Cuidando da nossa mente

Cuidados com a mente  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Rm.12.1-2; Hb.4.12

Introdução
Nova Versão Transformadora: “Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que Ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Esta é a verdadeira forma de adorá-lo. Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês”.
Nosso ser é formado de CORPO – ESPÍRITO – ALMA. Corpo é a matéria; Espírito é o sopro de vida de Deus; Alma é o lado psicológico – vamos chamá-la de MENTE para trazer para o nosso contexto de estudos.
No plano humano, corpo e alma andam juntos. No plano espiritual, corpo e alma agirão de acordo com a ação de nosso espírito moldado pela vontade de Deus ou pela nossa vontade (O Espírito de Deus conversa/se une ao nosso espírito... – Rm.8.16).
Deus não nos vê seccionados. Por isso, devemos viver essa UNIDADE. Sofremos todas as vezes que nos seccionamos – o corpo fazendo uma coisa que o espírito não quer; a alma conduzindo o corpo para pensamentos que contrariam o nosso espírito conduzido pelo Espírito de Deus etc.
Todos os três entes merecem cuidados e atenção especial. Hoje, porém, vamos falar da MENTE – da parte psicológica. O QUE A BÍBLIA NOS ACONSELHA FAZER COM NOSSA MENTE?
Desenvolvimento
De acordo com Rm.12.1,2
1. Primeiro o texto nos aconselha a COMO apresentar a Deus nosso CORPO (gr. Soma) (o que contém nossa alma e espírito)
a. Como SACRIFÍCIO VIVO
b. De forma SANTA e AGRADÁVEL a Deus.
C. Assim agindo, estaremos agradando a Deus com uma forma RACIONAL de agir (culto racional/da razão)
2. Em segundo lugar, o texto orienta a que acatemos as orientações de Deus quando promove a renovação da nossa MENTE.
A. Deus usa a nossa MENTE para incutir o que Ele quer que façamos ou como Ele quer que ajamos.
B. Assim, o Espírito de Deus trabalha nossas MENTES em COMO agir de forma positiva, de tal maneira que faça bem ao nosso corpo e, consequentemente, à nossa vida como um todo – corpo-mente-espírito unidos em um só bloco.
3. Do trabalho efetuado por nossas MENTES vamos colher os resultados de nossas decisões sobre o que desejamos ou não fazer, a compreensão, os sentimentos, as emoções e a linguagem.
A mente está em ação o tempo inteiro – inclusive quando passamos por situações difíceis, quando podemos ser arrastados para a tristeza, para o medo, para a dúvida, para as aflições.
4. O verso 2 nos dá algumas dicas quanto a como cuidar de nossas MENTES;
a. Não viver conforme os padrões deste mundo – (Gr. Squematizo). Não entrar no esquema do mundo.
Qual tem sido o esquema do mundo nestes últimos dias?
Notícias amedrontadoras
Nações se desentendendo
Perigo nas ruas, cidades e estradas
Insegurança no emprego de onde tiramos nosso ganha-pão
Medo de ficar doente e não ter como ou onde ser tratado etc.
b. TRANSFORMAR-SE pela renovação da MENTE (Gr. Metamorfoo)
Ef.4.17-23 - Isto, portanto, digo e no Senhor testifico:
(1) não vivam mais como os gentios, que vivem na vaidade dos seus próprios pensamentos, tendo o seu entendimento obscurecido, separados da vida que Deus concede, por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração. Tendo-se tornado
(2) insensíveis (ao Espírito Santo), eles se entregaram à libertinagem para, de forma desenfreada, cometer todo tipo de impureza.
Mas não foi assim que vocês aprenderam de Cristo, se é que, de fato, ouviram falar dele e nele foram instruídos, segundo é a verdade em Jesus.
(3) Quanto à maneira antiga de viver, vocês foram instruídos a deixar de lado a velha natureza, que se corrompe segundo desejos enganosos,
(4) a se deixar renovar no espírito do entendimento de vocês, e a
(5) se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
c. Mente transformada proporciona experimentar a BOA, AGRADÁVEL e PERFEITA vontade de Deus – (Aquilo que é bom, perfeito e agradável a Deus – NTLH).
5. Aquele que crê em Jesus o Filho de Deus tem a MENTE DE CRISTO. (1Co,2.13-16). Quem tem a mente de Cristo ou pensa como Cristo consegue dirigir seu próprio espírito para fazer aquilo que agrada a Deus – porque Cristo só faz o que o Pai quer.
Conclusão
O autor Augusto Cury (psiquiatra) nos informa que temos TRÊS TIPOS de pensamentos: KILLER – LIGHT – NEUTROS. Os pensamentos KILLER (diz ele) precisam ser trabalhados e transformados em LIGHT (positivos, bons).
De quais pensamentos tem ocupado nossa MENTE?
Pv. 23.7 nos ensina que ASSIM COMO PENSAMOS, ASSIM SOMOS.
Mude sua mente. Transforme a sua mente ocupando-se com pensamentos que agradam a Deus como nos aconselha Fp.4
• Alegrando-se SEMPRE no Senhor (v.4)
• Sendo reconhecidamente BONDOSOS (v.5)
• Não sendo ANSIOSOS por coisa alguma (v.6)
• A paz de Deus inundará nossa mente, nosso espírito (v.7)
• E nosso corpo ficará agradecido! Saudável.
Related Media
See more
Related Sermons
See more