A RELIGIÃO QUE AGRADA A DEUS

Notes
Transcript
O CRENTE QUE AGRADA A DEUS
Texto: TIAGO 1:19-2:13
Dallas Willard, em seu livro A Grande Omissão. fala do grande perigo e das dramáticas consequências de alguém ser cristão sem se tornar um discípulo de Cristo. Ele questiona: Quem, dentre os cristãos de hoje, é um discípulo de Jesus? “Os discípulos de Jesus são pessoas que não apenas adotam e professam certas idéias, como também aplicam sua compreensão crescente da vida no reino dos céus a todos os aspectos da sua vida na terra”. O discípulo é alguém devotado a se tornar semelhante a Cristo, tanto no caráter quanto na conduta. Basta ao discípulo ser como o seu mestre (Mt 10.25).
Não devemos confundir a falsa religiosidade com a religião que agrada a Deus. Tiago exorta sobre o perigo da pessoa se enganar acerca da sua própria espiritualidade. A sua ênfase é sobre o engano próprio: enganando-vos a vós mesmos (Tg 1.22) e enganando o próprio coração (Tg 1.26). Alguns se enganam achando-se salvos, mas não são (Mt 7.22-23). Outros se acham muito espirituais, mas são carnais (1Co 3.1).
Tiago apresenta a religião que agrada a Deus. A religião que Deus aceita como pura e sem defeito é aquela que adora ao Pai e serve aos irmãos. Vejamos alguns detalhes desta religião que agrada a Deus.
O crente que agrada a Deus é:
1. É Aquele Fala Pouco e Ouve Mais
Tiago diz: Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar (Tg 1.19). Prontidão para ouvir e prudência no falar são marcas da verdadeira espiritualidade. Apesar de termos dois ouvidos e apenas uma boca, nós, normalmente, falamos muito e ouvimos pouco. Há muitas recomendações bíblicas sobre o perigo de se falar muito.
“Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato”. Provérbios 10:19.
A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez. Provérbios 15:1,2
Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente. Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado. Provérbios 17:27-28 NTLH
Jesus disse que seremos julgados e responsabilizados por aquilo que falamos: Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado (Mt 12.36,37).
Ouvir é uma arte difícil de dominar, pois significa ter um forte interesse pela pessoa que está falando. Ouvir é a arte de fechar a boca e abrir os ouvidos e o coração. Ouvir é amar o próximo como a si mesmo: suas preocupações e problemas são importantes o suficiente para serem ouvidos.
Tiago adverte seus leitores a estarem plenamente cônscios das palavras que falam. Na verdade, ele reverbera o ditado de Jesus: “Digo que toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia de juízo; porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado”
Palavras em excesso geralmente vêm acompanhadas de um espírito irado e raivoso. Por isso devemos ser longânimos ou tardios para irarmos isso nos leva ao segundo aspecto da religião que agrada a Deus.
O crente que agrada a Deus é:
1. É Aquele Fala Pouco e Ouve Mais
2. É aquele que é tardio em irar-se (v.19)
Um homem irado fala muito e de forma inconseqüente. Palavras descuidadas, muitas vezes, acompanham um estado de espírito irado. É claro que há um lugar para a ira correta, mas o salmista nos diz no salmo 4. Versículo 1, que devemos conhecer o limite dessa ira: Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se, reflitam nisso e aquietem-se.
Meus queridos devemos como crente em Cristo Jesus tomar cuidados com relação a ira; porque a linha que nos separa do bom senso para perdermos a cabeça com a ira é bastante frágil.
Ilustração quando fui molhado com lama
Temos prontas as nossas desculpas para justificar a ira: podemos dizer estamos muito ocupados, sob muita pressão, é uma característica de família ou até mesmo dizemos: “Não posso evitar”. Tiago elimina qualquer possibilidade de desculpas quando diz: “Seja… tardio para se irar”. Isso significa que devemos ser capazes de prestar contas de todas as palavras que proferimos.
Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus (Tg 1.20). A ira sem um motivo justo é pecado (Mt 5.22 diz: Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: “Você não vale nada” será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno.
"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha,Efésios 4:26). A ira descontrolada é uma obra da carne (Gl 5.20) e abre um espaço para o Diabo agir (Ef 4.27).
Tiago resume este tema da seguinte maneira: Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã (Tg I 1.26). A religião daquele que não controla a sua língua é vã, vazia, inútil e infrutífera. Se uma pessoa não consegue: controlar a sua língua a sua religião não tem valor.
O Crente que agrada a Deus é:
É Aquele que Fala Pouco e Ouve Mais (v19)
É aquele que é tardio em irar-se (v.19).
A terceira característica do crente que agrada a Deus:
É Aquele que Pratica a Palavra (v.21)
A ênfase de Tiago, é que o segredo da bênção de Deus não é somente ouvir a Palavra, mas praticar. Leiamos o que diz Tiago: Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma (Tg 1.21). precisamos ouvir e praticar a palavra porque:
A Palavra de Deus gera vida a bíblia diz que A Palavra de Deus é a semente do Reino e o coração do homem é o solo (Mt 13.18-23). Foi pela Palavra que fomos gerados ou regenerados. Tiago 1:18 diz: Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.
Esta Palavra que nos gerou está implantada ou enxertada em nós Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Tiago 1:21, portanto por ser implantada em nós pelo próprio Deus deve ser agora praticada. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Tg 1.22).
Precisamos meditar na Bíblia de dia e de noite, para sermos vitalizados, mesmo em tempos de sequidão e morte. O salmista diz: Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido (SI 1.2,3). A Palavra é vida no deserto (Jr 17.8).
A Palavra de Deus produz santificação. A Palavra de Deus é também uma água purificadora. Jesus disse: Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado (Jo 15.3). O crente e a igreja são santificados e purificados pela Palavra (Ef 5.26; Tt 3.5).
Jesus fala que o ouvir e o praticar a Palavra dá estabilidade nas provações e tentações: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha (Mt 7.24,25). A vida cristã é como encarar uma tempestade. Há várias forças que tentam derrubar o crente espiritualmente.
Em nenhum lugar da bíblia temos promessa que o crente terá uma vida blindada para lutas e dificuldades. Pelo contrário a escrituras está repleta de passagens que confirmam que o cristão enquanto estiver vivendo na terra , estará sempre sujeito a ataques de três inimigos ferozes:
Primeiro é o mundo em que vivemos corrompido cada vez mais pelo o pecado pecado que tenazmente nos assedia” (hebreus 12:1).
Ilustração da tentação de suborno.
O PECADO NÃO COMPENSA.
Como cristãos vivemos lutando para não sucumbir em um ambiente onde o verdadeiro oxigênio espiritual está cada vez mais rarefeito.
O segundo inimigo é a nossa natureza adâmica que recebemos como herança dos nossos pais. Recebemos o vírus do pecado, o qual pela desobediência de Adão contaminou toda raça humana. Como discípulos de Cristo vivemos lutando arduamente contra a inclinação da carne.
Por último temos o próprio diabo e sua hostes demoníacas, os quais incansavelmente procuram, através de tentações e empecilhos de toda sorte, barrar nosso caminho em direção a santidade.
Somente aqueles que estão firmados na Palavra conseguirão resistir. A maior recompensa de uma vida bem construída é a estabilidade espiritual.
A Palavra de Deus é fonte de felicidade A Palavra de Deus é a lei perfeita e a lei da liberdade. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar (Tg 1.25). Tiago faz uma comparação entre a pessoa que ouve e não pratica com aquela que ouve e pratica. O primeiro ouve, vê e se esquece do que viu. O segundo, ouve, considera atentamente e persevera na prática. O primeiro engana-se a si mesmo e o segundo é feliz em tudo que realiza.
Quando obedecemos e praticamos a Palavra de Deus experimentamos restauração espiritual (S119.7) e libertação (S1119.45). Jesus disse: Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.31,32).
O crente que agrada a Deus é:
É Aquele que Fala Pouco e Ouve Mais (v19)
É aquele que é tardio em irar-se (v.19)
É Aquele que Ouve e Pratica a Palavra (v.21)
4. É Aquele que Oferece a Deus Sacrifícios Espirituais
Tiago conclui o parágrafo da seguinte maneira: Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tributações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo (Tg 1.26,27).
Ser religioso e ser Discípulo de Cristo são coisas diferentes, para Tiago ser discípulo de Jesus é muito mais do que a obediência de ritos e cerimônias religiosas. Trata-se de uma atitude espiritual de amor a Deus e obediência à sua Palavra.
Religião é o culto da vida diária do crente, é o oferecimento do corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12.1,2 e Hb 13.15). Tiago fala de três sacrifícios:
O sacrifício da língua
A língua ou a maneira de falar revela o coração de uma pessoa (Mt 12.34,35). Um língua controlada significa um coração e um corpo controlados (Tg 3.1). Precisamos consagrar o nosso coração e a nossa língua a Deus. Davi orou a Deus: Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios. Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores; e não coma eu das suas iguarias (SI 141.3,4). Devemos Sacrificar a língua é colocá-la sob o domínio do Espírito Santo.
O sacrifício da prática do bem
Palavras e discursos não substituem nosso serviço. A Bíblia fala sobre o sacrifício da prática do bem: Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz (Hb 13.16).
Tiago fala do cuidado que devemos ter com os órfãos e as viúvas em situação de crise e aflição: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações. Deus é o pai dos órfãos e juiz das viúvas (SI 68.5). Ele mandou o povo de Israel proteger e cuidar dos órfãos e das viúvas (Dt 14.29; Ez 22.7; At 6.1-6). E ele espera que os seus filhos demonstrem uma religião prática, amando e visitando os necessitados (Mt 25.36 e 43). Geralmente as viúvas e os órfãos simbolizam aqueles que sempre estão em necessidade (Dt 10.18; S1146.9).
O sacrifício da santificação pessoal
Tiago fala que o terceiro sacrifício de quem pratica a religião pura é guardar-se de ser corrompido com o mundo: e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo
1) Cada crente é responsável pela sua santificação pessoal. Individualmente, você precisa empenhar-se na busca de sua santificação e na pureza de sua vida (2Pe 3.14). Eu não vou pensar e nem agir de acordo com o sistema de valores da sociedade sem Deus. Eu sou responsável pela pureza da minha vida. Estou consciente do que a Bíblia diz: Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus (Rm 14.12).
"sem santidade ninguém verá o Senhor" (Hb 12.14).
A santificação é uma das bênçãos da salvação. É o meio pelo qual nós, cristãos, vamos aos poucos abandonando as práticas do pecado e nos tornando semelhantes a Cristo.
CONCLUSÃO
Minha oração nesta noite diante do que Tiago expõe é que CADA DIA sejamos EXEMPLOS DE uma igreja que verdadeiramente serve ao senhor Jesus. E que estejamos consciente da religião QUE AGRADA A DEUS é:
É Aquela que Fala Pouco e Ouve Mais. (a religião que agrada a Deus é aquela que eu diminua e que o senhor cresça João 3:30 É necessário que ele cresça e que eu diminua. Isso será possível quando ouço mais a voz de Deus , quando eu me calo com meu orgulho e presunção e escute atentamente o que Deus quer falar pra mim.
2. É Aquela que Ouve e Pratica a Palavra DE Deus.
3. É Aquela que Oferece a Deus Sacrifícios Espirituais.
QUE SEJAMOS DISCIPULOS EMPENHADOS A CADA DIA das nossas vidas a SERMOS cada vez MAIS PARECIDOS COM O nosso MESTRE JESUS.
Que Deus em Cristo nos abençoe
Related Media
See more
Related Sermons
See more