SERMÃO - APOC 13.1-10 - Est. 29 - Os Aliados do Dragão - Parte 1

Notes
Transcript
Apocalipse 13.1-10Os Aliados do Dragão – Parte 1 – A Besta que Emerge do Mar
©Rev. Saulo Pereira de Carvalho - 01.05.2022 - (Barclay/Hendricksen/Kistemaker/Ladd/Lopes/Phillips/Pohl/Simeon/Vieira/Wilcock/LOGOS)
Introdução
TEMA: Os Limites do Adversário, o Diabo: 1. Geográfico – v.13 / 2. Tempo – v.14 / 3. Poder – v. 15-16
Estudando o Apocalipse, precisamos constantemente perceber que não estamos lendo história futura de um jornal, mas estamos aprendendo as realidades espirituais de nossa era atual através de um livro de imagens visionária-profética.
No entanto, as visões fornecidas a João em Apocalipse devem ser tão familiares aos crentes quanto as parábolas conhecidas de Jesus, como as do filho pródigo e do bom samaritano.
Um exemplo: cap 12. Essa dramatização da guerra espiritual na era da igreja mostra como Satanás falhou em destruir Jesus em sua primeira vinda e que agora Satanás se enfurece contra a igreja com raiva por seu inevitável fracasso.
Um segundo princípio a ser lembrado é que os símbolos do Apocalipse devem ser interpretados não a partir de especulações sobre os acontecimentos atuais, mas de paralelos no Antigo Testamento.
Um exemplo: 12.18 - O leitor familiarizado com as imagens do AT espera que algum mal terrível apareça, já que o mar é o reino do caos e da rebelião, um sinônimo virtual para o Abismo do Inferno.
A visão do capítulo 11 anteriormente falava da "besta que se levanta do poço sem fundo", que faz guerra contra a igreja testemunhando (11:7). Agora essa mesma guerra será retratada do ponto de vista inimigo: "E eu vi uma besta saindo do mar" (13:1).
Tema: A Besta que Emerge do Mar:
A Descrição da Besta – vs. 1-4
Dan. 7.1-8 - As bestas de Daniel representavam os impérios da Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma que sucessivamente surgiriam na história. Cada um desses reinos prejudicaria o povo de Deus, mas acabaria sendo suplantado por Cristo - 7:18.
eles dão a impressão geral da besta como vindo com poderes, governantes e tronos sob seu controle.
os números 10 e 7 = de "completude e plenitude", indicando o poder e autoridade abrangentes exercidos pela besta.
As sete cabeças também podem ser destinadas simplesmente a identificar esta besta com as de Daniel 7, já que entre elas as quatro bestas de Daniel tinham sete cabeças e dez chifres (Dan. 7:3-7).
V. 1: "A besta marinha simboliza o poder perseguidor de Satanás encarnado em todas as nações e governos do mundo ao longo de toda a história.... Na besta, o poder perseguidor de Satanás torna-se visível."
"nomes blasfemos em suas cabeças" (v.1). Isso aponta para falsas alegações de deidade feitas por governantes terrenos. Os imperadores romanos deram a si mesmos os títulos de Senhor, Salvador, filho de Deus, senhor e deus.
V. 2 - Esta descrição combina as diferentes bestas da visão de Daniel, cada uma das quais enfatizou reinos separados. Esta besta, portanto, é uma composição de todas as bestas que Daniel viu.
Isso sugere que a besta de João é maior do que qualquer um dos impérios individuais, mesmo o de Roma. A besta do mar representa "todos os... impérios ao longo da história humana que se posicionaram contra Deus e seu povo."
V. 3 mesmo golpeada de morte, ela se cura através de outro governante que se levanta em outro tempo ou local..
V. 4 - a besta reune falsa adoração a si mesmo, e através de si mesmo para Satanás É um fato notável da história que os tiranos mais desprezíveis têm sido muitas vezes extremamente populares e têm provocado adoração virtual de seu povo.
Só Deus é incomparável. No entanto, através do incrível poder terrestre da besta, Satanás se aproveita da glória divina usurpada.
Em sua primeira epístola, João alertou os crentes sobre falsos sinais e maravilhas: "Amado, não acredite em todos os espíritos, mas teste os espíritos para ver se são de Deus" (1 João 4:1).
O Poder e Autoridade da Besta – vs. 5-9
V. 5 = toda a era da igreja - esta besta representa mais do que a Roma antiga que perseguiu as igrejas da época de João — ela representa toda a violência dos impérios terrestres que se opõem ao reino e ao povo de Cristo (“muitos anticristos”- 1 Jo 2:18).
O Anticristo é uma figura que aparecerá no final, mas é representada ao longo da história da igreja por muitos que são como ele.
1 João 4:3; 2 João 7).
Uma das características mais significativas da besta em Apocalipse 13 é a forma como ele imita a morte e a ressurreição de Jesus.
Em Apocalipse, Cristo usa "muitos diademas" (19:12), então a besta tem suas muitas coroas; Cristo tem um nome digno escrito nele (19:12), então a besta tem nomes blasfemos; Cristo tem pessoas "de todas as tribos e línguas e pessoas e nação" (5:9), então a besta assume o poder "sobre cada tribo e pessoas e língua e nação" (13:7); Cristo é adorado junto com Deus (7:10), então a besta exige falsa adoração junto com Satanás (13:4).
V. 3 - Paralelos no texto grego deixam clara a conexão com a morte e a ressurreição de Cristo.
Embora nenhuma dessas explicações seja conclusiva, os cristãos podem ter certeza de que Satanás e sua besta procurarão confundir o mundo imitando a ressurreição de Cristo. (enganar, se possível, até os próprios eleitos de Deus – Mt 24.24).
Satanás usa o poder sobrenatural para ganhar falsa adoração... tentou o próprio Jesus “se prostrado me adorares” Mt. 4.
Os cristãos podem identificar a falsa adoração de Satanás e sua besta quando ela deriva do poder bruto e da glória terrena, agindo ao contrário da Palavra de Deus e afastando as pessoas da fé em Jesus.
Sempre que somos chamados a dar lealdade inquestionada a um governante humano, devemos vê-lo como a besta por trás da qual está Satanás em sua tentativa desesperada de usurpar o trono de Deus. Isso não quer dizer que todo governo seja mau.
Paulo usou sua cidadania romana e foi frequentemente ajudado por funcionários romanos honestos.
A besta é vista quando o governo toma o lugar de Deus em nossas vidas e quer apagar Deus de nossa sociedade...
A besta pode ser uma pagã que ataca o ensino bíblico ou um ateu que elabora argumentos astutos contra a existência de Deus.
Hoje, os secularistas exigem que a ciência tenha a última palavra sobre tudo, incluindo moralidade e crenças finais...
A besta fará seus servos zombarem do estilo de vida cristão, desprezarem os pecados de cada crente, e ridicularizarão até mesmo as virtudes cristãs mais piedosas e sagradas como sendo tolas, vaidosas e ignorantes.
V. 7 - A besta vai ainda mais longe do que blasfemar Deus e cristãos, e querer adoração. Sua segunda agenda é perseguir violentamente os cristãos quando eles se recusam a dar a adoração que pertence apenas a Deus.
Note que é contra os cristãos como "santos", que a besta faz guerra. Não é por nossos pecados e muitos defeitos que o mundo nos odeia, mas pelo trabalho salvador de Deus em nossas vidas.
A exigência do imperador romano por adoração ligava João e seus leitores diretamente a Daniel e seus amigos na corte do déspota babilônico Nabucodonosor, que criou uma imagem dourada de si mesmo e exigiu que toda a nação se curvasse diante dela.
Quando os amigos fiéis de Daniel se recusaram a cometer idolatria, eles foram jogados em uma fornalha ardente (Dan. 3:1-23).
”e os vencesse” – os tiranos geralmente terão sucesso - Assim foi no Império Romano (os cristãos no coliseu enquanto a idolatria florescia em todos os lugares. Assim foi na China quando os comunistas aprisionaram praticamente todos os pregadores cristãos.
E assim pode ser aqui, onde o avanço das perversões morais ameaça fazer da leitura da Bíblia uma atividade criminosa.
v. 7-8 - a besta tem autoridade "sobre...” A besta de Satanás entrincheirará sua influência em todos os cantos do mundo e em todos os segmentos da sociedade, finalmente ganhando a adoração de todos os que não são protegidos pela fé em Cristo.
A Perseverança e Fidelidade dos Santos – v. 10
João registra sua visão da besta para alertar os crentes do que esperar, começando pelas igrejas da Ásia que enfrentaram o bestial imperador romano Domiciano, passando pelas perseguições no decorrer da história, até os dias de hoje e até Jesus voltar...
1) Nossa fonte de esperança - Onde os cristãos podem encontrar esperança de salvação contra uma besta tão terrível, que exerce o domínio mundial e a autoridade?
Resposta: no Deus soberano que tem domínio e autoridade sobre este mundo, sobre Satanás e sua besta, e sobre nossas vidas.
v. 7 - A besta depende do que lhe é permitido: ele foi "autorizado" a lutar contra os santos e "foi dada" autoridade sobre as nações
Essas coisas não são ditas de um verdadeiro soberano! Deus é o verdadeiro Soberano, e ele emprega até Satanás e sua besta para seus próprios propósitos sagrados, que incluem o julgamento do mundo incrédulo.
v. 8 - Mais importante, João nos lembra que os crentes são eternamente seguros na vontade soberana de Deus.
Este versículo ensina que todos os que acreditam em Jesus Cristo como Senhor e Salvador foram predestinados por Deus a serem salvos e tiveram seus nomes escritos "antes da fundação do mundo no livro da vida".
É por graça soberana que o nome de qualquer um está neste livro, o resultado disso é a vida eterna.
A morte expiatória de Cristo "tornou o livro da vida possível, pois foi o cordeiro morto que se tornou o sacrifício pelo pecado e permitiu que o povo de Deus tivesse 'vida'. 
Jesus disse para os discípulos "se alegrarem porque seus nomes estão escritos no céu" (Lucas 10:20).
O que importa em você, portanto, não é sua configuração terrena — sua riqueza, posição, aceitação na sociedade, poder ou influência — mas que seu nome está escrito no Livro da Vida.
Só podemos saber disso, confiando em Jesus como Filho de Deus e Salvador, sendo purificado de nossos pecados pelo sangue do Cordeiro que foi morto.
2) Nossa vocação em perseguição – v. 10 - Com a soberania de Deus fornecendo esperança aos cristãos que sofrem, João nos direciona para o nosso humilde chamado: cativeiro e espada...
O povo de Cristo é informado de que podemos esperar cativeiro e prisão injusta, então quando isso acontecer devemos abraçá-lo como nossa vocação como testemunhas de Cristo.
Mesmo que sejamos mortos como mártires, este é o chamado de Deus para o nosso testemunho evangélico.
Este chamado não nos impede de tomar medidas prudentes para evitar perseguição, mas significa que quando a perseguição vem, os cristãos devem abraçá-la com fé e uma determinação para fazer a vontade de Deus.
Jer. 29.11 eles deveriam abraçar seu exílio como plano de Deus para sua salvação final. Ele os lembrou: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais"
Rm 8.36-37 - Mesmo quando os cristãos são levados ao massacre, devemos lembrar a vontade de Deus através da morte de Jesus e entender que a vitória está próxima.
3) A Vitória através da perseverança v. 10
Satanás e sua besta, juntamente com seus seguidores, pensam que somos derrotados quando somos colocados em perseguição, mas através da perseverança na fé os cristãos têm a vitória através de Jesus Cristo.
João enfatizou esse mesmo princípio: "Esta é a vitória que vence o mundo — nossa fé" (1 João 5:4).
Roma levou os cristãos para o coliseu no 2º. e 3º. séculos. Mas, no século IV, o próprio imperador inclinou o joelho para Cristo.
Os comunistas na China prenderam todos os pregadores. Mas esses pregadores passaram vinte anos na prisão orando, e voltaram com um poder evangélico que fez com que o evangelho varresse o país.
exemplo de triunfo através da perseverança foi dado pelos amigos de Daniel, que se recusaram a se curvar ao ídolo de ouro de Nabucodonosor. Eles foram jogados na fornalha em chamas, mas não foram consumidos, como todos pensavam que aconteceria. Em vez disso, eles ficaram, ilesos, acompanhados por Alguém cuja aparência era "como um filho dos deuses" (Dan. 3:25).
Quando possuímos Cristo pela fé, apesar de toda a perseguição, ganhamos a vida eterna, justificativa pela graça, adoção como filhos de Deus, e uma herança em glória.
Com essas bênçãos eternas também temos sua ajuda diária, quando nos recusamos a ceder à besta, mas perseveramos na fé. Jesus nos encoraja através de Isaías 43.1-3:
Related Media
See more
Related Sermons
See more