SERMÃO - APOC 16.1-7 - Est. 35 - As Taças da Ira de Deus

Notes
Transcript
Apocalipse 16.1-7As Taças da Ira de Deus
©Rev. Saulo Pereira de Carvalho - 18.09.2022 - (Barclay/Hendricksen/Kistemaker/Ladd/Lopes/Phillips/Pohl/Simeon/Vieira/Wilcock/LOGOS)
Introdução
ANTERIOR: As Sete Taças da Ira: 1. O Fim do Julgamento – v. 1/ 2. A Salvação Através do Julgamento 2 / 3. O Propósito do Julgamento – 7-8 / Conclusão: Tudo para a Glória de Deus – 3-4
Hoje queremos concluir um assunto lançado no estudo anterior: A IRA DE DEUS...
todos lutam com as terríveis descrições da ira de Deus na Bíblia. Até o profeta Malaquias lamentou: "Quem pode suportar o dia de sua vinda, e quem pode ficar quando ele aparece?" (Mal. 3:2).
a Bíblia fala de fato do julgamento raivoso e violento de Deus sobre o pecado. Isso é verdade não só do Apocalipse: centenas de referências à ira de Deus são encontradas em toda a Bíblia.
V. 1 – A ordem vem do santuário interno do templo onde Deus habita. Os anjos são seus servos e as taças contêm sua ira que deve ser derramada em julgamento vingativo. Assim, a Bíblia ensina claramente a terrível doutrina da ira divina.
Tema: A Ira de Deus
A Santidade da Ira de Deus
15.8 - Sendo assim, ninguém menos que o próprio Deus poderia estar falando de dentro de seu templo. Este santuário interior é o lugar mais sagrado em toda a criação.
Sl 27:4, É a partir deste lugar de beleza perfeita, amor e esplendor divino que as taças da ira vêm a ser derramadas na terra.
Este fato nos diz a coisa mais importante para nós sabermos sobre a raiva de Deus: é uma ira sagrada que responde em violência terrível precisamente por causa da perfeição moral de Deus e da natureza moralmente hedionda do pecado.
Como Deus pode reagir tão violentamente contra suas criaturas? a primeira e mais importante resposta é que Deus é infinitamente e perfeitamente santo e que, portanto, os pecados do homem provocaram a ira de Deus.
Deus não está zangado com o homem como tal, mas com o homem como pecador. Sua santidade abomina o mal, e, portanto, o mal do pecado sozinho explica a ira de Deus.
Uma ênfase na santidade de Deus nos lembra de não comparar a ira de Deus com a raiva muitas vezes pecaminosa e petulante do homem. A ira de Deus nunca é uma raiva descontrolada.
A ira de Deus justifica nossa punição, e além disso, uma ausência da ira de Deus colocaria sua santidade em questão.
Ao vermos a ira de Deus derramada na terra, mar, rios e nascentes, somos lembrados de suas obrigações como Criador.
A ira de Deus é como uma mãe, que odeia um cachorro que ataca seu filhinho...
Deus em seu amor é totalmente oposto ao pecado, está decidido a eliminá-lo, e através de seu julgamento irado está determinado a limpar o mundo para seu destino sagrado no glorioso retorno de Jesus Cristo (Rom. 8:19-21).
16.5 - Não está totalmente claro: pode significar que ele é o único que derrama as taças de ira nas águas, ou assim como há anjos nos quatro cantos da terra (7:1) pode haver um anjo no comando das águas da terra.
O que importa não é sua identidade, mas sua aclamação do caráter de Deus.
A eternidade e a santidade de Deus trabalham juntas para garantir que Deus sempre responda ao pecado com ira ardente. As pessoas reagem tão violentamente contra a ira de Deus porque elas não têm a total repulsa de Deus pelo mal.
A Vingança da Ira de Deus
V. 2 - A ira de Deus recai sobre o mundo incrédulo como os servos e adoradores de seu oponente supremo, o dragão e suas bestas. Jesus disse: "Quem não está comigo está contra mim" (Lucas 11:23).
Ap. mostra toda a humanidade como tendo a marca da besta na idolatria ou a marca de Cristo através da fé (13:17-14:1).
O mundo no qual as taças da ira de Deus são derramadas é um mundo que rejeitou Deus na incredulidade rebelde e escolheu, em vez disso, adorar os poderes malignos sob Satanás.
Além disso, os inimigos de Deus "derramaram o sangue de santos e profetas" (16:6). A ira de Deus é, em parte, um reembolso pela violência infligida contra seu povo.
”A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor" (Rom. 12:19).
Esta vingança é agora vista nas taças da ira de Deus.
As almas dos mártires foram vistas sob o altar, e nela suas orações por vingança foram oferecidas (8:3), então este grito provavelmente reflete a satisfação da igreja em sofrimento em relação à ira vingativa de Deus por seus inimigos.
Quando falamos da vingança da ira de Deus, estamos notando sua necessidade em salvar seu povo dos ímpios.
"Livra-nos do mal" (Mt. 6:13), e é por sua ira sobre o ímpio que Deus responde plenamente a esta oração.
Portanto, a ira vingativa de Deus é também sua ira redentora.
Isso vem através do fundo do êxodo para os julgamentos derramados neste capítulo.
A questão é que assim como Deus derramou sua ira no Egito de modo a libertar seu povo da escravidão e sofrimento, assim também todos os julgamentos de Deus na história livram a igreja cristã das aflições do mundo.
O derramamento cataclísmico de ira que acabará com a história desta era terá o resultado de finalmente livrar o povo de Deus e conceder-lhes a vitória do descanso eterno.
A Justiça da Ira de Deus
Deus é louvado por julgar aqueles que derramaram o sangue de seus santos e profetas, já que "é o que eles merecem!" (16:5-6). "Verdadeiros e justos são os teus juízos", acrescenta a voz dos mártires (16:7).
Os julgamentos das sete taças correspondem intimamente aos julgamentos anteriores das sete trombetas.
A principal diferença é que, embora os julgamentos das trombetas tenham afetado apenas um terço de seus alvos, uma vez que eram julgamentos de advertência, os julgamentos de taças afetam a totalidade de seus alvos, uma vez que são julgamentos de ira e destruição.
O ponto para nós entendermos é que esses julgamentos de taça exigem uma justa retribuição pelo pecado.
Eles representam a justiça de Deus agindo em punição por violações da lei de Deus.
V. 6 diz que desde que os ímpios derramaram o sangue dos servos de Deus, eles recebem sangue para beber em troca.
Eles recebem na ira de Deus exatamente "o que merecem" (16:6 – “São dignos disso). Isso está de acordo com o padrão de julgamento ensinado por toda a Bíblia: Acã, Jeroboão, Acabe, Jezabel, Nabucodonosor, Ananias e Safira..
As objeções, no entanto, ainda são levantadas. Alguns reclamam que sob esta teoria, Deus é aquele de quem os cristãos devem ser salvos. Biblicamente considerada, esta afirmação deve ser reverentemente afirmada.
A principal e última ameaça contra a humanidade pecaminosa é o próprio Deus: o santo e justo Deus que julgará pessoalmente o pecado derramando as taças de sua santa ira. "Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo" (Heb. 10:31).
Outra objeção à ira justa de Deus é que ela entra em conflito com o ensino de Jesus no Sermão da Montanha. Jesus não ensinou seus seguidores a virar a outra face? "Amai os inimigos e orai por aqueles que vos perseguem(Mt. 5:39)
Se Deus ensina não-retribuição, mas depois derrama a ira na justiça retributiva, este não é um exemplo de Deus nos dizendo para fazer uma coisa enquanto ele faz outra?
A resposta é sim, pela própria razão de que Deus é diferente de nós e só ele é capaz de dispensar a justiça perfeitamente.
Não devemos nos vingar precisamente porque sabemos que Deus o fará: "A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor " (Rom. 12:19).
Garry Williams observa assim: "Deus nos manda não fazer o que ele faz precisamente porque ele faz isso. Deus diz: "faça o que eu digo, não como eu faço", e justamente assim, já que ele é Deus e nós não somos."
Os Benefícios da Ira de Deus
V. 7 - A ira de Deus é benéfica porque defende a lei de Deus para o bem-estar de toda a criação. O mundo não pode ser inteiro, bom e em paz enquanto o mal está vivo. Que boa notícia é que a ira de Deus é dirigida a todo o pecado e ao mal para que o mundo seja purificado no final e para que a justiça de Deus finalmente reine sobre tudo.
Como numa cidade que não tem juiz, nem delegado, nem polícia... o mal corre solto. Mas quando chega um juiz, um delegado, policiais, aí o mal e os malfeitores são perseguidos de forma implacável...
"A vila como um todo vai levantar um suspiro de alívio. A justiça foi feita. O mundo voltou ao equilíbrio. Uma comunidade agradecida agradecerá ao juiz do fundo de seu coração coletivo."
Se ampliarmos essa ilustração a nível global, vemos como é bom que Deus julgue todo o mal com ira e julgamento.
Como é abençoado quando o julgamento divino alcançar tudo na história, e como será completamente maravilhoso quando Deus concluir a história em uma ira sagrada, vingativa e justa que coloca tudo em ordem!
E por causa da bondade da ira de Deus em julgar o mal, o povo redimido de Deus adicionará suas vozes aos dos anjos ao adorar a Deus com grande louvor: (16:5-6).
Conclusão: A Salvação da Ira
Por mais dura que seja, essa mesma doutrina fornece a solução para os pecadores que precisam escapar da ira de Deus.
De fato, quando os pecadores lutam com a terrível doutrina do julgamento divino, podemos apontá-los para um versículo no livro dos romanos como resolvendo sua situação: ROM. 3.25...
Tudo em romanos antes desse versículo é uma má notícia, dada a ira de Deus contra o pecado (1:18 / 3:10 / 3:23), e que, portanto, todos estão sob a ira de Deus.
Mas a boa notícia de que precisamos declara que Deus enviou seu Filho, Jesus, para ser uma propiciação para o nosso pecado, isto é, um sacrifício para suportar a ira de Deus no lugar daqueles que o recebem na fé.
De fato, uma vez que encontramos um refúgio do pecado na cruz de Cristo, os crentes não se escandalizam mais com o problema da ira de Deus.
Vendo o mal do pecado e a santidade de Deus, percebemos que sua ira é a coisa mais lógica e mais razoável do mundo!
Nossa admiração é, em vez disso, dirigida à maravilhosa graça redentora pela qual o próprio Deus que ofendemos enviou seu Filho para suportar a pena de nossos pecados.
A ira de Deus é justa, para que cada pecado receba sua justa retribuição. Mas para aqueles que estão cobertos e perdoados através de seu Filho, o que Deus faz está em Col. 2:14 – “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz”
Nós não celebramos a ira de Deus em nossos cânticos... mas celebramos a graça de Deus, que nos livra dessa ira...
Related Media
See more
Related Sermons
See more