ANO NOVO

Novo ano   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views

ano como um ciclo e nao com um ponto linear

Notes
Transcript

ANO NOVO

ANO NOVO NOVA ATITUDE

ESTUDO 632

"Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano." Êxodo 12:21
Igreja: 31 de dezembro de 2022

INTRODUÇÃO

Chegamos ao final do ano de 2022 da graça do Senhor Jesus Cristo – mais de dois mil anos desfrutando da dispensação da graça de Deus e tendo o privilégio de anunciar a Cristo aos homens de todas as nações e tribos e línguas.
Há sempre no nosso coração um misto de exame de introspecção, tentando reavaliar nossos passos no ano que está terminando e reflexão sobre o que podemos fazer melhor bem como o que podemos fazer de melhor, tanto para nós mesmos como para as pessoas queridas ao nosso redor e aos perdidos.
Afinal, gastamos a maior parte do tempo olhando apenas para nós e a menor parte olhando para Deus, para tudo o Ele fez para nós e por nós.
Terminando o ano com um sentimento de que não sabemos como celebrar o Ano Novo, busquei conhecer como celebram os judeus o seu ano novo – Rosh Hashaná. Além de um pouco de polêmica bíblico interpretativa, de um calendário eclético com muitas celebrações de novo começo em muitas diferentes datas, encontrei que eles realmente celebram com muita alegria.
Sem absolutamente me desviar do calvário e da palavra de Deus, mesmo tendo em perspectiva a celebração dos judeus, quero lhe desafiara a terminar 2022 em clima de verdadeira celebração – gozo, alegria, festejo, mas acima de tudo – regozijo na adoração ao nosso querido Senhor Jesus!
É assim que se termina e é assim que se começa bem o Ao Novo.
Desfrute!

O ANO NOVO JUDAICO BÍBLICO

Em Israel, você não vai ouvir falar de muitas famílias celebrando uma típica véspera de Ano Novo ocidental em janeiro. Os judeus acham muito bonito a celebração do réveillon com fogos de artifício, mas o povo judeu e os seus vizinhos árabes celebram alguns inícios de etapas como ano novo, novos começos em algumas ocasiões ao longo do ano.
Muitas dessas ocasiões especiais também são chamadas de “Ano Novo”. Mas você pode se perguntar, quais “anos novos” são bíblicos?
O Ano Novo Bíblico está chegando para nós e você deve saber disso, além de estar atento a isso.
Este ano novo é um ótimo lugar para começar, porque o novo ano bíblico está chegando! Você pode estar pensando, agora? Em março? no tradicional Ano Novo Judaico (Rosh Hashaná)…?
É o “ano novo” que é de fato mais bíblico do que os outros.

Muitos Calendários

Você já percebeu que existem vários anos dentro um mesmo ano? Observe, o último dia da semana e o primeiro nós chamamos de fim de semana; e o calendário dos dias úteis no Brasil, por exemplo, é composto de todos os dias da semana, exceto sábado e domingo e os feriados. Ou seja, enquanto o calendário civil tem 365 dias, o calendário dos dias úteis tem entre 250 e 260 dias porque apenas considera os dias que você pode sair para trabalhar ou realizar qualquer tipo de atividade produtiva. Já o calendário comercial considera que todos os meses têm 30 dias e o ano tem 360 dias. Agora pense no ano escolar, no ano agronômico, que se baseia na colheita e etc. São muitos anos dentro de um mesmo ano.
Embora isso não faça muito sentido para nós ocidentais, é de muita relevância para a cultura dos judeus.
O interessante é que essa dissincronia é que ela é bíblica! Não é bíblica no sentido de que a Bíblia nos diz para começar nossa escola no final do verão ou para começar a contar os meses no inverno, mas outros aspectos que vamos ver.

Mais de um Ano Novo Bíblico

O calendário judaico é um calendário Lunissolar. Isso significa dizer que ele se baseia nos movimentos tanto da Terra em relação ao Sol quanto da Lua em relação a Terra. A Lua completa uma volta completa em torna da Terra em um tempo aproximado de 29,5305 888 531 ou 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 segundos (Cabe notar que esse é o tempo médio, havendo variações pequeníssimas de mês para mês)ii.
Na interpretação judaica a Bíblia fala de mais de um Ano Novo, o povo judeu reconhece e celebra vários “anos novos”.
Mencionaremos três dos novos começos no calendário judaico e porque eles são importantes. Vamos começar com o Ano Novo Bíblico…
1. Ano Novo Bíblico começando em Aviv/Nisan O primeiro dia de Nisan marcava o ano novo com o propósito de contar os meses no calendário judaico. Êxodo 12:2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano." As Escrituras listam dois nomes para o primeiro mês do calendário judaico: Aviv e Nisan. A maior parte da cultura judaica hoje se refere a ele como Nisan. No calendário gregoriano, geralmente começa em março. No mês de Nisan começa também o ciclo das sete maiores festas da Bíblia. Três das tradicionais festas de Israel caem no mês de Nisan. A Páscoa (uma das três festas de peregrinação) começa no 14º dia de Nisan. A festa dos Pães Asmos começa no dia seguinte à Páscoa, e finalmente, as Primícias são geralmente apenas alguns dias depois dos Pães Asmos – Levítico 23:5, 6 e 10. 2. Ano Novo Judaico Tradicional em 1º de Tishri (Rosh Hashaná) No Israel moderno, o primeiro dia de Tishri marca o início do ano civil. Este dia é comumente referido como Rosh Hashaná, que significa “cabeça do ano”. Na Bíblia, no entanto, é chamado de Yom Teruah, que significa “Festa das Trombetas” – é a quinta das principais festas de Israel. Levítico 23:24 Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocaçãoiii. A cultura rabínica em geral reconhece Tishri 1 como o dia em que Deus criou Adão e Eva. Geralmente cai no mês ocidental de setembro. Este é o “Dia de Ano Novo” que é comemorado em Israel hoje, como um momento para abençoar os outros e desejar um doce ano novo (como mel). Por isso eles comem mel também nesse dia. Na lua cheia, no dia 15 de Tishri, começa a mais alegre de todas as festas judaicas – Sucote ou a Festa dos Tabernáculos. Na verdade, até mesmo o início dos meses ( Rosh Chodesh) pela prescrição bíblica de Números 10:10 era e é celebrado pelos judeus como um memorial, especialmente pelos mais ortodoxos.
3. Shevat (Tu B'Shvat) – Ano Novo das Árvores O dia 15 de Shevat marca o ano novo para as árvores em Israel. É uma maneira única pela qual Israel celebra a criação de Deus e Sua provisão por meio da natureza. Não é um ano novo definido pelas Escrituras, mas celebra a ocasião em que os primeiros frutos podem ser comidos. Tu B'Shvat começa entre janeiro ou fevereiro no calendário gregoriano. CONTAGEM DO ANO BÍBLICO Podemos aprender na maneira como o nosso Pai Celestial orquestrou o tempo. O salmista pediu a Deus: Salmo 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Há uma mudança fundamental de paradigma entre a forma como o mundo ocidental vê o tempo como a Bíblia e a cultura judaica o consideram. É que o mundo ocidental vê e mede o tempo de forma linear. Vai do ponto A ao ponto B, mas a interpretação bíblica e judaica veem o tempo como cíclico. Gênesis 1:14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. Uma dessas luzes é a lua e, de fato, os feriados judaicos mais importantes são determinados pela lua. É por isso que eles as chamam de festas móveis, porque caem a cada ano em uma data diferente de acordo com o calendário solar. A lua serve não apenas como um sinal (ot), mas também um moed – uma palavra hebraica que significa “tempo determinado”iv. A Bíblia nos revela que o próprio Deus determinou um tempo para um encontro com a humanidade: Gálatas 4:4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, (ênfase nossa) Tudo, o Êxodo do Egito, a entrega das Tábuas a Moisés no Monte Sinai e o Senhor Jesus morrendo na cruz: todos esses eventos aconteceram exatamente nos dias designados por Deus. Eclesiastes 3:1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: A vida e a morte se desenvolvem em um ciclo. Plantio e colheita são cíclicos. A chuva, o sol, a lua, as marés, nossos corpos, nosso sono, nosso trabalho e até nossas lutas – todos são cíclicos. Mesmo os problemas que a humanidade enfrenta externamente na carne e internamente, dentro da alma e do espírito, são cíclicos e se repetem em cada geração; a Bíblia diz que tudo que é já foi: – Eclesiastes 3:15. O que é já foi; e o que há de ser também já foi; e Deus pede conta do que passou.
Padrões Recorrentes Pode-se entender que Deus criou o tempo para ser cíclico para que cada geração, cada nação, cada família e cada pessoa possa continuamente chegar à conclusão de que o mundo está girando em um padrão que aponta para duas coisas: Em primeiro lugar – em todos os padrões que são bons neste mundo, vemos que o próprio Deus é bom e deseja abençoar Sua criação com Sua bondade. E em segundo lugar – em os padrões de pecado e destruição, egoísmo e violência que se manifestam em cada geração e em cada vida individual, vemos que a humanidade precisa do Salvador – o Senhor Jesus. De acordo com a tradição judaica, estamos no ano de 5780; acabamos de celebrar Tu B'shvat (o “Ano Novo das Árvores”) e daqui a pouco vamos reiniciar o ciclo das festas com a Páscoa. Mas, há pouco menos de 2.000 anos atrás, depois que as árvores floresceram e a véspera da Páscoa estava chegando - o plano de Deus para abençoar Sua criação com Sua bondade culminou em Jesus entregando Sua vida na cruz. Os ciclos da eternidade foram eclipsados no momento em que a luta da humanidade para vencer o pecado encontrou a bondade e o plano redentor de Deus para restaurar todas as coisasv. Onde quer que você esteja em sua caminhada na vida, saiba que este Jesus de Nazaré é o único que pode quebrar o ciclo do pecado. Ele lhe conduzirá ao ciclo da vida em abundância. Temos que nos lembrar disso quando celebrarmos o Ano Novo. ...eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância – João 10:10. ANO NOVO – NOVAS ATITUDES De fato, o ano novo nos chama à renovação. Romanos 12:2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Se ele é uma oportunidade de Deus para as nossas vidas, devemos fazer o nosso melhor para aproveitá-la ao máximo em renovar tudo o que bom, mudar tudo o é ruim e encarar novos desafios que o Senhor Jesus há muito tempo espera que nos posicionemos e nunca tivemos coragem de enfrentar. Ou seja, ano novo vida nova, ano novo – novas atitudes e novas ações. Atitude Ação Propósito, postura, propensão, tendência, disposição, queda, deliberação, intuito, intentovi, etc... Conduta individual, conduta, iniciativa, movimento, operosidade. Todas essas definições traduzem o aspecto de alguma perspectiva ou concepção prévia sobre algo, alguém ou algum tipo de circunstância ou pessoa, ou seja, atitude é o que você pensa a respeito de circunstâncias e/ou pessoas específicas. É a sua opinião prévia a respeito de alguma coisa, sua postura recorrente em alguma circunstância, sua tendencia de agir ou reagir de acordo com o que já pensa a respeito de alguma coisa ou alguém. A ação é, geralmente, o resultado da atitude, é como você age demonstrando o que você pensa, qual a sua opinião sobre alguma coisa ou pessoa. Nem sempre as nossas ações são coerentes com as nossas atitudes. Muitas vezes nos arrependemos de alguma coisa que falamos, por exemplo, já que o que dissemos não era o que pensávamos a respeito. Ou, nos arrependemos porque descobrimos que a nossa atitude, a nossa opinião sobre alguma coisa, estava equivocada, errada.
Uma Atitude de Reconhecimento Para começar e terminar bem o ano, você precisa reconhecer que não é uma pessoa perfeita! Uma das melhores tarefas na vida é olhar para dentro de si mesmo e buscar melhorar quem você é. I Coríntios 11:28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Você e eu sabemos muitas das nossas falhas e no que precisamos melhorar, mas as nossa piores falhas são as que não enxergamos, aquelas que os outros veem, mas nós não! Para resolver esse problema precisamos olhar no espelho. O espelho físico mostra nossos defeitos exteriores, mas a Palavra de Deus mostra a sua situação interior. Quando o coração está cheio da Palavra de Deus você consegue eliminar as flahas, você então se torna uma pessoa muito mais feliz. Uma Atitude de Arrependimento – Ação! Reconhecer as suas falhas, os seus pecados, as suas iniquidades é um grande passo para a maturidade e uma excelente ação para melhorar a sua qualidade de vida. Mas apenas reconhecer não é o suficiente, tem que mudar de direção – isso se chama arrependimento! Provérbios 28:13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. Confessa porque se arrependeu e deixa (ação moral ou física) para melhorar a sua qualidade de vida aqui e poder herdar a vida eterna com Deus – no céu não entra pecado. Em outras palavras, toda boa atitude precisa ser seguida de uma boa ação. Ano Novo é tempo de criar novas atitudes e praticar novas ações! UMA ATITUDE DE CELEBRAÇÃO Se tem uma coisa que a maioria dos crentes falham em fazer é celebrar o seu Deus. Você tem motivo contínuo para celebrar o Senhor nosso Deus, o Senhor Jesus e o Espírito Santo de Deus porque as sua bondade para com a sua vida não é interrompida um segundo sequer – você respira o tempo todo e é Ele quem dá o ar, você come todo dia e é Ele quem coloca o pão na sua mesa, você pensa, você tem seus cinco sentidos e etc., etc., etc... tudo sem parar porque o Senhor Deus te dá. O que não falta é razão para agradecer, razão para adorar, razão para se alegrar, razão para celebrar!!! Como Celebrar o Ano Novo? Na tradição judaica o Rosh Hashaná, ou Ano Novo Judaico, é celebrado com uma atitude ao mesmo tempo solene e alegre. É solene por causa do temor do Senhor, e alegre porque representa a esperança da futura redenção de Israel. Para nós à chegada de um novo ano celebramos ao nosso Senhor de maneira solene e reverente, mas cheios de alegria e gozo na alma.
O ano novo está indicando que a nossa redenção está ainda mais próxima e isso nos faz jubilar, regozijar e proclamar ao senho Jesus Cristo.
Os judeus comem pão com mergulhado no mel, representando a esperança de que o novo ano será um ano doce. Comem maçã mergulhada no mel, representando também doçura e creem que representa a Deus.
Jesus é pão vivo que desceu do céu e Ele é mais doce que o mel!

CONCLUSÃO

Não podemos concluir sem lembrar que um dos pontos altos do Rosh Hashaná é toque da trombeta – ela tem que ser tocada cem vezes de diferentes maneiras, com toques longos e intermitentes.
– Não pode haver celebração sem tocar a trombeta!
Joel 2:1
Tocai a buzina em Sião e clamai em alta voz no monte da minha santidade; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, ele está perto;
O Ano Novo nunca será celebrado apropriadamente se não tocarmos a trombeta aos moradores da Terra proclamando que Jesus Cristo é o Salvador e ganhando muitos perdidos para Deus.

FELIZ ANO NOVO!

Em Cristo,
Joel Freire Costa Pastor
Dezembro/2022
REFERÊNCIAS
i Bíblia Sagrada. Todas as referências da Bíblia Sagrada são da versão ARC – Almeida Revista e Corrigida. Outras versões merecerão menção.
ii Cristãos Amino de 05 de janeiro de 2018.
iii Bíblia Sagrada – versão ARA – Almeida Revista e Atualizada.
iv Kallus, Dr. Mojmir – Vice President of International Affairs – ICEJ – International Christian Embassy Jerusalem Magazine – August-2022.
v FIRM - Fellowship of Israel Related Ministries - What are the Jewish New Years?
vi Dicionário informal. www.dicionarioinformal.com.br/termos.php. Consultado aos 09 de dezembro de 2022.
Related Media
See more
Related Sermons
See more