Rute 3 Lições De Vida

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 53 views
Notes
Transcript

Lições de Vida

Rute 3

/1 Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: “Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para a sua felicidade./

/2 Boaz, senhor das servas com quem você esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira./

/3 Lave-se, perfume-se, vista sua melhor roupa e desça para a eira. Mas não deixe que ele perceba você até que tenha comido e bebido./

/4 Quando ele for dormir, note bem o lugar em que ele se deitar. Então vá, descubra os pés dele e deite-se. Ele lhe dirá o que fazer”./

/5 Respondeu Rute: “Farei tudo o que você está me dizendo”./

/6 Então ela desceu para a eira e fez tudo o que a sua sogra lhe tinha recomendado./

/7 Quando Boaz terminou de comer e beber, ficou alegre e foi deitar-se perto do monte de grãos. Rute aproximou-se sem ser notada, descobriu os pés dele, e deitou-se./

/8 No meio da noite, o homem acordou de repente. Ele se virou e assustou-se ao ver uma mulher deitada a seus pés./

/9 “Quem é você?”, perguntou ele. “Sou sua serva Rute”, disse ela. “Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador.”/

/10 Boaz lhe respondeu: “O SENHOR a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres! /

/11 Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa./

/12 É verdade que sou resgatador, mas há um outro que é parente mais próximo do que eu./

/13 Passe a noite aqui. De manhã veremos: se ele quiser resgatá-la, muito bem, que resgate. Se não quiser, juro pelo nome do SENHOR que eu a resgatarei. Deite-se aqui até de manhã”./

/14 Ela ficou deitada aos pés dele até de manhã, mas levantou-se antes de clarear para não ser reconhecida. Boaz pensou: “Ninguém deve saber que esta mulher esteve na eira”./

/15 Por isso disse: “Traga-me o manto que você está usando e segure-o”. Ela o segurou, e o homem despejou nele seis medidas de cevada e o pôs sobre os ombros dela. Depois eleb voltou para a cidade./

/16 Quando Rute voltou à sua sogra, esta lhe perguntou: “Como foi, minha filha?” Rute lhe contou tudo o que Boaz lhe tinha feito,/

/17 e acrescentou: “Ele me deu estas seis medidas de cevada, dizendo: ‘Não volte para a sua sogra de mãos vazias’ ”./

/18 Disse então Noemi: “Agora espere, minha filha, até saber o que acontecerá. Sem dúvida aque­le homem não descansará enquanto não resolver esta questão hoje mesmo”./

introdução

  1. Este texto é rico em detalhes dos costumes tanto religiosos, como culturais dos primórdios do povo de Israel
  2. Por isso ele parece distante de nós

1.    Mas na verdade ele contém lições de vida, registradas pela vontade de Deus e que nos ajudam a enfrentar as grandes decisões de nossas vidas.

2.    Nosso objetivo hoje é tentar compreender estas lições e aplicá-las ao contexto dos nossos dias .

3.    Que lições são estas ?

i Deus abençoa aqueles que se deixam dirigir pelos seus valores

1 Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: “Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para a sua felicidade.

2 Boaz, senhor das servas com quem você esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira.

3 Lave-se, perfume-se, vista sua melhor roupa e desça para a eira. Mas não deixe que ele perceba você até que tenha comido e bebido.

4 Quando ele for dormir, note bem o lugar em que ele se deitar. Então vá, descubra os pés dele e deite-se. Ele lhe dirá o que fazer”.

5 Respondeu Rute: “Farei tudo o que você está me dizendo”.

1.    Ainda que para o nosso contexto pareça estranho o conselho  de Noemi a sua nora Rute , ele fazia parte de um sistema de valores que havia sido instituído pela Lei para a preservação da família, da propriedade ( o mini-fúndio) e a segurança social

2.    Beste sistema, onde a terra representava, sustento e abrigo è Fazia com que um parente próximo fosse o resgatador destas terras para que elas pudessem permanecer como parte da família e sustento dos seus descendentes.

3.    E para que não houvesse injustiça dentro da própria família, existia a lei do levirato, que determinava um parente próximo casa-se com a viúva sem filhos e que o primeiro filho deste casamento seria considerado filho do falecido e herdeiro das terras que haviam sido resgatadas.

4.    Assim, havia uma continuidade de justiça social e familiar, bem como sustento sem exploração.

5.    Neste sistema, existiam papéis que precisavam ser executados, e que demonstravam o compromisso que tinham com os valores de Deus.

6.    Rute um compromisso de ser a esposa de alguém que poderia representar a continuidade do nome do seu marido.

7.    Noemi è de ser a inciadora dos processos e cuidar para que sua nora pudesse se casar com o parente resgatador

8.    Boaz , e um outro parente mais chegado precisariam  assumir o papel de ser o resgatador .

9.    A grande lição que podemos aprender destes papéis e costumes tão distantes da nossa realidade       é que os valores do Reino de Deus, descritos nas escrituras bíblicas nos ajudam a definir papéis e assumir compromissos que abençoam, a nós mesmos, a nossa família e a nossa sociedade .

10. Aplicação è Hoje vivemos uma anarquia de valores e papéis na vida cotidiana.

11. Contextamos os valores bíblicos e os papéis que eles nos impõem, em nome de uma liberdade pessoal, mas o resultado disto é um caos moral e social perceptível aos nosso olhos.

a.    O valor da família tem sido trocado pelo egoísmo que nos impede de fazer qualquer tipo de sacrifico de amor.

b.    O valor do amor incondicional é trocado pelo amor hedônico è se não for prazer não vivo.

c.    Papel do marido como provedor e protetor da família

d.    O papel da esposa e mãe que era o elo mais forte da unidade familiar responsável pelo cuidado maior dos filhos e da estrutura familiar .

e.    O valor do sexo como privilégio exclusivo do casamento.

12. Mas à medida em que perdemos os valores de Deus em nosso dia a dia contruímos uma sociedade anárquica, confusa e perdida.

13. Não há bênção

14. Mas quando colocamos em prática , pela fé , como certeza de que Deus tem o melhor para as nossas vidas, os valores de Deus e assumimos os papéis que eles orientam, colhemos as bênçãos que Deus deixou, semeadas pelos caminhos da nossa existência.

15. Hoje eu gostaria de desafiá-lo a assumir valores, a abandonar atitudes que Deus considera pecado e a colocar em prática os novos papéis que o Senhor tem para a sua vida .

16. Há uma bênção que ele quer derramar sobre você a medida em o obedecemos .

ii há coisas que não podemos deixar para depois

18 Disse então Noemi: “Agora espere, minha filha, até saber o que acontecerá. Sem dúvida aque­le homem não descansará enquanto não resolver esta questão hoje mesmo”.

1.    Uma segunda lição que este texto tem para nos ensinar é que há certas decisões em nossa vida que não podem ser deixadas para depois .

2.    Boás, foi capaz de entender que a atitude estrema tomada por Rute, mediante os conselhos de Noemi, não representavam leviandade em seu coração.

3.    Ainda que as palavras por ela usadas fossem fortes demais:

9 “Quem é você?”, perguntou ele. “Sou sua serva Rute”, disse ela. “Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador.”

4.    Elas representavam o seu pedido de que a lei fosse cumprida e que ele a tomasse por esposa e que o primeiro filho fosse considerado filho do marido falecido.

5.    Elas eram na verdade, uma acusação de injustiça para com o resgatador que demorava em encontrar a solução.

6.    Isto fica claro pela maneira como Boaz reage

10 Boaz lhe respondeu: “O SENHOR a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres!

11 Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.

7.    No entanto, esta atitude extrema, poderia colocar em risco a moral e a dignidade de Rute . Por isso, ele precisaria tomar uma atitude imediatamente. Nem um só dia poderia ser esperado.

8.    Assim acontece em nossas vidas. Há coisas que não podemos deixar para amanhã. Há decisões que precisam ser tomadas hoje mesmo.

9.    Há compromissos que não podemos adiar, pois a medida em que o fazemos nos tornamos repreensíveis diante de Deus e diante dos homens .

10. Você não pode adiar :

a.    As decisões de fé è

                                  i.    Jesus precisa ser o Senhor e o salvador de sua vida

                                ii.    As entregas que ele tem pedido a você são para hoje

                               iii.    Os vínculos que precisam ser quebrados são para hoje

b.    Os consertos de família

                                  i.    Há coisas que precisam ser colocadas em prática hoje para bênção da sua casa è Quem ama , não quer ver nos olhos da pessoa amada, nem se quer uma lágrima desnecessária .

c.    O perdão a ser repartido

d.    A restauração a ser compartilhada .

e.    Não adie a educação de seus filhos

f.     Não adie o gesto de amor

11. Não adie o inadiável

iii há ações intransferíveis

1.    Outra lição que este texto nos ensina é que existem ações que são intransferíveis .

2.    Esta era a consciência  de Noemi ao afirmar :

1 Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: “Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para a sua felicidade.

3.    E da mesma maneira Boaz  tinha esta consciência que só ele poderia ser o instrumento de solução desta questão pendente

11 Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.

12 É verdade que sou resgatador, mas há um outro que é parente mais próximo do que eu.

13 Passe a noite aqui. De manhã veremos: se ele quiser resgatá-la, muito bem, que resgate. Se não quiser, juro pelo nome do SENHOR que eu a resgatarei. Deite-se aqui até de manhã”.

4.    Na vida há coisas que não podemos transferir a outros. São nossa responsabilidade!

5.    Se não fizermos o prejuízo será irreparável .

6.    Lembro-me da História de Davi è quando ele tentou  transferir o cuidado do coração de seus filhos, especialmente de Absalão , aos irmãos, sogro, amigos, mas esta era uma missão que só ele poderia cumprir .

a.    O coração de seus filhos só poderão ser tratados por você

b.    Não tente transferir para :

                                  i.    A baba, empregada

                                ii.    Creche

                               iii.    Avós

                               iv.    Escolas

                                v.    Igreja

c.    Este é um tesouro que só pode ser manipulado por suas mãos . ‘

7.    A sua fé é intransferível è Seus pais podem ter encaminhado você , mas só você prestará contas das suas decisões a Deus .

8.    O seu caminho è só você

9.    A sua família

10. Não tente transferir o intransferível, toda a vez que o fazemos , colhemos o fruto amargo da dor  tanto para nós quanto para aqueles que amamos .

11. Assuma a sua responsabilidade, tome as suas decisões . Busque a graça de Deus , ele quer ser seu conselheiro em cada uma destas etapas da vida .

12. Ele é o único que pode ajudá-lo no que é intransferível.

iv Todos nós precisamos de um resgatador

1.    É interessante perceber que Deus coloca, tanto na história quanto na cultura alguns referenciais que nos ajudam a entender o quanto precisamos dele como nosso Deus e salvador .

2.    Nos chamamos , em termos teológicos, estes referenciais de tipos de Jesus, modelos que nos ajudam a referenciar o que Jesus veio fazer entre nós .

3.    A história de Rute nos ajuda a compreender que todos nós precisamos de um resgatador.

4.    Que todos nós estamos a procura de um salvador .

5.    Alguém que possa entrar em nossa história e pagar o preço do nosso resgate.

6.    Antes de encontrar o resgatador, vivemos sem esperança, em um sentimento de que até Deus nos  abandonou ( Noemi, cap 1)

7.    Chegamos a encontralo, quando pela fé seguimos  em direção a terra de Deus e o povo de Deus .

8.    Mas vemos o seu amor quando  de um modo, tremendamente vulnerável, pedimos que ele seja o nosso salvador .

9.    Jesus veio a este mundo para que pudéssemos ser resgatados.

a.    Do poder e da pena do pecado

b.    Do poder destruir de Satanás

c.    Da solidão de se andar pelos caminhos da vida sem quem nos ampare

10. Hoje Jesus quer ser o seu resgatador , o seu salvador, o seu Senhor.

11. O seu marido.

conclusão

1.    Este texto nos ensina quatro grandes lições de vida

2.    Deus abençoa aqueles que se deixam dirigir pelos seus valores e papéis

3.    Há coisas que não podemos deixar para depois

4.    Há ações que são intransferíveis

5.    Todos nós precisamos de um resgatador .

6.    Hoje o senhor o convida a ter um resgatador , a aprender a viver debaixo dos valores do seu reino, há não se demorar nestas decisões, e a entender que elas são intransferíveis , só você pode tomá-las .

7.    O que você pretende fazer ?

Related Media
See more
Related Sermons
See more