SERMÃO - APOC 15.1-8 - Est. 34 - As Sete Taças da Ira

Notes
Transcript
Apocalipse 15.1-8As Sete Taças da Ira
©Rev. Saulo Pereira de Carvalho - 11.09.2022 - (Barclay/Hendricksen/Kistemaker/Ladd/Lopes/Phillips/Pohl/Simeon/Vieira/Wilcock/LOGOS)
Introdução
ANTERIOR: A Grande Colheita: 1. Promovida Por Jesus – 14-16/ 2. Promovida para Felicidade dos Salvos – 13 / 3. Promovida para Juízo dos ímpios – 17-20
Chegamos agora à Quinta seção paralela...
Estas séries de visões mostram que os julgamentos terrenos de Cristo seguem uma sequência.
Os 7 selos mostram Cristo como julgando a fim de conter a violência do mundo na igreja, permitindo que seu povo passe com segurança através deste mundo para o céu. As 7 trombetas servem para alertar as nações do julgamento final e oferecer-lhes a oportunidade de arrependimento. As 7 taças lançam julgamento final para destruir os poderes perversos que se recusam a se arrepender.
No AT a Babilônia de Nabucodonosor, foi impedida de destruir totalmente o povo de Cristo, foi prevenida do julgamento de Deus, e foi destruída pelos divinamente ordenados conquistadores medo-persas quando a Babilônia não se arrependeu.
A mesma sequência de julgamento - contenção, advertência e destruição - cairá sobre todas as potências mundiais que se erguem contra Cristo, até que o julgamento final remova toda a oposição e inaugura o reino eterno de Deus.
Tema: AS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS
O Fim da Ira de Deus Através do Julgamento – v. 1
Há uma relação entre os sete selos, sete trombetas e sete taças.
Os sete selos = toda a era da igreja, com apenas o sétimo selo correspondente ao retorno de Cristo e ao julgamento final.
As sete trombetas, de igual forma. O sentido em que as sete taças terminam a ira de Deus corresponde a esta sequência.
As taças mostram a Deus como um julgamento final sobre seus inimigos na história.
"Eles são as últimas pragas na que completam os avisos de Deus para um mundo impenitente." As taças da ira com os flagelos mostram o que acontece quando os julgamentos iniciais e parciais de Deus são ignorados.
William Hendriksen explica: "Quando os ímpios, muitas vezes avisados pelas trombetas do julgamento, continuam a endurecer seus corações, a morte finalmente os mergulha nas mãos de um Deus furioso."
Consumou a cólera de Deus” = chegou o tempo do final da história, terminou a paciência de Deus.
A Salvação Através do Julgamento – v. 2
V. 2 - Vimos em Apocalipse 4:6 que o "mar de vidro, como cristal", estava diante do trono de Deus no céu.
Os santos estão agora diante daquele mar de cristal, tendo chegado em segurança através das dificuldades da Terra.
O mar é uma imagem bíblica para os poderes do caos e do mal que se erguem contra a criação e o governo de Deus.
Foi do mar, afinal, que o dragão convocou a primeira besta para aterrorizar o povo de Deus.
As ondas furiosas foram agora paradas, mostrando a conquista permanente de Deus sobre o mal e o pecado.
O mar de cristal é, portanto, uma visão gloriosa do poder soberano de Deus como Criador e seu triunfo como Redentor.
O mar de vidro agora está "misturado com fogo" (2). Este brilho vermelho lembra "do fogo pelo qual os Mártires passaram, e ainda mais da ira prestes a cair sobre o mundo que os havia condenado".
Os santos louvando a Deus ao lado do mar de cristal do céu são identificados como "aqueles que conquistaram a besta e sua imagem e o número de seu nome" (v. 2). A "besta" refere-se aos poderes tirânicos a serviço de Satanás, que na época de João estavam concentrados no imperador romano Domiciano.
Muitos dos santos chegaram ao céu tendo sido cruelmente mortos na terra pelos servos da besta. Então, como podem ser nomeados conquistadores sobre ele? A resposta está em 12:11... Os santos foram vitoriosos mantendo firme em sua fé a única expiação para o pecado, o dom de Deus de seu Filho, Jesus, para morrer na cruz.
William Barclay escreve: "Foi o fato de que eles morreram que os fez vencedores; se tivessem permanecido vivos por serem falsos à sua fé, eles teriam sido os derrotados.
A visão dos santos segurando harpas em suas mãos mostra que o uso de instrumentos musicais não era apenas para o cenário do templo do Antigo Testamento.
O Propósito do Julgamento – 5-8
O santuário da "tenda de testemunhas", é a contrapartida celestial ao tabernáculo em que Deus habitou durante as andanças de Israel, conectando assim a vitória do povo de Deus com a presença de Deus que os acompanhava.
É de acordo com o testemunho da lei de Deus que as pragas finais vêm da santa presença de Deus para julgar nações entregues ao pecado.
O tabernáculo também testemunhou a misericórdia de Deus, uma vez que sacrifícios expiações foram oferecidos lá pelo perdão do pecado de seu povo.
Agora, essa mesma misericórdia de Deus para o seu povo expressa-se no julgamento final daqueles que persistem, como o Faraó de antigamente, em afligir a igreja.
Este tabernáculo celestial deve confortar os cristãos que enfrentam a ameaça ou a realidade da aflição no mundo.
Deus permanece entronizado no céu, para que nada possa acontecer sem sua vontade. Seu caráter santo não muda, de modo que o pecado deve ser sempre julgado, tanto na história quanto no seu fim.
Sua fidelidade ao pacto garante que seu povo será mantido sob perseguição para não vacilar e que seus opressores serão abatidos sob pragas que vêm do céu.
Sua misericórdia, revelada na aliança de graça da Bíblia, garante que os crentes em Jesus serão pessoalmente redimidos do pecado e redimidos corporativamente para ficar ao lado do mar de cristal do céu regozijando-se em louvor.
Como resultado, nenhuma nação ou poder que se rebele contra ele e persegue seu povo será capaz de se levantar. Ou serão julgados na história e destruídos ou enfrentarão a fúria final de Jesus Cristo no dia de seu retorno para salvar sua igreja.
V. 8 -Ao dizer que esta nuvem de glória encheu o santuário "até que as sete pragas dos sete anjos foram concluídas", João indica que nada pode deter a ira final de Deus quando ela vem e que nenhuma mediação permanece para aqueles cuja rebelião na incredulidade os trouxe sob as pragas da ira de Deus.
CONCLUSÃO: Tudo para a Glória de Deus – 3-4
Assim como Moisés e os israelitas cantaram um hino da libertação de Deus após a passagem do Mar Vermelho, os santos no céu "entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro" (15:3).
Moisés cantou ao lado do mar Vermelho aberto, "O Senhor é minha força e minha canção, e ele se tornou minha salvação" (Ex. 15:2).
Pelo mar de cristal do céu, a canção dos santos glorificados também é chamada de "o cântico do Cordeiro".
V. 3 - O coração da mensagem do capítulo vem através da canção que é cantada no meio... que fornece a aplicação do capítulo aos crentes.
1. Primeiro, este cântico celestial insta os crentes a se preocuparem não com os eventos em mudança da Terra, mas sim com a glória e o poder do Deus imutável e santo.
Toda a história do povo de Deus foi resumida pela experiência de Moisés e Israel diante do Mar Vermelho, com o exército sanguinário de faraó caindo sobre elesEx. 14.13-14
Deus mostrou seu poder, separando as águas do Mar Vermelho para Israel passar, e afogando o exército de Faraó.
Deus glorifica-se não só em atos diários, mas também através de grandes e incríveis atos que mostram seu poder.
O mesmo Deus que se separou do Mar Vermelho, fez com que as paredes de Jericó caíssem, e converteu Saulo de Tarso para se tornar o apóstolo Paulo ainda está salvando seu povo e fazendo um caminho para sua igreja hoje.
Deus não só realiza atos poderosos, mas o faz de uma forma "justa e verdadeira" (v. 3).
É sempre o malvado que ele condena no julgamento e sempre aqueles justificados através da fé em Cristo que ele salva.
2. Segundo, devemos temer apenas a Deus, e não os faraós deste mundo (v. 4)...
Só Deus deve ser temido, por sua santidade e poder, e só o seu nome deve ser glorificado (Ex. 14.31).
Atos 12 – Herodes matou Tiago e prendeu Pedro pra matar depois... como a igreja reagiu?
Será que os crentes tentaram se levantar politicamente ou militarmente contra Herodes? Eles tentaram se comprometer com Herodes, instando Pedro a moldar sua doutrina para acomodar as exigências do rei judeu?
Eles adotaram estilos mundanos de viver, adorar e ensinar, como tantas igrejas evangélicas estão fazendo hoje?
A resposta é que eles realizaram uma reunião de oração, voltando seus rostos para Deus e esperando que ele fizesse grandes e incríveis atos. Na casa de Maria, mãe de João Marcos, "muitos estavam reunidos e orando" (Atos 12:12).
Se aprendermos com a Bíblia a temer a Deus e não ao homem, oraremos com maior expectativa e experimentaremos maior poder do alto.
3. terceiro, a canção de Moisés e do Cordeiro nos lembra de concentrar nossos trabalhos em servir o reino de Deus que agora veio ao mundo através de Cristo e agora está avançando através da história.
Isso significa que, além da oração, devemos ser zelosos em nosso compromisso com a testemunha das missões evangélicas e mundiais. "Todas as nações virão e o adorarão, pois os seus atos de justiça se fizeram manifestos" (v. 4).
Cristo está reinando e conquistando agora as nações através da propagação do evangelho. Devemos, portanto, estar totalmente comprometidos com este trabalho...
4. Finalmente, o cântico dos redimidos no céu nos lembra que o propósito de nossa salvação é o louvor eterno de Deus.
Cristo reina gloriosamente em nós enquanto o adoramos na terra, em meio a um mundo incrédulo, sob ameaça de constante oposição, e expressando, através da fé em sua Palavra, nossa confiança na vitória de Cristo, que é nossa própria esperança de salvação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more