MINHAS ESCOLHAS HOJE E SEUS REFLEXOS AMANHÃ!

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

MINHAS ESCOLHAS HOJE E SEUS REFLEXOS AMANHÃ.

TEXTO: Gn 13:7-13; 19:1-9
INTRODUÇÃO
Vivemos num mundo de escolhas, desde as mais ínfimas, OU SEJA, MENORES: como a roupa a vestir, o cardápio para o jantar, o filme a locar; até as mais complexas como: com quem casar, ONDE MORAR ou que carreira profissional seguir.
À luz do texto lido, podemos dizer que uma decisão correta DEVEM SE BASEAR EM alguns critérios:
I) CRITÉRIO ÉTICO-CRISTÃO – A DECISÃO A TOMAR ME APROXIMA OU ME AFASTA DE DEUS?
A) A decisão de Ló o aproximou das planícies férteis e para-disíacas de Sodoma e Gomorra, CONTUDO também fatalmente o aproximou do pecado.
Aproximação movida pela cobiça dos olhos (13:10)
Tg 4.1-2 “De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.”
Aproximação paulatina (13:12)
B) Enquanto isso Abraão aproximava-se de Deus, não obstante ter feito a pior escolha aos olhos humanos.
Sl 37.5 “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:”
II) CRITÉRIO RELACIONAL – A DECISÃO A TOMAR ENVOLVE BOAS OU MÁS COMPANHIAS? (13:13)
A) Ló aproximou-se de pecadores para o convívio inconsequente e passivo.
Sl 1.1 “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!”
Pv 13.20 “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.”
O significado do ditado “diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és” é simples: Para uma pessoa conhecer o teu caráter, basta analisar as companhias com quem você gosta de conviver, isto vai dar a ela “uma pista” de que tipo de pessoa você possivelmente é.
Escolher onde você vai morar a. Foi nessa escolha que Ló cometeu seu erro b. Cuidado com as "Sodomas" e "Gomorras" dos nossos dias!
B) Enquanto isso Abraão recebe a visita do sacerdote Melquisedeque e, por quatro vezes a visita de anjos.
III) CRITÉRIO ESPIRITUAL – A DECISÃO A TOMARME TORNA SENSÍVEL OU INSENSÍVEL À VOZ DEDEUS? (19:14-16)
A) Ló e sua família tornaram-se tardios, indolentes em ouvir a voz de Deus.
Os ouvidos espirituais se fecharam, o discernimento se apagou.
B) Enquanto isso observe como está a vida espiritual de Abraão:
Conversa com Deus
Recebe AS promessas de Deus
É chamado amigo de Deus
Torna-se exemplo de intercessor
IV) CRITÉRIO FUTURÍSTICO – A DECISÃO A SER TOMADA ABENÇOA OU CORROMPE OS MEUS DESCENDENTES:
A) Os efeitos lúgubres e trágicos da decisão de Ló foram extensos às próximas gerações:Esposa foi transformada em uma estátua de sal (19:26)
As filhas embriagam o pai e dele geraram a Moabe e Amom (19:30-36)
Moabitas e Amonitas passaram a ser dois povos amaldiçoa-dos (19:37-38)
B) Enquanto isso veja o que está acontecendo com Abraão(21:12)
ILUSTRAÇÃO:
Foram levantados os dados das gerações de dois contemporâneos:Jukes e Jonatan Edwards.
Ambos tiveram as mesmas oportunidades religiosas, mas Jukes declarou-se ateu e endureceu ocoração para Deus.
Da família deJukes, o ateu, foram pesquisados 560 dos seus descendentes: desses, 310 morreram em extrema pobreza; 150 tornaram-se criminosos, inclusive 7 assassinos; 100 descendentes foram alcoólatras; mais da metade dasmulheres se prostituiu.
Segundo cálculos, os descendentes de Jukes custaram ao Estado, com suas vidas desregradas, um milhão e duzentos e cinquenta mil dólares.
Quanto à família de Jonathan Edwards que era cristão praticante, com sua família, foram pesquisados 1394 dos seus descendentes, sendo constatado o seguinte: 295 receberam diplomas universitários, sendo que 23 chegaram aser reitores de universidades; 65 foram professores universitários;
3 senadores dos EUA; 3 governadores estaduais, e outros, ministros enviados a nações estrangeiras; 130 foram juizes, 100 advogados, sendo um reitor de uma faculdade de Direito, 56 médicos, sendo um reitor da faculdade de medicina; 75 oficiais na carreira militar;
100 missionários e pregadores famosos, bem como autores destacados; cerca de 80 desempenharam alguma função pública; 3 foram prefeitos de grandes cidades; um foi superintendente do Tesouro Norte Americano; um deles foi vice-presidentedos EUA.
CONCLUSÃO:
A VIDA CONSISTE EM ESCOLHAS
Mauro era um tipo de pessoa que todos adorariam conhecer. Ele sempre estava de bom humor e sempre tinha algo positivo para dizer. Quando alguém lhe perguntava: “Como vai você?”, ele respondia: “Melhor que isso, só dois disso!”.
Um dia perguntei-lhe: – Como você consegue ser uma pessoa tão positiva o tempo todo?
– Toda manhã eu acordo e digo a mim mesmo: Mauro, hoje você tem duas escolhas: ficar de bom humor ou ficar de mal humor. Então, eu escolho ficar de bom humor. E repito esta decisão o dia inteiro, a cada instante. Se alguém me irrita ou reclama de alguma coisa, seja do jeito certo ou não, eu escolho continuar de bom humor e tentar ver o lado positivo da situação.
– Mas, não e tão fácil assim, Mauro!
– É fácil, sim! A vida consiste em escolhas.
As palavras de Mauro não eram vazias. Ele realmente havia decidido viver de bem com a vida, e isso ficou muito bem estabelecido quando Mauro foi assaltado e levou três tiros. Por sorte, foi socorrido à tempo.
Ele conta que naquela hora tomou duas decisões: A primeira decisão que tomou, foi que queria viver, fosse como fosse. Mesmo que ficasse paralítico, não iria desistir da vida (essa sua obstinação facilitou o serviço de toda a equipe médica que o atendeu).
A segunda decisão, foi que iria passar aqueles terríveis momentos do melhor jeito que lhe fosse possível, e foi isso mesmo que ele fez. Quando os paramédicos lhe perguntaram se era alérgico à alguma coisa, Mauro, apesar de estar sangrando e gravemente ferido, fez com que todos caíssem na risada:
– Sou alérgico a bala!
Escolhei hoje a quem haveis de servir. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24.15
Abraão e Ló eram homens distintos, igualmente ricos e tementes ao mesmo Deus, mas um dia uma decisão a tomar sela dois destinos tão opostos e antagônicos.
Para onde estão voltados seus olhos?
Para as planícies deslumbrantes de Sodoma ou para as regiões áridas do monte Hebrom?
Cuidado, as escolhas de hoje terão seus reflexos AMANHÃ.
"Lembre-se de Ló" da próxima vez que você se deparar com uma decisão importante... a. Procure tomar essa decisão com base na vontade do Senhor e não na sua própria vontade.  b. Seu destino eterno (e de quem você ama) pode repousar sobre sua escolha! Você já tomou a decisão mais importante DE SUA VIDA!
A decisão de seguir Jesus como seu Senhor e Salvador!
Se não, porque não hoje?
Related Media
See more
Related Sermons
See more