Pressões que destroem - ações que reconstroem

Ministério   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views

1. como enfrentar os desafios ministeriais que nos consomem, física, emocional e espiritualmente ? 2. De que maneira poderemos nos levantar dos nossos desertos emocionais e espirituais em que as vezes nos deparamos em meio ao ministério? 3. Como lidar com as pressões da demanda, da expectativa, ou mesmo da oposição ? 4. Quando olho para este texto descubro que servos de Deus, chamados, ungidos e investidos do poder e da autoridade do Senhor para o desempenho do ministério são suscetíveis a tais pressões e que podem ser destruídos pelas mesmas se constantemente não buscarem de Deus algumas restaurações. 5. Meu objetivo é tentar demonstrar que restaurações são estas que precisamos constantemente buscar para que não sejamos consumidos pelo ministério que amamos e desejamos com toda a alma e força realizar, para a glória do Senhor

Notes
Transcript
Handout
Handout
Pressões que destroem - ações que reconstroem
introdução
1. Uma das grandes dificuldades do ministério é lidar com situações de conflito que perduram no contexto da Igreja local.
2. Certamente, neste momento da sua vida ministerial, você já deve ter enfrentado situações assim.
3. Tempos em que você se vê indo em uma direção, na certeza de que esta é a vontade de Deus não somente para a sua vida, mas para toda a Igreja que lhe foi confiada por Ele.
4. Mas você também pode ver fortes lideranças que se conflitam tanto a você quanto ao caminhar da Igreja naquela direção.
5. Outras vezes, as pressões não são tão fortes como as de Jezabel contra Elias, porém, nos sentimos desgastados e consumidos, pelos pequenos incêndios que em grande quantidade e constantemente chegam às nossas mãos trazidos pelas ovelhas feridas de nosso povo. Eles nos fazem sentir o mesmo desanimo que Moisés sofreu e que nos é relatado em Nm 11 .
6. A grande pergunta que eu e você temos em mente é : como enfrentar os desafios ministeriais que nos consomem, física, emocional e espiritualmente ?
7. De que maneira poderemos nos levantar dos nossos desertos emocionais e espirituais em que as vezes nos deparamos em meio ao ministério?
8. Como lidar com as pressões da demanda, da expectativa, ou mesmo da oposição ?
9. Quando olho para este texto descubro que servos de Deus, chamados, ungidos e investidos do poder e da autoridade do Senhor para o desempenho do ministério são suscetíveis a tais pressões e que podem ser destruídos pelas mesmas se constantemente não buscarem de Deus algumas restaurações.
10. Meu objetivo é tentar demonstrar que restaurações são estas que precisamos constantemente buscar para que não sejamos consumidos pelo ministério que amamos e desejamos com toda a alma e força realizar, para a glória do Senhor

I do agir consumidor ao arder sem se consumir a restauração da saúde

1 KI 19:1-8
1-Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada.
2-Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles".
3-Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo
4-"e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: "Já tive o bastante, SENHOR. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados"."
5-Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma".
6-Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.
7-O anjo do SENHOR voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa".
8-Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar a Horebe, o monte de Deus.
1. Estes primeiros versículos nos revelam a condição emocional e física deste servo de Deus que certamente afetava a sua fé e até a possibilidade de agir espiritualmente.
2. Ele estava desgastado, consumido, arrebentado pelos subseqüentes embates com Acabe e Jezabel
3. No momento em que ele pensara que tinha conseguido a vitória tão sonhada, porque os profetas de Baal haviam sido mortos, a perseguição se intensificara.
4. Suas palavras demonstram este fato .
a. “Já tive o bastante, Senhor.” è Chega ! Não agüento mais !
b. “Não sou melhor que os meus antepassados” èEstas palavras refletem a visão que tivera de si mesmo : Fui chamado, ungido, revestido de poder, mas não vou conseguir nunca o meu objetivo que é a transformação do meu povo, eles continuam os mesmos. Meu trabalho e sofrimento foi em vão. Todos foram personificados em Acabe Jezabel. Ele se via como um fracassado
c. “Tira a minha vida” è Desisto, já desmontei a equipe, já fugi do país, abandonei os novos convertidos que creram no Deus vivo, agora o melhor que pode acontecer é Deus me permitir morrer .
d. Dorme o sono da fuga è Não quero ver ninguém. Não quero falar com ninguém. Para ser sincero, não quero nem pensar .
5. Esta é a fotografia de um obreiro consumido pelo ministério. Todas as suas forças se esgotaram. Ele ardeu, brilhou, mas foi completamente consumido. Ele está esgotado, física, emocional e espiritualmente .
6. Quantas vezes eu já me vi deste jeito.
7. Quantos são os colegas que tenho visto nesta condição. Alguns ainda não foram para o deserto simplesmente porque tem esposa e filhos e não podem impor a eles o deitar-se para dormir sob uma palmeira qualquer, mas se fossem sozinhos como Elias, já teriam ido.
8. Mas é tremendo saber que o Deus que fez milagres , como mandar fogo dos céus, no confronto com os profetas de Baal , é quem manda o seu anjo e faz outo milagres extraordinário, só para refrescar e alimentar o seu servo.
9. Não há sermão, não há delegação de missão, só há cuidado restaurador do físico e das emoções deste obreiro de Deus.
10. Para mim a grande lição que fica é da expectativa de Deus diante da nossa missão. Muitos de nós chegamos ao esgotamento total, pois usamos todas as nossas energias, todo o nosso tempo, para podermos ser luz do mundo. Pensamos que são estas energias e forças que fazem –nos brilhar a luz de Deus nesta terra.
11. Mas a vontade de Deus é que sejamos como a sarça que arde e não se consome.
12. Elias você está doente, deprimido. Sua perspectiva esta distorcida por sua doença. Agora é tempo de investir na sua saúde . Eu mesmo vou fazer milagres somente para restaurar a você .
13. O séqüito que sempre o acompanhou vai se tornar visível è Meus anjos sempre estiveram com você.
14. Meu suprimento se tornará palpável è Pão e água , fogo e sombra.
15. As vezes Deus usa sombra e água fresca como ferramentas para nos restaurar emocional e espiritualmente .
16. Alguns de nós chegamos a este ponto de exaustão espiritual e fica porque acreditamos que Deus precisa nos consumir para fazer a sua luz brilhar.
17. Ilustração do testemunho do Pr Van Egen è Workhoolic , ministrado por um irmão a gastar tempo na presença de Deus ( 1H) algumas vezes ele dormia , mas não sentia culpado pois era como se o Senhor soubesse que ele precisava e o aconchegasse em seu colo .
18. Alguns perdem os filhos e a família, pois não admitem sentar de baixo de uma arvore com eles só para jogar conversa fora , ou brincar.
19. Deus tem mandado anjos para ajudá-lo a ver a sombra a água fresca e o pão assado nas brasas .
20. Esta é a primeira restauração que precisamos . Nosso físico e emoções fazem parte do cuidado de Deus e são parte de nossa missão
II do extraordinário ao singelo e íntimo a restauração da intimidade supridora
1 Ki 19:8-13
8-Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar a Horebe, o monte de Deus.
11-O SENHOR lhe disse: "Saia e fique no monte, na presença do SENHOR, pois o SENHOR vai passar".Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do SENHOR, mas o SENHOR não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto.
12-Depois do terremoto houve um fogo, mas o SENHOR não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.
13-Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: "O que você está fazendo aqui, Elias?"
1. A segunda restauração de Deus na vida deste servo consumido e esgotado foi tirá-lo do contexto do extraordinário e levá-lo de volta ao singelo e íntimo.
2. O extraordinário, o grandioso não é supridor , na maioria das vezes é consumidor .
3. Elias vai para Horebe è O monte de Deus
4. ele obedece mas se esconde na caverna
5. Várias coisas extraordinárias e grandiosas começam a acontecer
a. Vento forte
b. Terremoto è já pensou o que enfrentar um terremoto dentro de uma caverna?
c. Tempestade e fogo
6. Mas a sensação de Elias é que Deus não estava nestas coisas. Mas no murmúrio e na brisa suave, ele estava.
7. Era como se Deus estivesse a dizer não é o extraordinário e grandioso que supre o seu coração ou revigora a sua vida, mas são estes momentos de intimidade , os mais singelos, que revigoram e fortalecem .
8. Muitos de nós pastores, investimentos a nossa vida no grandioso e no extraordinário. Um grande culto, uma grande campanha. Estamos correndo atrás destas coisas , mas nos esquecemos do mais simples . O fogo que arde mas não se consome não vem de lá, mas dos tempos que gastamos no Horebe, o monte de Deus .
9. No murmúrio da sua voz em nosso coração . Quando podemos confessar os nossos medos e demonstrar a nossa humanidade diante daquele que nos ama e trata as nossas vidas .
10. É lá que somos tratados, fortalecidos , confortados.
11. É de lá que vem não somente estratégias, mas revelações que nos conduzem ao cumprimento da sua vontade .
12. Muitos de nós vamos continuar desgastados . Alguns até abandonarão o ministério, alguns até a fé, simplesmente porque temos focado a nossa vida no grandioso e extraordinário e temos nos esquecido de sair para fora , cobrir a cabeça para sermos restaurados pelo único que pode fazer você brilhar sem se consumir .
13. É lá que aprendemos a lidar com a oposição è Um minuto de oração funciona mais do que 10 horas de articulação
14. É lá que colocamos as hostes celestiais em ação è v.10 (Deus dos exércitos) è Os anjos do Senhor nos ajudam a apagar os incêndios.
15. É de lá que virá a ordem do trono da graça para que o coração do povo seja mudado.
16. Deus vai realizar o grandioso através de você , mas lembre-se : você só será suprido pelo singelo e intimo da comunhão com o Senhor
III de cavaleiro solitário a soldado do batalhão a restauração da verdadeira realidade
1 Ki 19:9-18
9-Ali entrou numa caverna e passou a noite.(O SENHOR Aparece a Elias) E a palavra do SENHOR veio a ele: "O que você está fazendo aqui, Elias?"
10-Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me".
13-Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: "O que você está fazendo aqui, Elias?"
14-Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me".
18-No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram".
1. Precisamos ser restaurados do sentimento de solidão inerente ao ministério.
2. É interessante perceber que o senso de realidade do profeta havia sido perturbado pelo seu esgotamento. Ele acreditava que tinha ficado sozinho. Ele se sentia sozinho.
3. Ele se via como um exército de um só homem. Mas esta não era a realidade. Grande parte de 7 mil eram conhecidos de Elias .
4. No capítulo dezoito , ficamos sabendo que pelo menos 100 profetas estavam vivos e faziam parte da Igreja viva e resistente a Acabe e Jezabel que se abrigava nas cavernas.
5. Descobrimos também que dentro do palácio existiam homens que temiam a Deus e que sustentavam estes líderes da fé com recursos do palácio de modo até subversivo.
6. Sem contar tantos outros que não são citados naquele capítulo ,mas que estão sendo contados por Deus .
7. Mas ainda que esta fosse a verdadeira realidade , a realidade interior do profeta dizia que ele era um cavaleiro errante e solitário de um exército, sem homens , vencido e derrotado pelo medo.
8. Ele servia a um general extremamente complacente e que se demorava em tomar as decisões mais importantes como a de julgar a injustiça. Isto fica claro pelo comentário feito por Paulo em Rm 11.2-4
9. É neste momento que Deus precisa trabalhar o senso de realidade do seu profeta. Ele precisa entender que não é o cavaleiro solitário, mas simplesmente mais um soldado no meio do batalhão .
10. Há muita gente boa de Deus no meio do seu povo. Eles fazem parte do mesmo exército.
11. O general , ainda que seja misericordioso, sabe o que faz .
12. A estratégia da vitória já foi delineada . Ele é o vitorioso, ainda que nos pareça estranho a maneira como ele guerreia.
13. Como é importante se sentir parte do exército.
14. Nossa necessidade de orar e compartilhar com os colegas de ministério .
15. Nossos intercessores pessoais .
16. Cooperar com as igrejas e ministérios denominacionais
17. Planejar o crescimento do Reino com colegas de outras denominações
18. Eu não sou um cavaleiro solitário , sou um soldado do rei dos reis senhor dos Senhores. E ele tem levantado pessoas que são soldados comigo para serem instrumentos de Deus tanto na minha vida quanto no seu reino .
19. Você precisa deixar de ser um cavaleiro solitário.
IV de salvador da pátria a agente capacitador do verdadeiro salvador a restuaração do foco da missão
1Ki 19:15-21
15-O SENHOR lhe disse: "Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria.
16-Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta.
17-Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú.
19-(O Chamado de Eliseu) Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a décima segunda parelha. Elias o alcançou e lançou sua capa sobre ele.
20-"Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias. "Deixa-me dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe", disse, "e então irei contigo." "Vá e volte", respondeu Elias; "lembre-se do que lhe fiz.""
21-E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, tornando-se o seu auxiliar.
1. A última restauração que este texto me mostra é aquela que tem a ver com o foco da verdadeira missão de Elias .
2. O que o Senhor desejava dele . Ele esperava que Elias fosse o salvador da sua pátria. Será que este era o seu papel.
3. Não ! O redentor de Israel era o Senhor!
4. Então qual era a sua verdadeira missão ?
5. Preparar líderes, formar pessoas , ajudá-las a entender os propósitos de Deus para a sua vida .
6. E enquanto ele estivesse realizando esta obra Deus salvaria o Seu povo.
7. Muitos de nós temos nos consumido por imaginarmos que nosso papel e salvar o que esta perdido. Não ! Este papel é de Jesus .
8. Segundo a palavra de Deus em Ef 11 , nós pastores fomos dados a Igreja como um dom , um presente de Deus para capacitar os santos para o exercício do ministério .
9. Quando perdemos o foco da nossa verdadeira missão assumimos a síndrome do messias e além de nos consumirmos , nos perdemos e atravancamos o avanço da obra de Deus .
10. O nosso papel é segundo a orientação de Deus , lançar a nossa capa sobre os Eliseus que estão em nosso caminho .
11. Que desperdício um Elias solitário e um Eliseu lavrando a terra. Mas não é justamente isto que tem acontecido entre nós .
12. Minha enfermidade è 12 sermões por semana , fora todas as outras atividades, è Mudança de foco, multiplicar o ministério discipulando líderes .
13. Mas existem os Jeús e os Hasaeis da vida para serem ungidos .
14. Eles não tem a mesma visão nem os mesmos dons , fazem parte do mesmo propósito foram convocados pelo mesmo Senhor . Cabe a nós desafiá-los , ajudá-los a ter a visão da missão e capacitá-los .
15. São os que se consomem e se esgotam emocionalmente e espiritualmente os que facilmente perdem o foco da missão . Dispersam as suas forças ao invés de multiplicarem o seu potencial nas vidas daqueles que desafiamos a consagrar todas as coisas para fazer a vontade de Deus .
16. Muitas das pressões que nos desgastam podem ser atenuadas, simplesmente porque investimos tempo despertando, treinando e delegando aspectos imprescindíveis da missão com eles .
17. Ilustração è Retirar do Espírito dado a Moisés Nm 11 . è Sem isto não funciona .

Conclusão

1. Se hoje você chegou aqui com o coração, o físico, a família, e até o ministério arrebentado, saiba que Deus quer fazer uma obra de restauração em sua vida .
2. Ele quer restaurar a sua saúde è mas para isto você vai ter de consagrar a sua agenda para que ele a modifique , você está acostumado a entregar , mas hoje ele quer presentear você com o pão assado do cuidado do seu corpo, a água fresca do cuidado das suas emoções , a sombra do convívio e da alegria em família .Do prazer de poder ser restaurado, de descansar e de se fortalecer para o restante da jornada.
3. Ele quer restaurar aquela intimidade supridora è O extraordinário faz parte do seu ministério , mas o que alimenta , supre, restaura é a intimidade singela , as vezes solitária com o nosso Senhor è Mas para isto você terá de colocá-la em prioridade. O Extraordinário não se ausentará da vida de quem vive a intimidade, mas não seremos consumidos por ele ..
4. Ele quer restaurar o seus sento de realidade è Você não é o cavaleiro solitário, mas soldado do seu grande exércitoè Mas para isto ele terá de quebrar os seus mitos, flexibilizar algumas posturas suas para você aprender a formar com o batalhão. Todo cavaleiro solitário tem dificuldades em ser mais um no batalhão. Você está disposto a abrir mão do conceito que você tem de você mesmo ?
5. Ele quer restaurar o foco da missão è Você não é o salvador da pátria, você é simplesmente pastor. Um dom de Deus dado a Igreja para capacitar a cada membro a exercer o seu ministério e o seu dom è Mas para isto você precisa aprender a concentrar os seus esforços no ungir pessoas, no lançar a capa, no caminhar com elas e até na possibilidade que alguns deles possam ter porção dobrada do Espírito. è Sem que você deixe que Deus tire do Espírito dado você para repartir com eles isto não vai funcionar .
6. Você quer ser restaurado ?
Related Media
See more
Related Sermons
See more