SERMÃO - APOC 14.1-5 - Est. 31 - A Bênção dos Redimidos

Notes
Transcript
Apocalipse 14.1-5A Bênção dos Redimidos
©Rev. Saulo Pereira de Carvalho - 12.06.2022 - (Barclay/Hendricksen/Kistemaker/Ladd/Lopes/Phillips/Pohl/Simeon/Vieira/Wilcock/LOGOS)
Introdução
ANTERIOR: A Besta que Emerge da Terra - O Braço Religioso de Satanás / 1. Falso Profeta / 2. Enganador / 3. Perseguidor / 4. Manipulador. (666 = número que todos sabiam a que se referia / como o 13 hoje....)
REDIMIDOS = que foi perdoado e libertado – a ideia do resgate de um penhor. TRANSFORMADOS
Ap. foi escrita para transmitir esperança aos leitores do 1º.Séc de João. Aqui, João repete uma visão anterior dos 144.000 santos resgatados, que foram vistos no cap 7 em meio às perseguições e calamidades do mundo.
Agora a igreja redimida chegou ao Cristo glorificado. Após a guerra mortal retratada nos capítulos 12 e 13, começa o capítulo 14: "Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião.." (14:1).
Ap 14 garante que nossa perseverança na fé levará à salvação. A razão da nossa confiança não é nossa proeza em matar dragões, mas que Jesus, o Cordeiro que foi morto, está exaltado em autoridade soberana sobre a Sião celestial.
A Identidade dos Redimidos – v. 1
Em João 10:28, “jamais perecerão, e ninguém as arrebatará de minha mão”.
144.000 representam a totalidade do povo de Cristo: passado, presente e futuro.
Este número une as doze tribos de Israel e os doze apóstolos de Cristo, doze vezes doze, multiplicados por mil para retratar "uma grande multidão que ninguém poderia numerar" (7:9).
Além disso, as descrições dadas aos 144.000 nesta passagem são verdadeiras da totalidade do povo de Cristo.
João os identifica como tendo "seu nome [de Cristo] e o nome de seu Pai escrito em suas testas" (14:1). Anteriormente, nos disseram que todos, "pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos" (13:16), receberam a marca da besta na testa e na mão.
Essa marca significa PERTENCER (escravo), ou IDENTIFICAR como parte, para ser protegido (soldado fardado...).
Não é Literal, mas sim um compromisso de cosmovisão (na testa) e compromisso de vida (na mão)...
Se você se sentasse com um cristão e um não-cristão hoje, não haveria uma marca visível para distingui-los. O texto fala de símbolos da grande realidade espiritual que corresponde à fé ou à incredulidade.
Dizer que o nome de Deus está escrito na testa de alguém é uma maneira figurativa de afirmar que a pessoa pertence a ele e está protegida por sua presença.
a visão mostra que você é finalmente definido por sua postura em relação a Jesus. Abraçá-lo na fé requer que você renuncie à sua lealdade ao mundo e ao pecado, mas garante um destino eterno com ele em glória.
Os 144.000 também são descritos como aqueles "que foram resgatados da terra" (14:3). O Cordeiro não está com uma elite espiritual entre os crentes ou uma futura reunião de crentes judeus étnicos, mas com todos os que foram redimidos do pecado pelo preço de seu sangue.
O Lar dos Redimidos – v. 1
O local de habitação dos redimidos = "no Monte Sião", com "O Cordeiro" (14:1).
Enquanto Satanás, o dragão, "ficou na areia do mar" (12:17) ao chamar as bestas para ajudar sua rebelião, Jesus está na rocha da montanha sagrada de Deus com seus santos.
14:3 menciona "as 4 criaturas vivas" e os 24 "anciãos", que servem antes do trono de Cristo nos céus.
João e seus leitores são encorajados à medida que enfrentam a perseguição romana.
Em vez de começar onde estamos em nossa fraqueza, dúvida e aflição terrena, olhando para a frente com ansiedade sobre nossas perspectivas futuras, devemos reverter o processo. Devemos, em vez disso, fixar nossas mentes na certeza do nosso futuro, no Monte Sião, onde o Cordeiro está na vitória, trabalhando de volta para encontrar esperança em nossas tribulações atuais.
Não precisam ter ansiedade quando se trata de nossa guerra espiritual contra Satanás, pecado e oposição do mundo.
Vendo Jesus de pé sobre Sião, temos certeza de que todas as promessas de Deus para nós serão cumpridas, que aqueles que carregam seu nome serão mantidos seguros, e que nossas vidas de fé serão coroadas com sucesso.
A Atividade dos Redimidos – v. 2-3
14.2 - O canto em glória vai superar qualquer experiência, crescendo com o rugido de uma cachoeira e o som do trovão, uma vez que é feito por "uma grande multidão que ninguém poderia numerar, de todas as tribos e povos e línguas, diante do trono e diante do Cordeiro, vestido com vestes brancas, " como Apocalipse 7:9 descreveu os 144.000.
14.3 - A visão de João nos mostrou a identidade, o lar e caráter da igreja redimida de Cristo. Sua ênfase, finalmente, está na atividade dos redimidos, como eles adoram a Deus e o Cordeiro em canção alegre...
Muitos cristãos se deleitaram com a experiência de cantar junto com uma grande multidão adoradora, seja em uma grande igreja ou em uma conferência cristã.
nossa adoração é dirigida a Deus e ao Cordeiro, cujo trono está cercado por esses seres gloriosos.
"ninguém poderia aprender essa canção” – como no Natal que o mundo canta nossas músicas mas não entendem nada, nem sentem nada no coração ao cantar.
o cristão, que provou a amargura da convicção pelo pecado, conhece a alegria da canção do redimido em Cristo.
Apenas o crente lutando, sofrendo as farpas do dragão, da besta, e do falso profeta neste mundo maligno, levanta seu coração com verdadeira alegria ao ver o Cordeiro de pé no Monte Sião.
O Caráter dos Redimidos – v. 4 - 5
A. PUROS - V. 4 - A primeira descrição do caráter cristão deixou muitos leitores perplexos. Seria possível tomar este verso de várias maneiras errôneas: a) uma elite espiritual que ganhou seu status através do celibato como uma prática meritória. B) feministas usaram mal esse versículo para reclamar da suposta antipatia da Bíblia para as mulheres. C) uma atitude negativa para a sexualidade em geral, uma vez que as relações sexuais parecem ser descritas como profanações.
a Bíblia ensina que a intimidade sexual entre marido e mulher é um presente sagrado de Deus projetado para unir seus corações no casamento. A pureza sexual na Bíblia envolve tanto abstinência fora do casamento quanto fidelidade no casamento (Hb 13.4).
Paulo não só usa o casamento como metáfora para a união de Cristo e sua igreja (Ef 5:32), mas ressalta que a união sexual é essencial para a fidelidade conjugal (1 Cor. 7:5).
tomar esta declaração simbolicamente. "A pureza em questão é a da fidelidade espiritual." Leon Morris acrescenta: "Isso significa que as pessoas em questão se mantiveram completamente livres da relação com o sistema mundial pagão. Eles fizeram jus ao que está implícito em seu noivado com Cristo."
A pureza espiritual não pode ser separada da pureza moral, é claro. . Embora Paulo tenha condenado os sexualmente imorais, adúlteros e homossexuais praticantes, ele acrescentou: "E esses foram alguns de vocês. Mas você foi lavado, santificado, você foi justificado em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus" (1 Cor. 6:9-11).
Contraste com 14.8... Portanto, a ênfase do versículo 4 na pureza espiritual e moral contrasta com o estado daqueles que se contaminaram através do adultério com o sistema mundial idólatra.
B. OBEDIENTES seguem o Cordeiro... Onde Cristo nos chama para ir, temos que ir; o que Cristo nos chama para fazer devemos fazer. Seu caminho se torna nosso caminho, e embora possa parecer estreito, leva à vida eterna.
Primícias - Os primeiros frutos eram o melhor de cada colheita. Eram o antegozo e o símbolo do que viria depois; ofertá- los era consagrar a Deus, simbolicamente, a colheita inteira.
C. VERDADEIROS – v. 5. Entre os que são condenados em 21.8 estão os mentirosos.
Enquanto o mundo "trocou a verdade sobre Deus por uma mentira" (Rom. 1:25), os crentes rejeitam a idolatria e promovem ativamente a verdade evangélica pela qual mentirosos e todos os outros pecadores podem ser redimidos.
Apenas Jesus é inocente em ficar sem nenhum pecado (ver João 8:46). Mas como pecadores redimidos, os cristãos devem ser capazes de elogiar nosso testemunho a Cristo com vidas de integridade espiritual, poder e coragem evangélica.
CONCLUSÃO: Como os Redimidos devem viver HOJE
isso nos fornece uma agenda para adorar a Deus mais plenamente agora na terra: vendo-o mais claramente através do estudo de Deus em sua Palavra, humilhando-nos diante de sua incrível e santa majestade, e cultivando um amor por Deus com base em seu amor redentor por nós em Jesus Cristo.
APLICAÇÃO
Mesmo vivendo numa cultura rebelde a Deus, e confundidos pelos falsos profetas e falsos ensinamentos, olhemos com firmeza para nossa salvação final. O Cordeiro está em pé sobre o monte Sião.
Lembre-se de seu eterno lar. Mantenha sua PUREZA, sua OBEDIÊNCIA e não abra mão da VERDADE, enquanto estamos aqui labutando. Não se deixe vencer pela tentação de andar segundo os valores deste mundo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more