SERMÃO - APOC 12.1-6 - Est. 26 - O Dragão e a Mulher

Notes
Transcript
Apocalipse 12.1-6O Dragão e a Mulher
©Rev. Saulo Pereira de Carvalho - 13.03.2022 - (Barclay/Hendricksen/Kistemaker/Ladd/Lopes/Phillips/Pohl/Simeon/Vieira/Wilcock/LOGOS)
Introdução
Gráfico: As Sete Seções Paralelas – a segunda metade... / os 7 Selos e as 7 Trombetas e os dois parênteses..
Último estudo: a 7ª. Trombeta – O Reino DECLARADO, CELEBRADO e CONSUMADO...
O capítulo 12 revela-nos três cenas. O dragão realiza três lutas: 1) Contra Deus e Seu Messias (v. 1–6); 2) contra Miguel (v. 7–12); 3) contra a mulher (v. 13–18). Em todas as três lutas ele sai derrotado.
Deus aqui nos dá uma análise mais profunda das dificuldades e sofrimentos da igreja. O capítulo 12 marca uma grande divisão no Apocalipse. Os caps 12-15 é uma espécie de hiato antes da exibição da ira nas sete pragas do capítulo 16.
O Senhor está aqui começando novamente o mesmo assunto de antes; só agora, o Senhor fará uma nova representação das mesmas verdades, sob uma forma diferente.
E mostra que a hostilidade e sofrimento que recaem sobre a igreja é por causa da raiva de Satanás.
O capítulo 12 começa a segunda metade de Apocalipse. A 1ª. Metade: visões gerais da história. Vimos a oposição do mundo ao evangelho, os julgamentos de Cristo sobre as nações perversas, e nosso chamado para perseverar na fé.
A 2ª. metade se baseia nos personagens principais da guerra espiritual que ocorre nos bastidores. O principal inimigo é Satanás, o dragão. Ele é ajudado por duas bestas, a prostituta Babilônia, e as pessoas que carregam a marca da besta.
Um por um, essas figuras são introduzidas nos capítulos 12-15, e uma a uma sua derrota e julgamento é mostrado nos capítulos 16-20.
Localizado como está no centro do livro, o Apocalipse 12 é considerado por muitos estudiosos como a visão central e chave. Retrata o conflito decisivo entre a igreja, o diabo e a criança real, Jesus Cristo.
Aqui é fornecido o pano de fundo do conflito espiritual por trás das palavras de Jesus, dada na noite anterior à sua vitória na cruz: "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33).
TEMA: A Igreja como Povo de Deus
É Agraciada com o Filho de Deus – v. 1-2
pelo menos uma parte da visão que João teve provém do AT.
Quem é essa mulher que dá à luz? Nossa chave para responder a esta pergunta é o fato de que o filho que vai ter é o Cristo, o Messias. V. 5 (Salmo 2.9) A mulher, então, é a mãe do Cristo.
(1) Se a mulher for a "mãe" do Messias o mais direto e óbvio seria pensar que se trata de Maria. Mas esta mulher é tão evidentemente sobre- humana que dificilmente possa identificar-se com um personagem humano.
(2) A perseguição da mulher pelo dragão sugere a possibilidade de que aquela possa identificar-se com a Igreja cristã. Neste caso a dificuldade é que a Igreja dificilmente possa ser chamada "mãe do Messias”.
(3) No AT o Povo Eleito, é chamado muitas vezes a desposada, noiva ou esposa de Deus (Is 54:5; Jr 3:6-10; Os 2:19-20).
Foi do Povo Escolhido, do Israel Ideal, a Comunidade de Deus, que nasceu Jesus Cristo, em seu aspecto humano. Essa comunidade de Deus inclui a todos os que Ele escolheu, tanto antes de Cristo vir ao mundo como depois.
A mulher representa a essa Comunidade Ideal dos Escolhidos. Foi dessa comunidade que proveio o Cristo e é também essa comunidade a que devia sofrer os males mais terríveis em mãos de um mundo hostil.
A mulher, portanto, é a comunidade de aliança do povo fiel de Deus, através da qual Deus trouxe seu Filho, o há muito prometido Salvador, para o mundo. Ela inclui tanto o Antigo Testamento Israel quanto a igreja do Novo Testamento, "o povo de Deus vivendo antes e depois da vinda de Cristo".
Assim, esta gloriosa mulher não só dá à luz ao Messias, mas continua tendo filhos após sua ascensão. Paulo falou de Jerusalém espiritual como "nossa mãe" (Gal. 4:26).
Envolta no sol, ela é gloriosa, carregando a luz de Deus; com a lua sob seus pés, ela exerce autoridade espiritual; a coroa de estrelas é o louro da vitória em Cristo; e como mãe grávida, ela tinha a tarefa de trazer Cristo ao mundo.
V. 2 - Esta declaração resume toda a história de Israel, com todas as suas dificuldades, até que finalmente o tão prometido Messias nasceu.
É Odiada pelos Inimigos de Deus – v. 3-4
As sete cabeças, e dez chifres, com sete coroas, deste dragão, define o lugar e a autoridade desta besta. 13.1-2...
Agora, como tudo isso é figurativo de reinos, a começar por Roma... até os demais que se levantaram contra Deus
há forças do mal, espirituais e humanas, que planejaram a destruição dos filhos de Deus; as forças demoníacas, e até os homens que não conhecem a Deus como um Pai, veriam com alegria a destruição da Igreja de Deus e do Messias.
Na Bíblia, os chifres simbolizam a força, e os dez chifres falam da força do mal neste mundo sob o poder do diabo.
Diademas: "representam as falsas reivindicações do diabo de autoridade soberana e universal em oposição ao verdadeiro 'Rei dos Reis e Senhor dos Senhores', que também usa "muitos diademas" (19:12, 19-21)."
V. 4: A questão parece ser que Satanás pretende que suas ações maliciosas na Terra façam danos no céu. Só um grande monstro poderia balançar sua cauda e bater estrelas do céu. "O Dragão ataca a ordem e a regra de Deus..." Ele ataca o próprio céu, simbolizado pelo efeito sobre os corpos celestiais."
Imediatamente após receber a maldição da inimizade com a mulher e seu filho, Satanás tentou cortar sua linhagem: Caim matar Abel (Gn 4.8), Faraó e a parteiras do Egito (Ex 1.8-16), Saul matar Davi, Haman matar os judeus (Et 3.15), Herodes e as crianças de até 2 anos (Mt 2.16).
É Protegida pelo Poder de Deus – v. 5-6
V. 5 - é Jesus Cristo, o Messias; temos um resumo da vida do Messias desde seu nascimento até sua ascensão. Jesus foi “elevado às alturas” (Atos 1:9). omite completamente a vida terrestre de Jesus. Esta omissão deve-se a duas coisas.
1) João está interessado, neste momento, em nos dizer como Jesus Cristo foi libertado de todos os poderes hostis que o atacaram, e que essa libertação deve atribuir-se exclusivamente à ação direta e o poder de Deus.
2) Em todo o Ap fala do Cristo exaltado e vitorioso. Jesus Cristo não foi arrebatado ao céu somente, mas sim para ocupar um lugar no Trono de Deus.
O interesse de João não é voltar a nos contar a história dos dias que Jesus passou na terra, mas sim nos retratar a imagem do Cristo ressuscitado, que é capaz de resgatar e salvar a seu povo em tempos de desgraça.
por forte que seja a oposição que a confronte, por mais dolorosos que sejam seus sofrimentos, a Comunidade de Deus está sob a proteção de Deus e, por isso, nunca poderá ser destruída totalmente.
As nações pertencem a Cristo como o campo de sua colheita evangélica. Ou nos submetemos a ele como Senhor e Salvador ou caímos sob sua vara de julgamento.
Falei da tentativa de Satanás de destruir a semente que se tornaria Jesus Cristo. Quando esses esforços falharam, Satanás usou Judas Iscariotes para trair Jesus, e então manipulou os líderes judeus e o governador romano para a atrocidade judicial da crucificação de Jesus. Finalmente, o dragão tinha matado o Príncipe!
No entanto, quando Jesus gritou: "Está acabado", e entregou seu Espírito ao Pai (João 19:30), seu sacrifício expiatório havia atingido o golpe mortal contra o reinado tirânico do pecado de Satanás.
À beira do aparente triunfo de Satanás, com Jesus morto na sepultura, Deus ergueu seu Filho das garras de Satanás e o exaltou no poder, fazendo com que a estratégia do diabo desmoronasse na derrota.
V. 6 - A mulher escapa do ataque do dragão fugindo ao deserto. Graças à ajuda de Deus pôde encontrar refúgio num lugar que estava preparado para ela, onde continuou recebendo alimento.
Não há dúvida que João ao escrever isto teve em mente várias imagens: Elias que no deserto foi alimentado pelos corvos (1 Reis 17:1-7); ou quando escapa da perseguição de Jezabel, onde há um anjo que o alimenta (1 Reis 19:1-8).
a história da fuga ao Egito de Maria e José, quando estes arrebatam a seu filho da fúria de Herodes (Mateus 2:13).
Há aqui um elemento simbólico. A Igreja tem que fugir ao deserto e o deserto é um lugar solitário. Para os cristãos primitivos a vida era uma circunstância solitária. Encontravam-se isolados, em meio de um mundo pagão.
Reuniam-se uma vez por semana, durante o dia do Senhor, mas o resto da semana sua vida era uma vida de testemunho isolado. Há momentos quando o testemunho da Igreja será, por necessidade, um testemunho solitário.
Mas até na solidão dos homens o crente conta com a companhia de Deus,
1.260 dias são outra vez o período normal das calamidades, os três anos e meio, o tempo, os tempos e a metade do tempo que remonta à época quando Antíoco Epifânio profanou o Templo de Jerusalém em seu intento de fazer desaparecer a religião judia.
Este versículo final faz três aplicações vitais para nós hoje. A primeira é que os cristãos não devem pensar neste mundo atual como lar, por enquanto é o tempo de nossa jornada pelo deserto.
Em segundo lugar, enfatiza o cuidado de Deus com a mulher que fugiu para o deserto. 1.260 dias = a idade da igreja, o período limitado prescrito por Deus durante o qual os crentes sofrem aflição.
Finalmente, devemos lembrar que nosso inimigo é um inimigo derrotado.
O filho da mulher chegou. Ele conquistou o pecado e Satanás na cruz e ressuscitou ao céu com seu Pai. Ele prometeu voltar e acabar com a guerra em vitória total. Ainda há batalhas, algumas delas sangrentas e dolorosas, que o povo de Deus deve lutar. Você e eu devemos tomar posições duras que podem ser caras.
Mas defendemos Jesus, não só grato por seu amor, mas certo de sua vitória no final!
CONCLUSÃO e APLICAÇÃO:
Tudo isso faz parte do plano eterno de Deus para nos salvar. O sofrimento e a glória são peças desse plano.
Não importa seus sofrimentos, continue firme nas mãos de Deus. Não desanime. "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33).
Related Media
See more
Related Sermons
See more