SERMÃO - APOC 12.7-12 - Est. 27 - Vencendo o Adversário

Notes
Transcript
Apocalipse 12.7-12Vencendo o Adversário
©Rev. Saulo Pereira de Carvalho - 27.03.2022 - (Barclay/Hendricksen/Kistemaker/Ladd/Lopes/Phillips/Pohl/Simeon/Vieira/Wilcock/LOGOS)
Introdução
Anterior: TEMA: A Igreja como Povo de Deus: 1) É Agraciada com o Filho de Deus – v. 1-2 / 2) É Odiada pelos Inimigos de Deus – v. 3-4 / 3) É Protegida pelo Poder de Deus – v. 5-6
Apocalipse 12 apresenta uma grande história da igreja na forma de uma visão de uma mulher, seu filho, e um grande dragão vermelho. A mulher representa a igreja, através da qual Deus trouxe seu Filho, o Salvador, ao mundo.
O dragão é o diabo, que se opôs ao nascimento da criança e persegue a igreja depois que Cristo ascendeu ao poder. Vs 1-6 = como Deus superou o diabo através do nascimento e do ministério salvador de Cristo.
Satanás sofreu uma terrível derrota na vinda de Cristo. No entanto, ele continua a se enfurecer com os recursos que deixou na guerra espiritual que marca esta idade entre a primeira e a segunda vinda de Cristo.
V. 7 - O tema desta visão, é a derrota sofrida pelo diabo por causa da morte, ressurreição e ascensão de Cristo.
Miguel é descrito em Daniel 10:13 como "um dos príncipes chefes" dos anjos.
Para entender esta passagem, devemos perceber que esta batalha ocorreu durante a vida e o ministério de Jesus Cristo, culminando com sua ascensão ao céu. Explicação maior de 4b...
Apocalipse 12:13 relata que depois que o dragão "foi jogado na terra, ele perseguiu a mulher que havia dado à luz o filho do sexo masculino". Isso significa que o dragão foi derrubado pouco antes da era da igreja.
V. 8 - O que significa para Satanás “não ter lugar no céu”? Apocalipse 12:10 responde...
Cristo silenciou as tentativas de Satanás de acusar cristãos diante de Deus.
Quando Jesus completou seu trabalho redentor para os pecadores e tomou seu lugar no trono de Deus, Satanás não poderia mais vir diante de Deus para acusar os santos.
Em vez disso, Jesus está agora lá, onde Satanás em algum momento poderia entrar e sair diante de Deus. Ele está lá como nosso advogado, em vez de Satanás como nosso acusador.
No AT - Jó 1:6 Satanás também veio entre eles". Como um ser angelical, até o satanás caído tinha autoridade para entrar com outros anjos no tribunal de Deus... A acusação de Satanás levou aos terríveis sofrimentos de fé de Jó.
Apocalipse 12 afirma que Satanás não é mais capaz de fazer essas acusações: "o grande dragão foi derrubado" (12:9).
"aquela serpente antiga", lembrando-nos de como o diabo levou nossa raça ao pecado e à condenação.
V. 9 - "diabo e Satanás, o enganador de todo o mundo" (12:9). A palavra diabo significa "caluniador" ou "acusador". Satanás significa "adversário" do povo de Deus, e ele trabalha como um "enganador" do mundo em sua incredulidade.
Esses nomes nos dizem como Satanás luta contra Deus e seu povo: ele deseja enganar e especialmente nos acusar de pecado no tribunal de Deus.
Satanás sugere pensamentos malignos para sua mente e, em seguida, te aflige com a acusação de que uma pessoa com tais pensamentos não pode ser um verdadeiro cristão...
Mas agora foi derrubado, e enquanto ele pode nos afligir na terra, ele não pode mais nos acusar na presença de Deus.
O NT associa a derrubada de Satanás com a obra salvadora de Cristo: Lc 10:17-18, os 70: Jesus disse: "Eu vi Satanás cair como um raio do céu" (10:18).
João 12:31, Jesus estava falando sobre sua morte na cruz, dizendo: "Agora o governante deste mundo será expulso."
COMO VENCEMOS O ADVERSÁRIO
Apocalipse 12:11 nos diz não só que Cristo derrotou Satanás, mas que seu povo também o vence:
Através do Sangue do Cordeiro
Satanás apareceu no céu para nos acusar porque ele estava buscando nossa condenação eterna sob a lei de Deus.
Exemplo: Zc 3:1-4 - Josué era de fato culpado do pecado (v. 3). Como sumo sacerdote de Israel, Josué representava toda a nação, que estava no exílio por causa de seu pecado e idolatria. Satanás adorava apontar isso, e ele insistiu que Deus não poderia justamente abençoar tais pecadores restaurando-os a Jerusalém.
Esta é a acusação de que Miguel e seus anjos colocaram um fim por causa da conquista do "sangue do Cordeiro", Jesus Cristo (12:11).
Antes da morte de Jesus, Satanás tinha um bom caso contra o povo de Deus: Davi e seus pecados, Moisés, etc...
Assim foi para todos os outros crentes do AT, que Deus havia admitido no céu através de sua fé no evangelho que apontava para a frente, para Cristo.
Mas quando Cristo veio e ofereceu seu próprio sangue como o verdadeiro Cordeiro de Deus, para pagar a pena pelos pecados de seu povo, não havia mais uma acusação contra eles no tribunal de Deus. Quando a lei está satisfeita, não há acusação de processar! Quando o pecado for removido, não pode haver acusação!
Rm 8:1: "Portanto, não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus."
Se você foi salvo em Jesus Cristo, Satanás também perdeu a capacidade de acusá-lo na corte da justiça de Deus.
Não é que você não tenha pecado, pois você pecou.
Mas como 1 João 1:7 diz, "o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado."
Pela Palavra do Testemunho
Quando os cristãos espalham a boa notícia do perdão em Cristo, o poder de Satanás é diminuído.
Satanás tem um domínio sobre nossos familiares e amigos pela acusação em suas consciências de que eles nunca podem ser aceitos por Deus. Os cristãos conquistam esta guerra dizendo a verdade do sangue salvador de Cristo.
Exercemos o poder contra o reino de Satanás quando testemunhamos as boas novas do trabalho salvador de Cristo.
As hostes das trevas são empurradas para trás por cristãos testemunhando - dando testemunho de quem é Deus e o que ele fez em Cristo Jesus.
De que outra forma podemos revidar contra Satanás e suas forças? Seremos derrotados se simplesmente ficarmos em silêncio. Se você nunca compartilha o evangelho com mais ninguém, você mesmo será derrotado. Você não está empurrando para trás as fronteiras das trevas.
É assim que Satanás é derrotado - pelo sangue do Cordeiro e pela palavra de seu testemunho.
Pela Entrega da Própria Vida
Uma vez que Cristo nos salvou pelo seu sangue, nós não apenas proclamamos o evangelho, mas o agarramos à nossa salvação até o ponto da morte.
Abraçamos todo tipo de sofrimento, pelo amor de Deus, incluindo a batalha diária com o pecado à qual somos chamados em nossa santificação.
Carson ressalta que "o sofrimento tomará formas diferentes para cada um de nós. Alguns de nós serão chamados a sofrer intelectualmente. Seremos ridicularizados por pegar nossa cruz e seguir Jesus diariamente com nossas mentes. Para outros, será sofrimento físico real que temos que suportar."
Não é fácil sofrer por Cristo nesta era do mal atual, mas um verdadeiro crente suportará qualquer coisa em vez de desistir de sua fé em Jesus.
James Hamilton: "é melhor morrer confiando em Cristo e agarrando-se ao evangelho do que continuar vivendo negando esse evangelho.... Sem o evangelho, quando estiver diante de Deus, todas as acusações de Satanás soarão verdadeiras, e você será amaldiçoado com Satanás."
Por isso é importante que cada um de nós confesse nosso pecado, confie em Jesus e seja purificado em sua cruz.
Satanás quer acusá-lo diante de Deus, e ele tem todas as provas que poderia precisar. A única maneira de você ser libertado da ira eterna de Deus é recorrer a Jesus, receber na fé sua morte na cruz por seus pecados, e então viver para sempre confiando em seu evangelho.
CONCLUSÃO: o tempo é curto
V. 12 - dois resultados: a) o eterno regozijo do céu e de seus habitantes, e b) o sofrimento temporário da igreja
A vitória de Cristo trouxe a salvação prometida por Deus, revelou o poder de Deus para salvar, iniciou o reino abençoado de Deus, e estabeleceu a autoridade de Cristo como Salvador e Senhor.
A vitória de Cristo nos traz alegria eterna no céu, mas a queda de Satanás na terra nos causa sofrimento temporário nesta era atual.
APLICAÇÃO: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7)
Aos que ainda não se entregaram a Cristo – você não terá nenhum argumento diante do Tribunal de Deus. Seus pecados são reais, e a menos que a justiça de Cristo seja aplicada, o diabo tem razão...
Aos cristãos: toda vez que você tomar uma decisão séria de santificação, o diabo tentará te enganar, dizendo que você não conseguirá ser um crente consagrado...
Foi assim o tempo todo: tentou fazer Jesus pecar... motivou Pedro contra Jesus... inspirou Judas a trair Jesus... convenceu Ananias e Safira... semeia o joio no meio do trigo... arranca a semente lançada pela pregação...
Related Media
See more
Related Sermons
See more