SERMÃO - APOC 8.1-6 - Est. - As Orações dos Cristãos e os Propósitos de Deus

Notes
Transcript
Apocalipse 8.1-6As Orações dos Santos e os Propósitos de Deus
©Rev. Saulo Pereira de Carvalho - 03.10.2021 - (Barclay/Hendricksen/Kistemaker/Ladd/Lopes/Phillips/Pohl/Simeon/Vieira/Wilcock/LOGOS)
Introdução
TEMA: A Oração dos Santos e os Propósitos de Deus
A oração é o meio pelo qual Deus cumpre seu propósito na história.
Este é o ponto que devemos notar em Apocalipse 8:3-5, um ponto tão importante que os sete arcanjos são interrompidos de soprar suas trombetas. Nas visões apocalípticas da Bíblia, um oitavo anjo parece fazer uma pausa que não deve ser negligenciada.
Aqui, Deus revela a força de seu vínculo de aliança com seu povo e sua atenção às suas orações, primeiro enviando o anjo para oferecer as orações dos santos e só então usando seu recipiente para lançar julgamentos ardentes sobre o mundo.
Uma razão pela qual isso precisa ser enfatizado é que os cristãos tendem a confiar em nossa própria atividade e se concentrar no que podemos fazer contra o pecado e o mal, enquanto muitas vezes negligenciamos o recurso muito mais importante da oração.
A ideia bíblica de guerra sagrada coloca a oração em primeiro lugar e nossa própria atividade em segundo lugar.
Um exemplo é dado pelo rei De Judá, Ezequias, durante a invasão de Senaqueribe em 701 a.C. (Isa. 37:16-20)... Pela manhã, Ezequias descobriu que Deus havia respondido destruindo completamente o inimigo: "O anjo do Senhor saiu e derrubou cento e oitenta e cinco mil no campo dos assírios" (37:36).
A oração de Ezequias não é apenas uma história animadora do Antigo Testamento, mas uma declaração de como o povo de Deus é usado para cumprir os propósitos de Deus no mundo.
A soberania e a oração de Deus nunca estão em desacordo, uma vez que Deus é soberano sobre a oração de seu povo e sobre a resposta de suas orações. A oração é, de fato, um apelo à soberania de Deus de acordo com a vontade de Deus.
Por esta razão, a negligência da oração é uma das grandes calamidades e falhas principais da igreja ocidental de hoje.
Os cristãos estão mais ansiosos para se envolver em atividades que têm um efeito visível. Achamos que mais é feito conversando uns com os outros ou tomando ações que parecem mais benéficas.
É por isso que é difícil fazer com que os cristãos participem de reuniões de oração, e por isso a maioria das igrejas evangélicas hoje não as têm mais, porque você ora, vai para casa, e não pode ter certeza de que algo foi realizado.
Mas a visão do sétimo selo deixa claro não só que nossas orações vão até Deus, mas que elas fazem a diferença decisiva na história de acordo com sua vontade.
A oração é a arena em que os cristãos têm um poder maior do que o do mundo. Enquanto nossa própria atividade deve falhar sem oração, a oração sozinha nas mãos de Deus é poderosa para trazer o julgamento de Deus sobre os inimigos de seu reino.
A oração dos cristãos é recebida e respondida por Deus – v. 3,4
Este é o ponto do incenso que o anjo misturou com o incenso de orações para oferecer diante de Deus. A função do incenso era fazer as orações cheirarem docemente na presença de Deus.
O anjo na visão de João nos mostra que nossas orações chegam a Deus, são ouvidas por ele, e fazem uma grande diferença no mundo e na história.
Não há dúvida de que algo precisa ser feito para tornar nossas orações aceitáveis e eficazes com Deus, assim como as orações trazidas ao templo de Deus por este anjo.
Todas as nossas orações são defeituosas, muitas são egoístas ou tolas, e todas são corrompidas de alguma forma pelo pecado que as torna inaceitáveis na presença de Deus.
O que não só fará com que nossas orações passem, mas as tornem doces na presença de Deus? A resposta não é encontrada no próprio anjo, já que os anjos não podem mediar o povo de Deus, e é por isso que nunca devemos orar a eles.
A resposta é encontrada na mediação de Jesus Cristo, através de sua vida perfeita e morte expiadora do pecado, e por meio de sua atual intercessão em nome da igreja (Rom. 8:34 – “ressuscitou, está à direita de Deus e intercede por nós”; Heb. 7:25).
A Bíblia ensina que "há um mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus" (1 Tim. 2:5). Jesus disse aos seus discípulos: "O que quer que peça ao Pai em meu nome, ele [dará] a vocês" (João 15:16).
Podemos ver a conexão do incenso com o ministério salvador de Jesus, observando que o paralelo mais próximo do AT a esta passagem é encontrado em Levítico 16:12-13, que faz parte do ritual do templo para o Dia anual de Expiação de Israel.
No meio dos sacrifícios de sangue oferecidos para o pecado, o sumo sacerdote era para "tomar um incensário cheio de carvão de fogo do altar diante do Senhor, e dois punhados de incenso aromático bem moído, e o trará para dentro do véu e colocar o incenso no fogo diante do Senhor”.
O Dia da Expiação apontou para o NT, para o sangue expiatório de Cristo não só para nos purificar do pecado, mas para santificar nossas orações.
Da mesma forma, a atual intercessão de Cristo no céu faz com que as orações de seu povo se levantem diante de Deus "pura, doce e perfumada.
"as orações de todos os santos" surgem perfumadamente diante de Deus (8:3). Santos não são a elite espiritual, selecionados e aprovados por algum papa terrestre. Na Bíblia, os santos são pecadores que foram purificados e santificados
pelo sangue de Jesus, tendo sido separados do pecado e do mundo simplesmente através da fé em Cristo (ver 1 Cor. 1:2).
Se você não veio a Jesus para ser salvo de seus pecados, então você não é um santo e não tem nenhuma razão para acreditar que suas orações serão aceitas por Deus.
É por isso que os não-cristãos muitas vezes pedem aos crentes que orem por eles, já que sentem sua própria falta de acesso ao céu.
Mas o cristão mais simples - cada um dos santos - que ora em nome de Jesus, confiando em sua morte pelo pecado e seu reinado interminável no céu para representar a pessoa diante de Deus, pode ter certeza de que suas orações são valorizadas por Deus e serão respondidas de acordo com sua boa e perfeita vontade.
Paulo acrescenta que, em oração, "o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza" (Rom. 8:26). Derek Thomas resume: "Nossas orações surgem com o poder do Espírito, a mediação do Filho e a ajuda dos anjos do céu."
Prioriza a Vontade de Deus - a grande oração da igreja é a oração para que o reino de Cristo venha.
As orações colocadas no incensário dourado do anjo vieram dos mártires que buscaram o julgamento de Deus para vingá-los (6:10).
O ensino de Jesus sobre a oração colocou uma prioridade semelhante em seu reino. A "Oração do Senhor" inclui petições para que Deus atenda às nossas necessidades diárias, perdoe nossos pecados e nos leve para longe da tentação.
Mas Cristo nos ensinou primeiro a orar pela santidade do nome de Deus e seu reino na terra: "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o seu nome; venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mt. 6:9-10).
A oração para que o reino de Cristo venha — agora através da disseminação do evangelho, do crescimento da igreja e da obediência dos crentes, e no final pela repentina aparição de Cristo em glória para salvar e julgar - é a grande oração da igreja.
Os cristãos são encorajados na Bíblia a orar por nossas próprias necessidades e por amigos e vizinhos. Mas a prioridade de nossas vidas de oração deve ser dada à disseminação do evangelho, à preservação e força da igreja, ao ministério da Palavra de Deus, e à frustração de poderes ímpios e perversos em nosso mundo. Você está orando por essas coisas?
Estas são as orações que, segundo Apocalipse, importam mais, as orações que Deus responderá com o poder do céu no momento de sua escolha, e as orações que devemos ter mais privilégios de oferecer em nome de Cristo.
CONCLUSÃO e APLICAÇÃO:
Antes de terminar, e quanto às orações dos não-Crentes? Atos 10.4-5...
Você se comprometerá a orar pelo reino de Cristo? Orando em seu nome pela causa de seu evangelho e por seu julgamento sobre o mal rebelde, podemos estar animados com a visão do anjo reunindo nossas orações em um incensário dourado, adoçado com o incenso da obra expiatória de Cristo, e oferecido diante do trono de Deus, esperando o dia em que nossa oração mais fervorosa será respondida.
Esta é a oração com a qual todo o livro do Apocalipse — e toda a Bíblia — conclui. "Venha, Senhor Jesus!",
Nós oramos e Ele responde com palavras mais preciosas aos nossos corações: "Certamente estou chegando em breve" (22:20).
Related Media
See more
Related Sermons
See more