SERMÃO - APOC 11.15-19 - Est. 25 - A Sétima Trombeta

Notes
Transcript
Apocalipse 11.15-19A Sétima Trombeta: O Retorno do Rei
©Rev. Saulo Pereira de Carvalho - 20.02.2022 - (Barclay/Hendricksen/Kistemaker/Ladd/Lopes/Phillips/Pohl/Simeon/Vieira/Wilcock/LOGOS)
Introdução
Gráfico: os dois “parênteses” antes da sétima trombeta.
Ap 10 - A História da Igreja: A Santidade da Igreja – v. 1-2 / A Unção da Igreja – v. 3-4 / A Autoridade da Igreja – v. 5-6 / A Perseguição da Igreja – v. 7-9 / A Pregação Perturbadora da Igreja – v. 10 / A Vitória Segura da Igreja – v. 11-13
O texto para o "Aleluia de Handel" inclui o grande grito de Apocalipse 11:15...
finalmente ouvimos a 7ª. trombeta, pela qual estamos esperando desde que a 6ª. trombeta explodiu no cap 9.
Josué: foi a sétima trombeta que derrubou as paredes de Jericó. Agora, a sétima trombeta do céu sopra, e a jornada de êxodo da igreja está completa com o retorno de Cristo e a derrota final de todos os nossos inimigos.
O grito de vitória para o reino de Cristo ensina àqueles de nós que ainda vivem nesta era, antes da trombeta final, que nossa oração para que o reino de Deus venha um dia será totalmente respondida (Mt. 6:10).
O Reino de Deus Declarado
Nas visões de Apocalipse sobre os selos, trombetas e taças de ira, o 7º. de cada série nos direciona para o que acontece não na Terra, mas no céu. É o propósito de Ap de mostrar nossa história do ponto de vista do trono de Deus.
6º. Selo: meia hora de silêncio no céu (8:1). / Sétima taça de ira: "Está feito!" (16:17). Quando a sétima trombeta é soada, vozes celestes proclamam que Jesus entrou em seu reino eterno na terra.
1 Co 15.52: a "última trombeta" soprará no retorno de Cristo, quando os mortos forem levantados para o julgamento final. Os detalhes desses eventos, são dados mais tarde em Ap, aqui só anuncia o retorno de Cristo ao juiz.
Os dispensacionistas ensinam que esta trombeta anuncia apenas mil anos de reinado de Cristo na terra, após o qual outra rebelião ocorrerá, MAS esta trombeta proclama um reinado eterno: "ele reinará para sempre e sempre" (11:15).
Os premilenistas vêem esta trombeta como o início da era evangélica em que Cristo reina espiritualmente. No entanto, o versículo 18 define-o como "o tempo para os mortos serem julgados".
A sétima trombeta anuncia, portanto, o glorioso retorno do Rei dos Reis, Jesus, para reinar para sempre na Terra.
A maioria dos cristãos acha que a salvação termina com nossas almas indo para o céu. Ser salvo é "ir para o céu quando eu morrer". MAS a história não termina aí. Jesus voltará a reinar em uma terra renovada e glorificada.
Jesus vem ao "reino do mundo" para estabelecer "o reino de nosso Senhor e de seu Cristo" (11:15).
Deus não irá exterminar, extinguir a terra e toda a criação que ele fez, mas vai como que “fundir” o reino.
Deus enviou seu Filho para reverter o efeito do pecado, pagando sua pena na cruz, e depois de reunir seu povo através do evangelho na era da igreja, o Filho retorna para retomar a soberania de Deus sobre toda a criação.
Is 11:9 - "a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar" (Isa. 11:9). Rom 8.18-23
Os crentes ressuscitarão para viver com ele para sempre nos céus e na terra renovados (21:1).
REINO – e não “reinos” - não todos os diferentes reinos da Terra, mas um único reino terrestre que se opõe a Cristo.
A profecia de Daniel previu a ascensão de diferentes reinos em sucessão, cada um simbolizado por sua besta particular (Dan. 7:1-8), mas em Apocalipse há uma besta que é um composto de todos eles (13:1-2).
Os impérios e governos são um reino terrestre sob o reinado de Satanás: Império Romano, a Alemanha nazista, os regimes comunistas da Rússia e da China, e as democracias humanísticas que buscam o prazer da América e do Ocidente.
Quando Cristo voltar, o "reino do mundo" cederá ao "reino de nosso Senhor e de seu Cristo" (15). Desde a ressurreição de Jesus houve dois reinos disputando os corações e mentes da humanidade.
O reino da ressurreição de Cristo é o verdadeiro reino e o que durará quando o príncipe deste mundo for preso.
Jesus, após sua ressurreição: "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra" (Mt 28:18).
Cristo reina sobre um mundo rebelde, embora a hostilidade ao seu reinado muitas vezes pareça prosperar.
A 7ª. trombeta anuncia que Cristo terá então derrotado e afastado toda a oposição ao seu governo, e o reino do mundo - que agora parece tão impressionante - terá perecido. Assim Cristo retorna, derruba completamente o reino perverso do mundo com seu próprio reino justo, e recebe a adoração voluntária e alegre de seu povo ressuscitado.
No NT, Senhor geralmente se refere a Jesus, mas em Apocalipse, identifica seu Senhor e o nosso: Deus, o Pai.
O reino que se aproxima, envolve "nosso Senhor e de seu Cristo"; Deus, o Pai e Deus, o Filho, que reinam;
O Pai é Senhor da Criação e o Filho é Senhor da redenção: juntos eles governam no poder e na graça na glória divina. Aqui, a plenitude da divindade é atribuída a Jesus Cristo, que é um com Deus, o Pai no domínio divino.
As igrejas da Ásia foram perseguidas sob o reino deste mundo, como os cristãos são hoje. Eles e nós encontraremos descanso de toda oposição e aflição quando Cristo voltar, e experimentaremos um fim permanente para todo o mal.
O Reino de Deus Celebrado
v. 16 - Os “24 anciãos", do cap. 4 repres. da igreja do AT/NT, sentados em tronos = a Igreja no reinado de Cristo.
v. 17 - Nesta canção de adoração, o reino de Cristo anunciado pela sétima trombeta é celebrado.
As gratidões e louvores pelo reino de Cristo são prestados ao Pai: o "Senhor Deus Todo-Poderoso"="governante soberano" ou "governante de todos". Ap 4.8 – “que era, que é e que há de vir” / Ap 11.17 – “que é e que era”
A sétima trombeta inaugura a glória eterna. A eternidade não "está por vir", mas simplesmente "é".
Por isso esta trombeta não traz um reino milenar temporário, mas anuncia o fim da história no estado eterno.
v. 18 - celebra o esboço de sua vinda: a vinda da ira final de Deus sobre todos os malfeitores. O outro lado é a bênção eterna concedida aos crentes, que como os 24 anciãos estão vestidos com roupas brancas limpas do pecado.
"Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno" (Dn. 12:2). Primeiro: "As nações se enfureceram, chegou, porém, a tua ira" (11:18).
"fúria" = "ira" (gr, orgizo). O homem estava irado com Deus e seu Salvador, então Deus responde com ira em troca.
Deus ofereceu salvação, os líderes judeus conspiraram para crucificar Jesus e perseguir seus seguidores. Agora, no retorno do Cristo exaltado, Deus assumiu seu reinado, e a justiça será feita sobre os opressores e pervertidos.
A punição eterna do pecado, o retorno de Cristo sinaliza "o tempo para os mortos serem julgados" (11:18).
Ap. 20.12-15 - apresenta esta cena em detalhes....
destruindo os destruidores da Terra". Assim como Jericó teve que ser destruída e depois ocupada...
Os destruidores são destruídos para sempre, para que sua terra possa desfrutar da bênção e da paz para sempre.
Um grande rei não só vence seus inimigos perversos, mas também reúne seus leais servos para louvor e recompensa.
Assim, a vinda de Jesus é a hora "para dar o galardão aos teus servos..."
Galardão não significa que os crentes mereçam a salvação: os pecadores só podem ser salvos apenas pela graça. O que merecemos é condenação por nossos pecados, mas pelo amor de Deus, através da fé, estamos salvos.
As recompensas refletem, portanto, a comenda de Cristo pelo serviço oferecido em resposta à sua graça.
O Reino de Deus Consumado
O v. 19 é o verso final deste capítulo, mas também a conclusão da 1ª. metade deste livro, que iniciou em 4.1...
Essa primeira metade proporcionou visões amplas, mas informativas, cobrindo a grande varredura da história cristã.
As visões que começam no capítulo 12 se concentram em maior detalhe sobre os inimigos de Cristo e como Cristo derrota todos eles, mais significativamente a falsa trindade de Satanás e suas duas bestas.
A arca da aliança era o objeto mais sagrado do AT e foi perdida ou consumida durante os julgamentos de Deus sobre Jerusalém. Muitos esperam que ela ressurgisse, mas a Bíblia não dá nenhum indício de tal coisa acontecendo.
A arca foi levada deste mundo para o céu algum tempo antes da queda de Jerusalém? A resposta é que não podemos saber. Provavelmente, a arca é mostrada aqui como um símbolo, representando a aliança de Deus com seu povo.
A arca representava a presença salvadora de Deus, mas Só o sumo sacerdote via a arca, uma vez por ano, quando trazia o sangue para colocar sobre ela para o perdão da nação.
Quando Jesus morreu, o véu do templo que outrora protegeu a arca foi arrancado de cima para baixo: o caminho para a gloriosa presença de Deus está agora aberto através de Jesus Cristo.
O trabalho salvador de Cristo não mudou a santidade de Deus: ele ainda usa raios, trovões, terremotos e granizo contra todos os que se opõem a ele na incredulidade. Para os inimigos de Deus, a arca era um símbolo de pavor e aflição.
Para os ímpios, a história terminará com o mesmo tipo de acidente que derrubou as muralhas de Jericó!
Mas os cristãos, embora estejamos tão conscientes do nosso pecado, são instruídos a olhar para a arca de Deus da aliança, que só pode ser vista por aqueles que são libertados do pecado.
A mensagem é que não devemos temer o retorno de Cristo, o grande evento da história ainda por vir e a grande conclusão da era evangélica lançada pela ressurreição de Cristo do túmulo.
Conclusão: Defendendo o Reino
A 7ª. trombeta proclama que Jesus, que morreu pelo pecado e ressuscitou do túmulo, voltará em glória para estabelecer um reino de justiça que nunca acabará. Esta é a melhor ou pior notícia para você: tem certeza de qual é?
A Bíblia diz que você pode ser declarado justo em Cristo através da fé, purificado pelo sangue de sua cruz e nascido novamente por seu poder de ressurreição.
Os inimigos de Cristo estarão em seu terrível julgamento, mas o tempo para os crentes se levantarem é agora.
Assim como os vinte e quatro anciãos, nós nos prostraremos em adoração do nosso Salvador naquele dia, lançando aos seus pés as coroas que ele nos deu (4:10).
Devemos defender a verdade de Deus em nossa vida, defender sua misericórdia em nossa divulgação evangélica, e defender sua glória e reino vivendo vidas sagradas e recusando-se a jurar lealdade ao reino deste mundo em pecado.
Se permanecermos na fé, por sua graça, ouviremos com alegria a trombeta soando naquele dia, e as vozes do céu gritando com admiração: "O reino do mundo tornou-se o reino de nosso Senhor e de seu Cristo, e ele reinará para sempre e sempre" (11:15).
Quando enfim chegar o dia da vitória do meu Rei, pela graça de Jesus eu lá estarei” - Hino 297 – A Chamada Final
Related Media
See more
Related Sermons
See more