JUDAS 3

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
JUDAS 3-4
BATALHEM PELA FÉ
INTRODUÇÃO
Sem dúvidas, MEUS AMADOS IRMÃOS uma das maiores ameaças para a igreja sempre foi o falso ensino, a falsa doutrina e os falsos profetas. A sutileza e a gravidade como agem, tornam o falso ensino um veneno mortal para o desenvolvimento espiritual da igreja. (não estou falando especificamente da nossa congregação, mas da igreja de cristo em geral.
As ameaças externas como perseguição religiosa, a animosidade natural que o mundo sente pelo o evangelho, certamente são desagradáveis causando feridas para a igreja, entretanto nada se compara com as lesões deixadas pelo o falso ensino dentro da igreja.
O grande perigo é que casualmente esses falsos profetas com seus falsos ensinos nascem dentro do seio da igreja.
Não é de admirar, que Jesus advertiu seus discípulos sobre o perigo mortal da apostasia.
"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?
Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.
A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.
Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! (Mt 7:15-20)
O apóstolo Paulo tinha consciência da tribulação, das dores resultantes das falsas doutrinas.
Porque tanto as (falsas doutrinas) como os falsos profetas não apenas corroem o conteúdo da fé, mas também envenenam o coração daqueles que crêem nessas coisas.
Na literatura grega a palavra apostasia tinha o mesmo significado de divórcio.
Quando um casal se divorciava a carta que se dava era uma carta de apostasia. (separação de corpos).
O apóstata não é somente o que vive uma vida imoral, mas é um arauto (proclamador, mensageiro) da imoralidade. O apóstata é uma espécie de câncer, um parasita, um vírus que paulatinamente destrói o seu hospedeiro.
Este é o grande perigo no tempo de Judas: a apostasia, os falsos profetas.
Por causa disso Judas escreve sua carta convocando os crentes a batalharem pela fé.
É uma carta arregimentando os combatentes da fé.
Quero falar nesta Manhã sobre este tema :
BATALHEM PELA FÉ.
Cabe aqui notarmos que Judas começa descrevendo os COMBATENTES DA FÉ, estes combatentes da fé eles são chamados, amados, mantidos e abençoados por Deus que os chamou para pelejarem pela fé.
A convocação para batalhar pela fé é uma obrigação de todos os crentes em Cristo Jesus. Tantos aos ouvintes originais de Judas, como nós aqui em Chácara Brasil.
Os séculos têm passado, mas a exortação de Judas continua sendo valida, pois precisamos continuar batalhando pela fé!
Vejamos olhando o texto algumas razões para isto.
DEVEMOS BATALHAR PELA FÉ:
1- Pois a fé tem sido atacada (v.4)
Judas começa neste terceiro versículo chamando seus ouvintes de amados, um adjetivo derivado do verbo amar, relativo a alguém ou algo que é amado. Judas inicialmente diz o texto, ter feito todos os esforços para escrever a respeito da salvação comum que compartilhava com seus leitores. Mas a presença de falsos ensinos levou Judas urgentemente a convocar a igreja (os santos) para o combate pela fé. Seu desejo inicial é falar positivamente das bênçãos comuns da salvação. Mas visto que a fé estava sob o ataque dos apóstatas ele é obrigado a mudar de assunto.
Judas sentiu a necessidade, uma profunda obrigação de escrever exortando aos santos para pelejar, guerrear pela fé.
Judas sentiu que não poderia simplesmente assistir em silencio, enquanto as doutrinas do evangelho eram vilipendiadas, massacradas pelos falsos ensinos dos apóstatas. É bom ressaltarmos aqui, que Judas Ao referir a fé, não estava simplesmente falando sobre a crença, a confiança que o crente tem em Jesus, (fé subjetiva), mas ele estava se referindo a fé cristã, a fé do evangelho, a verdade objetiva de Deus (Isto é, tudo o que pertence a nossa comum salvação)a fé aqui é a Sã doutrina, os ensinamentos a lei de Deus .
Meus amados irmãos, na vida e no ministério, a verdade de Deus é fundamental. Paulo ao escrever aos gálatas falou: “Se alguém está pregando outro evangelho ao contrário do que você recebeu ele dever ser amaldiçoado!”. (Gl1:19).
Eu aprendo aqui uma verdade com a indignação demonstrada por Judas diante da apostasia: é que assim como ele, todo crente, todo eleito de Deus, tem como obrigação defender o evangelho de Cristo.
Você tem defendido o evangelho?
Você tem sido compelido para propagar o evangelho?
Você tem vivido uma vida que revela que você é um filho de Deus e que empunha a bandeira do evangelho de Cristo?
A fé que hoje nutrimos foi preservada para nós à custa do sangue de centenas de reformadores. De 1555 a 1558, a rainha Maria, a católica que reinou na Inglaterra, queimou na fogueira 288 reformadores protestantes. E por que eles foram queimados?
Porque permaneceram firmes em favor de uma verdade — a verdade de que a presença real do corpo de Jesus não está na eucaristia, e sim no céu, à direita do Pai. Por essa verdade, eles suportaram o agonizante sofrimento de serem queimados vivos. O sangue dos mártires é um poderoso testemunho de que a fé “uma vez por todas” entregue aos santos é digna de batalharmos por ela.
Meus irmãos queridos! Os amados de Deus, os eleitos de Deus, devem batalhar pelo o evangelho. Aqueles que são chamados, que são amados, que são preservados por Deus, devem como sinal de gratidão defender a sã doutrina de Cristo.
Por que devemos batalhar pela fé? Por que a sã doutrina tem sido ataca e tem sido atacada pelos infiltrados na igreja.
Enquanto os amados de Deus pelejam pela fé os infiltrados, os falsos mestres deturpam o evangelho.
E como agem os infiltrados?
Eles se introduzem na igreja com dissimulações, (v.4a). ler verso 10-11-12
Eles são homens ímpios (v.4b) Obs: 2pe 2:5 - Ler também (v.15).
Os ensinamentos desses ímpios são descritos por Judas de duas maneiras:
1. Transformam a graça de Deus em libertinagem. (v.4.c).
2. Negam o nosso único soberano Senhor Jesus Cristo (v.4d).
Em nossos dias os ataques são terríveis também e vêm por pessoas, pela televisão, novelas, livros, leis e etc..
Não podemos cruzar os braços e aceitar tudo em nome da boa convivência. Batalhem pela fé, mostrando, em todas as oportunidades, mesmo às vezes sofrendo conseqüências a verdade da palavra de Deus.
Batalhem pela fé: pois a fé esta sendo atacada
Mas também:
2 – Batalhar pela fé é algo que não pode esperar (3a)
Vejo aqui no verso 3 que a reação de Judas em meio aos ataques contra a sã doutrina de que ele não pode esperar, é algo urgente. Judas exorta os cristãos a batalharem pela fé imediatamente, a batalha pela fé é uma questão de prioridade. Veja meus irmãos que a intenção de Judas era escrever a respeito de outro assunto muito mais agradável. Ele estava (diz o texto) empregando seus esforços para escrever a respeito da salvação comum aos cristãos (v.3a), mas sentiu-se obrigado a parar com o que estava fazendo e exortá-los a batalharem pela fé.
Que outro motivo senão a urgência desta batalha poderia ter feito com que judas mudasse seus planos? A que tudo indica Judas percebeu a urgência da batalha pela fé. Concordo plenamente com Judas. A batalha pela fé é urgente é deve ser prioridade em nossa vida cristã, devemos batalhar para defender o nome e os ensinamentos de Cristo nosso Senhor.
Não podemos esperar, pois a tarefa é urgente. Devemos a qualquer oportunidade batalharmos pela fé com amor: esclarecendo os confusos, ajudando os maus orientados, opondo-nos aos maus intencionados.
Devemos fazer isso pois é urgente essa tarefa.
Devemos batalhar pela fé: 1º- A fé tem sido atacada 2º- É uma
Tarefa urgente
3º- A fé está aos nossos cuidados (3b).
Outra razão destacada por Judas para que batalhemos pela fé é porque ela está aos nossos cuidados. A fé verdadeira, os ensinos de Deus, foi confiado a nós, nós que fomos chamados aqui no texto de SANTOS (v.3b).
Vejam a nossa responsabilidade! A fé nos foi confiada. Um grande tesouro foi colocado aos nossos cuidados. É nossa missão é protegê-lo para que outros também possam vir desfrutar de sua riqueza. Nós somos os guardiões deste tesouro e devemos passá-lo às futuras gerações, da maneira que o recebemos, sem modificações, sem rasuras, do jeito que é, e não do jeito que alguns querem que seja. Lembrem-se vocês são os guardiões da Sá doutrina que lhes foi entregue para batalharem por ela.
Batalhem pela fé : pois ela tem sido atacada, é uma tarefa urgente e porque ela foi confiada a nós.
Conclusão.
Quero concluir dizendo que quando falamos em batalha, guerra vem logo em nossa mente as vezes à palavra ódio, e é bem verdade que não podemos descartá-la desta mensagem de exortação que nos foi passada por Judas.
Entretanto, precisamos colocá-la no seu devido lugar.
O nosso “ódio e nossa guerra aqui”, não deve ser direcionada às pessoas, mas aos falsos ensinos.
A bíblia nos adverte que Devemos detestar até a roupa contaminada pela carne, e pelo pecado e ao mesmo tempo ser compassivos com todos (v.23b).
Nossa atitude quanto aos que estão em perigo de ser enganados pelos falsos ensinos, é de compaixão de empenharmos todo o esforço possível para arrebatá-los do fogo (VS. 22 e 23).
Batalhemos irmãos pela fé, tesouro bendito que nos foi entregue. Devemos fazer isso com muita garra, mas também com misericórdia, temor e amor.
Que Deus em Cristo nos abençoe.
Related Media
See more
Related Sermons
See more