1joao2

Notes
Transcript
O Deus do Amor Odeia 1 JOÃO 2:12-17
Ideia Principal: Aqueles que verdadeiramente amam e seguem Cristo não devem apaixonar-se pelas coisas deste mundo, mas sim pelo Pai que lhes dá tudo o que precisam.
I. Sabei o que estais em Cristo e não podeis perder (2:12-14).
A. Sois perdoado (2,12).
B. Vós conheceis o Pai (2,13-14).
C. Sois vencedores na fé (2,13-14).
II. Conheceis o que o mundo oferece mas não podeis dar (2:15-17).
A. O mundo não pode dar-vos o que precisais (2:15).
B. O mundo não pode dar-vos o que promete (2:16).
C. O mundo não pode dar-te o que te vai durar (2:17).
Fui abençoado por crescer num lar com uma mãe piedosa que me ensinou a amar Jesus e a acreditar na Bíblia. Quando eu era jovem, lembro-me de perguntar à minha mãe: "Será que Deus odeia o Diabo? Ela respondeu-me da forma como um rapazinho provavelmente precisava de uma resposta: "Querida, Deus não odeia ninguém. Ele ama toda a gente e tudo e nós também devemos". Tenho a certeza que provavelmente era isso que eu precisava de ouvir na altura. Contudo, aprendi desde então que a resposta bem intencionada da minha mãe não era totalmente correta. O fato é que a Bíblia ensina que existem algumas coisas que Deus odeia, e nós também deveríamos odiar.
Os jactanciosos não podem ficar na Sua presença; Odeia todos os malfeitores. Vós destruíeis aqueles que dizem mentiras; o Senhor abomina um homem de derramamento de sangue e traição. (Sl 5,5-6).
Vós que amais o Senhor, odeiais o mal! Ele protege as vidas dos Seus piedosos; Ele salva-os do poder dos ímpios. (Sl 97,10)
Ganho compreensão dos Teus preceitos; por isso odeio todos os caminhos falsos.
(Sl 119,104) Odeio aqueles que têm a mente dupla, mas adoro a Tua instrução.
(Sl 119,113) Odeio e abomino a falsidade, mas amo a Tua instrução.
(Sl 119,163) O Senhor odeia seis coisas; de facto, sete são detestáveis para Ele: olhos arrogantes, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que conspira esquemas malignos, pés ansiosos por correr para o mal, testemunha mentirosa que dá falso testemunho, e alguém que agita problemas entre irmãos.
(Prov 6,16-19) Vós amastes a justiça e odiastes a iniqüidade; é por isso que Deus, vosso Deus, vos ungiu com o óleo da alegria em vez dos vossos companheiros. (Heb 1,9).
O nosso texto poderia, com razão, ser acrescentado a esta lista. Curiosamente, e surpreendentemente, aquilo que Deus odeia, ao qual Ele se opõe fortemente, é um tipo particular de amor, nomeadamente o amor pelo mundo (1 João 2,15). Tiago 4:4 ensina-nos a nem sequer fazer amizade com o mundo, porque fazê-lo é tornar-se "um inimigo de Deus". Aqui João ensina-nos a não amar o mundo, pois se o fizermos, "o amor pelo Pai não está em [nós]" (v. 15). À primeira vista, os versículos 12-14 e 15-17 não parecem ir juntos. No entanto, numa inspeção mais atenta, vemos que se complementam lindamente uns aos outros. Os versículos 12-14 dão o encorajamento necessário para prestar atenção a exortação dos versículos 15-17. Pertencemos a Deus. Conhecemo-Lo como Pai. Somos parte da Sua família. Ele é o nosso Pai e o céu é a nossa casa. É dificilmente concebível que, sabendo isto, daríamos o nosso afeto às coisas desta vida, deste mundo. Se conhecemos Deus como Pai, não colocaremos os nossos corações nas coisas passageiras e transitórias de uma perspectiva de sistema e visão do mundo que se opõe desafiadoramente a Ele.
Saiba o que está em Cristo e não pode perder 1 JOHN 2:12-14.
C. S. Lewis disse-o bem: "O homem caído não é simplesmente uma criatura imperfeita que precisa de ser melhorada: é um rebelde que deve depor as suas armas" (Mere Christianity, 56). E, à medida que nos rendemos, Deus não só nos leva ao Seu reino, como também nos traz para a Sua família. Tornamo-nos Seus filhos (vv. 12-13), e Ele torna-se nosso Pai (v. 13). Tornamo-nos fortes Nele, a Sua Palavra toma residência em nós, e ganhamos a vitória sobre Satanás, que é "o maligno" (v. 14; cf. 4:4). Os versículos 12-14 são belamente estruturados, rítmicos e poéticos. Seis vezes João diz: "Estou a escrever" (vv. 12-13) ou "Escrevi" (vv. 13-14). Três teribid. diferentes, ms. são usadas para identificar o seu público: "crianças", "pais", e "homens jovens", e cada grupo é abordado duas vezes para ênfase. Agora, porque é que João se dirige aos seus leitores desta forma? Talvez ele tenha em mente todos os crentes - crentes novos, crentes mais velhos, e crentes maduros. Isto faz sentido, uma vez que há poucas dúvidas de que ele se dirige a nós em termos de maturidade espiritual e não em termos de idade cronológica. Gosto da forma como John Piper responde à pergunta:
Penso que os três grupos de "crianças", "pais", e "homens jovens" deram origem a algo como isto. Em estes versículos João quer chegar à igreja com afeto e encorajamento. Assim, ele começa por lhes chamar crianças, tal como faz cinco outras vezes (2:1,18; 3:18; 4:4; 5:21). Depois ele faz uma pausa e pensa: "Não quero certamente ofender os líderes da igreja - os veneráveis anciãos ou os viril jovens - com este termo afetuoso 'crianças'. Talvez deva dirigir-me a estes dois grupos: os pais veneráveis têm conhecimento, e os jovens viriles conquistaram". Mas não salte por cima destes versos se por acaso não estiver num desses grupos. O que é verdade para eles, é verdade para todos os crentes. ("A Força da Necessidade Forte")
Estás Perdoado (1 João 2,12).
João começa com uma das verdades mais simples e básicas do cristianismo: fomos perdoados de todos os nossos pecados por causa do "nome de Jesus". Isto fala tanto à pessoa como à obra de Cristo, especialmente à Sua obra de expiação perfeita (v. 2). Mateus 1,21 lembra-nos que o anjo disse a José: "Ela [Maria] dará à luz um filho, e tu deves dar-lhe o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados". Jesus purifica-nos de todo o pecado (1 João 1,7) e da injustiça (1,9). Ele é fiel ao perdão de todos os pecados daqueles que confiam n'Ele. Tendo corrido para Jesus como nosso advogado e expiação (2,1-2), fomos acolhidos por Deus como Seus filhos. Que maravilhosa verdade é que "o nome de Javé é uma torre forte; os justos correm para ela e são protegidos" (Prov 18,10).
Conheceis o Pai (1 João 2,13-14).
Quando recebemos Jesus como nosso Salvador, também recebemos Deus como nosso Pai (cf. v. 23). João diz aos pais na fé: "Vós conheceis Aquele que é desde o princípio" (v. 13). A referência a "Aquele" pode ser ao Pai ou mesmo a Cristo, ou possivelmente a ambos. É claro que ambos são verdadeiros. Sabemos agora de forma permanente, relação permanente Aquele que existiu de toda a criação e Aquele que vemos nos Evangelhos. Os ecos de João 1:1 e 1 João 1:1 ressoam nos nossos ouvidos espirituais. Ele repete esta maravilhosa verdade no versículo 14. Ele não quer que a esqueçamos. Há um conhecimento profundo e permanente que tem crescido ao longo da nossa experiência cristã. Quanto mais tempo vivemos, mais profundo e melhor O conhecemos. João diz então às crianças no versículo 14: "Vós chegastes a conhecer o Pai". A beleza desta afirmação está na sua simplicidade. Aquele que é Deus é agora o nosso Pai. E Ele é um bom Pai, um grande Pai, um Pai perfeito. Já não é Ele nosso inimigo, mas através do perdão dos pecados e da Sua adoção graciosa, chegamos a conhecê-lo como Pai. Estas promessas de perdão dos pecados e conhecimento de Deus refletem as promessas do Novo Pacto de Jeremias 31:31-34. No versículo 34 lemos: "Não mais se ensinará ao seu próximo ou ao seu irmão, dizendo: 'Conhecei o Senhor', pois todos Me conhecerão, desde o menor até ao maior deles" - esta é a declaração do Senhor. "Pois eu perdoarei a sua injustiça e nunca mais me lembrarei do seu pecado".
Vós sois os Vencedores na Fé (1 João 2,13-14).
Os guerreiros na fé são agora abordados pelo termo "homens jovens". Estes são crentes que estão a amadurecer na fé, jovens campeões para Cristo que estão ativamente envolvidos na guerra espiritual contra Satanás, identificado como o "maligno" nos versículos 13 e 14. Três observações distintas podem ser feitas sobre os jovens que estão em guerra com o Diabo: eles são fortes, a Palavra de Deus permanece neles, e eles superaram o maligno. Não há dúvida na minha mente que a nossa força e a nossa capacidade de derrotar o maligno tem uma dupla fonte. Uma é a obra de Cristo (cf. 3,8) e a outra é a Palavra de Deus que permanece em nós. Satanás irá acusar-nos, por um lado, e tentar-nos, por outro. A obra de Cristo responde à sua primeira táctica, e a Palavra de Deus dirige-se à segunda. Quando Satanás me acusa de pecado, confio na obra de Cristo. A minha dívida foi paga, e embora Satanás possa lançar acusações durante todo o dia, não tem nada com que me possa condenar (Rm 8,1). Além disso, quando Satanás me tenta a pecar, recorro à Palavra de Deus. Sou novamente ajudado pela forma como John Piper resume como a obra de Cristo e a Palavra de Deus nos dá poder para ganhar a vitória e vencer o maligno (v. 14).
Jesus Cristo, o justo (v. 1), morreu no nosso lugar.
A ira de Deus é propiciada; a sua remoção é selada.
Cristo ressuscita dos mortos e intercede como nosso advogado no céu, com base nessa propiciação.
A Palavra de Deus - o evangelho - vem a nós e por graça a recebemos e ela permanece em nós.
Desta forma, permanecemos em Cristo para que Ele se torne a nossa propiciação pessoal e advogado, ou seja, experimentamos o que Cristo obteve para nós.
Satanás acusa-nos de pecado condenatório e tenta destruir-nos com a culpa.
Nós - como os jovens de 1 João 2,14 - vencemos o maligno porque a palavra de Deus permanece em nós e somos fortes (Piper, "A Palavra de Deus permanece em Ti").
Saiba o que o mundo oferece mas não pode dar 1 JOÃO 2:15-17
Tendo dado uma palavra de encorajamento nos versículos 12-14, João dá agora uma palavra de exortação e aviso sobre algo que ele identifica seis vezes como "o mundo". Aqui ele não usa a palavra "mundo" (cosmos Gk) para falar da boa criação de Deus (Act 17,24) ou mesmo do mundo das pessoas para quem Cristo morreu (1 João 2:2; João 3:16). Não, em vez disso ele refere-se aqui a uma perspectiva de visão do mundo (cf. João 16,11) que é conduzida pelo "maligno" que superamos e que se caracteriza pelos desejos da carne, os desejos dos olhos, e o orgulho de possuir (1 João 2,16). Amar o mundo é ser desprovido de amor pelo Pai (v. 15) e entregar-se a coisas que são temporárias e transitórias, coisas que não têm valor duradouro ou eterno. A mundanização ou "ser do mundo" é muitas vezes mal compreendida. Muitas vezes é identificado com questões culturais que nos preocupam particularmente. João não nos diz para rejeitarmos todos e quaisquer aspectos da cultura, muitos dos quais reflectem a glória, bondade e dons de Deus. O que ele nos está a dizer é que não devemos amar e idolatrar pensamentos, valores e comportamentos contrários à Palavra de Deus (v. 14) e à Sua vontade (v. 17). As coisas que apelam à nossa carne pecaminosa (por exemplo, abuso de drogas, embriaguez, gula, abundância de posses, perversões sexuais, etc.) e que são fugazes e passageiras não devem ser as coisas pelas quais vivemos. O meu amigo Mark Driscoll pôs as coisas desta forma: João descreve a mundanização como os desejos da nossa carne pecaminosa (gula, perversão sexual, embriaguez, etc.), luxúria dos nossos olhos (luxúria sexual, cobiça, etc.), e orgulho arrogante que nos leva a vangloriarmo-nos em nós próprios sem nunca agradecer a Deus. Na nossa era cheia de publicidade, estrelas de rock, supermodelos e celebridades, não é um exagero dizer que se a mundanidade significa viver apenas para agradar à nossa carne e perseguir o que os nossos olhos cobiçam depois - para que possamos gabar-nos arrogantemente das nossas conquistas e realizações - então mundanidade é sinónimo para a América. Portanto, João lembra-nos que o mundo vai acabar por arder; mas se pertencermos a Deus, viveremos para sempre com Ele, e por isso devemos permanecer sempre vigilantes para amar a Deus e não ao mundo. (1, 2 & 3 João: Caminhando na Luz)
John destaca três coisas que o mundo promete, mas não pode cumprir. As suas palavras são medicamentos fortes que podem trazer cura às nossas almas. O mundo não pode dar-te o que precisas (1 João 2:15) O desejo do coração humano é de ser amado e de amar. Os objectos dos nossos afectos precisam de ser correctamente ordenados se quisermos verdadeiramente encontrar a derradeira e duradoura satisfação. João, portanto, ordena-nos: "Não ameis o mundo ou as coisas que pertencem ao mundo". Porquê? Amar o mundo é não amar o Pai Deus, que é o que realmente se precisa. É para isso que foste criado. João diz: "Escolhe o teu amante, mas escolhe com cuidado; escolhe sabiamente". Escolhe Deus o Pai, não as seduções mundanas do pai da mentira" (João 8,44). Devemos reconhecer que transformar até as coisas boas em coisas "deus" torna-se uma coisa má. É dar o seu amor a um amante menor - alguém que nunca pode satisfazer, que nunca pode dar-lhe o que realmente precisa. O Mundo não pode dar-te o que promete (1 João 2:16) Este é um dos versículos mais importantes da Bíblia. Identifica em termos vívidos as armas que o mundo utiliza para seduzir homens e mulheres a juntarem-se ao seu lado. Surpreendentemente, cada uma destas armas reside em nós! O inimigo está realmente dentro de nós! Estas mesmas três armas mataram Adão e Eva no Jardim. Génesis 3:6 diz: "Então a mulher viu que a árvore era boa para comer [luxúria da carne] e encantadora para olhar [luxúria dos olhos], e que era desejável para obter sabedoria [o orgulho da vida]". Estas mesmas três armas foram conquistadas por Cristo, o segundo Adão, na Sua tentação no deserto. Lucas 4:1-13 explica que o Diabo O acenou para "dizer a esta pedra que se torne pão" (Lucas 4:3), que é a luxúria da carne. Depois ele "mostrou-lhe todos os reinos do mundo" (Lucas 4,5), tentando Jesus com a luxúria dos olhos. Finalmente, do pináculo do templo, o Diabo desafiou-o: "Se Tu és o Filho de Deus, lança A partir daqui, desça você mesmo. Pois está escrito: Ele dará ordens aos Seus anjos a teu respeito, para te protegerem, e eles apoiar-te-ão com as suas mãos, para que não batas o teu pé contra uma pedra" (Lucas 4,9-10). Mas mesmo o orgulho da vida não poderia levar o Salvador ao pecado. Vendo quão prevalentes são estas tentações, uma inspecção atenta e cuidadosa de cada arma será útil na nossa busca da vitória espiritual. Embora sejam antigas, ainda são eficazes se não as reconhecermos e resistirmos através do poder do Espírito e da Palavra de Deus. Os desejos da carne apelam aos nossos apetites. "Desejos" significa desejos, luxúria, ou paixão. A palavra é neutra. O objecto determina se tais desejos são bons ou maus. João diz-nos que os desejos do mundo são da carne. "Carne" (Gk sarx) pode por vezes referir-se à pessoa inteira, mas aqui denota a tendência e inclinação do ser humano para satisfazer desejos naturais de uma forma que é contrária à vontade de Deus. Por exemplo, o apetite sexual dá lugar à imoralidade, e o apetite físico dá lugar à gula. Nós cedemos à carne porque somos pecadores. É importante perceber que não somos pecadores porque pecamos. Em vez disso, pecamos porque somos pecadores. A luxúria da carne é poderosa porque somos pecadores no nosso âmago. Para nós, o pecado é divertido, aliciante e atractivo. Somos atraídos por ele como uma mosca para voar papel, como um peixe para um anzol iscado. O desejo dos olhos apela aos nossos afectos. Os nossos olhos, como o nosso desejo natural, não são maus. Provérbios 20:12 diz: "O ouvido que ouve e o olho que vê - o Senhor os fez a ambos". No entanto, os olhos são janelas para a mente (alma) pelas quais entram os desejos pecaminosos. É por isso que Jesus disse em Mateus 5,27-29: "Ouvistes que foi dito: Não cometais adultério". Mas digo-vos que todos os que olham para uma mulher para a cobiçar já cometeram adultério com ela no seu coração. Se o vosso olho direito vos fizer pecar, arrancai-o e deitai-o fora. Pois é melhor perder uma das partes do seu corpo do que perder todo o seu corpo para ser atirado para o inferno. Os homens, sendo criaturas de visão, devem estar especialmente em guarda aqui. Lembre-se, foram os olhos de David que o levaram a mentir, cometer adultério, e assassinar (2 Sam 11). O orgulho na posse de bens apela às nossas ambições. O orgulho é vanglória, ostentação, ou arrogância. Refere-se ao fanfarrão que exagera o que tem a fim de impressionar os outros. É o "eu, eu, a minha" pessoa. O "orgulho das posses" ou "orgulho da vida" fala da pessoa que se glorifica a si próprio e não a Deus. Ele ou ela faz das suas coisas um ídolo, da sua carreira, das suas conquistas, e da sua posição social. Eles sofrem de "afluência"! Orgulho, poder, posses, prestígio, e posição são o que é a vida. Esta pessoa não vê que o Senhor Jesus, o Rei da glória, virou o sistema de valores deste mundo sobre a sua cabeça. A. W. Tozer chama a nossa atenção para o engano ofuscante do "orgulho nas possessões": Há dentro do coração humano uma raiz dura e fibrosa de vida caída, cuja natureza é possuir, possuir sempre. Ela cobiça "coisas" com uma paixão profunda e feroz. Os pronomes "meu" e "meu" parecem suficientemente inocentes na impressão, mas o seu uso constante e universal é significativo. Eles expressam a verdadeira natureza do velho homem Adâmico melhor do que mil volumes de teologia poderiam fazer. São sintomas verbais da nossa doença profunda. As raízes dos nossos corações cresceram em coisas, e não nos atrevemos a puxar uma raiz para cima para não morrermos. As coisas tornaram-se necessárias para nós, um desenvolvimento que nunca foi originalmente pretendido. Os dons de Deus tomam agora o lugar de Deus, e todo o curso da natureza é perturbado pela monstruosa substituição. (The Pursuit of God, 22) Jesus dá-nos um belo contra-exemplo. No que diz respeito ao orgulho no nascimento e na posição, Ele era filho de um carpinteiro (Mt 13,55), filho de uma família pobre (Lc 2,24; ver Lv 12,8). A respeito do orgulho na posse de bens, disse Ele, "O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça" (Mat 8,20). Quanto ao orgulho no pedigree, foi dito dele: "Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?" (João 1,46). Quanto ao orgulho nas pessoas, foi dito d'Ele, "[Ele] é um amigo dos cobradores de impostos e pecadores" (Mt 11,19). Quanto ao orgulho no intelecto, Ele disse: "Como o Pai me ensinou, eu digo estas coisas" (João 8,28). A respeito do orgulho na vontade própria, Ele disse: "Se quiseres, tira-me este cálice - mas não a Minha vontade, mas a Tua, seja feita" (Lucas 22,42). O exemplo de Jesus é instrutivo. Tiago 4,6 diz: "Mas [Deus] dá maior graça. Portanto, Ele diz: Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes". E 1 Pedro 5,6 diz: "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte no momento próprio". Os seres recém-criados de Deus relacionam-se com Ele com razão, não com um coração de orgulho, mas numa postura de humildade, tal como Jesus, que foi Ele próprio o Criador, demonstrou toda a Sua vida. O Mundo não pode dar-vos o que durará (1 João 2,17) Este versículo conclui o argumento de João ao contrastar os dois amores, duas vidas, duas abordagens à vida. Porquê estar do lado do mundo? Porquê dar a sua vida a uma imitação vazia, a uma falsificação sem valor, a uma ilusão temporária? O mundo, este sistema maléfico e enganador de Satanás, está continuamente a passar e com ele os seus desejos. A escuridão estava em fuga em 2:8. O mundo está em fuga em 2:17. A luz e aquilo que durará para sempre, apareceu em Jesus Cristo. O que resta? O que dura? O que permanece? A resposta é, aquele que faz (continuamente) a vontade de Deus. Este permanece (continuamente) para sempre. Jesus disse muitas coisas sobre a vontade de Deus, especialmente no Evangelho de João. A minha comida é fazer a vontade d'Aquele que me enviou e terminar a Sua obra. (João 4,34) Eu não posso fazer nada sozinho. Julgo apenas como ouço, e o Meu julgamento é justo, porque não procuro o Meu A vontade própria, mas a vontade d'Aquele que Me enviou (João 5:30) Porque desci do céu, não para fazer a Minha vontade, mas a vontade d'Aquele que Me enviou. (João 6:38) A obra de Jesus é duradoura e eficaz porque foi a vontade do Pai que Ele fizesse essa obra. Para que a nossa obra permaneça como a de Cristo, os nossos corações não devem estar ligados às coisas deste mundo, mas à vontade do Pai. No livro Abraçando a Obscuridade, é traçado um belo contraste entre as coisas do mundo e as coisas do Pai (Anónimo, Abraçando a Obscuridade, 87). No quadro abaixo, enumerei as diferenças, fazendo apenas alguns pequenos ajustes e aditamentos aos que constam do livro. As diferenças entre os dois não poderiam ser mais marcantes.
Coisas do Mundo Coisas do Pai
O foco está em mim.     O foco está em Deus.    
Ganhar o máximo de dinheiro possível.     Dê o máximo de dinheiro possível, e gaste até a si próprio nos outros.
Viver confortavelmente.     A vida não é sobre conforto, mas sobre fazer coisas difíceis agora para que possamos colher recompensas na vida vindoura.    
Faça um nome para si próprio.     Faça do seu nome um grande nome.    
Faça o que lhe fizer mais feliz.     Faça o que quer que seja que faça Deus mais feliz.    
Ensine os seus filhos a amarem-se a si próprios e a procurarem a auto-realização.     Ensine os seus filhos a amar e a obedecer a Deus. ("Comportar-se" é frequentemente, mas nem sempre, um subproduto abençoado.)
Parecem-se com um modelo numa revista e transformam a vossa aparência física num ídolo.     Trate o seu corpo como o templo do Espírito Santo, e cultive uma beleza interior.
Ofereça "actos de serviço" quando lhe apetecer (nos seus termos).     Seja um servo, mesmo quando se sentir desconfortável ou inconveniente.     Permanecer casado desde que o seu cônjuge satisfaça as suas necessidades.     Sirva o seu cônjuge (da forma como Cristo modelou o servilismo), e opte por amá-lo para toda a vida.     Considere-se poderoso, influente, e/ou interessante.     Dê preferência a outros em palavras e acções.     Use a sabedoria (mundana) para acumular riqueza.     Valorize a verdadeira sabedoria (que é o temor de Deus) sobre todos os tesouros da terra.     Manter-se a par das modas.     Contentar-se apenas em ter roupa.
As coisas do mundo estão a passar.     As coisas do Pai permanecerão para sempre.     Eu faço a vontade do mundo.     Eu faço a vontade do Pai.
Uma das histórias mais tristes da Bíblia diz respeito a um homem com o nome de Demas. Ele não é muito conhecido, mas a sua vida serve como uma lição importante e trágica para aqueles de nós que amam o Pai que enviou o seu Filho. Ouvimos falar dele pela primeira vez em Colossenses 4:14 onde ele está a trabalhar arduamente pelo evangelho ao lado de Lucas. Ele está listado juntamente com quase dez outros pelo seu fiel serviço a Cristo (Col 4,7-18). Não ouvimos falar dele novamente até 2 Timóteo 4:10, no final da última carta de Paulo, pois Paulo antecipa a sua própria execução e martírio para Cristo. Aí lemos simplesmente: "Demas abandonou-me, porque ele amava este mundo actual". O NLT diz: "ele ama as coisas desta vida". Quase se pode sentir o coração de Paulo a partir-se quando ele canta estas palavras. Vamos aprender com a infeliz história de Demas. Não deixes que o amor pelas coisas desta vida eclipse o teu amor pelo Pai. Não deixes que o amor pelas coisas desta vida te leve a perseguir o que é passageiro e passageiro. Deixa entrar o amor do Pai encontrado em Jesus. Ama o Pai com todo o teu coração, e vê cada quarto em que entras tornar-se um santuário de amor do Pai, todo o teu trabalho um sacrifício de amor a o Pai, e todos os elogios que vos rola dos lábios uma confissão de amor pelo Pai. Amai supremamente o Pai que vos amou tão profundamente. Não haverá arrependimentos. A Palavra de Deus assim o diz.
Related Media
See more
Related Sermons
See more