Tempo de Cuidar

Devocional  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views

Boletim 2023

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Cuidar é ter atenção e ação com os necessitados

Introdução:
Na contemparaneidade as pessoas vivem enclausuradas nos seus próprios interesses, egos e soberbas. As pessoas querem resolver os seus próprios problemas e amenizar apenas os seus sofrimentos; enquanto o próximo se vire! As pessoas buscam a própria satisfação e esquecem do significado da palavra amor; cuja ação brota de um campo de obediência após ser transformada por Deus.
… Só amam a Deus e ao próximo aqueles que foram transformados pelo amor de Deus. Esse tipo de amor é nossa resposta ao amor que Deus tem por nós, e não a causa de sua aceitação de nós…Leon L. Morris.
Ao olharmos para o texto de Lucas 10.25-37, podemos extrair algumas lições como:
1- Precisamos primeiro amar a Deus e depois amar o próximo. A lei foi dada para apontar o pecado do homem e em seguida trazer arrependimento e mudança de vida. O interprete da lei conhecia a lei, mas não sabia interpretá-la. A lei foi dada para condenação e gerar conversão. A pessoa convertida iria interpretar a lei, iria entender que a vida eterna não se conquista é alcançada pela oferta da graça e essa benção é dada por Deus, porque Ele nos amou primeiro e por isso nós o amamos, consequentemente, amamos o próximo. 1Jo 4.19-21.
2- Precisamos saber quem é o próximo. O próximo é o nosso amigo, parente, irmãos em Cristo, vizinho, cônjuge ou conterrâneo? Pelas palvras de Jesus percebemos com grande evidência que o próximo tem uma conotação mais ampla do que pessoas mais chegadas, engloba a raça humana em geral. Possamos expandir o amor, o cuidado e a atenção aos necessitados. Cuidemos daqueles que caem nas mãos dos salteadores que podem ser nosso adversário, fraqueza carnal, enfermidade e prazer do mundo.
3- Precisamos ser exemplo de piedade. A questão não está no nosso falar, nem no nosso cargo, muito menos no nosso ministério e nem na nossa religiosidade, mas está na nossa atenção e atitude para com o próximo. O sacerdote e o levita frequentavam as reuniãos religiosas, zelavam pelo culto, estavam constantementes no templo e aparentavam uma vida piedosa, entretanto, na hora de praticar o cuidado e o amor a indiferença foi mais forte. Morris diz que, neste conflito, a pureza cerimonial ganhou a batalha. Eles não somente deixaram de ajudar, mas foram para o outro lado da estrada, abandonando o homem no seu sofrimento e na sua necessidade.
Por outro lado, o samaritano demostrou o que significa amar, cuidar e zelar pela vida do próximo, sem cerimonialismo e sem religiosidade, ele apenas tem atitude de cuidar pondo nas feridas óleo e vinho; levando o homem ferido a uma hospedaria no seu próprio animal e suprindo com as despezas. Verdadeiramente os religiosos e frequentadores de reuniões eclesiástica não amaram, por outro lado, aquele que sofria preconcceitos e era rejeitado, amou o próximo. Nossa piedade precisa ser vista na prática do cuidado e não ficar apenas em argumentos.
Conclusão/Aplicação: Quem é o próximo que devemos amar? Qualquer pessoa necessitada, até mesmo aquela que um dia nos ofendeu. Jesus ensina que não pode haver discriminação e nem rejeição. Como cuidar? Praticando a misericórdia, Mt 5.7. Kenneth Bailey diz que “... A oportunidade não aproveitada para se fazer o bem torna-se um mal”. Entendemos o que é cuidar? Se a resposta for sim, utilizo as palavras de Jesus para o nosso ANO DE 2023: “Vai e procede tu de igual modoLc 10.37b. FELIZ ANO NOVO!!!
Related Media
See more
Related Sermons
See more