evangelho de Mateus termina com a comissão e o conforto do nosso glorioso Senhor.
Essa é uma grande promessa. E maravilhosa promessa. Todos os dias.
Ele está comigo e com você aqui, e está com os nossos irmãos lá do outro lado do mundo. Portanto. Ide e pregai.
Aplicações:
Pregue fundamentado na autoridade de Jesus.
Faça Discípulos
Ensine a Palavra de Deus
Confie no Senhor, Ele está presente
E vinte séculos mais tarde, suas palavras têm a mesma irrefutabilidade, relevância e aplicação.
A obra ainda não foi concluída.
Atos é a história do início da Igreja, e o hoje e o agora, é a continuação da história.
E devemos nos perguntar:
O que estamos fazendo para cumprir a última ordem do Senhor?
Ide, e Fazei Discípulos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more