O poder da igreja que ora

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 74 views

Quando a Igreja de Deus se põe a orar, o braço do Todo-Poderoso se move para agir em seu favor.

Notes
Transcript
Texto base: Atos 12:1 – 7
Tese: A igreja que se une em oração verá os milagres da atuação divina.
INTRODUÇÃO:
O privilégio de orar: Um dos maiores privilégios concedidos pelo Deus Todo-Poderoso a humanidade é o de buscá-lo através da oração. Ellen White diz que “a oração não faz Deus baixar a nós, mas eleva-nos a Ele.” Nada deveria trazer mais alegria a nós do que o fato de sabermos que Deus deseja que o busquemos e de que Ele se alegra em nos ouvir e nos abençoar em resposta às nossas orações.
O que Jesus disse sobre a oração: Jesus ensinou muito a respeito da oração ao longo de seu ministério terrestre. Ele disse que devemos ter momentos particulares em oração (Mateus 6:6); que devemos orar em Seu nome (João 14:14); devemos orar perseverantemente (Lucas 11:5 – 13); devemos orar com a certeza de que Deus nos ouvirá e nos responderá (1ª João 5:14 e 15). Essas palavras de Jesus nos enchem de esperança e certeza de que o Céu se importa com cada oração feita pelos filhos do Pai que é todo amor; nos dá absoluta certeza de que a oração é a chave que abre as portas do Céu para que as bênçãos de Deus sejam derramadas sobre nós.
Um poder teorizado: Infelizmente, não desfrutamos de todo o poder e bênçãos que advém da oração, isso pelo simples fato de falarmos mais a respeito dela do que dela fazermos uso. O poder e as bênçãos que Deus deseja nos conceder através da oração tornaram-se algo teórico. Crer em Deus é mais do que uma mera declaração verbal, é recorrer a Ele em busca de auxílio em qualquer momento; é saber que o braço do Todo-Poderoso Criador e Mantenedor do Universo está pronto a agir em prol dos que Nele confiam, e isto por meio da oração.
Oração – característica da igreja apostólica: Porém, esta realidade não fazia parte da igreja apostólica. O povo de Deus tinha consciência da importância que há em apresentar a Deus as suas orações, em especial para suplicar a intervenção divina em casos aparentemente sem solução. Quando o povo de Deus se reunia em oração, Deus agia e Seu poder era revelado, isso porque “faz parte do plano de Deus conceder-nos, em resposta à oração de fé, aquilo que Ele não outorgaria se o não pedíssemos assim”. Nada lhes era impossível, pois recorriam ao Deus dos impossíveis. Hoje, estudaremos
Hoje, estudaremos um evento ocorrido em um determinado momento do início da igreja apostólica que mostra o que Deus pode fazer quando o Seu povo faz uso do grande privilégio concedido por ele – a oração (Leitura do texto bíblico).
II. O REI HERODES E SEUS OBJETIVOS
O livro de Atos apresenta as intervenções maravilhosas de Deus em prol da sua Igreja e através dela. Podemos ler nos capítulos anteriores belas histórias de curas, conversões, tudo provando que a Igreja estava avançando no poder do Espírito. Porém, Lucas, o autor desse livro, interrompe a descrição do sucesso e das alegrias da igreja com o triste relato da morte de Tiago e do aprisionamento de Pedro, por ordem do rei Herodes Agripa I (neto de Herodes, o grande).
Herodes foi o primeiro rei depois de seu avô a dominar toda a Palestina. Ele era judeu, porém fora educado em Roma. Seu objetivo ao matar Tiago e prender Pedro era duplo: dar um golpe mortal na igreja fazendo os cristãos abandonarem sua fé em Cristo e obter favor dos judeus ortodoxos. Por conhecer a lei e as tradições judaicas e perseguir os cristãos, conquistou a confiança dos líderes judeus, e permaneceu na graça do povo, o que lhe dava o privilégio de ler, em público, passagens da lei.
Para não causar escândalo diante de toda a população, Herodes havia decidido matar Pedro após a páscoa, isso porque durante os sete dias dos pães asmos não era permitido julgar nem executar ninguém. Se ele fizesse isso estaria indo contra a lei.
Tamanha hipocrisia era vista na vida desse imperador. Observar a lei de Deus somente para obter favor de homens e ser aceito por eles. Obedecer a Deus como troca de favor é uma afronta a Ele. É inútil. Devemos fugir da religião da barganha. Nossa obediência deve ser por amor a Deus, não por troca.
III. A INTERVENÇÃO DIVINA
A jovem igreja temia pela morte do grande líder Pedro. Ellen White diz que a igreja compreendeu “que haviam chegado em um ponto em que, sem o auxílio de Deus” eles seriam destruídos. Porém, o medo não foi empecilho para a igreja apelar para o único e mais eficaz recurso de que dispunham: a oração. Não uma simples oração, mas uma oração perseverante (ἐκτενής). A palavra utilizada por Lucas para perseverante (v.5) significa fervorosamente, ansiosamente, impacientemente. Era como se os que estavam reunidos estivessem diante da morte e precisassem clamar com todas as suas forças por suas próprias vidas. Suplicavam a intervenção divina com fervor, pois sabiam que se orassem em Nome de Jesus seriam ouvidos.
Devíamos imitar essa atitude da igreja apostólica. Quando surgirem os problemas e dificuldades, devemos recorrer imediatamente a Deus, com fervor e confiança, pois Ele nos atenderá. Não devemos procurar solucionar nenhum de nossos problemas sem antes buscarmos em Deus a Sua intervenção e sabedoria. Muitas das dificuldades e nuvens negras que pairam sobre nós são fruto da falta de oração suplicante, insistente, que busca os milagres do Deus Todo-Poderoso.
Enquanto a igreja clamava a Deus, Pedro se encontrava na fétida prisão onde Herodes o colocara. Acorrentado, acreditando que a morte seria o seu quinhão, a Bíblia apresenta a reação de Pedro diante desse negro capítulo: Pedro dormia (v.6). Dormia? Como é possível dormir em uma situação dessas? Pedro dormia pois já havia estado com Jesus em meio a tempestade, já havia visto Jesus multiplicando pães e ressuscitando mortos. Ele sabia que sua vida estava nas mãos de Cristo, e que não seria desamparado. Queridos irmãos, não precisamos nos desesperar quando passamos pelo vale da sombra da morte (Salmo 23:4), pois não estaremos sozinhos. Teremos a companhia do Rei do Universo e de seus santos anjos. Olhe para trás. Relembre tudo o que Deus fez por você até aqui. Você acha que o braço de Deus se encolheu para que não possa te ajudar? (Isaías 59:1). Ele não mudou. Confie a sua vida e os seus problemas a Deus e durma em paz em Seus braços.
No verso 7 vemos o que Deus pode fazer quando a sua igreja ora. Nada pode conter o poder de uma igreja que ora, pois o seu poder é do próprio Deus. Gosto muito do pensamento de um reverendo presbiteriano que diz assim: “Uma igreja unida em oração pode mover os céus, abalar o inferno e provocar grandes mudanças na terra. Uma vez que nada é impossível para Deus, nada é impossível para a igreja quando ela se reúne para orar. Não há na terra nenhum poder mais revolucionário do que o poder da oração. Orar é unir-se ao onipotente!”. Deus enviou um anjo em resposta as orações de sua igreja para libertar Pedro.
Os soldados que montavam guarda para que Pedro não pudesse escapar, as paredes e as grades, as cadeias que prendiam os seus braços não foram pareis para o poder da oração. A luz do anjo enviado por Deus brilhou naquele lugar e Pedro foi despertado e convidado a sair daquele lugar. Imagine que cena! Enquanto Pedro era libertado, o que a igreja estava fazendo? Orando (v. 12). Deus interviu pelas orações de sua igreja. Quando os crentes viram Pedro na porta de casa, se ficaram atônitos e cheios de alegria (v. 14 e 16).
IV. CONCLUSÃO
Deus deseja agir em nosso favor, mas para isso devemos orar, clamar insistentemente por seus milagres. Como igreja, devemos nos unir em oração pelo nosso crescimento espiritual, pelas famílias, pela missão que Cristo nos confiou (mencionar fatos atuais). Deus não somente nos ouvirá, mas nos atenderá, pois Ele prometeu, e Ele é o Deus cumpridor de promessas.
Não importa quão impossível a situação possa parecer. O Deus criador do Universo, O mesmo que abriu o Mar Vermelho, pode fazer muito mais por você e por mim do que nós podemos sonhar ou imaginar (Efésio 3.20). Nada é impossível para Ele. Com todo aquele exército ao redor de Pedro, era possível que ele escapasse? Não. Mas Deus ouviu a oração de Sua igreja que, reunida, buscou o Seu socorro. O que é impossível para você?
Precisamos entender que muitas das dificuldades que surgem em nosso caminho rumo ao Céu são chamados que Deus nos faz à oração. Se não orarmos, não veremos Deus agindo; se não orarmos, deixaremos de confiar nEle. Você está enfrentando dificuldades? Convide seus irmãos da igreja para orarem com você. Os resultados serão surpreendentes, pois Deus ama nos surpreender.
Como igreja, temos o privilégio de recorrer a Deus por meio da oração.
APELO
Deus deseja agir em nosso meio. Ele está ansioso para fazer milagres fantásticos em prol da igreja e através da igreja. Devemos apenas crer em Deus e busca-lo em oração. Você está esperando o que para ver o poder da igreja que ora? Se você não tem orado nem se reunido para buscar a Deus em oração, hoje Deus lhe dá uma nova oportunidade para recomeçar. Permita que o Deus do impossível aja na sua vida e na vida da igreja em resposta à oração. Quantos desejam, a partir de hoje, ter uma vida mais intensa de oração, individual e coletivamente?
Related Media
See more
Related Sermons
See more