2. DIA DAS PRIMICIAS

12 dias para 12 meses   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views

as ofertas diarias, semanais e mensais, anuais.

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
AS SACRIFICIOS DIÁRIOS, SEMANAIS E MENSAIS – fevereiro(Deuteronômio 16:16-17) porém não aparecerá vazio perante o Senhor; Cada um, conforme ao dom da sua mão, conforme a bênção do Senhor teu Deus, que lhe tiver dado.
Continuando os nossos estudos começaremos hoje pelas 3 SACRIFICIOS para que possamos ser abundantes.
Essa relação espiritual na percepção de muitos está desconexa da perspectiva natural ou material das coisas, pois deve se tratar de orações e manifestações na esfera introspectiva e vocal de cada pessoa. Talvez você esteja pensando, como assim?
As pessoas creem que isso não se trata de manifestações externas pois isso seria diminuir a verdadeira intenção desses atos de orar e louvar a Deus, porém o próprio Jesus sinaliza como que a viúva ofertou mais do que todas as pessoas pela sua manifestação externa e não simplesmente pelo valor ou intenção de ofertar – ela uniu as duas coisas (Lc. 21:1-4).
As SACRIFICIO Diários ( Vida DEVOCIONAL)
Todos os dias havia sacrifícios no Tabernáculo, o fogo deveria arder continuamente no altar (Lv. 6:13) e as ofertas eram apresentadas em forma de holocausto (Nm. 28:3; Dn. 8:11, 11:31, 12:11). Essa oferta se consistia em um cordeiro de 1 ano pela manhã e outro na viração do dia junto com 1 quarto de quilo de farinha com grãos e com azeite.
Isso tipifica a dedicação total. A oferta queimada era oferecida diariamente no tabernáculo, e os "sacrifícios diários" de Dan. 8:11, 11:31 e 12:11 referem-se a ela diariamente no tabernáculo. Como aquele que oferece a oferta queimada, Jesus, que havia oferecido a si mesmo. (Dan. 9:26 ; Filipenses 2:5-11).[1] Neste modelo de dedicação não existe uma conexão direta entre a ação e retribuição pois é um ato de absoluta devoção.
Esses momentos de oração e adoração foram instituídos como modelo para vida diária do israelita que mesmo em exílio continuava observando esses procedimentos, como períodos marcados para ter uma vida devocional à Deus.
Salmos 5:3 Pela manhã, ó SENHOR, ouves a minha voz; logo cedo te apresento o meu sacrifício e aguardo com esperança.
Salmos 119:147 Antes da aurora me levanto para suplicar o teu auxílio; em tua Palavra deposito toda a minha esperança!
Salmos 42:8 Contudo, durante o dia o SENHOR me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está sua canção de louvor. É a minha oração ao Deus da minha vida.
Pela manhã
A gente percebe que em muitas culturas e religiões asiáticas há um altar de contribuição financeira, onde as entidades têm por base uma salva onde as pessoas deixam moedas notas e coisas do tipo, ali as pessoas diariamente colocam moedas e dinheiro como uma expressão física de sua fé.
Lucas 16:8 E louvou aquele Senhor o injusto mordomo prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz.
Como entender isso? Os seus recursos financeiros e econômicos são dedicados a Deus de maneira diária, o Senhor deu ordem a Israel por meio de Moisés que um cordeiro pela manhã e outro pela tarde fossem oferecidos como oferta queimada – cordeiro do qual não se aproveita nada pois é totalmente consumido.
Há uma relação profunda da santificação do povo de maneira diária no contexto dessas ofertas. Além de ser uma pessoa de profunda comunhão diária com Deus nas leituras, orações e louvores, você completa o seu culto oferecendo e dedicando seus recursos?
SACRIFICIOS Semanais (Sabbath)(Nm. 28:9-10).
A Celebração por mais uma semana vencida.
Todo sábado repetia-se esse mesma SACRIFICIO, mas junto com O SACRIFICIO diário. Todo sábado se ofereciam dois cordeiros pela manhã e dois ao final do dia junto com 1 quilo de farinha e grãos misturado ao azeite. Essa oferta de dupla porção era em celebração por mais uma semana vencida. E onde se percebia que o ofertante duplicava sua porção de oferta pois havia um motivo maior de celebração (Nm. 28:9-10).
Como entender isso? Muitas vezes nas reuniões semanais da igreja quando há oferta especiais, ou até mesmo quando as pessoas entregam seus dízimos, as pessoas não contribuem com ofertas e não se preocupam em fazer isso de maneira especial e separada daquilo que é o comum das suas ofertas ou dízimos. Deus requereu de Israel que por conta do dia a dia o Sábado fosse lembrado.
UM SACRIFICIO Mensal
Separe a oferta da alegria (vinho) a oferta pela provisão (bezerro, cordeiros, carneiros, grãos, farinha) e a oferta por ter recebido o perdão em Jesus (o bode) apresente tudo misturado com unção do Espírito Santo (o azeite).As ofertas do início do mês eram massivas (Nm. 28:11-15) dois bezerros, um carneiro, sete cordeiros de um ano, três quilos e meio de farinha com grãos e azeite misturado. Com cada cordeiro ia um quarto de farinha, e ainda uma oferta de bebida de dois litros de vinho por bezerro e ainda um bode que representava uma oferta relacionada pelo pecado.
Era um tempo de celebração, um mês, uma etapa, uma estação do ano se passara e o israelita deveria celebrar, agradecer e pedir perdão. Esses não eram os dias das festas solenes simplesmente, mas faziam memoria delas e apontavam para a fidelidade de Deus no Kayros (etapa, estação, tempo não determinado de maneira cronológica) que só Ele controla (At. 1:7).
Como entender isso? Você está acompanhando o calendário de Deus na sua vida? Já percebeu que o mês trocou? Talvez de maneira transcendente isso faça sentido, mas seu bolso acompanhou? Separe a oferta da alegria (vinho) a oferta pela provisão (bezerro, cordeiros, carneiros, grãos, farinha) e a oferta por ter recebido o perdão em Jesus (o bode) apresente tudo misturado com unção do Espírito Santo (o azeite).
CONCLUSÃO
Infelizmente muitas pessoas misturam o fator financeiro na vida como uma ação espiritual esotérica para alcançar benefícios da divindade. Esse não é nosso objetivo ao transmitir esses estudos, mas sim dar a você o aspecto espiritual de cada ato de nossa vida financeira sem mistura ou algum tipo de misticismo.
Miqueias em um período difícil de Israel percebeu que tudo isso poderia se tornar amuleto e por isso disse:
Miqueias 6:6-8 Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus Altíssimo? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre, pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?
Claro que não estamos dizendo que você deve substituir sua devoção a Deus por dinheiro, mas a questão é, “Sua vida com Deus é completa?”
Related Media
See more
Related Sermons
See more