SERMÃO - APOC 11.1-14 - Est. 24 - A Profecia do Profeta

Notes
Transcript
Apocalipse 11.1-14A História da Igreja
©Rev. Saulo Pereira de Carvalho - 13.02.2022 - (Barclay/Hendricksen/Kistemaker/Ladd/Lopes/Pohl/Simeon/Vieira/Wiersbe/Wilcock/LOGOS)
Introdução
Tema: A REVELAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE DEUS: 1. É Controlada pela Vontade Soberana de Deus – 1-4 / 2. É Feita no Tempo de Deus – 5-7 / 3. É Dada pela Palavra de Deus – 8-10 / 4. É Proclamada pelos Servos de Deus – 11
As seções paralelas: os selos e as trombetas, e o intervalo antes do sétimo.... (slide)
este é um dos capítulos mais difíceis e ao mesmo tempo o mais importante do Apocalipse....
Essa dificuldade é amplamente removida, no entanto, se lembrarmos que o Apocalipse é um livro de imagens visionários, em vez de uma narrativa literal de eventos futuros.
um resumo da mensagem – v.11: João comeu o livrinho, assimilou em sua mente e coração a mensagem da verdade de Deus. Agora o põe por escrito, mas não ainda em detalhes, mas em seus grandes esboços.
Por meio de seus símbolos bíblicos, este capítulo dá uma representação comovente da igreja que tem testemunho durante a tumultuada era do evangelho – tempo que estamos vivendo, da guerra mundial contra o evangelho.
TEMA: A História da Igreja
A Santidade da Igreja – v. 1-2
Templo não está pensando no edifício que se levantava em Jerusalém (Há 20 anos destruído) Para ele o Templo é a Igreja Cristã, o novo Povo de Deus. Esta é uma imagem que nos sai ao encontro em várias passagens do AT e NT.
Os cristãos são pedras vivas, de uma casa espiritual (1 Pd 2:5). A Igreja é fundada sobre os apóstolos e os profetas.
Jesus é a pedra angular; a Igreja está crescendo até constituir-se no novo e santo Templo de Deus (Ef 2; 1 Co 3).
o "templo" e a "cidade santa" são metáforas para a comunidade cristã
A medição do Templo equivale ao selar dos santos crentes (7.2,3). Na prova mais terrível, estes serão protegidos. Mas outros, os que espiritualmente são gentios, os que estão fora da Igreja, estão condenados à destruição.
O texto não mostra interesse nas dimensões físicas do santuário. A importância do comando está no que significa: a preservação do verdadeiro serviço a Deus.
Ap 3:12 - os seres humanos são pilares não de um edifício feito de pedra, mas é uma comunidade de pessoas.
V.2 = cristãos nominais associados à igreja, mas não convertidos. Essa preocupação com a fé falsa ou meramente externa, juntamente com o falso ensino, foi enfatizada nas cartas de Jesus às igrejas (2:5, 14-15; 3:1-2, 15-16).
"quarenta e dois meses" (11:2). Esse período ocorrerá repetidamente no Apocalipse — nesta forma, como três anos e meio, ou como 1.260 dias, todos iguais ao mesmo período de tempo.
Elias orou = não choveu por três anos e meio (Lucas 4:25). Este período parece estar associado a um tempo de rebelião durante o qual os fiéis de Deus são protegidos no meio de julgamentos.
Vários textos de AP: 1.260 dias, 42 meses, três anos e meio ("um tempo, e tempos, e meio tempo"), que mostra o tempo em que o povo de Deus enfrenta perseguição contínua, mas são mantidos seguros pelo nosso Senhor Soberano.
42 meses e seus equivalentes = contaminação de Jerusalém por Antíoco Epifanes no c II A.C., (Daniel 7:25).
Em Apocalipse, estes números não retratam um período de tempo, mas uma espécie de história, ou seja, uma de violenta oposição a Cristo e sua igreja, desde o final do primeiro século e que muitos cristãos enfrentam até hoje.
Este período não pode ser entendido literalmente; porque, literalmente, o "tempo dos gentios" (ou "nações") começou quando Jerusalém foi destruída pelos romanos no ano 70 d.C. (Lc 21:20-24) – e só voltou como nação em 1948.
Ele fala da perseguição do mundo durante todo o período da igreja, da primeira à segunda vinda de Cristo.
A Unção da Igreja – v. 3-4
Por que são duas as testemunhas? as coisas notáveis que elas fazem nos v. 5 e 6 nos relembram, talvez, de modo convincente, as duas testemunhas da glória de Cristo no monte da transfiguração: Moisés e Elias.
Esses dois representam o testemunho da igreja como um todo, bem como a segurança desse mesmo testemunho, pois o princípio bíblico é que "o testemunho de duas pessoas é verdadeiro" (Jo 8:17; ver At 1:8).
As duas testemunhas representam a comunidade de cristãos fiéis.
"templo" e a "cidade santa" = comunidade cristã / as testemunhas fiéis são chamadas de "Candeeiros" (11:3-4).
Pq dias ao invés dos meses do v. 2. Uma possível resposta é que o v. 2 falou do cerco da igreja, e os cercos são normalmente medidos em meses. A testemunha da igreja, no entanto, é um esforço diário.
A ameaça da comunidade ser dominada pelo mundo não cristão não significa que os fiéis se retirem. Em vez disso, João retrata duas "testemunhas" profetizando durante o período em que o "templo" ou comunidade de fé é oprimido.
Pano de saco que eles usam, o que indica que eles estão chamando as pessoas para o arrependimento.
as pragas das seis primeiras trombetas não conseguiram levar a humanidade ao arrependimento (9:20-21). Essas testemunhas indicam que a oportunidade de arrependimento ainda está disponível, mesmo quando a igreja está sitiada.
Essas duas testemunhas falam da igreja como uma agência missionária durante toda a época evangélica presente.
são duas oliveiras e dois candeeiros (11:4). Estas duas figuras são encontradas em Zacarias 4:1–7, referindo-se a Josué e Zorobabel que anunciam a Palavra no poder do Espírito para restaurar a Israel.
Segundo, assim como os missionários eram enviados de dois em dois, assim a igreja cumpre a sua missão no mundo.
A Autoridade da Igreja – v. 5-6
V. 5 - 2 Reis 1:10-14, quando o profeta Elias derrubou o fogo do céu para consumir soldados enviados para prendê-lo. A questão é que quando a igreja testemunha corajosa e fielmente, a Palavra de Deus tem poder sobre seus inimigos.
Alguns cristãos são tentados a recuar de declarar corajosamente a Palavra de Deus à medida que entra em conflito com valores e práticas mundas. Mas somos lembrados de que não devemos temer declarar fielmente a Palavra de Deus, uma vez que Deus protege aqueles que bravamente defendem sua verdade.
V. 6 - Elias orou nos dias idólatras do rei Acabe, e o céu não produziu chuva por três anos e meio (1 Rs 17:1; Lc 4:25).
Moisés transformou as águas do Nilo em sangue, juntamente com muitas outras pragas devastadoras.
A igreja testemunhante da era do evangelho não estará equipada com menos poder do que esses heróis do Antigo Testamento, mas através da oração exercerá o poder conquistador.
"Muito pode por sua eficácia a oração do justo", "Elias era um homem semelhante a nós...”, (Tg 5:16-17).
Tomada como um todo, a visão de João no Apocalipse 11 mostra o poder da igreja testemunhando, através da Palavra, sacramentos e oração pelo poder do Espírito de Deus. Por esses "meios comuns de graça", a igreja está habilitada a declarar a verdade da Palavra de Deus, prevalecer sobre o mal e entregar os pecadores do julgamento.
quando o mundo rejeita a mensagem da igreja, ele se expõe ao juízo de Deus. Somos perfumes de vida para a vida e aroma de morte para a morte (2 Co 2:16).
A Perseguição da Igreja – v. 7-9
A besta representa "os poderes anticristos no mundo que buscam silenciar a testemunha da igreja", resultando no "aparente triunfo das forças do mal".
Daniel 7. Quatro grandes impérios surgiriam na história, cada um representado por uma besta mortal, incluindo um leão, um urso e um leopardo. A quarta besta era aterrorizante e terrível, com dentes de ferro e dez chifres (Dan. 7:1-8).
Essa besta de Apocalipse se refere um governante imperial perseguidor, correspondendo no tempo de João à ameaça representada pelo imperador romano Domiciano. O fato de que esta besta "sobe do poço sem fundo" indica que ela exerce um poder demoníaco a serviço do diabo... e não apenas poder político...
Paulo escreveu sobre um "iníquo" que apareceria antes do retorno de Cristo para afligir a igreja e enganar as nações (2 Ts. 2:8-10). João, no entanto, mostra que esta é uma realidade ameaçadora atual para seus leitores e para os cristãos durante toda a era da igreja, embora pareça que tomará uma forma mais potente no final da era antes de Cristo voltar.
V. 8 - três imagens bíblicas. O assassinato das testemunhas = a oposição satânica ao evangelho ao longo desta era atual, seguindo o padrão que será desenvolvido mais plenamente nos capítulos posteriores de Apocalipse.
SODOMA = abominações sexuais perversas e pecado idólatra. EGITO = onde o povo santo de Deus foi mantido em cativeiro e a mensagem de Deus foi duramente desprezada. Em terceiro lugar está a crucificação de Jesus fora de Jerusalém, representando a rejeição do Messias de Deus e seu evangelho.
"simbolicamente", ou, mais literalmente, "de forma espiritual" = não representam um lugar no mundo, mas o próprio mundo em sua sensualidade, perseguição violenta e falsa religião, pois se opõe militantemente ao evangelho.
A combinação de Sodoma, Egito e Jerusalém = "a estrutura mundial de incredulidade e desafio contra Deus".
V. 9 - Nesta visão simbólica, a testemunha da igreja fica morta nas ruas por "três dias e meio", provavelmente representando um tempo limitado por Deus. A principal ênfase é a atitude do mundo em relação à igreja morta.
Muitos dentre os povos, tribos, línguas e nações se unem no ódio ao povo de Deus, se recusando em conceder até mesmo um enterro decente aos cadáveres, e seu ódio resulta em alegria pelo assassinato das testemunhas cristãs:
A fidelidade dos cristãos não traz proteção contra a morte. A vingança só vem mais tarde, depois da morte. Assim como Jesus, que foi crucificado e depois elevado à glória celestial. Em todo lugar da terra...
A Pregação Perturbadora da Igreja – v. 10
A alegria do mundo com a aparente derrota da igreja é por causa de sua mensagem (parece Natal...)
Atormentaram pelo que anuncia, vive e prega, contra a cultura vigente na sociedade.
A igreja é inimiga do mundo, e tem uma mensagem “doce” ao paladar, mas “amarga” quando absorvida na vida...
A igreja se torna discordante e isso enfurece o mundo. Quando nossa vida e nossa mensagem não perturbam, pode ser que não estamos vivendo ou pregando todo desígnio de Deus...
A Vitória Segura da Igreja – v. 11-13
O testemunho dos fiéis para o mundo e de sua última vingança através da ressurreição dos mortos: como os ossos secos que Ezequiel viu voltando à vida (Ez 37). Como Cristo, eles são levados para o céu (11:12).
a ressurreição dessas testemunhas representa a ressurreição de todos os fiéis.
V. 12 - Lembramos que essa visão ocorre entre a sexta e a sétima trombetas, e, portanto, se aproxima do retorno de Cristo e da reunião dos santos.
A alegria do mundo transforma-se rapidamente em grande temor. A terra está tremendo. É o mesmo quadro de Ap 6:12. O terremoto aqui também precede o juízo final. Os ímpios são cobertos de terror. Eles dão glória a Deus não porque se convertem. O mundo está maduro para o juízo, porque apesar da sua impenitência, ainda rejeitou o testemunho da igreja e perseguiu e matou os fiéis (11:7).
A besta na visão de João acreditava que ele tinha finalmente derrotado a testemunha cristã. Os líderes judeus pensavam o mesmo ao crucificar Jesus. Saulo de Tarso percebeu a vitória no apedrejamento do primeiro mártir, Estevão.
Mas como Jesus, assim é com sua igreja, que a crucificação é seguida por uma ressurreição através do poder de Deus.
CONCLUSÃO e APLICAÇÃO
v. 14 O terceiro ai será o julgamento final quando a 7ª. trombeta for soprada e Cristo voltar para acabar com a era. Até que isso termine no julgamento final, a desgraça sobre os inimigos de Deus significa a bênção contínua da testemunha evangélica da igreja.
Deus preserva sua testemunha evangélica para que os pecadores ainda possam ser salvos.
Duas aplicações:
A preservação do evangelho de Deus oferece salvação a você, é um apelo ao seu arrependimento e entrega a Jesus. Esta é a melhor maneira de dar glória a Deus à luz da poderosa testemunha de sua igreja ao evangelho: não no julgamento através da incredulidade obstinada, mas na salvação através da fé em Jesus Cristo.
Então Deus o usará como testemunha, e embora você possa sofrer a morte por Jesus e sua Palavra, o poder de ressurreição de Deus irá levantá-lo a uma vida interminável
Vivendo em uma era hostil a Cristo e seus seguidores, os cristãos devem se aproximar de Deus, confiando no sangue de Cristo, invocando Deus em oração, e se reunindo com outros crentes para adoração.
O Senhor estende sua vara de medição para abranger aqueles que estão perto de sua presença, estabelecendo uma barreira para mantê-los seguros para uma salvação que será revelada no final da era.
Um aviso especial é dado aqui aos crentes meramente nominais, aqueles que frequentam a igreja, mas não pertencem ao corpo espiritual dos verdadeiros seguidores de Cristo. Eles são como os gentios que foram admitidos nas antigas cortes externas do templo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more