SERMÃO - APOC 2.12-17 - Est. 07 - PÉRGAMO - O Perigo da Mudanização da Igreja

Notes
Transcript
Apocalipse 2.12-17PÉRGAMO: O Perigo do Mundanismo na Igreja
©Rev. Saulo Pereira de Carvalho - 21.03.2021 - (Barclay/Hendricksen/Kistemaker/Ladd/Lopes/Pohl/Simeon/Vieira/Wiersbe/Wilcock/LOGOS)
Introdução
ESMIRNA – 2.8-11: 1) visão correta da Vida Cristã (8–9) / 2) Visão Correta da Opinião de Jesus sobre nós (9) / 3) Visão Correta de como Honrar a Deus (10) / 4) Visão Correta do Cuidado de Deus Conosco (9–11)
Jesus começa dizendo à igreja em Pérgamo que ele sabe onde eles vivem. Em outras palavras, ele entende as pressões (v 13) e as tentações (v14-16) que enfrentam. E "onde você mora" também é "onde Satanás vive" (v13).
Pérgamo era um centro cultural – biblioteca com mais de 200.000 pergaminhos – e religioso, cheio de templos pagãos dominados por um enorme altar para Zeus na colina acima da cidade.
O primeiro templo em homenagem a um imperador vivo, o Imperador Augusto, foi construído ali em 29 a.C.
Isso pode explicar a referência a ser onde Satanás vive e tem seu trono (v 13). Também tinha um templo para Asclépio, o deus grego da cura, cujo símbolo era uma cobra, ecoando Satanás (12:9).
PÉRGAMO: O Perigo do Mundanismo na Igreja
A Identificação de Jesus: como um Juiz – v. 12
Segundo a lei romana os governadores estavam divididos em duas categorias: os que tinham o jus gladii (a lei da espada) e os que não o tinham. O procônsul que governava desde a cidade de Pérgamo, na Ásia, possuía o jus gladii, o direito da espada, e em qualquer momento podia fazer uso de sua prerrogativa contra os cristãos.
A carta começa dizendo que os cristãos não devem esquecer que tal última palavra, entretanto, sempre a tem Cristo, que possui a espada afiada em seus dois gumes. O poder de Roma podia ser satanicamente aterrador; mas o poder do Senhor Ressuscitado era muito mais tremendo ainda.
O Elogio de Jesus: Não negaste a minha Fé – v. 13
Jesus elogia a igreja por permanecer fiel ao seu nome diante da perseguição. A palavra traduzida como "mártir" originalmente significava "testemunha", mas como testemunha de Cristo muitas vezes levou à morte, seu significado tornou-se "aquele que morre por uma causa".
Esta transição estava ocorrendo enquanto João escrevia, e Antipas, o fiel mártir-testemunha, provavelmente foi morto por sua fé (2:13). Apesar disso, os cristãos se recusaram a renunciar à sua fé.
Pedro, em sua Carta, escreve aos "estrangeiros" e os que "estão de passagem" nas províncias da Ásia.. Mas os cristãos de Pérgamo têm sua residência permanente, pelo menos do ponto de vista do mundo, na cidade de Pérgamo, onde está o trono de Satanás, o lugar onde o governo de Satanás é mais forte, onde Satanás exerce maior autoridade.
É ali onde os cristãos de Pérgamo devem ficar, gostem ou não gostem. Estão ali e não podem ir a outro lado.
Aqui há algo muito importante. O princípio da vida cristã não é escapar mas sim conquistar.
Aqui há algo para que nos envergonhemos. Há muitos que estão sempre dispostos a exibir seu cristianismo entre cristãos; mas assim que o círculo que os rodeia é formado por incrédulos, dissimulam seu cristianismo, para não serem ridicularizados, para não receberem zombaria ou desprezo.
O cristão deve lembrar que ser testemunha também significa ser mártir, e que não é estranho que ao dar testemunho de Cristo se deva enfrentar também o sofrimento e até a morte.
Em Apocalipse 1:5 e 3:14 Jesus Cristo recebe o título de "testemunha fiel"; Jesus Cristo outorga sua própria honra e nome a todos os que lhe são fiéis.
A Acusação de Jesus: Tolerância com o Mundo – v. 14-15
No entanto, parece que a igreja não enfrentou mais perseguição direta ("nos dias de" no versículo 13 olha para trás para um evento passado). Agora eles enfrentaram uma nova ameaça: uma ameaça de dentro.
A história de Balaão é encontrada nos números 22-25. Balaque, o rei de Moabe, pede a Balaão que profetizasse contra o povo de Deus. Mas Balaão descobre que só pode falar uma bênção de Deus (Números 23:11-12).
O ataque direto falha. Mas Balaão sugere outra abordagem (Números 31:16). As mulheres moabitas seduzem os homens de Israel, levando-os à imoralidade e, em seguida, adoração ao ídolo. A corrupção de dentro tem sucesso.
O ataque direto de Satanás à igreja em Pérgamo falhou. Mas agora havia o perigo de ser corrompido por dentro.
Provavelmente os nicolaitas (aqueles que ocupavam o ensino de Balaão) estavam sugerindo que os cristãos poderiam participar do culto imperial e outros rituais pagãos.
Apenas algumas pessoas possuíam esse ensinamento, mas a maioria não tomou medidas para acabar com isso (2:14). Em nossa era relativista, corremos o risco de perder o imperativo de enfrentar falsos professores.
A Exortação de Jesus: Arrependimento – v. 16
A Palavra de Deus que é mais afiada que uma espada de dois gumes (Hebreus 4:12) / "a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Efésios 6:17). A espada de Cristo é sua palavra.
Nas palavras de Cristo o pecador encontra a convicção de seu pecado; nela qualquer homem é confrontado com a verdade e obrigado a reconhecer seu fracasso ao tentar conhecer e viver a verdade. Na palavra de Cristo há um convite para ir a Deus; convence o pecador de seu pecado e o convida à redenção: nunca o condena irremediavelmente.
O arrependimento implicaria na não tolerância dos vs. 14-15...
A Promessa de Jesus: o Maná Escondido – v. 17
Jesus dá três promessas àqueles que superarem mantendo-se fiéis ao seu nome e à sua palavra (Apocalipse 2:17):
A) Maná escondido. Maná foi a comida que Deus deu ao seu povo no deserto. Melhor do que a comida oferecida aos ídolos (símbolo de participação na idolatria) é a festa de Deus de maná (símbolo de participação em Jesus). Jo 6:31-35.
Um vaso de maná foi guardado na arca da Aliança e colocada frente ao Deus no Santíssimo do tabernáculo e no Templo (Êxodo 16:33-34; Hebreus 9:4). para um judeu comer "do maná escondido" significava desfrutar das bênçãos da era messiânica. Jesus era o Messias, e para o cristão, comer do maná escondido significava ingressar na bem-aventurança do Novo Mundo.
B) Uma pedra branca. Pedras foram usadas como símbolos de admissão, então esta pode ser uma imagem do direito do cristão de entrar no reino de Deus. Pedras também foram usadas quando os jurados votaram (branco para inocente, negro para culpado), então isso pode apontar para a nossa absolvição no dia do julgamento.
No Apocalipse o branco é a cor do céu. A palavra que se usa não descreve uma brancura opaca, mas sim uma brancura que brilha, cintila e vibra, como a neve quando recebe de cheio os raios do Sol. É deste modo que no Apocalipse nos deparamos com as vestimentas brancas (3:5), túnicas brancas (7:9), linho branco (19:8, 14) e o grande trono branco de Deus (20:11). O branco, então, é a cor do céu.
A pedra branca é o crente; a promessa de Jesus aos que forem fiéis: um novo eu, uma nova vida, um novo caráter, purificado de todos os pecados e manchas desta Terra, que brilhe com a mesma pureza do céu.
C) Um novo nome. O novo nome é uma imagem de ser propriedade (talvez até mesmo "marcada") por Deus, com toda a segurança que envolve (Apocalipse 14:1; 22:4; ver também Isaías 62:2; 65:15).
kainos (novo) não somente é de feitura recente, mas sim nada igual foi feito antes. Introduz na experiência humana algo totalmente desconhecido. É deste modo que no Apocalipse temos uma nova Jerusalém (3:12), uma nova canção (5:9), novos céus e nova terra.
AT = quando um personagem adquire uma função ou nível diferente em geral lhe é dado um novo nome (Abrão=Abraão / Sarai=Sara / Jacó=Israel)
A pedra tem um nome que não podemos revelar porque, como Jesus disse, é desconhecido.
PORTANTO, a pedra branca significa que Jesus Cristo dá a todos os que lhe são fiéis um novo eu e um novo caráter; e o nome novo significa um novo status de honra e glória, que assumem todos os que se mantiveram leais a Cristo quando termina esta vida e começa a outra.
APLICAÇÃO
À LIDERANÇA da igreja - Em relação ao pecado aberto, devemos agir em direção ao corpo de Cristo como gostaríamos em relação a um membro doente do nosso próprio corpo: devemos fazer tudo para curar, mas é preciso sofrer a amputação de um membro, com o propósito de preservar todo o corpo da doença e da morte:
Aos Crentes que estão “namorando” os valores do mundo - Roma não exigiu que se abandonasse completamente o cristianismo. Tudo o que era necessário era derramar uma libação a César e afirmar: "César é Senhor". O politeísmo era aceitável.
Contanto que você venerasse César, além de Jesus, tudo estava bem. Mas verdadeiros cristãos não o fariam. Eles declararam kurios Iesous ("Jesus [sozinho] é Senhor"). Por causa disso, Antipas foi morto.
Os cristãos, que buscam a autoestima, dificilmente são capazes de resistir à oposição, à tentação e ao sofrimento. O desejo de compromisso com o mundo é grande. E isso é verdade em lugares onde a oposição é leve, e você mal poderia dizer que é onde está o trono de Satanás! (como numa Universidade)
Aos que Querem Viver Piedosamente em Cristo Jesus - Se não corremos o risco de prisão e morte pela fé de Cristo, há tipos mais leves. do martírio ao qual estamos expostos: ódio, desprezo e perseguição de várias maneiras, são a porção certa daqueles que viverão piedosos em Cristo Jesus: e estes não são fáceis para a carne e o sangue suportarem.
Related Media
See more
Related Sermons
See more