Não temas salmo 46

Notes
Transcript
SALMO 46
Não temas! Deus está sempre perto de nós
1 Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.
2 Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar,
3 ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. (Pausa)
4 Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.
5 Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.
6 Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete.
7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. (Pausa)
8 Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra.
9 Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os escudos com fogo.
10 “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.”
11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. (Pausa)
INTRODUÇÃO:
Meus amados irmãos este Salmo é um daqueles salmos que temos na Bíblia onde não sabemos muito sobre o seu contexto. Os estudiosos na sua grande maioria vão dizer que este salmo foi escrito depois da tentativa de Senaqueribe rei da Assíria de invadir e tentar destruir Jerusalém. Relato encontrado no livro dos Reis, Cronicas e Isaías.
Leia comigo 2 cronicas 32:1-21
O que se sabemos desse salmo é que ele é um hino que o povo de Israel cantava para relembrar que quando os inimigos tentavam derrotar o Jerusalém, era Deus o refúgio e fortaleza para o seu povo.
E o significa refúgio e fortaleza? Refúgio é um lugar de segurança; é um lugar onde você joga fora o medo.
Portanto quero pregar nesta manhã baseado no salmo 46 sobre o tema: Não temas! Deus está sempre perto de nós
E quero extrair três verdades deste belíssimo salmo que nos incentivam a não temermos, pois Deus está entre nós
1 verdade salta aos meus olhos está nos versos de 1 a 3.
DEUS É SOBERANO POR ISSO NÃO TEMEREMOS. (V 1-3)
Explicação do texto: 1 Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. 2 Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar,
3 ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. (Pausa)
Nós gostamos de estar no controle. Mas existem coisas que simplesmente não podemos controlar não importa o quanto nos esforcemos. Não podemos controlar o clima. Não podemos controlar o que as outras pessoas fazem.
Não temos controle sobre as coisas ruins que, às vezes, acontecem com aqueles que amamos. Não podemos controlar uma pandemia causada por um vírus. Quando nos damos conta de que não podemos controlar todas as circunstâncias, às vezes começamos a temer. Certo dicionário da língua grega define “temor” como: “um estado de severa angústia, causado por intensa preocupação por perigo ou dor iminentes.
O salmista diz que nós não temeremos “ainda que” a terra desmoronasse. . Para os judeus o monte era a coisa que mais exemplificava um lugar seguro. O poeta cristão descreve que ainda quê a coisa mais segura na terra se desmonte, não devemos temer, pois Deus é nosso refúgio e fortaleza. Ele imagina terremotos, enchentes, desastres naturais cataclísmicos. Coisas que não podemos controlar. Ainda assim Deus é nosso refúgio e fortaleza.
Quando isso ocorrer, e ocorrerá neste mundo decaído, não precisamos temer ou entrar em um estado de profunda angústia. Em outras palavras, quando o mundo “vem abaixo”, não temos que entrar em pânico! Pois Ele é o nosso refúgio
Deus é nosso refúgio, nosso lugar seguro, nosso abrigo, o lugar para onde vamos quando estamos com medo. E há bastante medo instaurado ao nosso redor. O salmista diz também que Deus é a nossa “força” ou “poder”. Essa é a mesma palavra que Jesus usa em Atos 1:8, quando promete que receberíamos “poder” com a vinda do Espírito Santo, que agora habita em nós.
Deus é aquele que se importa o suficiente para compartilhar conosco Seus recursos ilimitados. Ele está sempre perto de nós… mais perto do que nos parece.
Significa que nada ocorre no universo sem que haja ordem ou permissão de Deus. Sua Providência dirige todas as coisas para o Seu objetivo final.
Em tempos de crise, precisamos relembrar que Deus é o nosso refúgio.
Em tempos de crise, precisamos relembrar que Deus é soberano. (Isaias 46.8-11) diz: Lembrai-vos disto e tende ânimo; tomai-o a sério, ó prevaricadores. Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o Oriente e de uma terra longínqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei.
Deus não é um vidente, ou um adivinho, ou um mero prognosticador. Ele não tem uma bola de cristal. Ele sabe o que está por vir porque planeja o que ocorrerá e executa o que ele planeja.
Deus é soberano sobre o que aparentam ser os atos mais aleatórios do mundo. Provérbios 16.33: “A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação”. Em linguagem moderna, diríamos: “Os dados são lançados sobre a mesa e todo o jogo é decidido por Deus”. Não há eventos pequenos demais que Deus não governe para os seus propósitos. “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil?”, disse Jesus, “e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” (Mt 10.29-30). Cada pequena ave que cai morta em mil florestas — tudo isso é algo que Deus já ordenou. Desde os vermes no chão até as estrelas nas galáxias, Deus governa o mundo natural.
Salmo 147.15-18: “O que envia o seu mandamento à terra; a sua palavra corre velozmente. O que dá a neve como lã; esparge a geada como cinza; o que lança o seu gelo em pedaços; quem pode resistir ao seu frio? Manda a sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas”. Jó 37.11-13: “Também de umidade carrega as grossas nuvens, e esparge as nuvens com a sua luz. Então elas, segundo o seu prudente conselho, se espalham em redor, para que façam tudo quanto lhes ordena sobre a superfície do mundo na terra. Seja que por vara, ou para a sua terra, ou por misericórdia as faz vir”.
E quanto aos outros sofrimentos desta vida? “E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?” (Ex 4.11). E Pedro disse aos santos sofredores na Ásia Menor: “Que aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus confiem suas almas a um Criador fiel enquanto fazem o bem” (1Pe 4.19). “É melhor sofrer por fazer o bem, se é que isso deve ser a vontade de Deus, do que por fazer o mal” (1Pe 3.17).
Quer soframos por uma deficiência ou pela maldade de outros, Deus é quem finalmente decide se viveremos ou se morreremos. Deuteronômio 32.39: “Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão”. Ou Tiago 4.13-15: Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".
Ou, como Jó diz: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1.21).
A queda de um pássaro, o rastejar de um verme, o movimento das estrelas, a queda da neve, o sopro do vento, a perda da visão, o sofrimento dos santos e a morte de todos estão incluídos na palavra de Deus: “Cumprirei todo o meu propósito” — desde o menor até o maior.
Deus é soberano meus amados irmãos por isso não temeremos.
No Salmo 46, o Salmista nos apresenta uma oração para os momentos de maior adversidade em nossa vida. NÓS estamos seguros, não importa o que aconteça. “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade”.
Não importa o que aconteça, qual o tamanho da adversidade. Deus é um refúgio eterno. Inabalável. Ele está sempre por perto.
Por mais que tudo ao redor esteja saindo do lugar, inconstante ou em lugar falso. Ainda que a calamidade e a tristeza cerquem a todos:
“Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo. Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã”.
Isso me leva a segunda verdade:
DEUS É UM DEUS PRESENTE POR ISSO NÃO TEMEREMOS. (V. 4-7)
4 Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo. 5 Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã. 6 Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete. 7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. (Pausa)
Deus está com o seu povo no meio da guerra da vida, no caos. Enquanto todos fogem e vão embora: “O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura”.
Nossa vida pode ser comparada como um caminho e muitas vezes passamos por adversidades. Podemos enfrentar algumas crises (econômica, enfermidades, familiar, etc.), mas a palavra que Deus usou para encorajar Josué a caminho da terra prometida é a mesma para nossa vida: “O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes” (Dt 31.8).
Não importa onde estamos em nosso caminho ou na trajetória de nossas vidas. O mais importante é que Deus está conosco.
O Deus soberano, transcendente que estar acima da sua criação é também o Deus que é imanente. A imanência de Deus significa que Ele está presente dentro de Sua criação – incluindo a raça humana – e age ativamente nela e por meio dela. No livro do profeta Jeremias, por exemplo, lemos sobre como a presença de Deus preenche todo o universo "Sou eu apenas um Deus de perto", pergunta o Senhor, "e não também um Deus de longe?
Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? ", pergunta o Senhor. "Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? ", pergunta o Senhor. (Jeremias 23:23,24)
O apóstolo Paulo, ao pregar para os filósofos gregos no Areópago em Atenas, explicou que Deus não está longe de cada um de nós, “pois nele vivemos nos movemos e existimos” (Atos 17:27,28).
Meus irmãos Deus quando olha para essa igreja, ele não ver somente números. Ele enxergar pessoas. Ele conhece você pelo seu nome, ela sabe suas fraquezas, ele conhece suas crises existenciais, ele sabe onde dói em você, ele conhece sua alma.
Ele está perto de você. Ele é o seu Deus presente; Ele é sua torre segura.
Por isso não há o que temer.
3 verdade
DEUS TRABALHA EM FAVOR DO SEU POVO (V. 8-11)
8 Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra.
9 Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os escudos com fogo.
10 “Parem de lutar (aquietem)! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.”
11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. (Pausa)
Diz a história de Senaqueribe que serve como plano de fundo deste salmo. Que a situação estava complicada para Jerusalém.
Tentem Imaginar O CENÁRIO (augustinho disse leiam a bíblia imaginando os cenários)
A cidade de Jerusalém amuralhada, o terrível exército de Senaqueribe faz um cerco Seis meses, a cidade está toda sitiada pelos 185 mil soldados treinados e os mais cruéis daquela época. Todos os dias o atalaia de plantão sobe no muro com a função de vigiar os soldados de Senaqueribe, ver o que eles estão fazendo, como estão se movimentando. E para o espanto dele ver uma cena horrenda 185 mil soldados amontoados mortos pela mão do Senhor Deus todo poderoso. Ele grita:
8 Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra.
9 Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os escudos com fogo.
10 “Parem de lutar (aquietem, literalmente soltem aos mãos)! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.”
11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. (Pausa)
Devemos confiar em Deus e Ele batalhará em nosso favor. Fazemos a nossa parte, mas é Deus quem vence o inimigo.
Deuteronômio 1.30 (a) diz: "O SENHOR, vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós..." –
Muitas são as lutas da vida. Muitas são as lutas dessa igreja, Quando uma termina, logo surge outra. Lutas pessoais, familiares, financeiras e espirituais são as que normalmente não dão tréguas. E a pior das lutas não são visíveis ou humanas.
Assim afirmou Paulo: "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" – Efésios 6.12.
E são nestes conflitos que devemos nos lembrar de Deus.
Ele vai a nossa frente, nunca é apanhado de surpresa e sempre batalha em nosso favor. Com este Comandante-Guerreiro podemos afirmar como o Apóstolo dos Gentios: "...Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Romanos 8:31 (b). Nada e ninguém são maiores que Ele, pois sobre tudo e todos é Supremo.
Se Deus pelejará por nós não devemos nos preocupar com as estratégias de guerra. Outro texto afirma: "O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome" – Êxodo 15.3. Ele sabe quais as armas a serem usadas e o tempo do combate.
Temos que admitir que estamos em guerras constantes. E, como bons soldados, devemos viver as recomendações dadas à Timóteo: "Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou" – 1 Timóteo 2.4. Vencemos quando vivemos estas palavras e as de Hebreus 12.1 e 2 "... desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para... Jesus..." .
Conclusão.
O que levamos pra casa?
Qual a importância para nossa vida saber? que:
DEUS É SOBERANO POR ISSO NÃO TEMEREMOS?
DEUS É UM DEUS PRESENTE POR ISSO NÃO TEMEREMOS.
DEUS PELEJA POR NÓS POR ISSO NÃO TEMEREMOS.
Saber dessas coisas em tempo de bonança parece minimizar sua importância, saber que Deus é nosso refúgio e fortaleza, quando estamos com saúde, quando estamos com dinheiro, quando estamos usufruindo de paz e harmonia no lar, não parece muito importante.
Entretanto quando os problemas se agigantam contra nós, quando as dificuldades se avolumam em nosso dia , quando senaqueribes vem ao encontro de nossa zona de conforto para nos cercar, para nos sitiar, descobrimos de maneira cruel a importância de sabermos que temos um Deus que é nosso refúgio e fortaleza, pois ele é soberano, pois ele é um Deus presente e peleja por nós.
ILUSTRAÇÃO
Existe um banco nos estados unidos chamado fort knox, na verdade é uma fortaleza inexpugnável, fica no Estado de Ketunk
A maior reserva de ouro SOS Estados Unidos está lá. 170 bilhões de dólares em barras de ouro.
A fortaleza é para baixo, no subterrâneo, toda cercada, e existe um exército especial para protegê-la. As muralhas do forte knox foi planejada para resistir aos mais violentos ataques de bomba pelos inimigos.
A porta do cofre precisa de 10 senhas e 10 funcionários para abri-la, ninguém desde que inaugurou o fort nox tentou roubar a fortaleza.
Por que toda essa proteção?
Porque ela guarda um grande tesouro “as reservas de ouro dos estados Unidos” aproximadamente 6 mil toneladas de barras de ouro.
Olha aqui pra mim meu irmão. Deixo te dizer uma coisa.
Você é mais precioso pra Deus do quê todo o ouro do fort knox. Você está mais protegido nas mãos de Deus do que todo o tesouro do fort nox. Portanto descanse em Deus , confie em Deus.
Não temas! Deus está sempre perto de nós. Ele é o nosso refugio e fortaleza.
Vivemos num mundo de muitas angústias e encharcado de desespero. As pessoas andam ansiosas. A paz de Deus, porém, é o antídoto contra a ansiedade. Quando adoramos a Deus por quem ele é, apresentamos a ele nossas petições porque é nosso Pai e colocamos diante dele nossas ações de graça por aquilo que ele tem feito por nós. Então, a ansiedade que nos
estrangulava é removida da nossa mente e do nosso coração e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, vem como sentinela e monta guarda ao redor da nossa mente e do nosso coração. Isso porque a ansiedade é um pensamento errado e um sentimento errado.
Ficamos ansiosos e as vezes perdemos a paz porque duvidamos que Deus seja suficientemente bom e poderoso para cuidar de nossa vida, e porque as vezes esquecemos que Deus é o nosso refugio e fortaleza.
Quando, porém, focamos nossos olhos em Deus em vez de cravá-los nos problemas, a paz de Deus passa a governar nossa razão e as nossas emoções.
Essa paz muitas vezes coexiste com a dor, e temperada com lágrimas, entretanto triunfará nos vales mais escuros.
É a paz do céu, a paz de Deus, a paz que excede todo o entendimento!
O salmo 46 foi considerado o salmo de Lutero, ele escreveu o hino da reforma (castelo forte) inspirado nos versos do salmo 46. Diz à história que Lutero quando estava passando por aflições, sem paz no coração ele cantava o salmo 46.
Quero encerrar esta pregação fazendo imitando Lutero.
Leiamos juntos de pé em uma só voz o salmo 46. E se possível cantemos o hino castelo forte. QUE DEUS EM CRISTO NOS ABENÇOE.
Related Media
See more
Related Sermons
See more