É GRAÇA, PURAMENTE GRAÇA!

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

15. O principal dos pecadores

1 Timóteo 1:12-17
1 Timothy 1:12–17se NVI
Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade; contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.
SE LHE PERGUNTAREM O QUE É GRAÇA?
Graça é o favor imerecido de Deus, é O dom GRATUITO E sobrenatural CONCEDIDO POR DEUS COMO MEIO DE SALVAÇÃO.
ISSO QUER DIZER QUE A GRAÇA QUE RECEBEMOS NAO TEMOS DIREITO ALGUM.
Introdução Alguns títulos devem encher de orgulho àqueles que os possuem (Que tal alguns exemplos como: Pelé – o rei do futebol;
Salomão – o homem mais sábio do mundo; Davi – o homem segundo o coração de Deus... citar ou- tros positivos), mas o que dizer deste que Paulo tomou para si: o principal dos pecadores?
Este deve fazer com que o seu portador core de ver- gonha e mantenha-se muito humilde diante de Deus.
Sem dúvida Paulo tinha sido um grande pecador e comprova isto ao dizer que foi blasfemo, perseguidor e insolente (v. 13), por isso sentia-se o pior dos seres humanos (o principal dos pecadores).
O QUE ESTÁ DIZENDO É:
Embora seja eu completamente indigno, fui comissionado para proclamar o evangelho da graça de Deus; essa graça e misericórdia se revelaram de uma forma gloriosa em minha própria conversão.
Mas não acredito ser este título só dele.
Quanto mais perto de Deus procuro chegar, mais merecedor deste título me acho, e penso que qualquer ser humano poderia muito bem receber esta “distinção”.
Sendo assim, todos nós podemos aprender lições preciosas ao observarmos neste texto o que pode acon- tecer de bom até mesmo ao principal dos pecadores (que sou eu, ou você, ou qualquer pessoa).
1. Pode ser salvo por Jesus Cristo:
1.1. Uma destas lições preciosas mostra que o principal dos pecadores pode ser salvo por Jesus (v. 15).
1.2. Não há pecador que Jesus não possa salvar, nem mesmo aquele que merece o título de principal.
1.3. Nenhum conhecido de Paulo, em sã consciência, poderia imaginar que ele viria a se tornar cristão.
1.4. Paulo odiava a igreja e prendiam homens e mulheres por serem cristãos e os perseguiam até a morte (Atos 22:4 e 26:10) mas, por fim, Cristo o salvou.
1.5. Não importa o quão grande pecador você seja, você pode ser salvo por Jesus! Não importa o quão grandes pecadores sejam aqueles que vivem ao seu lado, eles também podem ser salvos. Tenha fé!
2. QUANDO PAULO DA O TESTEMUNHO DE TER SIDO O PIOR DOS PECADORES, ELE ESTÁ NOS DIZENDO QUE a misericórdia E O AMOR de Jesus Cristo PODE ALCANÇAR QUALQUER PESSOA.
2.1. É JUSTAMENTE ISSO QUE observamos neste texto: que o principal dos pecadores pode alcançar a GRAÇA E A misericórdia de Deus.
2.2. É isto que Paulo alcançou. Ele merecia castigo pelos seus atos, mas alcançou a misericórdia de Cristo que levou em conta a ignorância do apóstolo, quando ainda não conhecia a verdade (v. 13).
2.3. Paulo não recebeu só um pouquinho da misericórdia de Cristo por ser o principal dos pecadores, mas recebeu a graça de forma transbordante (Digamos: até de sobra – ainda que ela nunca seja demais) (v. 14).
Do pecado abundante para a graça superabundante “TRANSBORDOU”. Aqui, no versículo 14, a ênfase está posta na grande mudança que por essa graça se produziu na vida do apóstolo.
“E a graça de nosso Senhor excedeu ricamente.” Graça, é o favor de Deus que imerecidamente é outorgado ao eleito, produzindo vidas consagradas
Rm 5.20 “A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,”
2.4. O principal dos pecadores pode alcançar a misericórdia de Deus! Se você sente-se como sendo ele, confie na palavra de Deus e se alegre com este fato. Se você conhece outros que poderiam muito bem utilizar este título, alerte-os para esta bênção que está ao alcance deles por meio da fé em Jesus.
3. O PIOR DOS PECADORES Pode passar a ser modelo dos fiéis:
Além do mais, ao perseguir “ao extremo” a igreja de Deus, havia perseguido o próprio Cristo. “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”, lhe perguntara Jesus. (Daí, na realidade, aqui, como sempre, o homem peca concomitantemente contra DEUS!)
Tão violento e injurioso era seu ataque DE PAULO contra os crentes – sua própria respiração se tornara uma ameaça de morte (At 9.1)
PAULO FOI – alguém que cometeu atrocidade sobre atrocidade contra os que eram do “Caminho”.
3.1. Como é grande a graça e misericórdia de Jesus. Quem diria! O principal dos pecadores pode passar a ser modelo dos fiéis (Foi isto o que aconteceu com Paulo).
3.2. Cristo além de salvar Paulo, demonstra toda a sua bondade e misericórdia colocando-o em posição de destaque no reino de Deus.
3.3. (VS. 15) A confissão de Paulo com respeito ao glorioso propósito da primeira vinda de Cristo é o tema da maravilhosa declaração que poderia ser considerada como o próprio coração do evangelho, sua suma e substância. (É comparável a Jo 3.16, sobre o qual ver C.N.T.) A confissão é considerada à luz de três aspectos: 1. sua confiabilidade; 2. seu conteúdo; e 3. sua apropriação pessoal.
William Hendriksen, Teologo.
A confissão é o testemunho da experiência cristã, e é agora também a voz do Espírito Santo.
3.4. Não há impossível para Deus!
Lembre: Ele pode transformar o principal dos pecadores em modelo.
Ilustração:
Quando eu estava no último ano de estudos no seminário congreguei na igreja de minha denominação que estava mais perto de casa. Nela tive o privilégio de conhecer o Pr. Jorge Ramos Pereira, homem de Deus, modelo de amor, fé e paciência, para mim e para todos os que com ele conviviam.
Qual não foi a minha surpresa quando ouvi o seu testemunho pessoal. Aquele homem amoroso, paciente, pacifico e tranquilo, antes de conhecer Jesus havia sido guerrilheiro e entre seus colegas, na Coreia do Norte onde lutou como mercenário, era conhecido pelo apelido de cão, tamanha era a sua violência.
Eu que só conhecia o novo Pr. Jorge, se não tivesse ouvido dos próprios lábios dele aquele testemunho não sei se acreditaria.
3.5. Como podemos ver isto não aconteceu só com Paulo a 2000 anos, acontece diariamente, em todo o mundo, e pode acontecer com você e com aqueles que vivem ao seu redor. Creia no poder de Jesus!
4. Pode vir a render glórias a Deus
4.1. Quem diria, ainda vemos no texto que o principal dos pecadores pode vir a render glórias a Deus.
4.2. Paulo depois de dizer como ele era no passado (v.13) e contar o que Cristo acabou fazendo em sua vida (vs. 14-16), encerra esta parte de sua carta glorificando a Deus com estas palavras: “Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém.” (v. 17).
4.3. Temos uma lição muito grande aqui: o blasfemador, perseguidor e insolente de hoje, aquele que age contra a igreja de Cristo, pode vir a render glórias a Deus amanhã, se vier a conhecer o nosso salvador.
Sempre há esperanças! Perguntas retóricas: Não é isto o que tem acontecido com muitos de nós?
Não nos cabe bem o título de principal dos pecadores?
Não éramos nós inimigos de Deus?
Resposta: sim! Mas Deus pela sua graça tem nos transformado de tal maneira que desejamos render-lhe glórias para sempre.
4.4. Fale do amor e poder de Jesus. Isto pode levar o principal dos pecadores a render glórias a Deus!
Conclusão Creio que o título “O Principal dos Pecadores”, utilizado por Paulo para ele mesmo, poderia ser utilizado para qualquer um de nós.
Quanto mais nos aproximamos de Cristo mais assim nos sentimos. Exemplo de Isaías...
Então, sabendo pela prática o que pode acontecer de bom mesmo para o principal dos pecadores, desde que tenha a oportunidade de ouvir a mensagem de salvação por meio de Jesus, não podemos nos calar.
“Não sei por que a maravilhosa graça de Deus me foi dada a conhecer, Nem por que a mim, indigno, Cristo em amor me redimiu para si.” Tanta misericórdia ME FAZ ENTENDER QUE:
Não há caso perdido! Se houvessem provavelmente nós estaríamos entre eles. Portanto, além de agradecermos a Deus pela transformação que ele opera em nós, anunciemos a todos este poder!
Related Media
See more
Related Sermons
See more