Quem é você no Natal

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Quem é você no Natal?

Grandes acontecimentos revelam corações
Hoje a Argentina foi Campeã do mundo sob o comando de lionel Messi. Há quem esteja feliz, os Argentinos com certeza, alguns brasileiros, Há quem não goste e etc
E o capítulo 2 de MAteus é um capítulo de reações; revelações. Aquilo que o Nascimento de Jesus causa na vida daqueles que estão envolvidos com isso. E Jesus é o Messias, é o filho de Davi, é o Rei do Unierso. Estamos todos envolvidos; Quem é você? Qual é sua reação?
Mateus 2
Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém da Judeia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel. Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo. Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra. Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho. Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos. Então, se cumpriu o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, [choro] e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem. Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino. Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel. Tendo, porém, ouvido que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; e, por divina advertência prevenido em sonho, retirou-se para as regiões da Galileia. E foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito por intermédio dos profetas: Ele será chamado Nazareno.
veremos aqui
O primeiro personagem a ser tratado é Herodes, o Grande.
O texto que lemos nos diz que Herodes:
soube do nascimento do Rei dos Judeus
certificou-se das profecias
desejou matar Jesus
mandou matar inocentes
Quem foi Herodes?
Governante da província romana da Judéia por 33 anos e era conhecido como o “Rei dos Judeus”
Josefo descreve esse homem como alguém sedento por poder e construtor de muitas obras, entre elas, a principal, foi a reforma e a expansão do templo de Jerusalém. O templo dos dias de Jesus era grandioso por conta das reformas feitas por Herodes, e através disso ele conseguiu pacificar os judeus sob o domínio Romano
Mateus 24.1 ARA
Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo.
Herodes reedificou Samaria e reestruturou a Torre de Estratão no Mediterrâneo, construindo ali um porto artificial. Ele também reedificou a fortaleza de Antônia e construiu para si um impotente palácio em Jerusalém. Além disso, ele edificou cidades, praças, templos e anfiteatros em diversas regiões do Império, e muiutas fortalezas.
Mas ele era um rei sanguinário e paranoico.
Herodes tornou-se um tirano paranóico, preocupado em perder seu reino. As fortalezas que construiu refletem essa paranóia, pois serviram de refúgio quando ele se sentiu ameaçado. Herodes se casou com 10 mulheres e teve 15 filhos com elas, dentre suas mulheres ele tinha uma esposa favorita,
Mariamme I, que instruiu seus soldados a matá-la se algo acontecesse com ele enquanto viajava para o exterior. Os motivos de Herodes para se casar com a jovem judia hasmoneu foram em parte para obter a aprovação dos judeus. Junto com sua beleza, diz-se que Mariamme I tinha um temperamento e uma constituição para falar o que pensava. Depois que Herodes mandou matar os pais de Mariamme I, os argumentos dela - e os desejos de sua irmã - fizeram com que ele a julgasse e executasse. Após sua morte, Herodes ficou terrivelmente perturbado e adoeceu. Herodes mais tarde ordenou a execução de dois de seus filhos com Mariamme I, Alexandre e Aristóbulo, por suspeita de que eles estavam disputando sua posição como governante do reino.
Um homem embebido pelo poder e ganância que ouve dizer que nasceu um outro rei no seu reino. Mas ele se recusa a aceitar isso e procura mata-lo.
Herodes não aceita outro senhorio; Herodes não aceita alguém maior que ele; Herodes endurece seu coração.
Herodes gaanha o mundo e perde a alma.
Herodes nos mostra como o coração humano é completamente incapaz de responder ao evangelho se não for por obra do Espírito Sa\nto. A exemplo de Faraó, que milhares de anos antes decidiu matar os bebes hebreus, Herodes nos mostra que sem a graça de Deus nós estamos entregues aos nossos prazeres e a nossa morte
Efésios 2.1 ARA
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
Gênesis 6.5 ARA
Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;
João 3.18–21 ARA
Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.
E o fim de Herodes é um prenúncio do fim de todos aqueles que tem Jesus por perto mas se recusam a adorá-lo; tentam silencia-l e insistem em ignorá-lo:
JOSEFO nos conta sobre sua morte
“Pois um fogo ardia nele lentamente, que não parecia tanto ao toque exteriormente, mas aumentava suas dores interiormente; pois isso lhe trouxe um apetite veemente para comer ... Suas entranhas também estavam exulceradas e a principal violência de sua dor estava em seu cólon; um licor aquoso e transparente também se depositou sobre seus pés, e uma matéria semelhante o afligiu no fundo de sua barriga” (Josefo, Antiguidades, 17.6.5). Ele foi enterrado no Herodium. Herodes emitiu dois comandos a serem executados após sua morte: 1. Executar os anciãos judeus recentemente presos para que o povo lamentasse sua morte. 2. Executar seu filho Antípatro....
não há escapatória!
TODAVIA temos outras pessoas que são reveladas nesse texto: os religiosos.
Mateus 2.4–6 ARA
então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém da Judeia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.
Eles tinham: a teologia correta mas o coração longe de Deus.
O Texto não nos diz que houve qualquer agitação por parte dos líderes do povo para irem até belém contemplar o Rei; esses homens conheciam a bíblia, e acertaram na previsão; mas não creram:
Sobre eles, Jesus diz:
Mateus 23.23–28 NVI
“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo. “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo. “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.
A religiosidade que quer os benefícios de Deus mas não quer o seu Senhorio; que nao exerga a própria miséria; conhecer a lei de Deus e não devotar seu coração; nao transformar isso em oração, em vida devocional; em busca do arrependimento é fazer as pazes com herodes. O único que rei ao qual esses homens serviram foram o rei sanguinário e não o verdadeiro Rei de Israel
Cuidado com o cristianismo que quer dominar o Cristo ao invés de se dobrar a Ele como Senhor e Rei
Aqueles que esperam
Mateus 2.9–12 ARA
Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.
OS MAGOS:
não sabemos quem são
não sabemos quantos são
sabemos que eles vem de longe; que provavelmente tinham alguma noção do Judaísmo
sabemos que eles pararam suas vidas para essa viagem; priorizaram o que deve ser priorizado;
sua fé no Salvador não era um apetrecho para sua rotina; era a força motriz da sua vida,
sabemos que eles entendiam que adorar ao Rei Judeu era dever de todos; inclusive os mais distantes
Sabemos que eles deram presentes como oferta de adoração
Isaías 40.27–31 ARA
Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
Nosso chamado é obediência e adoração; Adoração e obediência. É isso que nos toma de Grande Alegria, como diz o verso 10.
Aqueles que recebem
José e Maria: receberam Jesus, estavam em Belém e foram avisados por Deus agora que aquele sanguinário queria matar seu filho:
Mateus 2.13–18 ARA
Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho. Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos. Então, se cumpriu o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, [choro] e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem.
Aqueles que recebem Jesus; Aqueles que confiam nEle passam por provações; mas são protegidos pela amorosa mão do Senhor
A Palavra de Deus os conduz e os livra
Deus provê de onde não imaginamos: os magos trouxeram presentes caros (provisao para a viagem e a vida no exterior)
A Palavra de Deus ordena o movimento e a pausa
A Palavra de Deus consola e ampara
A Palavra de Deus aponta para o Futuro
Mateus 2.15 ARA
e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho.
Oséias 11.1 ARA
Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho.
Aqui nesse Livro Deus está tratando com o povo e ele se refere à grande libertação do passado como algo que será repetido em glória no futuro;
A grande libertação da escravidão do Egito é o prenúncio da liberdade que Jesus comprará na cruz.
A saída do Egito da família vai lembra-los de que Deus nunca falhou e nunca falhará em libertar aqueles o recebem; José e Maria acreditavam que carregavam o menino; mas era o menino quem cuidava de José e Maria
Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, Colossenses 2:13,14
Depender do Senhor, confiar e entregar. Saber que Ele vai conduzir nossas vidas para onde Ele quiser.
O texto termina no verso 23 nos dizendo que Jesus foi morar em NAzaré.
Meditações no Evangelho de Mateus A Fuga para o Egito e a Residência em Nazaré (Leia Mateus 2.13–23)

Ele vivia com sua mãe e com José em uma cidade chamada “Nazaré”. Nazaré era uma pequena aldeia da Galileia. Uma localidade obscura e remota, que não é mencionada no Antigo Testamento nem por uma única vez. Hebrom, Silo, Gibeom e Betel eram cidades muito mais importantes. Não obstante, o Senhor Jesus preteriu todas elas, preferindo viver em Nazaré. Ele fez isso por humildade.

Em Nazaré, o Senhor Jesus habitou por trinta anos. Foi ali que passou da infância para a meninice e, depois, para a adolescência, até atingir a idade adulta. Pouco sabemos acerca de como Jesus passou esses trinta anos. Somos expressamente informados, entretanto, de que Jesus, ao descer para Nazaré em companhia de Maria e de José, “era-lhes submisso”. Sabemos também que, provavelmente, ele trabalhava em companhia de José, na carpintaria. Tão somente podemos adiantar que cerca de cinco sextos dos anos que nosso Salvador esteve na terra foram passados entre os pobres deste mundo, em retiro quase absoluto. Na verdade, ele fez isso por pura humildade.

Aprendamos a ser sábios, por meio do exemplo deixado por nosso Salvador. Sempre nos mostramos por demais inclinados a buscar coisas grandiosas neste mundo. Descontinuemos essa prática. Obter uma boa posição profissional, um título e uma elevada posição social não são coisas tão importantes quanto pensa a maioria das pessoas. De fato, constitui um pecado grave ser ambicioso, mundano, orgulhoso e dotado de mentalidade carnal. Todavia, não é pecado ser pobre. Não importa tanto onde residimos, mas, sim, o que somos aos olhos do Senhor. Para onde iremos após a morte? Viveremos para sempre nos céus? Essas são as coisas dotadas de peso real, às quais deveríamos dar atenção. Acima de tudo, porém, esforcemo-nos por imitar a humildade demonstrada por nosso Salvador. O orgulho é o mais antigo e o mais disseminado dos pecados. A humildade é a mais rara e bela de todas as virtudes. Esforcemo-nos por ser humildes. Nosso conhecimento pode ser insuficiente. Nossa fé pode ser fraca. Nossas forças podem ser pequenas. Entretanto, se formos bons discípulos daquele que veio residir em Nazaré, então, seja como for, seremos humildes.

Related Media
See more
Related Sermons
See more