Maria

Visita  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Conexão

Estamos considerando juntos as vidas de três mulheres que foram alcançadas pela notícia do nascimento de Jesus. De diferentes formas, todas elas foram visitadas pela presença de Cristo, um pouco antes ou um pouco depois de seu nascimento.
Domingo passado falamos sobre Isabel. Ela passou toda sua vida aguardando receber do Senhor aquilo que tanto desejava. Já idosa, depois de recolher sua dor e guardar suas orações, mas sem renegar a fé, Isabel teve seu pedido atendido.
Isabel havia desistido de esperar, mas Deus não havia desistido dela. Ela não sabia, mas sua maternidade fazia parte de um plano maior que Deus estava realizando. Como uma grande teia, esse plano conectava as vidas de muitas outras pessoas. Durante toda a vida de Isabel as engrenagem do agir de Deus estava em movimento, então, no tempo certo, esse movimento chegou a Isabel no encontro de seu esposo como um anjo.
Vimos que Isabel era uma pessoa íntegra, mas sua integridade, por mais desejável que fosse, não podia ser moeda de troca na realização de seus sonhos, e que embora sejamos importantes para o Senhor, não somos o centro do agir de Deus, mas sim Jesus Cristo o Salvador. E para ele que convergem todas as coisas.
Também entendemos que a bênção de Deus para nossas vidas se derrama sobre todos ao nosso redor. Nunca é apenas para nós.
Que privilégio é fazer parte do agir de Deus. Ele é confiável. Suas promessas sempre se cumprem; ainda que não seja do nosso jeito e no nosso tempo, elas se cumprem.

Maria

Hoje quer convidá-lo a pensarmos juntos sobre Maria, que viveu na palestina há mais de 2.000 mil anos. Ela era parente e contemporânea de Isabel, ainda que fosse mais jovem que sua prima.
Assim com Isabel, Maria era uma israelita, descendente de Abraão, Isaque e Jacó. Assim como o resto do seu povo naqueles dias, ela mantinha no peito a esperança de que a promessa de Deus, de um líder para salvá-los, estava prestes a se cumprir. Assim como as jovens de seus dias, Maria pensava, com esperança modesta, se o messias prometido poderia ser seu filho; embora esse não fosse um assunto que a consumisse.
A Bíblia conta que o mesmo anjo, Gabriel, que havia anunciado a gravidez de Isabel ao esposo dela, foi enviado à cidade de Nazaré para falar com uma mocinha chamada Maria, da linhagem de Davi, àquela altura prometida em casamento a um homem chamado José. Vejamos uma parte dessa conversa.
Luke 1:30–33 NVI
30 Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! 31 Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”.
Ao contrário de Isabel, que acumulara experiências profundas no seu relacionamento com Deus, Maria ainda dava os primeiros passos. Ver as diferenças entre essas duas mulheres pode ser uma boa forma para enxergar a multiforme graça de Deus em nossas vidas.

Diferentes Idades

O fato de o Senhor ter escolhido uma idosa e uma jovem para fazerem parte desse importante momento da história da salvação é um sinal de que a idade de uma pessoa não define se ela pode ou não fazer parte do plano de Deus para salvar a humanidade. Isso quer dizer que ninguém é tão idoso que já não possa mais ser usado por Deus; e que ninguém é tão jovem que ainda não possa ser usado por Deus.
Isabel tinha mais de 60 anos; Maria, talvez, 16 anos. Ambas foram incluídas por Deus e chamadas a fazer parte de um momento crucial do plano de salvação para a humanidade: a vinda do nosso salvador Jesus Cristo.
Fique certo de que sua idade não é um empecilho para o agir de Deus através de você. Não importa se você já viveu muito ou pouco. Não importa se você está na metade do caminho. O Senhor quer incluir você nesta fase do seu plano de Salvação, aqui em Paratibe. Através de você ele quer que Jesus chegue à vida das pessoas desse bairro.

Diferentes Experiências

Como vimos domingo passado, Isabel era experiente em sua caminhada de fé. Muitas e muitas vezes ela se derramou em oração, quem sabe, madrugada a dentro, com lágrimas nos olhos e um aperto no coração; já Maria, mal tinha dado os primeiro passos na sua jornada da fé.
Isabel trazia consigo marcas das dores, das frustrações e das decepções, e também das alegrias que vivera; já Maria ainda iria viver tudo isso e muito mais. Essas diferenças fazem a gente lidar de formas diferentes diante das mesmas situações.
Veja que o velho sacerdote Zacarias e a jovenzinha Maria reagiram de formas bem diferente. Ele fez uma pergunta atravessada, meio desconfiada, achando que sua época já tinha passado; ela também perguntou, mas fez isso cheia de curiosidade ativa sobre como Deus ia agir. Não importa. O Senhor trata cada um conforme o seu cada qual.
Não importa aqui, na Videira, qual é sua experiência de vida. Seja você um ancião, experimentado em sua vida com Deus ou um novo convertido, dando os primeiros passos na fé, saiba que o Senhor quer torná-lo parte dos planos que Ele tem para as família deste bairro. Elas estão clamando pela paz e pela alegria que só Cristo pode dar.

Diferentes expectativas

Outra grande diferença entre Maria e Isabel eram suas expectativas. Enquanto Isabel havia desistido de orar pelo seu sonho, Maria tinha aqueles olhos brilhantes de quem transborda esperança e tem uma vida inteira pela frente. Isabel já vivera intensamente a frustração de muitos de seus sonhos; Maria ainda ia viver a suas. Mas não importa se temos muitos sonhos para realizar ou se eles já não parecem possíveis. O Senhor usa tanto aqueles que já desistira de sonhar quanto aqueles que sonham em fazer parte do agir de Deus.
Não importa se você é do tipo que já guardou os sonhos na gaveta ou alguém que se anima quando pensa no futuro a sua frente. No plano de fazer Jesus conhecido neste mundo, Deus tem lugar tanto para um como para o outro;
Ele é muito bom em desengavetar sonhos antigos e também em dar forma e direção para os novos sonhos. O Senhor está pronto para tornar você parte da transformação que ele deseja realizar neste mundo, começando por Paratibe.

O poder de Deus

Para terminar quero fazer e responder uma pergunta. Como é possível isso? Como é possível que idosos e jovens, experientes e aprendizes, desiludidos e sonhadores, possam, todos eles, tornarem-se parte ativa nos planos de Deus para a salvação do mundo?
A pergunta faz muito sentido, porque sabemos das nossas limitações.
Os idosos sabem que não têm a mesma energia que tinham antes, e os jovens nem sempre sabem para que direção devem ir; os experientes às vezes se tornam amargos e aos aprendizes falta-lhes o entendimento sobre o agir de Deus; os desiludidos já não sonham com o futuro, e aos sonhadores falta-lhes aprender a perseverar.
Talvez por isso, tanto Zacarias como Maria, que receberam a visita do anjo, fizeram perguntas sobre como aquilo que ele afirmava seria possível. Vejamos os textos.
Luke 1:18–19 NVI
18 Zacarias perguntou ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada”. 19 O anjo respondeu: “Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas.
Veja que Zacarias pergunta, descrente, como ele poderia ter certeza de Deus o anúncio do anjo de fato aconteceria. O anjo responde dizendo que ele vem trazendo essa mensagem diretamente da parte de Deus. Portanto, essa é a garantia: foi Deus quem planejou isso e ele vai realizar.
Como isso é possível. É possível porque é um propósito de Deus. Não importa se Isabel e Zacarias tem mais de 60 anos, ele estão conectados ao agir de Deus e vão participar do plano para que o salvador venha, exatamente como foi prometido, tenho um precursor preparando seu caminho: João Batista, filho de Isabel.
Luke 1:34–35 NVI
34 Perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso, se sou virgem?” 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.
Maria, cheia de curiosidade e expectativa, também pergunta: como isso vai acontece se nunca tive relações sexuais? O anjo, então, responde dizendo que essa gravidez não será natural. Maria será alcançada pelo poder do Altíssimo, o criador de todas as coisas, e conceberá um filho. A explicação para que o impossível aconteça é o fato de que Deus tem ali um propósito para realizar.
É possível porque o Senhor quis que fosse assim. Por isso não importa se Maria é virgem, ela participará do agir de Deus e será a mãe daquele que salvará o mundo de seus pecados, cumprindo as profecias anunciadas de que o salvador nasceria de exatamente nessas condições.
Como é possível, você pode perguntar, que eu faça parte dos planos de Deus para salvar Paratibe? Com é possível que na minha condição eu seja parte do agir de Deus nesse mundo. É possível porque o Senhor quis que fosse assim. É possível porque ele tem um propósito em sua vida.
Ele o colocou aqui porque é propósito dele usá-lo em seu plano. Acredite nisso! E se Deus planejou assim, ele vai realizar; não importa se você é idoso, experiente e com seus sonhos engavetados (como Isabel) ou jovem, aprendiz e sonhador (como Maria).
Eu não sou Gabriel, mas vim hoje aqui para lhe dar esse recado do Senhor.
Que Ele nos abençoe!
Related Media
See more
Related Sermons
See more