SONO ESPIRITUAL!

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 264 views
Notes
Transcript

JÁ É HORA DE DESPERTAR!

Texto - Efésios 5.14 “Por isso é que foi dito: “Desperta, (despertar do sono da morte, chamar de volta da morte para a vida) ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.”
Introdução:
Hoje, quando alguém parece não estar ciente de consequências iminentes, dizemos que precisa “acordar para a realidade”. Paulo usa esse chamado poético para despertar no meio de uma advertência à igreja a respeito de transigir com as trevas.
cair no sono
2) dormir
2a) dormir normalmente
2b) eufemisticamente, estar morto
2c1) cair em preguiça e pecado
2c2) ser indiferente à própria salvação
1. Ao adentramos neste texto, podemos observar, de imediato, que ele está dividido em três partes distintas:
A primeira parte se refere ao sono espiritual: “Desperta ó tu que dormes”;
A segunda parte está se referindo à morte espiritual: “Levanta-te dentre os mortos.” Apocalipse 3.1,2 “Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus.”
Já, na terceira parte do versículo, nos fala de um conhecimento ESPIRITUAL
Porém, nesta mensagem, iremos nos deter na primeira parte do versículo, que se refere ao Sono Espiritual.
2. Segundo a ciência, o sono é o repouso causado pelo adormecimento dos sentidos, podendo ser dividido durante a noite em cinco estágios:
O primeiro estágio do sono é a fase da sonolência... nessa fase, a pessoa começa a sentir as primeiras sensações do sono: ONDE o indivíduo pode ser facilmente despertado.
3. A segunda fase do sono dura em torno de 5 a 15 minutos; neste período, as atividades cardíacas diminuem, os músculos relaxam e a temperatura corporal cai, tornando-se mais difícil o despertar.
A terceira e a quarta fase do sono são basicamente iguais, durando cerca de 40 minutos, onde acontece o sono profundo;
Já, o quinto estágio do sono é caracterizado pela intensa atividade cerebral e, é neste estágio em que acontecem os sonhos.
👉🏿 O sono espiritual se diferencia do sono natural, pois ele se identifica pela inatividade, distração e desatenção para com as coisas de Deus.
😴 Quando uma pessoa está espiritualmente dormindo, um dos primeiros sinais demonstrados por ela é o apego pelas coisas terrenas, desatenção e relaxamento para a Obra de Deus.
O sono espiritual pode ser denominado também de dormência, indolência ou profundo sono.
Chegou o tempo de acordamos do sono, despertamos de entre os mortos e recebermos o conhecimento do Senhor.
Segundo o Apóstolo Paulo, na carta aos Romanos 13.11  🗣️ a resposta é afirmativa.
➡️ - E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
O versículo 14 soa como um toque de 📣 TROBETA para alertar os crentes. Não podemos relaxar na vida cristã.
Se os ímpios estão “mortos nos seus delitos e pecados” (2.1), os santos precisam estar acordados para proclamar as “virTudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9 “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
🗣️ É também uma conclusão, na qual o apóstolo convida os homens a se voltarem para Deus, usando três figuras:
(1) acordar do sono;
(2) ressuscitar da morte; e
(3) sair das trevas para a luz.
Diante deste fato, gostaríamos de apresentar, pelo menos, cinco áreas, onde a igreja precisa despertar.
I- A IGREJA PRECISA DESPERTAR PARA UMA VIDA DE ORAÇÃO.🙏🏿
(Mateus 26.36-45 “Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”. Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”. Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?”, perguntou ele a Pedro. “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”. Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Então os deixou novamente e orou pela terceira v…”
1. Hoje, os nossos círculos de oração têm sido mais um círculo de oportunidade do que a oração propriamente dita.
2. Precisamos orar mais.
3. Os círculos de oração de Jesus duravam no mínimo uma hora.
II- A IGREJA PRECISA DESPERTAR PARA A EVANGELIZAÇÃO (JONAS 1.3). 🙇🏾‍♂️
1. Eu vejo Jonas, como o retrato da igreja que dorme no porão, enquanto o povo clama, cada um ao seu “deus dará” , por salvação.
2. Eu vejo Jonas, como um retrato da igreja atual, onde um pé de abóboras vale mais do que as pessoas que não têm conhecimento de Deus.
III- A IGREJA PRECISA DESPERTAR PARA A PALAVRA.
(ATOS 20.7-12 “No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite. Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos. Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto. Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!” Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora. Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou.”
1. Eu vejo no jovem Êutico, o retrato da nossa futura geração, mais preocupada com que está acontecendo lá fora do que com os acontecimentos dentro da igreja.
2. Eu vejo no jovem Êutico, o retrato da nossa futura geração, desatenta à ministração da Palavra de Deus.
3. Eu vejo no jovem Êutico, o retrato da igreja que não percebe o valor que é a Santa Ceia do Senhor.
EXEMPLO DE Pr. ARGONE
IV- A IGREJA PRECISA DESPERTAR NO DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE CRISTÃ.
1. Este é o principal assunto desta epístola. Na terceira viagem missionária, o Apóstolo Paulo passou quase dois anos na cidade de Éfeso (Atos 19.8-11), porém, a carta foi escrita no período em que o Apóstolo estava preso (Efésios 4.1).
A igreja em Éfeso era formada por judeus e gentios, desta forma, o assunto principal da carta era a unidade da igreja. Paulo, nesta epístola, define a igreja de três formas:
Primeira, como corpo, onde Cristo é a cabeça (Efésios 1.22-23);
Segunda, como edifício, onde Cristo é a Pedra principal (Efésios 2.20-21);
Terceira, como esposa onde Cristo é o Esposo (Efésios 5.25-32).
V- A IGREJA PRECISA ACORDAR, POIS O SENHOR JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO (MATEUS 25.1-13). (PARÁBOLADAS 10 VIRGENS)
1. As nossas botijas devem estar cheias de azeite.
2. As nossas lâmpadas acesas SEMPRE!
3. A igreja deve estar O TEMPO EM VIGILÃNCIA.
4. A igreja não pode viver, como se Jesus não fosse mais voltar.
Aplicação.
I tessalonicenses 5.6 – “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios”.
Examinam com frequência e rigor sua mente, seu coração e seu modo de agir, sabendo que as trevas podem sempre se infiltrar na sua vida. Vivem de maneira cuidadosa por causa da luz que brilha neles.
13 Também vivem de maneira cuidadosa – com uma missão – para que a luz brilhe sobre outros. Para isso, Paulo os exorta a “[remir] o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5.16).
14 O termo “remir” vem de uma palavra grega (exagorazw) que significa “reaver algo do poder de outro mediante o pagamento de um preço”. Cientes de que os dias são maus, pagamos o preço necessário na nossa vida para que Cristo brilhe sobre nós e por meio de nós.
Related Media
See more
Related Sermons
See more