SERMÃO - APOC 10.1-11 - Est. 23 - A Palavra de Deus

Notes
Transcript
Apocalipse 10.1-11A Revelação dos Mistérios de Deus
©Rev. Saulo Pereira de Carvalho - 06.02.2022 - (Barclay/Hendricksen/Kistemaker/Ladd/Lopes/Pohl/Simeon/Vieira/Wiersbe/Wilcock/LOGOS)
Introdução
As 7 Seções Paralelas / Tema: O Juízo de Deus sobre os Homens: 1) É Executado pelos Homens Maus (13-15) / 2) Usa os Agentes de Destruição dos Homens (16-19) / 3) Buscam o Arrependimento dos homens (20-21)
Estamos tratando a respeito das sete trombetas. Soaram as seis primeiras, e agora, aguardamos a sétima. A sexta trombeta fala de uma cavalaria inumerável que mata uma terça parte dos homens impenitentes.
Quando a sétima trombeta tocar, não haverá mais chance para os pecadores. A sétima trombeta aponta para o juízo final. Então, será tarde demais.
Os capítulos 10 e o 11:1–14 são um interlúdio antes do juízo final. Assim como entre o sexto e o sétimo selo houve uma mensagem de consolo para a igreja, mostrando os santos em glória, também entre a sexta e a sétima trombeta haverá um interlúdio, com a mensagem do anjo forte, trazendo o livrinho aberto em sua mão.
No intervalo após os seis primeiros selos, João foi mostrado como Deus selou sua igreja para a salvação e a libertou em segurança da tribulação. João recebe uma visão semelhante no intervalo entre a sexta e a sétima trombetas.
A partir de Apocalipse 10, esta visão retrata a igreja como recebendo a Palavra de Deus, mantendo-se firme a ela, e tendo testemunhos em nome de Deus, apesar da perseguição e até mesmo do martírio.
Tema: A REVELAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE DEUS
É Controlada pela Vontade Soberana de Deus – 1-4
Este é o segundo "anjo poderoso" que encontramos em Apocalipse, e como ambos lidam com o pergaminho da vontade de Deus, eles estão obviamente conectados (ver 5:2). Este anjo "tinha um pequeno pergaminho aberto na mão" (10:2), e lembramos do pergaminho anteriormente aberto por Jesus.
V. 2 – Livrinho (revelação limitada período de tempo breve) e aberto (não “selado” com no cap.5...)
as nuvens são os carros de Deus (Sl 104:3). O arco-íris é parte da decoração do trono de Deus no céu (Ez 1:28). O rosto do anjo é como o Sol, modo se descreve o rosto de Jesus no monte da transfiguração (Mt 17:2). A voz do anjo é como o rugido de um leão; assim como a voz de Deus é comparada, (Joel 3:16; Oséias 11:10; Amós 3:8).
As descrições deste anjo incrível incluem tantos indicadores de deidade que muitos estudiosos acreditam que o anjo poderoso é o próprio Jesus... improvável pq ele é o Cordeiro, e anjo sempre se refere servos...
No mínimo, porém, este poderoso anjo tem a intenção de representar a glória de Cristo a quem ele serve.
V. 2 - Na Bíblia, ter algo sob os pés é exercitar o domínio sobre ela: o anjo de Cristo retrata sua soberania sobre a totalidade da criação, terra e mar. Mais tarde, em Ap, veremos o inimigo de Cristo, Satanás, levantando bestas da terra e do mar. Aqui, antes dessas bestas, mostra que Cristo já tem seu pé plantado nos domínios de onde eles vêm.
Lembramos que o objetivo do intervalo entre a sexta e a sétima trombetas, como foi entre o sexto e o sétimo selos, é revelar a identidade e o chamado da igreja.
Como o pilar da nuvem e do fogo guiou e protegeu Israel no deserto, você está sendo liderado e protegido por Cristo para que você chegue com segurança no novo mundo da era que está por vir.
A chave para seguir Cristo, que você deve fazer pela salvação, é receber, confiar e obedecer a Palavra de Deus, e é por isso que o poderoso anjo veio a João com o "pergaminho" aberto em sua mão.
Quando os cristãos são atacados por uma cultura hostil, somos tentados a comprometer a mensagem e os métodos da Bíblia, a fim de diminuir o conflito. Criacionismo... moralidade... casamento... pecado...
Como podemos ousar nos apegar à Palavra de Deus diante de um mundo desdenhoso, sem capitulação ou compromisso? Porque olhando para Cristo como nosso Redentor Soberano, representado por este "anjo poderoso", lembramos de quem é o pergaminho e de quem a Palavra revelada de Deus veio até nós. Rejeitar esta mensagem é rejeitar o próprio Cristo, o único Salvador, e voluntariamente comprometer as Escrituras é trair Jesus, nosso Senhor.
V. 3-4 - Na Bíblia, o trovão significa a majestade de Deus em sua vinda (Ps. 29:3), juntamente com o poder de quebrar toda a oposição. João não deveria registrar o julgamento dos sete trovões. isso mostra que Deus tem mais planos para a história do que os que ele escolheu para nos revelar na Bíblia (João 21.25...)
Portanto, não devemos nos surpreender quando acontecem coisas que não são contabilizadas pelas Escrituras.
É Feita no Tempo de Deus – 5-7
O anjo antecipa a sétima trombeta que está prestes a ser soprada e declara solenemente que Cristo voltará imediatamente para trazer o julgamento final e a conclusão da era.
O anjo levanta a mão para jurar um testemunho solene, assim como as testemunhas fazem nos tribunais de hoje, e nomeia a mais alta autoridade imaginável – v. 6 - também testemunha a certeza de sua realização – v. 7
Quando o Novo Testamento fala do "mistério de Deus", refere-se não a pistas para descobrirmos, mas sim a verdades redentoras para a história que só podem ser conhecidas como Deus as revela.
Quando o fim chegar, este plano misterioso de julgamento e salvação será levado a completo e total realização.
E terá concluído o mistério de Deus. Esta expressão significa que o propósito de Deus para a história, seu plano de salvação, terá sido totalmente realizado e revelado.
Há muitas coisas na vida que são difíceis e ininteligíveis: (Vieira, citando Billy Graham: o mistério do sofrimento... o problema da morte... o problema do mal...)
É Dada pela Palavra de Deus – 8-10
João é chamado para se aproximar do anjo poderoso e receber a Palavra de Deus. Na mão do anjo estava o pequeno pergaminho que continha a revelação de Deus às igrejas através do ministério de João.
”toma e come o livro...” Ez 3:1,3. O mensageiro de Deus deve assimilar a mensagem, deve digeri-la, deve levá-la à sua vida e ser mais íntimos, a mensagem de Deus deve tornar-se parte de sua própria humanidade.
Esta visão fornece três pontos vitais sobre como devemos receber e ministrar a Palavra de Deus.
Primeiro, esta visão retrata a Bíblia como uma revelação de Deus para o homem.
Segundo, devemos nos esforçar para receber e apreender a mensagem de Deus na Bíblia. Comer envolve esforço, e os cristãos também devem aplicar-nos diligentemente ao estudo da Palavra de Deus.
Em terceiro lugar, podemos esperar que a Palavra de Deus seja doce e amarga – v. 9 - Ao mesmo tempo, a mensagem da Bíblia não é apenas de uma doce salvação, mas também de um julgamento amargo sobre o pecado.
Deus não coloca sua Palavra em nossa boca à força, obrigando-nos a recebê-la. Ele sempre a entrega, e devemos aceitá-la. Os efeitos da Palavra em nossas vidas será o mesmo: ela sempre trará tristeza e alegria, amargor e doçura.
Ela traz alegria à alma, mas nos traz tristeza ao acusar nosso pecado.
O ministro fiel "anuncia todo o desígnio de Deus". Não dilui a mensagem de Deus só para agradar seus ouvintes...
Cuidado com “qualquer igreja” e qualquer pregador...
É Proclamada pelos Servos de Deus – 11
v. 11 - como João somos chamados por Cristo para manifestar os mistério de Deus.
Ser cristão, portanto, é receber, ingerir, provar e proclamar a Palavra de Deus.
o plano soberano de Deus exige que a testemunha decisiva de sua mensagem seja dada por pecadores salvos pela graça a outros pecadores que precisam ser salvos pela graça, mesmo que possamos ser perseguidos pelas mesmas pessoas que estamos procurando salvar.
Esta missão é, portanto, a atividade decisiva que ocorre durante toda esta era da história mundial!
(Lucas 24:46-47). Observe que dois desses grandes eventos já aconteceram: a morte expiação de Cristo e a gloriosa ressurreição. O terceiro evento — a proclamação do evangelho — está acontecendo em nosso tempo.
Observe, também, que dois desses eventos são alcançados por Jesus além do nosso envolvimento — sua morte e ressurreição — mas somos chamados a participar do terceiro, a pregação do arrependimento e do perdão em seu nome.
Então, agora o juízo final pode vir. Nossa expectativa é que o próximo verso diga: "Então, o sétimo anjo tocou a trombeta". aqui a descrição da sexta trombeta não é seguida imediatamente pela descrição da sétima.
Primeiro, o sofrimento, o poder, o dever e a vitória final da Igreja devem ser mostrados para que os crentes recebam consolação quando os juízos forem infligidos sobre o iníquo.
Conclusão
O propósito é pastoral. Ela nos recorda que a paciência de Deus tem limite. O soar das seis primeiras trombetas representam todas as oportunidades que Deus dá ao homem para que se arrependa.
Mesmo assim, não é a paciência de Deus que se esgota e, sim, a capacidade do homem de responder positivamente à revelação divina.
Chega o ponto em que não é proveitoso oferecer mais oportunidades, pois o homem se insensibilizou, não havendo mais possibilidades de arrependimento.
É aí então que o anjo jura que não haverá mais demora para a sétima trombeta soar.
Lembre-se que os capítulos 10-11 ocorrem em uma pausa entre a sexta e a sétima trombetas. O sétimo evento em cada uma das sequências de João descreve o retorno de Cristo e o julgamento final.
2 Pedro 3:9 - Romanos 2:4-8 - A pausa entre a sexta e a sétima trombeta — enquanto durar, e não durará para sempre — cria espaço para a missão da igreja e para que você volte ao seu criador.
Related Media
See more
Related Sermons
See more